Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Quem Era Jó ? Jó Existiu Mesmo.


JÓ, O LIVRO DE: 
É provavelmente, o mais antigo dos livros da Bíblia. 
 Revela a cultura da época dos patriarcas. 
Não é uma alegoria; 
Jó é uma pessoa tão real como Noé e Daniel, sendo citado ao lado deles, Ez 14 14. 
Ê citado, também, como nm exemplo de paciência, que não seria provável se fosse uma pessoa fictícia, Tg 5.11. 
Ainda mais, todas as pessoas e lugares são mencionados de uma maneira que não se encontra em alegorias. 
Os primeiros dois capítulos e os últimos onze versículos são prosa.
 O resto permanece como “o maior poema na grande literatura do mundo.”
 O caráter literário do Livro de Jó inspirou o grande literato.
 Tomás Carlyle, a escreve: 
 “Este livro, seja qual for o juízo dos críticos sobre ele, é uma das mais grandiosas obras do Canon que se têm escrito.” 
 Vitor Hugo declarou: 
“O Livro de Jó é, provavelmente, a obra-prima da mente humana.” 
A autoria:
 Não se sabe quem o escreveu, se Eliú, se Moisés, ou se o próprio Jó. 
A chave: 
Provação, Jó 1.9-12. 
As divisões: 
I. Satanás prova a Jó, cap. 1.1 a 2.10. 
II. Jó e seus três amigos, caps. 2.11 a 31.40. 
III. A mensagem de Eliú, caps. 32 a 37. 
IV. 0 Senhor responde a Jó, caps. 38 a 42.6. 
V. Epílogo, caps. 42.7-17
Jó em Hebraico, quer dizer voltando sempre para Deus.
 Hostilizado Jó ou Job (em hebraico: אִיּוֹב; transl.: Iyyov; em árabe: أيّوب; transl.: Ayyūb‎), cujo nome significa voltado sempre para Deus, é um personagem do livro mais antigo da Bíblia. 
Isto é, o Livro de Jó do Antigo Testamento. 
De acordo com a tradição, teria vivido na terra de Uz, onde atualmente se encontra o paíz do Iraque. 
Não se sabe ao certo quando viveu, pela ausência de evidências e pela narrativa Bíblica.
Por causa do mesmo se apresentar mais como uma poesia épica do que um relato factual, sua existência como pessoa histórica é motivos de muitos debates principalmente entre rabinos interpretes do torá. 
O Livro siríaco "(Na Bíblia Hebraica)" viemos a saber que este Jó habitava na região de Austide (Em Us), nos confins entre a Induméia e a Arábia Saudita. 
Primeiramente chamava-se Jó, e tendo tomado por esposa uma mulher árabe, teve dela um filho chamado Henon, seu pai foi Zerá, neto de Esau descendendo assim, em quinto grau de Abraão Gênesis 36,33 e estes são os reis que reinaram em Hedon, país que foi governado também por ele. 
O primeiro foi Balac, filho de Beor, e sua capital chamava-se Denaba. 
Depois de Balac, reinou Jobab, que depois se chamou Job (Jó), e, depois deste Husam (Asom), que foi chefe da região de Temã. 
Depois dele, Adad filho de Barad, que foi o que derrotou os Medianitas no campo de Moab,e sua capital chamava-se Getaim Gn 36,31-35. 
Eis os amigos que foram o visitar: 
Elifaz de Temã (descendente de Esaú); 
Beldad de Chua, soberano dos Sabeus e Sofar de Naamã, rei dos mineus. 
Satanás interferiu na vida de Jó, resultando na sua tragédia de Jó. 
A perda instantânea de seus bens, de seus filhos e de sua saúde. 
Jó, porém, não blasfemou contra Deus, mas, ao invés disso, ele se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou ao Senhor; e disse: nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá. 
Deus me deu, e Deus tirou. 
Bendito seja o nome do Senhor (Jó 1, 20-21). 
Deus permitiu que Satanás ferisse Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. (Jó 2, 7) .
Após a narração desses fatos, sucederam debates entre Jó e seus amigos (Elifaz, Bildad e Sofar) sobre a grandeza dos propósitos da divindade e sobre os mistérios da vida humana e sua culpabilidade. 
Ao final, Deus aparece a eles e repreende-os, e Jó fala: 
Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos Te veem. 
E Deus virou a situação de Jó, enquanto ele orava pelos seus amigos, e o Senhor devolveu a Jó em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época. 
E quanto a Jó, ele viveu cento e quarenta anos, e morreu velho e farto de dias.

