Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

COMO ESTUDAR A BÍBLIA.


Como estudar a Bíblia
Recomendações aos que se astreverem a pregar. 
Evite a falácia de trocar a posição apriorística pelo seu oposto cada vez que surgir um problema.
 Ou a Bíblia é a Palavra inerrante de Deus ou é o registro imperfeito de homens falíveis.
 Desde que tenhamos concordado com Jesus Cristo em que as Escrituras são completamente dignas de crédito e plenas de autoridade, torna-se impossível nos transferirmos para outra hipótese, a de que a Bíblia é apenas um registro sujeito a erros, escrita por homens falíveis que escreveram a respeito de Deus. 
 Se a Bíblia, como afirmou Jesus, é de fato a Palavra de Deus, deve então ser tratada com respeito, confiança e completa obediência.
 Diferentemente dos demais livros escritos por homens, as Escrituras vieram da parte de Deus.
Nelas encontramos o Deus que vive para sempre, que está presente em toda parte no planeta e fora dele,(2Tm 3.16, 17).
 Quando nos sentirmos incapazes de entender os caminhos de Deus ou de discernir suas palavras, devemos humildemente curvar-nos diante do Senhor e esperar com toda a paciência que ele nos esclareça a dificuldade que estamos tendo de intender,ou nos livre de nossas provações conforme sua vontade e sabedoria.
 Deus nos deixa entendermos quase tudo Dele interpretar,se tivermos o coração e a mente entregues a ele, como crentes sinceros.
Vamos ler cuidadosamente o contexto e a estrutura verbal do versículo ou da passagem em que o problema se encontra, até obter uma ideia do que ele quer dizer dentro de seu ambiente. Pode ser necessário estudar o livro todo em que essa passagem está inserida. Anote cuidadosamente como cada termo-chave ocorre em outras citações.
Compare um versículo com outro, de modo especial texto com contexto,todos os trechos da Bíblia que tratam do mesmo assunto em questão.
Lembremos de que nenhuma interpretação das Escrituras é válida se não se basear em exegese cuidadosa, a saber, no compromisso sincero de saber com exatidão o que o autor queria dizer na época com as palavras que usou. ]
Isso se consegue mediante o estudo cuidadoso das palavras-chave, conforme definidas pelos dicionários (hebraico e grego) e usadas em textos paralelos.
 Pesquisemos também cada sentido específico das palavras em expressões idiomáticas que aparecem em outras partes da Bíblia.
Pense sobre o quanto deve ficar confuso um estrangeiro ao ler em alguns de nossos textos algo assim: "Fulano tomou um banho, depois tomou seu café e a seguir foi tomar o ônibus"; "Tome conta de seu dinheiro, se não um ladrão o tomará de você"; "Tome juízo, menino!"; "Vamos tomar nota disso". O verbo tomar tem sentido diferente em cada frase.
Presume-se que as palavras geradoras de sentidos diferentes possuem as mesmas raízes ou a mesma origem etimológica. Entretanto, pode haver total confusão se a pessoa entender mal o que o autor escreveu, o que quis expressar ao usar esses vocábulos.
Tenha em mente que a inerrância acarreta a aceitação do que o autor bíblico quis dizer ao usar determinadas palavras e a crença no sentido original delas.
Se ele queria que suas palavras fossem entendidas literalmente, é errado tomá-las em sentido figurado.
Se as aplicou em sentido figurado, é errado tomá-las literalmente.
É por isso que devemos aplicar-nos à exegese cuidadosa, a fim de descobrir o que o autor quis dizer à luz das situações e sentidos de sua época. Eis um trabalho árduo.
O uso da intuição ou do julgamento demasiado rápido pode apanhar o exegeta numa teia de falácias e de tendências a distorções subjetivas.
 Isso em geral resulta em heresia prejudicial à causa do Senhor, a quem desejamos servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.