Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

COMO REALIZAR UMA CERIMÔNIA DE CASAMENTO


Os noivos estarão juntos, de pé, diante do ministro, o noivo à direita da noiva. Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:"Estamos reunidos na presença de Deus e destas testemunhas para solenizar diante do Todo-poderoso o casamento deste homem e desta mulher.
"O casamento é um estado honroso estabelecido por Deus, e santificado pela presença de nosso Senhor nas bodas de Cana da Galileia. 

As Sagradas Escrituras nos dizem que digno de honra entre todos é o casamento, e o consagram como símbolo da união mística entre Cristo e sua Igreja.
"O casamento deve ser contraído com reverência e no temor de Deus, considerando-se os fins para os quais ele foi ordenado, isto é, para o companheirismo, o apoio e o consolo que os esposos devem
proporcionar um ao outro enquanto viverem.
"O casamento foi ordenado para dar continuidade à sagrada instituição da família, e para que os filhos, que são herança do Senhor, sejam criados em retidão e respeito às coisas de Deus. O casamento contribui também para o bem-estar da sociedade e para transmitir - mediante a boa ordem familiar, a pureza, a santidade e a verdade de geração em geração. "No jardim do Éden, Deus instituiu essa união à partir do primeiro casal humano, a fim de tornar feliz toda a humanidade. 

Desde então os seres humanos o têm praticado e, para dar-lhe consistência, o têm legalizado. Pode-se dizer que o casamento é o contrato jurídico de uma
união espiritual.
"A Palavra de Deus expressa que o casamento deve ser 'digno de honra entre todos' (Hebreus 13:4). Aqueles que se casam decidiram aceitar este estado honroso."
Oração"Nosso Pai e Deus, nenhum dos nossos prazeres será perfeito se tu não o tomares completo. Faltará algo sublime em nossas horas mais felizes se tu não nos acompanhares com tua bênção. Suplicamos-te, pois,que assim como o Senhor Jesus Cristo esteve presente nas bodas de Cana da Galileia, assim também nós possamos desfrutar do gozo de tua divina presença agora, durante esta cerimônia.
"Pedimos que a bênção de tua presença seja uma realidade na vida deste homem e desta mulher, que vão fazer um juramento solene diante de ti e destas testemunhas, de modo que a lembrança desta hora
santa os fortaleça e os console em meio a todas as provas e mudanças que o futuro lhes trouxer. 

Que a plenitude de tua presença seja uma realidade em todas essas situações, ó Senhor, e manifesta a tua sabedoria, o teu amor e a tua direção neste casamento. Amém."Leitura bíblica Dirigindo-se aos noivos, o ministro dirá:"Vocês vieram a mim, ministro de Cristo, para serem unidos diante de Deus, pelos santos laços do matrimônio. Isto representa um passo sério e solene, onde um assume perante o outro o compromisso de enfrentar as circunstâncias que se lhes apresentarem, sejam elas de riqueza ou de pobreza, de alegria ou de tristeza, de saúde ou de enfermidade, e compartilharem tudo o que a vida dá e tudo o que ela tira, mantendo a fidelidade um para com o outro, como esposo e esposa, conforme o que foi ordenado por Deus, até que a morte os separe."Ouçam, pois, a Palavra de Deus, escrita para a instrução de vocês, e para que vocês tenham luz em seu caminho."O ministro lera as seguintes passagens bíblicas:"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, a fim de apresentá-la
a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 

Afinal de contas, nunca ninguém odiou a sua própria carne, antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; pois somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a
seu pai e a sua mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite a seu marido" (Efésios 5:25-33).
"Igualmente, vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as
vossas orações" (1 Pedro 3:7).
"Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor.
Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos" (Efésios 5:22-24).
"Semelhantemente, vós, mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, pelo procedimento de suas mulheres sejam ganhos sem palavra"(1 Pedro 3:1).
Votos:
Dirigindo-se ao noivo, o ministro perguntará:
"__________________(nome do noivo), você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber __________________(nome da noiva), como sua legítima esposa para viver com ela, conforme o que
foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? 