Raabe A redenção De Uma Vida Detestável / A Graça Salvadora Alcansa Todos


A redenção de uma vida detestável.
RAABE, hb. Insolência, Largo: 
1. Mulher prostituta, ou estalageira, que residia em uma casa sobre o muro de Jericó. 
Ocultou os espias, enviados por Josué. 
Como recompensa, sua vida e de sua família foi poupada, na conquista da cidade, Js 6. 2
Ela, somente, com a sua casa, dente todos os habitantes de Jericó, escaparam com sua vida, Js 6,17, 25. Casou-se com Salmon, um  dos príncipe de Judá e dela descende Davi Salomão e Jesus, Mt 1.5. 
É mencionada, em Hb 11.31, como um exemplo de salvação pela fé; em Tg 2.25, como um exemplo daquela fé que produz boas obras.
 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi, Mateus 1:5-6.
Quando Raabe aparece pela primeira vez no Canon Bíblico, ela é uma das personagens  mais detestável a que se teve acesso na sociedade. 
Ela é apresentada como “uma prostituta chamada Raabe” (Josué 2:1). 
Se você a tivesse encontrado antes da grande virada em sua vida, você poderia tê-la descartado como Uma pessoa totalmente perdida  e depravada para muitos. 
Ela era uma mulher imoral, vivendo em uma cultura pagã que era dedicada ao fanatismo a tudo que Deus abomina. 
Até a própria cultura de Jericó estava prestes a ser julgada. 
Sua longa descida rumo a corrupção moral e espiritual tinha sido proposital, e, era irreversível. 
Até onde estamos cônscios, Raabe sempre foi uma participante intencional na depravação característica daquela civilização. 
Ela tinha lucrado pessoalmente com o mal que reinava sob aquela sociedade. 
Deus tinha decretado a destruição completa de toda a cultura por causa da sua maldade daquele povo.  Porque Raabe não deveria também receber a recompensa justa pelo seu pecado intencional? N
No que se refere ao seu registro de vida, não há nenhuma qualidade que a pudesse redimir, presente na vida de Raabe até aquele momento. 
Ao contrário, ela estaria bem na parte inferior de uma hierarquia moral de uma cultura gentia que já era totalmente corrompida e tão pagã quanto qualquer outra sociedade na história da humanidade.
Obtinha seu sustento a partir do apetite insaciável da depravação desenfreada, atendendo aos apetites mais degradantes da da escória da sociedade da época. 
Como nos hoje poderiamos imaginar uma candidata mais seria premiada com honra Divina do que Raabe.
Mesmo assim, vemos em Hebreus 11:31, mesmo sendo identificada até mesmo nessa passagem como “a prostituta Raabe”, ela é citada especificamente pelo nome por causa da grandeza da sua fé, e até aparece na genealogia de Cristo, em Mateus 1.
Isso é muito extraordinário?
 Essa palavra é pouco quando se fala dessa mulher Raabe. 
Um cenário totalmente inoportuno. . .
 Raabe habitando em Jericó no tempo da invasão de Josué. 
A sua casa não ficava em algum beco no fundo da cidade, mas situava-se no seu muro famoso (Josué 2:15)
O muro deve ter sido uma edificação larga, certamente, com espaço suficiente sobre ele para construções e para uma passarela, ou até mesmo uma rua. 
Essa, com certeza, era uma localização privilegiada no valorizado bairro comercial. 
É justo pensar, então, que Raabe desfrutou de um sucesso financeiro muito bom em seu negócio, por certo muito lucrativo, como presenciamos nos nossos dias. 
Mulheres bem sucedidas que trabalham como  prostitutas.
Infelizmente, o seu “negócio” era esse.
 Ela regularmente se vendia seu lindo corpo aos homens mais perversos daquela cidade já muito má.  Jericó fazia parte do reino dos amorreus, uma cultura violenta, e totalmente depravada e pagã, que era tão inclinada ao inferno na busca de todo tipo de coisas abomináveis que o próprio Deus os condenou a serem varridos da face da terra (Deuteronômio 20:17). 
A cultura dos amorreus tinha sido tão completa e maliciosamente corrupta  ao menos desde a época de Abraão, que o seu estilo maligno de vida era a razão exata e inicial pela qual Deus tinha passado a Abraão e aos seus descendentes o direito àquela terra (Deuteronômio 18:12; 1Reis 21:26).
O Senhor tinha prometido a Abraão que os seus descendentes começariam a tomar posse da terra, tão logo a maldade dos amorreus  se completasse (Gênesis 15:16)
É esse momento tinha  chegado.
A nação má alcançou o seu nível máximo da tolerância Divina. As vezes é assim, Deus deixa um pouco e depois corta.
 Na verdade ela representava o nível cultural daquele povo abominável da  os cananitas amorreus no momento em que eles tinham chegado de forma coletiva ao cúmulo da maldade humana. 
Toda a suas vidas tinha sido dedicada a esse propósito profano de satisfação carnal. 
Seu sustento dependia disso. 
Ela tinha sido escravizada aos tipos mais diabólicos de paixão, na servidão do seu próprio pecado, e era refém de uma sociedade monstruosa que já estava sob uma sentença de condenação e morte, na estava marcada para destruição eterna.
 A graça de Deus a redimiu e a libertou daquela vida horrível, arrancando-a como um tição do fogo. Vamos acompanhar o cenário notável a história de Raabe: 
Moisés tinha morrido (Josué 1:1-2). 
A geração de israelitas que tinha saído do Egito já estava toda morta também. 
Mais de um milhão de israelitas tinham saído originalmente do Egito sob a liderança de Moisés (Êxodo 12:37). 
Por causa da teimosia coletiva e da incredulidade persistente daquela geração, quando eles chegaram à entrada da Terra Prometida, em Cades-Barneia, todas as pessoas acima de vinte anos foram proibidas de entrar. 
Toda uma geração foi condenada a morrer no deserto sem poder ter ao menos mais um vislumbre da Terra Prometida. 
Havia duas exceções importantes no meio do povo(Números 14:30): Josué e Calebe. 
Esses dois homens tinham espiado a Terra Prometida para Moisés. 
Eles tinham voltado entusiasmados com o potencial da nova terra de Israel e confirmaram as palavras de Deus sobre ela, mas quando os outros dez espias voltaram com um relatório contraditório, desanimados, avisando sobre os perigos que os aguardavam, o povo de Israel hesitou em entrar na terra. 
Eles deram ouvidos à incredulidade dos pessimistas, em vez focarem na promessa de Deus.
Naquela hora e local, toda a nação armou um motim contra Moisés e contra Deus (Números 13-14). 
Essa foi a gota d’água. 
Foi por isso que o povo de Israel foi levado a peregrinar por quarenta anos. 
Isso foi uma condenação divina contra eles por causa da sua incredulidade (Números 14:30-35)
No final, os cadáveres de toda aquela geração exceto dos dois homens fiéis foram enterrados em sepulcros espalhados pelo deserto, onde as condições extremas finalmente os consumiram (v. 32-33). Trinta e oito anos já tinham se passado desde aquela rebelião, em Cades Barneia. 
O livro de Josué começa com os Israelitas situados novamente na entrada de Canaã, dessa vez, perto de Sitim (Josué 2:1; 3:1), a 12 Km a leste do rio Jordão, quase na margem oposta a Jericó. 
Josué tinha sido nomeado líder sobre toda a nação no lugar de Moisés. 
No capítulo 1 de Josué, o Senhor reforçou a coragem e a determinação de Josué com uma série de promessas, e Josué preparou o povo para entrar na terra. 
Finalmente, chegou o dia que essa geração tinha esperado por toda a vida. 
Sabiamente, do mesmo modo que Moisés tinha feito anos antes, Josué enviou espias adiante deles para coletar informações militares e estratégicas sobre o que estava reservado para eles na outra margem do Jordão. Dessa vez, no entanto, Josué somente enviou dois homens, dizendo: 
“Vão examinar a terra, especialmente Jericó” (2:1). 
A Bíblia simplesmente diz: “Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite” (2:1). 
Portanto, Raabe é a primeira pessoa da Terra Prometida que a Bíblia nos apresenta. 
Pela graciosa providência de Deus, ela se tornaria um dos elementos-chave do triunfo militar de Israel. Toda a sua vida, a sua carreira e o seu futuro seriam transformados pelo seu encontro surpresa com os dois espiões de guerra.
 É uma confluência improvável de forças para o bem: de um lado, uma mulher pagã solitária, cuja vida, até aquele momento, não tinha nenhum traço de heroísmo; e do outro, uma nação de refugiados itinerantes que, por toda vida, viveram seus últimos quarenta anos sob o olhar reprovador de Deus, por causa da desobediência de seus pais. Porém, a colaboração dos espiões com Raabe foi o início da queda de Jericó. A derrota de Jericó foi a primeira conquista dramática de uma das maiores campanhas militares da história.
Josué 2:1-7 conta o que aconteceu: Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: 
“Vão examinar a terra, especialmente Jericó”.
 Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite. Todavia o rei de Jericó foi avisado: “Alguns israelitas vieram aqui esta noite para espionar a terra”. Diante disso, o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe: “Mande embora os homens que entraram em sua casa, pois vieram espionar a terra toda”. Mas a mulher que tinha escondido os dois homens respondeu: “É verdade que os homens vieram a mim, mas eu não sabia de onde tinham vindo. Ao anoitecer, na hora de fechar a porta da cidade, eles partiram. Não sei por onde foram. Corram atrás deles. Talvez os alcancem”. 
