Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

O QUE SE ENTENDE POR HERMENÊUTICA ?

hermenêutica bíblica

                                                                                                                                                     Hermenêutica é uma das ciências que o pregador deve conhecer de primeira mão
. O dicionário comum a define como sendo a
“Arte de interpretar textos”.
   A hermenêutica bíblica, porém, é parte da teologia exegética, ou seja, a que trata da reta inteligência e interpretação das Escrituras bíblicas. O termo vem do grego: hermenevein, que significa interpretar. A importância dessa ferramenta está no fato de que, como o próprio apóstolo Pedro admite, a Bíblia contém “certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras para a sua própria destruição”. Esses ignorantes, pretensos doutos,
Sempre se têm constituído em heresiarcas ou falsos, desde os falsos profetas da antiguidade até os papistas, russelitas, sabatistas e outros, da era cristã. Qualquer pregador que ignora esta importante ciência da hermenêutica se encontrará muitas vezes perplexo, e poderá facilmente cair no erro de Balaão e na contradição de Coré.
A arma principal do soldado de Cristo é a Escritura, mas se desconhece seu valor e ignora seu uso legítimo, que tipo de soldado será?
 A Bíblia testifica de si mesma como sendo “divinamente inspirada, útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.
 A Escritura tem por objetivo fazer o homem “sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3.15,16).Por isso a Bíblia fala com simplicidade e clareza.
    De fato, ao lermos o Novo Testamento, encontramos em cada uma de suas páginas grandes princípios e deveres cristãos expressos em linguagem simples e clara, evidente e palpável.
A espiritualidade e santidade de Deus são enfatizadas em cada texto, ao mesmo tempo que a espiritualidade e o fervor demandam a adoração.
A Palavra de Deus nos apresenta tanto a queda e corrupção do homem — com a sua consequente necessidade de arrependimento e conversão
  — quanto também a remissão dos pecados e a salvação em Cristo Jesus, tudo pelos méritos dele. A mesma Bíblia que fala da vida eterna pela fé em Jesus, também fala da morte eterna dos que não creem no Salvador.
A cada passo da Bíblia aparecem os deveres cristãos em todas as circunstâncias da vida e as promessas de ajuda do Espírito de Deus no combate à corrupção e ao pecado.
   Tais verdades brilham como a luz do dia, de sorte que nem o leitor mais superficial e indiferente deixará de notá-las.
   Quando Deus inspirou homens santos para que a Bíblia fosse escrita, a linguagem utilizada foi a mais simples e acessível aos povos daquela época, de acordo com seus costumes milenares, os quais, ao longo dos séculos, sofreram profundas modificações.
 Como em outros países tais costumes nunca existiriam,nada mais natural, pois, que contenham as             Escrituras pontos obscuros, palavras e passagens que requerem estudo e cuidadosa interpretação.         Assim, considerando ainda que a Bíblia foi escrita em países distantes e diferentes do nosso, em diferentes épocas, há centenas e até milhares de anos, necessitamos da hermenêutica para interpretar corretamente a sua mensagem.(De ABRÃO DE ALMEIDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.