Promete ama-la, honrá-la, consolá-la e protegê-la na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem?"O noivo responderá: "Sim, prometo."
Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:
"__________________(nome da noiva), você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber __________________ (nome do noivo) como seu legítimo esposo, para viver com ele, conforme o que foi ordenado por Deus, na santa instituição do casamento? 
Promete amá-lo, honrá-lo, respeitá-lo, ajudá-lo e cuidar dele na enfermidade ou na saúde, na prosperidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ele enquanto os dois viverem?"A noiva responderá: "Sim, prometo."
Entrega das alianças
No caso da cerimônia incluir entrega de alianças, o ministro
dirá ao noivo:
"__________________(nome do noivo), que penhor você dará a__________________(nome da noiva) como testemunho de suas
promessas?"
O noivo porá a aliança sobre a Bíblia do ministro, e o ministro,segurando a aliança, dirá ao noivo que repita as seguintes palavras:
"Usando esta aliança como símbolo de nossa união, eu me caso contigo, unindo a ti o meu coração e a minha vida, e tornando-te participante de todos os meus bens."
Entregando a aliança ao noivo para que ele a coloque no dedo anular da noiva, o ministro dirá ao noivo:"Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do seu amor."Em seguida, o ministro dirá à noiva:"__________________(nome da noiva), que penhor você dará a
__________________
{nome do noivo) como testemunho de suas
promessas?"
A noiva colocará a aliança sobre a Bíblia do ministro, e este,segurando a aliança, dirá à noiva que repita as seguintes palavras:
"Usando esta aliança como símbolo de nossa união, eu me caso contigo, unindo a ti o meu coração e a minha vida, e tornando-te participante de todos os meus bens."
Entregando a aliança à noiva para que ela a ponha no dedo anular do noivo, o ministro dirá à noiva:"Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do seu amor."Oração".
Em seguida os noivos se ajoelharão, e se o ministro achar conveniente, ele dirá:
"Como sinal de fidelidade às promessas que vocês fizeram um ao outro, segurem agora a mão um do outro."O ministro colocará a mão direita sobre as mãos unidas dos noivos e orará, fazendo a Deus os seguintes pedidos:"Deus eterno, Criador e Consolador do gênero humano, Doador de toda a graça espiritual, e Autor da vida eterna: Abençoa este homem e esta mulher, a quem abençoamos em Teu nome, a fim de que eles vivam sempre em paz e em amor, conforme teus santos mandamentos, e conduzindo o lar e a vida deles de acordo com tua Santa Palavra, através de nosso Senhor Jesus Cristo.
"Rogamos-te, ó Deus Todo-poderoso, que continues a ser Salvador e guia de suas almas imortais, para que, mediante a redenção de nosso Senhor Jesus Cristo, alcancem a glória eterna. Amém."
Pronunciamento dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:"Visto que __________________________(nome dos noivos) consentiram ambos em ingressar no estado de matrimônio, diante de Deus e destas testemunhas, havendo ambos dado e empenhado sua fé e palavra um ao outro, o que manifestaram pela união das mãos, eu os declaro marido e mulher, casados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
 Amém."
"Aqueles aos quais Deus uniu, nenhum homem os separe." 
Bênção pastoral o ministro colocará a mão direita sobre as mãos dos noivos e dirá:"Que o Deus Todo-poderoso, Pai, Filho, e Espírito Santo vos abençoe, vos guarde e vos mantenha firmes. Que o Senhor, em suamisericórdia, volte para vós seus olhos de harmonia e vitória, e de tal
maneira vos encha de sua graça e bênçãos espirituais, que possais viver neste mundo em seu santo temor, e no mundo vindouro possais gozar da vida celestial e eterna. Amém.
Instituição do casamento Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:
"Amados irmãos e amigos, estamos reunidos na presença de.
Deus e destas testemunhas para unir este homem e esta mulher no santo matrimônio, que é um estado honroso, e portanto não deve ser contraído como se fosse algo sem muita significação, mas com reverência, discrição e no temor de Deus. "Este estado santo foi instituído por Deus quando o homem ainda era inocente. Disse o Senhor: 'Não é bom que o homem esteja só, far-lhe ei uma companheira que lhe seja idônea.' Desta forma foram celebrados os primeiros laços deste sagrado pacto de matrimônio, pronunciando Deus estas palavras: 'Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe,
e se unirá à sua mulher, e ambos serão uma só carne.' "Cristo, nosso Salvador, honrou com sua presença e transformou com seu poder divino as bodas de Cana da Galileia, realizando ali seu
primeiro milagre. 