Ela, porém, os tinha levado para o terraço e os tinha escondido sob os talos de linho que havia arrumado lá. Os perseguidores partiram atrás deles pelo caminho que vai para o lugar de passagem do Jordão. E logo que saíram, a porta foi trancada. 
Josué, propositalmente, fez segredo sobre o trabalho dos espias. Aparentemente, nem mesmo os próprios israelitas tinham conhecimento da missão deles. 
Eles deviam reportar-se a Josué, não a toda a nação (vv. 23-24). 
Josué não estava pedindo algum retorno a eles, de modo que as pessoas pudessem discutir entre si se deviam cruzar o Jordão ou recuar com medo. 
Ele não cometeria o mesmo erro novamente.
 Israel já tinha passado pelo beco sem saída da opinião popular, e isso lhe custou um período de quase quarenta anos. 
Josué estava assumindo o papel de um comandante determinado. 
Ele avaliaria o relato dos espiões pessoalmente e decidiria com a ajuda de Deus, e não com uma votação popular, como os seus exércitos agiriam. 
Jericó estava em um local estratégico, na abertura de dois caminhos vitais entre as montanhas circunvizinhas, um levando para sudoeste, rumo a Jerusalém, e outro levando para noroeste, em direção de Ai, e, mais além, para Betel também. A  ocupação ali era importantíssima.
Conquistar Jericó daria a Israel uma base forte para continuar com a campanha de conquista para toda a Terra Prometida. 
Não é à toa que Jericó era uma Fortaleza. 
A tarefa dos espias era avaliar essas fortificações e dar um relatório para Josué. 
Os espias, mais provavelmente, começaram seu trabalho secreto pouco antes do entardecer. 
O rio Jordão ficava a 12 quilômetros a leste. 
Uma caminhada vigorosa de duas horas os levaria para a margem do rio. 
Havia vaus nas proximidades (v. 7), onde a água dava na altura do peito, no ponto mais fundo. 
Os homens poderiam escolher entre caminhar ou nadar, facilmente cruzando o Jordão. 
Então, eles teriam outra jornada de doze quilômetros a pé para Jericó. 
Mesmo que eles se molhassem atravessando o rio, isso lhes dava tempo mais que suficiente para estarem adequadamente secos quando chegassem. 
Depois disso, eles teriam de entrar na cidade murada de algum modo e encontrar algum alojamento para o resto da noite tudo isso sem levantar suspeitas. 
Jericó era uma cidade grande, e os visitantes entravam e saíam o tempo todo. 
Os espias conseguiram entrar na cidade antes de os portões fecharem à noite (v. 5). 
A Bíblia não diz como eles entraram. 
 Suponho que eles conseguiram encontrar uma maneira sem muita dificuldade. 
Talvez simplesmente tenham se misturado com os outros viajantes na hora mais movimentada do dia. Tendo eles entrado na cidade, o lugar ideal para hospedagem sem levantar suspeita, seria em uma pousada ou em uma casa no próprio muro mais próximo de alguma rota de fuga. 
Desse local, eles poderiam avaliar as defesas e vulnerabilidade da cidade. 
Uma boa maneira de evitar levantar suspeitas ou atrair atenção indevida seria encontrar algum bairro sórdido onde todos entenderiam a necessidade de se andar discretamente. A busca deles os levou a casa de  Raabe, uma meretriz, que era próspera o bastante para ter uma casa em uma parte privilegiada da cidade, sobre o muro. 
Tanto ela quanto o seu negócio eram bem conhecidos ali em Jericó. 
Essa seria uma situação ideal para os espias se camuflarem. Ela abriria a porta para eles sem fazer nenhuma pergunta sobre quem eles eram. 
No seu negócio, o sigilo máximo era essencial obviamente. Elas recebia homens das mais variadas classes, cidadãos comuns, militares, nobres.
Ela iria os receber bem e os convidar para entrar rapidamente, justamente como ela fazia com todos os clientes. Os espias israelitas, obviamente, não a procuraram para se aproveitarem dela, para se divertir, eles não poderiam desviar o foco, pois estavam em uma missão militar. Não vieram tinham com propósitos sórdidos imorais. 
Quem sabe tenha sido exatamente esse o motivo que conquistou a confiança dela. Eles claramente não estavam ali para usar ou abusar dela. A conversa era  diferente de praticamente todos os outros homens que ela já tinha recebido ali. 
Eles eram sérios e sóbrios, mas não parecem tê-la intimidado de modo algum. Possivelmente, eles a trataram com uma dignidade paciente e com respeito enquanto faziam o seu reconhecimento cuidadoso. Sem dúvida, eles explicaram a ela quem eram, o que significa que eles teriam falado alguma coisa sobre Deus. 
Na maior parte do tempo, eles cumpriam sua tarefa, possivelmente fazendo medidas do muro e registrando detalhes sobre seus parapeitos e sobre a visão panorâmica. 
A casa de Raabe era perfeita para os seus propósitos. 
A posição proporcionava uma visão bem próxima do muro, o qual era a defesa principal da cidade, mas o local também possibilitava uma fuga rápida como já disse, se fosse necessária, caso fossem descobertos. 
Certamente, os muros da cidade eram feitos para afastar intrusos, mas uma pessoa dentro do muro com uma corda, com o comprimento suficiente, poderia escapar facilmente escalando de dentro para fora. Pela providência de Deus, tudo o que precisavam estava no lugar certo, e também pelo propósito soberano dele, o coração de Raabe estava pronto para crer em Joova. 
Só que, de algum modo, a presença dos espias foi descoberta quase no momento em que entraram na casa de Raabe. 
Com certeza, todos em Jericó já sabiam que toda a nação israelita estava acampada na outra margem do rio, a uma distância considerável. 
Toda Jericó tinha ouvido falar sobre a fuga milagrosa de Israel no Egito, das mãos de Faraó, atravessando o mar Vermelho milagrosamente, e sobre o afogamento de todo o exército de Faraó (v. 10). A história das peregrinações que se seguiram pelo deserto também era bem conhecida por toda a região. A própria Raabe conta aos espias que os habitantes da terra estavam desanimados com o que tinham ouvido falar sobre Israel e o tratamento de Deus com eles. 
Nas palavras de Raabe: 
“Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (v. 11).
Mesmo assim, com a exceção da própria Raabe, o povo de Jericó não parecia ter muito medo do poder de Deus ou da excepcional força militar de Israel. 
Quem sabe as lendas sobre os quarenta anos vagando sem direção tendiam a contrabalançar o medo dos cananeus quanto à sua força militar de Israel. 
Seja qual for a razão para a complacência deles, a segurança da fortaleza murada fazia com que os residentes de Jericó ficassem bem orgulhosos com a sua segurança. 
Apesar disso, eles estavam alerta para intrusos, e os oficiais tinham provavelmente dado ordens expressas para relatar qualquer coisa suspeita para o rei. 
O “rei” tinha uma função parecida com a de um prefeito, mas tinha o controle militar. 
Portanto, era ele quem deveria ser avisado se intrusos fossem descobertos. 
Quem sabe alguém a quem os espias pediram informações não os tenha denunciado, ou mesmo sentinelas próximas à casa de Raabe notaram a sua presença e os reconheceram pelas roupas como israelitas.
Em todo caso, a presença deles foi rapidamente relatada para o rei de Jericó. 
As informações que ele recebeu incluíam detalhes específicos sobre o lugar para o qual os espias tinham ido, então o rei enviou mensageiros para inspecionar a casa de Raabe. 
É nesse momento que Raabe nos surpreende maravilhosamente. Lembre-se, ela ganhava o seu sustento vendendo a si mesma para propósitos malignos. Ela poderia ter ganhado uma bela recompensa se tivesse entregado os espias, mas ela em respeito e temor ao Deus de israel, ela não fez isso. 
Ela  procurou algum lugar e os escondeu. 
Ela despistou os oficiais do exército de Jericó e os salvou a vida dos dois espias, mesmo que com isso tenha colocado toda sua família em risco. 
Obviamente, os representantes do rei sabiam que os espias tinham estado na casa dela. Quando não puderam encontrar nenhuma prova de que os homens tinham realmente deixado a cidade, eles provavelmente voltariam para interrogar Raabe novamente. 
Ela arriscou a própria vida quando protegeu esses estranhos. 
Sua expressão repentina de fé, portanto, não é somente inesperada, ela parece ir contra todos os instintos que normalmente motivariam uma mulher como Raabe a se beneficiar da situação. As ações de Raabe para proteger os espias incluíam contar uma mentira. 
Será que isso tem justificativa? 
Ao homenageá-la por sua fé, será que a Bíblia está tolerando os métodos dela? 
Vários homens bons têm debatido essa questão desde o princípio da história rabínica. 
Temos de admitir que essa não é uma questão fácil de responder. 
A Bíblia diz: 
“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade” (Provérbios 12:22). O próprio Deus não pode mentir (Tito 1:2; Números 23:19; 1Samuel 15:29), portanto, ele não pode tolerar nem aprovar uma mentira. 
