Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Conheça Como e Quem foi Hirão na Bíblia e Seus Feitos?

 Quem foi Hirão de Tiro?

Hirão foi rei de Tiro no período de David e Salomão, segundo relatos bíblicos de II Samuel 5:11.
Quando David foi constituído rei de Israel, na idade de trinta e um anos, Hirão enviou mensageiros com madeira de cedro,carpinteiros e pedreiros que edificaram a Davi uma casa  e reconhecendo seu reinado.
Conheça Como e Quem foi Hirão na Bíblia e Seus Feitos.
  Reconheceu Davi que o Senhor o confirmara rei sobre Israel e que 'exaltara o seu reino ‘'por amor do seu povo (2 Smuel 5.11,12).
(5.11 Hirão, rei de Tiro. )
Conheça Como e Quem foi Hirão na Bíblia e Seus Feitos.
Tiro era uma cidade portuária fenícia aproximadamente 56 km ao norte do monte Carmelo e 40 krn ao sul de Sidom.
Durante a parte final do reinado de Davi e boa parte do reinado de Salomão, o amistoso Hirão trocou materiais de construção por produtos agrícolas .
 E  também num jogo político, providenciou os artesãos para construir o palácio de Davi, mostrando como a longa guerra havia prejudicado a nação deixando-a deficiente e com poucos bons artesãos.
O Salmo 30 pode referir-se à dedicação dessa casa ou a um abrigo temporário para a arca em Jerusalém (6.17). 5.12 o SENHOR o confirmara rei.
Ao testemunhar as bênçãos de Deus em sua vida, Davi reconheceu o papel do Senhor no estabelecimento do seu reinado.
Preparando auxílio na reconstrução pós guerra.
A qual tribo Hirão pertencia?
Hirão era da tribo de Naftali. I Rs 7:13-14 - E enviou o rei Salomão mensageiros e mandou trazer a Hirão de Tiro. Este era filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro que trabalhava em cobre; e era cheio de sabedoria, e de entendimento, e de ciência para fazer toda obra de cobre; este veio ao rei Salomão e fez toda a sua obra. Hirão era da tribo de Dã.II Cr 2:13-14 - Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão-Abi, filho de uma mulher das filhas de Dã e cujo pai foi homem de Tiro;
este sabe lavrar em ouro, e em prata, em bronze, em ferro, em pedras, e em madeira, e em púrpura, e em pano azul, e em linho fino, e em carmesim; e é hábil para toda obra de buril e para todas as engenhosas invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus sábios e os sábios de Davi, meu senhor, teu pai.
A Bíblia de Estudo NVI comenta:
: Os antepassados  da mãe pode ter sido Danita, e ela pode ter sido habitante do território de Naftali.
Também pode  ter tido também como pai de Dã e de Naftali, respectivamente, de modo que sua descendência pudesse ser rastreada a qualquer uma das duas tribos".
Uma terceira questão é que em se  fala literalmente que ela era da tribo de Naftali e em II Cr, diz apenas que ela era uma mulher das filhas de Dã.
E então fica a pergunta:
 O termo usado pelo autor de I Cr ao se referir "Filhas de Dã" significava na sua mente "da tribo de Dã"?
Conheça Como e Quem foi Hirão na Bíblia e Seus Feitos.
Para afirmarmos que se trata de uma contradição, teríamos que ter absoluta certeza de que os três pontos levantados são inválidos.
Caso contrário, a aparente "contradição" repousa também em especulações.
Como em II Cronicas fala que ela era descendente das filhas de Dã, ou seja, avó de Hirão, pode muito bem o avô dele ser de Naftali, assim em 1 Reis, o autor utiliza a descendência de Naftali, vinda do avô e o autor de II Crônicas descreveu pela descendência de Dã, vinda da avó.Hirão era filho de uma mulher viúva cujos pais eram de tribos diferentes.
O pai da viúva era de Naftali.
A mãe da viúva era de Dã.
Essa conclusão é tirada de II crônicas, que enfatiza a informação que a viúva era filha das filhas de Dã e em I Reis, o autor não tem a preocupação em enfatizar isso, pois pela cultura da época, quando se falava em descendência, sempre vinha primeiramente a descendência a partir do Homem. (Shalom)

4 comentários:

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.