Deste modo ele realçou uma reunião terrena com uma manifestação sobrenatural.
"O apóstolo Paulo nos faz ver o aspecto transcendental da união de um homem com uma mulher quando compara esse amor com o amor de Cristo para com sua Igreja. 

João nos faz ver que a Igreja é a noiva de Cristo, a escolhida entre todos os seres humanos, e que depois do arrebatamento da Igreja, as bodas mais gloriosas que jamais foram vistas serão celebradas: As Bodas do Cordeiro."Leitura bíblica
Dirigindo-se aos noivos, o ministro dirá:
"Ouçam, pois, a Palavra de Deus através de Paulo, escrita para a instrução de vocês a respeito desse passo tão importante que vocês estão para dar. O apóstolo Paulo disse aos 'v'esposos: '
Vós, maridos,amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo SE entregou por ela, para a santificar... Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. '
"Pedro dá estas palavras de conselho aos esposos: ‘Igualmente,vós maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra a mulher, com vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.’
"Da mesma forma, ouçam o que dizem as Sagradas Escrituras às esposas: 'Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o
cabeça da igreja... 

De sorte que assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.' "Semelhantemente, vós, mulheres, sede submissas a VOSSOS próprios maridos A beleza das esposas não seja o enfeite exterior, como o frisado de cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo,
que é precioso diante de Deus.'"
Oração".
Entrega da noiva dirigindo-se à igreja, o ministro perguntará:

"Quem entrega esta mulher para que ela se case com este homem?
O pai da noiva ou outro parente responderá: "Eu a entrego."Votos" Dirigindo-se ao noivo, o ministro perguntará:"__________________(nome do noivo), você recebe esta mulher como sua legítima esposa, para viver com ela no santo estado do matrimônio, segundo o que foi ordenado por Deus? Você promete amá-la, honrá-la e cuidar dela na enfermidade ou na saúde, e, rejeitando todas as
demais mulheres, ser fiel a ela enquanto os dois viverem?
"O noivo responderá: "Sim, prometo."Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:"__________________(nome da noiva), você recebe este homem como seu legítimo esposo, para viver com ele no santo estado do matrimônio, segundo o que foi ordenado por Deus? Promete amá-lo, honrá-lo, obedecer a ele e cuidar dele na enfermidade e na saúde, e, rejeitando todos os demais homens, ser-lhe fiel enquanto os dois viverem?
A noiva responderá: "Sim, prometo."Dirigindo-se aos dois, o ministro dirá:"Segurem um na mão do outro, e repita cada um comigo:O noivo repetirá estas palavras do ministro:"Eu,__________________(nome do noivo), recebo você,__________________(nome da noiva), como minha legítima esposa, para que nós dois sejamos um só, deste dia em diante, para os dias bons e para os dias maus, em riqueza ou em pobreza, em prosperidade ou em adversidade, para cuidar de você e lhe amar, até que a morte nos separe.
"A noiva repetirá estas palavras do ministro:"Eu, ___________________ (nome da noiva), recebo você,
__________________
(nome do noivo), como meu legítimo esposo, para que os dois sejamos um só, deste dia em diante, para os dias bons e para os dias maus, em riqueza ou em pobreza, em prosperidade ou em adversidade, para cuidar de você e lhe amar, até que a morte nos
separe.