Alguns têm tentado defender que, por causa das circunstâncias, essa não tinha sido tecnicamente uma mentira, mas uma manobra militar, uma estratégia legítima com o propósito de iludir ou ser mais esperto do que o inimigo em meio à guerra. 
Outros afirmam que mentir torna-se até aceitável se for por um bem maior. 
Esse tipo de abordagem situacional na ética está cheio de problemas sérios. 
Não vejo necessidade de justificar a mentira de Raabe. 
Será que ela era necessária para um bem maior? 
Claro que não! 
Sadraque, Mesaque e Abednego também poderiam ter escapado da punição mentindo e poderiam ter defendido de forma convincente que era por um “bem maior”, mas não existe um bem maior que a verdade, e a causa da verdade jamais pode ser servida pela mentira. 
Sadraque e seus amigos falaram a verdade, na verdade, eles aproveitaram a oportunidade para glorificar o nome de Deus e Deus ainda foi capaz de salvá-los da fornalha. 
Com certeza, ele poderia ter salvado os espias e Raabe sem mentiras. Além do mais, esse não é o sentido da história de Raabe. 
Não é preciso fazer uma racionalização astuta para tentar justificar a sua mentira. 
As Escrituras nunca elogiam a mentira. 
Raabe não é aplaudida pela sua ética. 
Ela é um exemplo positivo de fé. 
Nesse momento, sua fé tinha acabado de nascer, era fraca, e precisava ser alimentada e desenvolvida. Seu conhecimento de Deus estava engatinhando. Ela deixa isso claro em Josué 2:9-11, quando diz que sabia um pouco a seu respeito, tendo criado um grande interesse em Jeová por causa das histórias sobre o êxodo de Israel do Egito, mas é bem provável que ela nunca tivesse conhecido nenhum verdadeiro adorador de Jeová até aquela noite. 
Com maior certeza, ela não tinha ideia do valor que ele dava a sinceridade. Entretanto, ela era fruto de uma cultura corrupta em que a ética praticamente não existia. Na sua sociedade, mentir era um modo de vida especialmente em sua profissão. 
O modo que ela respondeu é simplesmente o que se esperava de uma pessoa que só estava começando a crer em meio a essas circunstâncias. 
A questão é que a fé de Raabe, mesmo sem ter se desenvolvido tanto, imediatamente a levou à ação. Ela acolheu “em paz os espias” (Hebreus 11:31, ARC).E não os denunciou.  Sentido que ela não somente os escondeu, mas também, implicitamente, abraçou a  boa causa deles. 
Através disso, Raabe depositou todo o seu futuro nas mãos do seu Deus, e a prova da sua fé não foi a mentira que ela disse, mas sim o fato de que “recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho” (Tiago 2:25) .
Enquanto ela poderia, em vez disso, tê-los entregue e recebidi uma boa quantia em dinheiro. Não é a mentira que tornou suas ações recomendáveis, mas sim o fato de que ela rejeitou uma recompensa fácil e arriscou sua própria vida e de sua família, apostando tudo no Deus de Israel. 
Nada, além da fé, poderia ter operado uma transformação tão dramática e instantânea no caráter de uma mulher como ela. 
Ela tinha, obviamente, cultivado uma grande curiosidade sobre o Deus dos hebreus, e a partir do que lhe foi contado sobre o seu tratamento para com Israel. 
Naquele momento do encontro com pessoas de carne e osso que o conheciam e o adoravam, ela estava pronta a juntar forças com eles para o bem.
O pensamento rápido de Raabe salvou os espias. No mundo militar temos que pensar rapidamente.
A narrativa sugere que ela escondeu rapidamente os homens depois que os mensageiros do rei tinham batido em sua porta e perguntado sobre os espias. Ela ouviu o pedido, “então... levou os dois homens e os escondeu”, antes de dar uma resposta (Josué 2:3-4, NKJV tradução livre).
A rapidez e a astúcia do seu esquema para escondê-los sugere que ela tinha experiência nesse tipo de coisa. Aparentemente, os talos de linho, “que [Raabe] havia arrumado” no terraço (v. 15), estavam lá exatamente para isso, para o caso de uma esposa ciumenta vir procurar por um cliente. Raabe também tinha uma corda comprida disponível. 
Não há dúvida de que ela tenha facilitado fugas parecidas anteriormente. O esconderijo certamente serviu, dessa vez, para uma causa nobre e santa. Possivelmente, os mensageiros do rei realizaram a busca na casa de Raabe rapidamente, sem poder encontrar os espias antes de partirem, seguindo a pista falsa que os levou por todo o caminho até os vaus do Jordão. Depois de ter certeza de que os mensageiros do rei não voltariam até o outro dia, Raabe voltou ao terraço para falar com os espias. 
Ela lhes deu um testemunho explícito da fé que a motivou. 
Acompanhe o relato bíblico: 
Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço e lhes disse:
“Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês, pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Deem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte”. “As nossas vidas pelas de vocês!”, os homens lhe garantiram. “Se você não contar o que estamos fazendo, nós a trataremos com bondade e fidelidade quando o Senhor nos der a terra”. Então Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda. (Josué 2:8-14).
Observe que a fé de Raabe foi acompanhada pelo temor.
Não há nada de errado nisso. 
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmo 111:10). 
No caso de Raabe, o temor foi o que, em parte, motivou sua fé. 
Ela tinha ouvido falar sobre provas poderosas da supremacia do Senhor sobre o Egito. Ela entendeu que foi o poder do Senhor, e não simplesmente a força militar, que tinha triunfado sobre Seom e Ogue, dois reis temíveis dos amorreus (Josué 2:10). 
Ela, provavelmente, entendia algo a respeito da autoridade soberana de Deus sobre Israel a partir dos contos que relatam os quarenta anos no deserto. 
O medo que ela tinha era saudável. 
Ele a tinha convencido de que Deus era, de fato, o único Deus verdadeiro. O salmista escreveu: “Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras” (Salmos 145:6). 
Esse é exatamente o tipo de testemunho que tinha levado Raabe a crer no Deus dos hebreus. Os espias fizeram um juramento de tratá-la com bondade quando conquistassem a cidade, mas eles lhe deram uma condição. 
Ela tinha que pendurar um cordão vermelho na janela onde ela os desceu (Josué 2:17-18). Isso marcaria a casa dela diante de todo o Israel, e todos dentro da casa seriam poupados quando a cidade fosse derrotada.
A palavra hebraica para “cordão”, no versículo 18, é diferente da palavra para “corda”, no versículo 15. Esse cordão se tratava de uma faixa de fios entrelaçados, usada para decoração. A cor facilitaria a visualização desde a parte de baixo do muro. Tanto a sua aparência como a sua função faziam lembrar do sinal vermelho do sangue derramado no batente das portas durante a primeira Páscoa. 
Muitos comentaristas acreditam que essa cor também seja um símbolo tipológico do sangue do verdadeiro Cordeiro pascal.
É provável que sim. 
Ela certamente serve como um símbolo adequado do sangue de Cristo, que afasta a ira de Deus. Aos olhos de Raabe, no entanto, a importância do cordão escarlate não tinha nada de misterioso ou místico. Era um símbolo simples e conveniente que podia marcar sua janela discretamente, de modo que sua casa seria facilmente diferenciada de todas as outras  de Jericó. 
Depois de formalizar esse acordo para proteger a casa de Raabe e selar o compromisso com um juramento (vv. 17-20), os espias desceram secretamente na escuridão pela corda, para o vale do lado de fora dos muros de Jericó. 
Raabe os aconselhou a se esconderem nas montanhas por três dias, até que o rei desistisse da busca (v. 16), e eles assim fizeram. A Bíblia diz: 
“Estes [os perseguidores] os procuraram ao longo de todo o caminho e não os acharam” (v. 22). 
Quando os homens finalmente retornaram a Josué, o relatório foi bem diferente daquele que os dez espias infiéis tinham apresentado a Moisés quarenta anos antes. 
Era exatamente o que Josué esperava ouvir: 
“Sem dúvida o Senhor entregou a terra toda em nossas mãos, todos estão apavorados por nossa causa” (v. 24).
 A maioria das pessoas conhece o relato da vitória milagrosa de Israel sobre Jericó. É um exemplo clássico da maneira pela qual o triunfo espiritual sempre é obtido:
‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6). Deus não opera exclusivamente por meio de milagres. 
Na verdade, são relativamente raros os momentos em que ele deixa de lado os meios normais para alcançar seus propósitos. 
Foram bem poucas as batalhas militares de Israel ganhas somente pela intervenção milagrosa de Deus. Os exércitos de Israel nas conquista da terra tiveram de lutar, mas, da mesma maneira, nenhuma de suas batalhas foi ganha sem o poder de Deus. 
Nesse caso, Deus interveio propositalmente de um modo que deixou claro a todos em Canaã que ele lutava a favor de Israel. 
Ele demoliu as muralhas imensas de Jericó sem nenhum meio militar. 
Isso não se tratou de um terremoto casual. 
