Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

DOUTRINA DOS BATISMOS



Encontramos pelo menos sete  tipo de batismo  na Bíblia.
Hebreus 5.11-6  diz:
“A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento(batismo ?) de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.
Me senti na responsabilidade de  escrever este artigo, pois um amado irmão aqui  da igreja, estava preocupado pois aceitou Jesus e está buscando a Deus mais por causa de problemas administrativos eclesiásticos, não pode se batizar ainda devido a sua situação conjugal.
Doutrina dos batismos;
 Quanto a unidade no corpo de Cisto há um só batismo.
Isto é, todos os membros em cristo foram batizados em um corpo, quer seja judeu grego, escravos ou livres(Ef 4.5 , 1 Co 12.13)
Ms as escrituras mencionam outros tipos de batismos, que na verdade existem ,ou pelo menos existiam até pouco tempo, vejamos;
1 - Batismo de sofrimento;
Um batismo que nos mergulha numa provação muito severa tal qual Jesus menciona em (Marcos 10. 38 e 39)...Podereis receber o batismo com o qual sou batizado disse ELE?
2 - O batismo de Israel saindo do Egito;
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.1 Coríntios 10:1-4.Neste caso o batismo significa não imersão no mar, mas a confiança na liderança de Moisés, em se lançar ao mar e isto é (fé).
3 - Batismo de João;
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados Mateus 3:4-6, obviamente João ao pregar ele gerava uma credibilidade nos seus ouvintes, e para solidificar esta fé eles eram batizados confessando seus pecados.Vale dizer que joão formava uma especie de igreja precursora da igreja atual, e eles quando foram introduzidos na igreja cristã como tal, foram não rebatizados mas batizados pelos apóstolos.(E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos)
Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia  João 4:1-3).Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Atos 18:25.
E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.
E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus. Lucas 7:28,29.
4 - O batismo pelos mortos;
Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?1 Coríntios 15:29.
Referindo-se aqueles que morreram sem ter tempo de se batizar,esperando a ressurreição para a salvação após o batismo.
Este é o unico lugar que a Biblia menciona este batismo,e provavelmente tenha sido estinto logo algun tempo depois,junto com seus adeptos.
5 - Batismo Cristão;(o da igreja hoje).
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos Mateus. 28:19,20.
6 - Batismo no Espirito Santo;
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar. Joel 2:28-32 ( prometido).
Recebido em; ( Atos 2:1-4) E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
 7 - Batizados no corpo de Cristo,quando cremos e aceitamos a fé em Cristo.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.1 Coríntios 12:13.
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:26-28.Vale lembrar também que inclui  Marcos 16.15 e 16, que  diz  o seguinte: E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado, aqui não se refere a batismo nas águas, mas ao batismo   no corpo de Cristo, caso contrário, teríamos que pregar o batismo como fazem os membros da congregação Cristã do Brasil, o que nos salva é a fé em Cristo, por isso pregamos a Cristo e não o batismo.
Ele não é igual ao revestimento do Espírito Santo. O Revestimento do Espírito é efetuado por Cristo. Este do qual menciona aqui é efetuado pelo Espírito Santo. Nele nós somos colocados dentro da esfera do poder, natureza e caráter do Espírito Santo; neste, o Espírito nos coloca na esfera do Corpo de Cristo mergulhado.
O Batismo no corpo é a nossa inclusão no corpo universal do Senhor Jesus Cristo. Este corpo é composto de todos os que estão unidos a Cristo pela graça e pela fé.
 O Corpo de Cristo é a Igreja de Deus, composta de todos os salvos.
O Batismo no corpo é o ato pelo qual o Espírito Santo nos coloca para dentro do corpo de Cristo, quando nos entregamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas.


2 comentários:

  1. estas palavras é vindo de um centro inesperável,só para aqueles que são escolhido de Deus.

    ResponderExcluir

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.