Para provar isso, Deus fez com que os israelitas marchassem em volta da cidade por seis dias consecutivos (Josué 6). No sétimo dia, eles marcharam ao redor da cidade sete vezes, tocaram as trombetas e gritaram. 
Instantaneamente, o muro da cidade caiu por terra (Josué 6:20). 
Quer dizer, todas as muralhas, exceto uma parte: 
A casa de Raabe foi poupada.
 “Josué disse aos dois homens que tinham espionado a terra: 
‘Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela’. 
Então os jovens que tinham espionado a terra entraram e trouxeram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos e todos os seus parentes para fora em segurança. 
Tiraram de lá todos os da sua família e os deixaram num local fora do acampamento de Israel.” (vv. 22-23).
 O escritor de Josué (provavelmente ele mesmo) acrescentou: 
“Raabe vive entre os israelitas até hoje” (v. 25). 
Raabe é um belo exemplo do poder transformador da fé. 
Apesar de ter poucas vantagens espirituais e pouco conhecimento da verdade, ela tinha o coração voltado a Deus. 
Ela arriscou a própria vida e da sua familia, e abandonou um modo de vida que não honrava a Deus e se afastou de tudo, exceto de seus parentes próximos, que ela trouxe para a comunidade do povo de Deus junto com ela. 
A partir daquele dia, ela teve uma vida completamente diferente, como uma verdadeira heroína da fé. Ela tem um lugar de honra na galeria dos herois da fé, dos quais o mundo não era digno, em Hebreus 11, junto de outros nomes notáveis daquela “grande nuvem de testemunhas” que testificam sobre o poder salvador da fé. 
Depois do relato da destruição de Jericó, em Josué 6, o nome de Raabe nunca mais é mencionado no Antigo Testamento. 
Quando Josué observou que ela estava ainda morando em Israel, isso foi, provavelmente, muitos anos depois da queda de Jericó. 
Aparentemente, Raabe viveu em tranquila dignidade e graça em meio ao povo de Deus com seu marido  Salmom.
E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jesse, Mateus 1:4,5
Ela tinha sido radicalmente transformada do tipo de mulher que era. 
Ela era, e ainda é, um símbolo vivo do efeito transformador da fé salvadora. 
Essa é a mensagem principal contida no Evangelho para nossa vida. 
Na verdade, a passagem onde nos deparamos novamente com Raabe, nas páginas das Escrituras, encontra-se no Novo Testamento. 
Lá, seu nome é mencionado por três vezes. 
Duas delas a honram por sua fé fantástica (Hebreus 11:31; Tiago 2:25). 
Ela é considerada como exemplo de fé tanto para homens como para mulheres. 
Tiago, em particular, cita seu caso para demonstrar que a fé produz ação. 
De fato, a fé de Raabe não ficou latente por muito tempo.
Lembre-se: 
Somente depois de ela ter escondido os espias é que ela verbalizou a eles a sua crença de que  Deus era o Deus único e verdadeiro. 
Sua fé foi vista através do fruto de suas obras antes mesmo de ela ter oportunidade de declará-la com sua boca. 
Tiago diz que a fé verdadeira é sempre assim, ativa e frutífera. 
“A fé sem as obras está morta” (Tiago 2:26).
De morta, a fé de Raabe não tinha nada. 
No entanto, a ocorrência mais incrível do nome de Raabe no Novo Testamento é a primeira vez em que ele aparece lá, bem na primeira página, no primeiro parágrafo do primeiro evangelho. 
Mateus começa o seu relato da vida de Cristo com uma genealogia longa, traçando toda a linhagem de Cristo desde a época de Abraão. 
O objetivo de Mateus, obviamente, é provar pelos antepassados de Cristo que ele reunia as qualidades para ser a Semente prometida de Abraão, e que ele também era herdeiro legítimo do trono de Davi. 
Bem ali, na lista dos ancestrais de Jesus, encontramos, de forma inesperada, o nome de Raabe:
 “Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; 
Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé” (Mateus 1:5).
É bem incomum as mulheres serem mencionadas em genealogias hebraicas. 
Observemos que o registro dos descendentes de Adão, em Gênesis 5, omite qualquer referência a suas filhas. 
Mesmo assim, Mateus menciona cinco mulheres, e todas elas são notáveis: 
Tamar (1:3), Raabe (v. 5), Rute (v. 5), Bate-Seba (v. 6), e Maria (v. 16).
Pelo menos três delas eram gentias. 
Três delas eram desonradas por seus proprios estilos de vida. 
Na verdade, todas elas, por várias razões, sabiam o que era ser uma pessoa marginalizada ou ter alguma desonra ou estigma associada à sua reputação: 
Tamar era uma mulher cananeia cujo marido tinha morrido, deixando-a sem filhos. 
Ela se disfarçou de prostituta e seduziu seu próprio sogro, Judá, porque precisava ter um filho homem.  De um modo interessante, um cordão vermelho também faz parte da história trágica de Tamar (Gênesis 38:13-30). 
Já conhecemos Raabe, inclusive a vergonha de seu passado sórdido. 
Rute, que conheceremos logo em seguida, era da nação moabita, um povo geralmente desprezado em Israel (Rute 1:3). 
Bate-Seba, de quem Mateus não menciona o nome, mas simplesmente se refere à “mulher de Urias”, cometeu adultério com o Rei Davi (2Samuel 11). 
Maria, é claro, passou pela desonra de uma gravidez fora do casamento. 
Coletivamente, elas exemplificam como Deus é capaz de operar todas as coisas para o bem. 
Sob uma perspectiva humana, toda a genealogia é variada, com pessoas proscritas e exemplos de fracasso.
 As mulheres, em particular, destacam como o escândalo enfeitava boa parte da linhagem messiânica. Ela era cheia de estrangeiros, de pessoas marginalizadas, e de párias por vários motivos. 
Mesmo assim, muitas delas ainda encontraram um lugar no plano de Deus para trazer seu Filho ao mundo, ou para extrategicamente dar a luz a alguém que seria muito importante para o Senhor. 
O suposto escândalo na linhagem de Cristo não era um acidente. 
Na sua encarnação, Cristo voluntariamente “esvaziou-se a si mesmo, tomanado a foirma de servo” (Filipenses 2:7)
Ele se fez um proscrito e uma vergonha pública, fazendo-se maldição por nós na cruz, coisa que só acontecia com grandes pecadores(1Pedro 2:8). 
A propria mensagem do evangelho também é um escândalo público simplesmente uma loucura e uma vergonha para os que perecem, mas para aqueles que são salvos, é poder de Deus (1Coríntios 1:18). Afinal, “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes... [Cristo não veio] para chamar justos, mas pecadores” (Marcos 2:17). 
Raabe era a verdadeira personificação desse princípio. 
Esse é o motivo pelo qual o Novo Testamento várias vezes a menciona como um exemplo, na vida real, do fruto da fé salvadora. 
Ela é uma lembrança viva de que até o pior dos pecadores pode ser redimido pela graça divina através da fé
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus efesios 2.8.Não por obras, para que ninguém se glorie, porque somos criação de Deus”
Raabe não foi remida por causa de alguma obra meritória que fez. Ela tampouco obteve o favor de Deus por alguma boa obra. Lembre-se, até mesmo o que ela fez certo hospedar os espias foi manchado moralmente pelo modo como foi feito. 
Ela mentiu. 
Raabe não serve para nós como exemplo de obras humanas. 
Ela não é uma lição de como podemos melhorar através do desenvolvimento pessoal. 
E um lembrete de que Deus, por sua graça, pode remir até mesmo a vida mais horrível. 
Alguns dos rabinos escolásticos, um pouco antes da época de Jesus, ficavam constrangidos pelo fato de que uma mulher com o histórico de Raabe tenha sido poupada na destruição de Jericó e trazida a Israel como prosélita. 
Eles, os rabinos, propuseram um entendimento diferente da palavra “prostituta” em Josué 2:1 (também em 6:17, 25), diziam que o termo bíblico, em hebraico se parece com uma palavra que significa “alimentar”. 
Quem sabe Raabe tenha sido dona de uma pousada ou uma anfitriã. 
O problema é que a palavra real só tem um único sentido: 
“prostituta”. 
Esse é o entendimento inquestionável desse texto por séculos. 
Na verdade, não existe ambiguidade alguma nem na Septuaginta (uma tradução grega antiga datada do século II a.C.) nem nos textos gregos de Hebreus 11:31 ou de Tiago 2:25. 
A palavra usada para descrever Raabe é pornê, que significa “prostituta”. 
Observe que esse termo vem da mesma raiz do termo “pornografia”, em português, e tem conotações igualmente negativas moralmente. 
Essa ideia de higienizar o histórico de Raabe ressurgiu com alguns clérigos extremamente sensíveis na era vitoriana. 
Diz  C. H. Spurgeon, o pregador batista mais conhecido em Londres do final do século XIX, respondeu: “Essa mulher não era uma mera anfitriã, mas era uma verdadeira meretriz... 
Tenho por mim que nada além de um espírito de aversão à livre graça levaria um comentarista a negar o pecado dela”.
E ele está certo. 
Se retirarmos o estigma do pecado, tiraremos com ele a necessidade da graça. 
Raabe é extraordinária exatamente porque o que ela era simplesmente aumenta a glória da graça divina, a qual fez dela a mulher extraordinária que veio a ser a ponto de ter um lugar na galeria dos herois da fé.. Isso, no final das contas, é tudo o que aprendemos da vida dessa extraordinária mulher.

O Exilado Louvor



Da linda pátria estou tão longe
Triste eu estou
Eu tenho de Jesus saudade
Quando será que vou?
Passarinhos, belas flores
Querem me encantar
Oh! vãos terrestres esplendores
Não quero aqui ficar
Jesus me deu fiel promessa
Vem me buscar
Meu coração está com pressa
Eu quero ao céu voar
Meus pecados são mui grandes
E culpado sou
Mas o seu sangue põe-me limpo
E para a pátria vou
Qual filho de seu lar saudoso
Eu quero ir
Qual o passarinho para o ninho
Eu quero ao céu subir
Sua vinda ao mundo é certa
Quando não o sei
Mas ele me achará alerta
E para o céu irei
E para o céu irei
Voar
E para o céu irei, irei, irei, irei, irei
Irei voar
Para o céu subir

Como Interpretar O Significado Das Cartas As Sete Igrejas Da Ásia.


Ao aparecer para João em Patmos, a primeira parte da revelação falava sobre sete cartas as sete igrejas que se localizava na Ásia. João conhecia bem aquela região, pois grande parte do seu trabalho no Evangelho se dava ali Apocalipse


Ao aparecer para João em Patmos, a primeira parte da revelação fala sobre sete cartas as sete igrejas que se localizava na Ásia.
João conhecia bem aquela região, pois grande parte do seu trabalho no Evangelho se dava ali:
 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: 
A Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia, Apocalipse 1:9-11.
Existia mais de sete igrejas lá obviamente, mas Jesus escolheu essas.
Tudo sobre a Ásia.
Localização: 
A Ásia não é um país, e sim um continente. 
Situa-se entre os continentes europeu, americano, africano e a Oceania, tendo boa parte do território localizado no hemisfério Norte.
Tem 51 países (sendo 10 deles, transcontinentais), 2 territórios não reconhecidos, 5 dependências e 2 entidades internacionais reconhecidas, Área: 43.810.582 km². População: 4.462.676.731 habitantes.
A ordem das mensagens escritas, obviamente não são a ordem em que foram visitadas.
A interpretação dispensacional, diz que  Jesus Cristo selecionou essa ordem para entregar uma mensagem profética a igreja que estaria nascendo. Seria uma espécie de sete estágios pelos quais a igreja do planeta passaria até a volta de Jesus Cristo.  
E examinando a história pode se identificar esses períodos.
1) Éfeso - Era da igreja apostólica do pentecostes dura 100 anos. Éfeso — a igreja do prim eiro am or: a Igreja Apostólica.
A igreja foi inaugurada aqui.
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados, Atos 2:1,2.
Lucas, em seu Evangelho, mostra o que Cristo começou a fazer na terra; 
Atos nos  mostra o que ele continuou a fazer através do seu Espírito Santo. Podemos perceber na própria Biblia a igreja perseguida nos primeiros cem anos. 
A ascensão de nosso Senhor é a cena final no comentário de Lucas e também a cena inicial em Atos (Lucas 24:49-51; A tos 1:10, 11). 
 Os Evangelhos apresentam o Filho do homem , que veio morrer por nossos pecados. 
Atos nos mostra a vinda do Filho de Deus no poder do Espírito Santo. 
Os Evangelhos apresentam o que Cristo começou a fazer. 
Atos nos  mostra o que ele continuou fazendo através do Espírito Santo, por meio dos seus discípulos. 
Os Evangelhos mencionam o Salvador crucificado e ressuscitado. 
Em Atos ele é apresentado com o Senhor exaltado. 
Nos Evangelhos ouviam os os ensinos de Cristo. 
Em Atos vem os o efeitos dos seus ensinos na vida dos apóstolos. 
Início dos trabalhos que  Jesus ordenou que eles fizessem pregando o evangelho, os primeiros cem anos representando a igreja de Éfeso do apocalipse, a igreja perseguida e dando continuidade ao trabalho.
 Éfeso - Era da igreja apostólica do pentecostes dura 100 anos, de 26 a 36, Pôncio Pilatos governava na Judeia, Caligula era Imperador Romano de 37 a 41 dC, de 41 a 54 Claudio Cesar era o Imperador.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: 
É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém, Mateus 28:18-20
Agora com a igreja sendo iniciada era necessário  pregar e fazer a obra de Jesus.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei, João 14:12-14.
Depois a perseguição continuou no primeiro seculo.
E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. 
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus, Atos 12:1 a 5.
Estamos falando de Éfeso e em 44 dC Tiago morreu como mártir, sob a jurisdiçao de Herodes Agripa I conforme (At 12,2). 
Os dados posteriores, não bíblicos, a respeito de sua atividade na Espanha, são insustentáveis como afirmam alguns ensinadores.
A obra de Jesus continua aqui em atos.
2) Esmirna - Igreja Perseguida período de 100 a 316.
3)Pérgamo - Igreja mundial 316 a 800.
4)Tiatira - Igreja medieval 800 a 1517.
5)Sardes - Surgimento da igreja estatal 1517 a 1750.
6)Filadélfia - Igreja missionária 1750 a 1900.
7) Laudicéia - Igreja Apostata 1900 até o arrebatamento com a volta de Jesus Cristo a terra. Sem data definida.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai, Mateus 24:36.
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados, 1 Coríntios 15:52.
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados, 1 Coríntios 15:52.


A Visão Do Vale De Ossos Secos, Ezequiel 37. Baseado Na EBD Betel LIção 9 De 27/02/2022

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.  E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo, Ezequiel 37:1,2,4,5,10.
Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo, Ezequiel 37:1,2,4,5,10. 
Hoje dia 27/02/2022, baseado da Escola Bíblica Dominical, estarei comentando esse importante texto bíblico.
Deus tem um plano divino de restauração de Israel. É bom lembrarmos que esse testo é exclusivamente para os judeus. Não tem a ver com a igreja hoje.
Esse texto provavelmente é um dos mais lidos, apesar de não ter a ver com a igreja agora no Novo Testamento.
Há aqui tantas mensagens que denunciam os pecados do povo, e a possibilidade do juízo eminente de Deus, o profeta recebeu também uma mensagem de esperança restauradora haja visto a situação que a nação se encontrava.
Assim tem sido desde o inicio da relação dos humanos com Deus, desde o início.
Deus tem sempre uma chamada ao arrependimento para restaurar a paz e a comunhão.
Mas o que Deus fará? 
Quais as suas ações para cumprir seus planos com Israel a quem Ele escolheu?
Como vimos nas lições anteriores aqui da EBD, Deus tem seus propósitos de restaurar o povo de Israel, pois o mesmo encontra-se em desacordo com o que Ele propôs desde o inicio quando chamou Abraão de Ur dos caldeus.
Ele não está se agradando do que o povo está fazendo hoje no tocante a adoração. são muitas divisões religiosas e muitos pecados cometidos contra o Senhor, vejamos;
 Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: 
Ainda que os lancei para longe entre os gentios, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes serei como um pequeno santuário, nas terras para onde forem.
Portanto, dize: 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações. E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles, e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram, e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões.  Então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor DEUS.
Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade, e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança. Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor. Para que te lembres disso, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te expiar de tudo quanto fizeste, diz o Senhor DEUS, 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.
No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão. Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca,  eu, o Senhor, o disse, e o fiz, Ezequiel 11:16-20, 14:11, 16:60-63, 17:22-24.
Então quando formos estudar Ezequiel 37, é importante que seja dentro desse contesto que fala da promessa da restauração da nação escolhida de Deus, principalmente sobre o que está dito no capítulo 36 versos 16 a 38, que nos da detalhes do trabalhar de Deus com Israel que visa a restauração do seu povo.
Dentre outras podemos frisar:
A) A Volta do povo das nações para a sua pátria.
B) Purificação das suas imundícies, pecados e idolatrias.
C) Dar -lhes um coração novo.
D) Dar- les um Espirito novo que é o Seu Espirito Santo.
Mas como podemos ver a nação de Israel hoje? 
Como eles se encontram?
O profeta Ezequiel revela a situação espiritual do seu povo hoje, ao longo dos seus escritos se pode ver o que ele revela.
Nessa visão Deus lhe mostra um grande vale cheio de ossos secos. 
Um Grande cemitério. 
Ele conta como uma metáfora, no verso 1,2.
essa visão que o profeta tem, e outros textos da Bíblia também revela.
Vemos então a gravidade da situação humana quando se afasta de Deus, do Deus unico e verdadeiro. Quando se permanecem afastado dos propósitos de Deus, o resultado é mesmo um desastre.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor, Deuteronômio 6:4.
Vemos em:
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida, Gênesis 3:9-24: 
Aqui está a gravidade do pecado de Adão e Eva. 
Alguns por aí diz que foi o sexo. Mas não é verdade. Foi só desobediência mesmo. Sexo Deus já deixou o casamento instituído quando Deus criou a mulher.
Casamento significa ajuntamento, de duas de dois  seres de sexo oposta para acasalar e procriar, nada mais é do que sexo reprodutivo entre casal.  
Já ouviu  absurdos de que Deus deixaria só os dois se não tivessem pecado. Isso está em desacordo com o criador que disso multiplicai sobre a terra.
Vemos em Isaias 1.5,6 algo que retrata a depravação dos seres humanos:
Em Apocalipse 3.17, vemos a diferença entre o que achamos e a avaliação de Deus.
Os proclamadores da palavra  são profetas, ainda hoje. 
E bom deixar claro que todos os que pregam a palavra são profetas. quando você prega você esta discorrendo sobre algo que vai acontecer, então és profeta.
A mensagem do profeta é dirgida a seres humanos, como a de Ezequiel. 
O amor de deus inflama o coração do profeta para que ele avise os humanos que  ele vai fazer algo.
Desde o inicio a mensagem de Deus inclui formar um povo peculiar para sua gloria. essa mensagem era levada pelo profeta.
E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: 
Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito,  e com braço poderoso os tirou dela;
E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. 
E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles.
E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim.
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;
Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.
Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação Atos 13:13-26.
Depois em Galatas na carta de paulo encontramos:
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos, Gálatas 4:4,5.
Aqui mais aqui, Deus fala que era através  de um humano que o Verbo viria habitar entre nós. Conforme encontramos em João 1.14.
assim Ezequiel sendo colocado no meio do vale andando ao redor do mesmo e profetizado, sobre algo que aos olhos natural não tinha nenhum valor.
Imagine o profeta pensando no que Deus mandou ele fazer? 
E nós o que Deus está mandando fazermos? 
Parece uma coisa idiota que não vai dar ressultado. 
Mas é assim que ele quer. 
Ele Ezequiel  era sacerdote e não poderia ater contato com cadaver, e eis que lá  estava milhares de cadáver para ele falar.
Porém foi deus quem o levou assim como com pedro 1 Pedro 2.9,10.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão, Atos 10:10-17.
Os que são salvos são vocacionados também para falar ao povo.
O poder de Deus que vai além do que imaginamos.
Deus faz a pergunta a Ezequiel:
Poderá reviver esses ossos? 
Pela lógica não,  mas ele fala só assim:
Senhor tu sabes.
Muitas vezes nós somos surpreendidos pelas cousas que Deus faz em nossas vidas. Deus falou a jeremias, 32.27: 
Seria alguma coisa maravilhosa de mais para mim?
É obvio que não.
O anjo disse a maria:
Para Deus nada é impossível.
Agora estava revelando a Ezequiel que seu poder irá restaurar a nação de Israel mesmo que ela esteja espalhada pelos quatro cantos da terra.
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido, Jó 42:2.
Após  ter revelado ao profeta o verdadeiro estado do povo, agora Ele pergunta:
Poderão viver esses ossos? Ez.37.3.  . . Ele só diz: Tu o sabes. 
Seus ossos secos sem esperanças e aniquilados Ez 37.11.
Mas a manifestação do poder de Deus surpreende tando os qur não tem esperanças como os que são esperançosos. ele é poderoso para fazer além daquilo que imaginamos ou esperamos, Efésios 3.20. 
Dentre tantas lições que se pode extrair de Ez. 37, temos uma em especial:
Não permitamos que situações além de nosso controle, ou de nossa linha de raciocínio possam abafar a nossa fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Qual foi a ordem que o profeta recebeu?
Anunciar a palavra de Deus:
dize-lhes: Ouvi a palavra do Senhor Ez 37.4.
F.F Bruce (1910-1990) foi um teólogo escocês formado pelas universidades de Aberdeen, Cambridge e Viena, comenta:
A congregação menos promissora, e que qualquer pregador já tenha pregado, a ideia ecoa nas palavras como as do senhor Jesus:
Os mortos ouvirão a Sua voz e os que a ouvirem viverão  João 5.25.
Agora hoje com tantos desafios a ordem é a mesma, que preguemos a palavra a tem e fora de tempo 2 Timóteo 4.2,5, e que façamos a obra como um Evangelista e prossigamos no poder do Espirito. 
Ezequiel apresenta um senário desolador sobre o que ocorria com Israel. Os ossos secos no vale, e em seguida descreve a mudança.
Essa descrição nos lembra um momento da história.  A terra sem forma ae vazia gêneses 1.1,2. mas o Espirito de Deus se movia sobre as águas.
Após esse senário vem a frase: 
(Deus disse).
O Espírito estava pronto para proporcionar a avida a terra, e isso aconteceria a partir da apalavra de Deus.
A obra da restauração de Israel ixluido a vivificação para uma avida nova iria acontecer, Ele disse que abriria a sepulturas onde eles estavam, e faria seu povo sair delas e passariam a ver um novo tempo.
Essa nova época inclui a vida de abundancia e segurança entre os povos.
Uma vida de acordo com a vontade de Deus.
Encontramos em vários lugares da bíblia a expressão.
(Povo De Deus), aqui em Ezequiel 36 e 37.
Deus ainda quer ter um povo para o seu nome, apesar de eles estarem quase extintos entre asa naçoes da aterra).
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome, Atos 15:14.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios, Êxodo 6:7.
Deus está chamando pessoas de todas as nações e etnias para compor esse povo. 
São como ossos secos, porque não tem o brilho de Deus.
Vemos no Novo Testamento Revelado isso.
Mas voz sois a geração eleita, o sacerdocio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia, 1 Pedro 2:9,10.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus, Apocalipse 21:3.
Quando estamos em cristo passamos por essa experiência de ser um povo escolhido de Deus 
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo, Efésios 2:11,12.
Tal façanha de ser povo de Deus envolve algumas verdades tais como; exclusividade e comprometimento.
O profeta falou que o povo restaurado seria fiel as suas leis e princípios. 
E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão, Ezequiel 37:24.
Isso não quer dizer que é uma nova revelação da palavra. 
Após a saída ado Egito antes de entrar na terra prometida elas foram orientados a viverem de acordo com a vontade de Deus.
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.
Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor, Levítico 18:1-5.
Quando veio Jesus  Ele explicou sobre a importância de se praticar a palavra de Deus.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda, Mateus 7:24-27.
Por isso a restauração envolve um novo coração e a habitação do Espirito Santo.
A restauração aponta para um testemunho de todas as nações acerca de Deus.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos, Ezequiel 36:21-23.
Diz nota da Bíblia missionaria de estudo.
Assim como a escolha de Israel foi por amor:
Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;
Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará.
Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir.
Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;
E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.
E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.
Pois consumirás a todos os povos que te der o Senhor teu Deus; os teus olhos não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isto te seria por laço, Deuteronômio 7:6-16.
E também pela honra de Seu nome, a restauração de Israel também se dá por zelo no Seu nome.
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto.
Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram.
E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei.
E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do Senhor, e saíram da sua terra.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi, Ezequiel 36:16-21.
A missão da igreja acima de tudo é proclamar a glória de Deus. O testemunho da igreja eqivale como sal da terra e luz do mundo, assim deus é glorificado.


 

Sintetizando O Livro De Apocalipse

Interpretação do apocalipse. Estudos no livro de apocalipse.

 
Apocalipse 1.1-8 1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
João, às sete igrejas que estão na Ásia: 
Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono. 
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. 
Amém!
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. 
Sim! Amém!
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.  
O Apocalipse é um dos livros mais belos e fascinantes do Novo Testamento.
Através de seus símbolos e figuras, mostra-nos Jesus como serão os últimos dias da humanidade sobre a terra. 
 Se no Gênesis tudo é começo, no Apocalipse mostra nos o fim. 
Uma consumação, porém, que recomeça com a Nova Jerusalém desce dos céus "ataviada como noiva adornada para o seu esposo". 
Neste post, estudaremos o último livro das Sagradas Escrituras. 
Deleite-se, pois, desde já, nas consolações que nos traz a Escatologia Cristã. 
Estámos você preparado para as Bodas do Cordeiro? 
 Então, que a nossa súplica seja: 
 "Ora vem, Senhor Jesus". 
Apocalipse, o único livro profético do NT. Embora haja profecias em quase todos os livros do Novo Testamento, somente o Apocalipse pode ser considerado um documento rigorosamente profético. 
Aliás, até o seu título é profético. 
Em grego, Apocalipse denota a remoção de um véu estendido sobre algo que deve e precisa ser conhecido(Apo (des) + kaliptós (coberto), urgentemente por você e por mim. 
 Quanto ao conteúdo, o Apocaliptico, é revelação. Portanto não é um livro obscuro.
Se lhe considerarmos a mensagem, é profecia. 
Enviado como carta aos seus primeiros destinatários, o livro, na verdade, é uma epístola.
Um brado de advertências e consolações . 
O Apocalipse não se limita a descortinar o futuro. 
Palavra inspirada de Deus, adverte, exorta e ensina os cristãos de todas as épocas e lugares a esperar, em ordem santa, a vinda de Jesus. 
Suas consolações no Espírito Santo são abundantes. 
Autoria do livro é de João, filho de Zebedeu,(Ap 1.1,4,9; 22.8). 
Ele também escreveu os quarto evangelho e três das sete epístolas universais. 
Em virtude de sua profundidade teológica, o apóstolo recebeu dos Pais da Igreja o título de "João, o Teólogo". 
Outra alcunha deram-lhe os antigos: João, o Divino. 
O apóstolo é conhecido igualmente como o discípulo a quem Jesus amava (jo 21.20). 
Em todas as suas obras, João sempre buscou realçar, e deixar bem patente, a divindade do Nazareno (jo 20.31).
O Apocalipse foi escrito provavelmente entre 90 e 96 d.C. 
Nessa época, imperava o cruel e desapiedado Domiciano. 
Em nada diferia ele de Nero e de Calígula, os dois mais odiados, perversos e sanguinários governantes de Roma.
João escreveu o Apocalipse em Patmos (Ap 1.9)
 Trata-se de uma pequena ilha da Grécia. 
Distando 55 quilômetros da costa sudoeste da Turquia, faz parte do arquipélago conhecido como Dodecaneso. 
Sua área total é de 34,6 km2 e sua população, hoje, gira em torno de três mil habitantes.
Patmos acha-se dividida em duas partes quase iguais: uma no lado norte e outra na banda do sul, ligadas por uma estreita faixa de terra. 
De vegetação modesta, a ilha é caracterizada por montes relativamente baixos, o mais elevado é o Profitis Mias com 269 metros. 
O lugar era utilizado como reclusão para os inimigos do Império Romano.
"O livro [Apocalipse] informa-nos ter sido esta a revelação de Jesus Cristo dada a João enquanto era
prisioneiro na Ilha de Patmos. 
Sua mensagem foi inicialmente direcionada às sete igrejas da Ásia." Stanley M. Horton"
 O próprio autor declina o tema do Apocalipse: 
"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer" (Ap 1.1). 
"Composto por uma série de visões, imagens, símbolos e figuras, o Apocalipse revela os conflitos do povo de Deus e a sua vitória final sobre o império das trevas. 
E conclui, mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças" (Dicionário de Profecia Bíblica, CPAD). 
Assim é distribuído o conteúdo do livro: 
1) "As coisas que tens visto": a visão do Cristo glorificado no meio dos sete candelabros (cap. 1); 
2) "As que são": as cartas enviadas por Jesus, por intermédio de João, às sete igrejas da Ásia Menor (caps. 2 e 3); 
 3) E as coisas "que depois destas hão de suceder": a ascensão do Anticristo, a Grande Tribulação, o Milênio, o Julgamento Final e a inauguração da Jerusalém Eterna e Celeste (caps. 4-21). 
 No Dicionário de Profecia Bíblica (CPAD), encontramos outras informações acerca da estrutura do Apocalipse: "O conteúdo do livro pode ser dividido em oito partes: 
1) As sete cartas às igrejas da Ásia Menor (1-3); 
 2) Os sete selos (4.1 a 8.1); 
3) As sete trombetas (8.2-a 1 1); 
4) As sete figuras simbólicas — a mulher vestida de sol, o dragão, o menino, a besta que saiu do mar, a besta que se levantou da terra, o Cordeiro no monte Sião e o Filho do Homem sobre a nuvem; 
5) O derramamento das sete taças (15, 16); 
6) A condenação eterna dos ímpios (17-20); 
7) As glórias da Nova Jerusalém (21-22.5); 
8) Epílogo (22.6-21)". 
 3. Objetivos do Apocalipse é;
João escreveu o Apocalipse, tendo em vista: 
1) Corrigir as distorções doutrinárias e desvios de conduta das igrejas da Ásia Menor; 
2) Consolar os santos que eram impiedosa e duramente perseguidos pelas autoridades romanas; 
3) Mostrar aos santos o que haveria de acontecer nos últimos dias; e: 
4) Alertar-nos quanto à brevidade e urgência da vinda do Senhor. 
Embora tenhamos amplo acesso à Bíblia Sagrada, voltemos à liturgia da Palavra. Leiamos os profetas, ouçamos os apóstolos.
 Nesse ensejo, a leitura integral do Apocalipse, em voz alta, do púlpito de nossas igrejas, logo nos  domingos para que todos, crentes e não crentes, ouçam-no e sejam bem aventurados. 
Que ninguém venha a menosprezar o Apocalipse, alegando tratar-se de um livro difícil e enigmático. 
Se o lermos com discernimento e paciência, viremos a constatar:
A chave para a sua interpretação acha-se em suas próprias páginas. 
O Noivo jamais enviaria uma carta indecifrável à sua Amada noiva.
Você já leu o Apocalipse? 
 Abra a sua Bíblia, e ponha-se a ler, agora mesmo, este maravilhoso e fascinante o livro de Deus. 



O Que Significa Falar Línguas Dos Anjos?

O Que Significa  Falar Línguas Dos Anjos? Dons de Línguas. Línguas estranhas.

 O que significa línguas dos anjos?
 “Muito se discutem a respeito do dom de línguas na Bíblia, se ele ainda existe ainda hoje ou não. 
Um texto que nos intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. 
Que línguas são essas? 
Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem?” 
A questão do falar em línguas realmente é um tema muito polêmico, que por séculos tem provocado diversos debates.  Porém, sobre esse texto citado por Paulo, creio não haver tanta polêmica, pois é um texto onde não temos tantas dificuldades na interpretação. 
Vejamos juntos o que significa línguas dos anjos ali no texto de Paulo? 
(1) O texto que o sempre citamos é este: 
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). 
1) - A primeira coisa a se entender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais a serem falados pelos anjos. 
Sempre que anjos são mencionados conversando com pessoas eles falam a língua da pessoa do país, e não uma língua própria que poderia ser chamada de línguas dos anjos.
Dessa forma, afirmar que anjos falam em línguas especiais baseados única e exclusivamente no texto de Paulo é algo muito equivocado como veremos a seguir. 
2) Isso nos leva a pensar: 
O que Paulo quis dizer com línguas dos anjos? 
Seria uma revelação feita apenas a ele de que os anjos falam em línguas especiais que os seres humanos não desconheçam? 
A resposta é não! 
Uma avaliação mais amiúde do texto e contexto (regra básica da interpretação correta da Bíblia) nos revela claramente o que Paulo quis comunicar ali. 
Paulo usou uma figura de linguagem chamada hipérbole. 
O dicionário Priberan Online define essa palavra como;
 “Figura de retórica que corresponde ao exagero com efeitos enfáticos no sentido das palavras ou das frases”. 
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que "consiste na ênfase resultante do exagero deliberado, quer no sentido negativo, quer no positivo em determinado assunto que se quer expor". 
Isso significa que Paulo usou de vários “exageros” nesse texto para enfatizar seu ensino. 
Inclusive quando usou línguas dos anjos também usou de uma hipérbole. 
(3) Mas como saber que Paulo usou de hipérbole nesse texto? 
Se você observar em todo o contexto, Paulo usa de diversas hipérboles para fortalecer seu ensino. Por exemplo, vejamos algumas:
 “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência”
 (1Coríntios 13:2)
Como alguém pode conhecer todos os mistérios e toda a ciência? 
Impossível.  
Aqui temos um exagero proposital de Paulo.
Ele continua: 
“Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (1 Coríntios 13:2). 
Você já viu alguma montanha mudar de lugar por causa de alguém que exerceu a fé? 
Óbvio que não! 
 Temos aqui também mais uma hipérbole usada por Paulo. 
“E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1Coríntios 13:3). 
Aqui Paulo também trabalha a figura do exagero, já que é impossível que alguém entregue 100% de seus bens. Algo sempre a pessoa vai ter. 
Outra coisa, em sã consciência, quem irá entregar seu próprio corpo para ser queimado? 
Isso é mais uma figura de linguagem hiperbólica de Paulo. 
(4) Assim, fica evidente que nos versos de 1 a 3 de 1 Coríntios 13, Paulo usou diversas hipérboles, incluindo o termo “línguas dos anjos” como figuras de linguagem para promover o seu ensino sobre a importância do amor.
Como em todo o texto ele usa figura de retórica que corresponde ao exagero com efeitos enfáticos no sentido das palavras ou das frases”. Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem e línguagem dos anjos não existe para sentido dos humanos". Apenas línguas que são idiomas variados dados pelo o Espírito Santo para expansão do reino de Deus.