"Entrega da aliança dirigindo-se aos dois, o ministro perguntará:
"O que vocês entregarão um ao outro como penhor destes votos?O noivo dará a aliança ao ministro, que dirá:"A Bíblia diz que quando Deus fez um pacto com Noé, colocou no céu um arco-íris como sinal do pacto, e disse: 'E eu o verei para me lembrar da aliança eterna.'""Da mesma forma, é bom termos um sinal que nos lembre a realização deste solene ato nupcial. Vocês escolheram estas alianças como sinal de seu matrimônio.
"A aliança é feita de metal precioso, que representa os vínculos que unem esposos e esposas. É uma circunferência sem fim, simbolizando a perpétua união de vocês."Dirigindo-se ao noivo, o ministro dirá:"__________________(nome do noivo), tome esta aliança, coloque-a no dedo anular de sua noiva e repita comigo:
 'Com esta aliança eu me caso com você, e lhe faço dona também dos meus bens terrenos,
e por este ato declaro diante de Deus e das testemunhas que a recebo como minha esposa, e que lhe serei fiel esposo.'"
Dirigindo-se à noiva, o ministro pedirá que ela repita as seguintes palavras:"Recebo esta aliança de suas mãos, e declaro, portanto, diante de Deus e destas testemunhas que lhe serei fiel tanto na alegria como na tristeza.
"Com esta aliança selamos duplamente nossos votos, e você partilhará comigo o símbolo de nosso casamento."
Dirigindo-se aos dois, o ministro dirá:
"Visto que vocês já declararam sinceramente o desejo de unir se  em matrimônio, diante de Deus, e confirmaram o mesmo ao dar e receber as alianças, agora eu os declaro marido e mulher em nome do
Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Aqueles aos quais Deus uniu, que nenhum homem os separe. 
"Eu lhes exorto a serem fiéis aos votos que vocês fizeram aqui.
Com este casamento, vocês iniciam uma vida nova com maiores responsabilidades. 
Só encontrarão a verdadeira felicidade se cumprirem com as obrigações que acabam de assumir.
"___________________
(nome do noivo), proteja esta mulher que agora se submete ao seu cuidado, e esforce-se por viver no amor de Deus, de tal maneira que nenhuma ação ou palavra sua lance amargura sobre seu rosto, nem encham os seus olhos de lágrimas."__________(nome da noiva), esforce-se por conservar com suas virtudes o coração que você conquistou com sua graça.
"Aos dois eu digo: 

'Não permitam que na voz de vocês se apaguem os tons ternos de carinho, nem que os olhos de vocês percam o brilho que os fazia resplandecer durante o noivado. Porém, e acima de tudo,
esforcem-se para que Deus ocupe sempre o trono do lar que vocês estão
iniciando agora.

"Bênção pastoral o ministro dirá aos noivos que se ajoelhem, e orará assim:"O Senhor os abençoe e os guarde. 
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês.
 O Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz.
Instituição do casamento por Deus.
Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:

"Quando Jesus foi chamado com seus discípulos a uma festa de casamento, de boa vontade aceitou o convite, e ali deu início ao seu ministério e às suas obras de poder. É por isso que também hoje nos
reunimos aqui, como testemunhas perante Deus, das promessas que este
homem e esta mulher vão fazer um ao outro.

Dirigindo-se aos noivos, o ministro dirá:"Esta cerimônia matrimonial que está sendo celebrada agora para unir vocês com os sagrados laços religiosos, é a mais antiga cerimônia da história da humanidade.
 Foi celebrada no começo do mundo perante o próprio Criador como única testemunha, convidado e ministro, e o que aconteceu antes está acontecendo agora. 
O matrimônio nunca deixou de existir, pois sobreviveu no paraíso, e tem sido mantido pelo próprio Deus, para aliviar as dores e consolar as tristezas do nosso coração
quebrantado. Assim será a cada um de vocês, caso seus corações abriguem o desejo de embelezá-lo e suavizá-lo mediante o constante
cuidado, mesmo nas mínimas coisas, mediante a paciência e o sacrifício em favor do outro. Tudo isto colocamos diante de vocês, e convocamos aqui Deus como testemunha, lembrando-lhes sempre que a oração
constante lhes permitirá cumprir fielmente estas promessas. Segurem
agora a mão um do outro."
Votos
Dirigindo-se ao noivo, o ministro perguntará:
"__________________(nome do noivo), você aceita receber esta
mulher, cuja mão você está segurando agora, como sua legítima esposa?
O noivo responderá: "Sim, aceito.""Você promete solenemente, diante de Deus e destas testemunhas, cuidar dela, amá-la e defendê-la, e ser-lhe fiel enquanto Deus
lhe conceder vida?"
O noivo responderá: "Sim, prometo."
Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:
"____________________(nome da noiva), você aceita receber
este homem, cuja mão você está segurando agora, como seu legitimo
esposo?"
A noiva responderá: "Sim, aceito."
"Você promete solenemente, diante de Deus e destas testemunhas, unir-se a ele à fim de amá-lo e ser-lhe fiel durante toda a vida,
sob qualquer circunstância, até que a morte os separe?"
A noiva responderá: "Sim, prometo."
Entrega das alianças
Preparando-se para passar a aliança às mãos do noivo, o ministro dirá:
"Visto que agora, como esposo, você é a cabeça da esposa, a quem está dando o seu nome e a quem está recebendo para cuidar dela
e prover-lhe as necessidades, entrego-lhe esta aliança para que você a coloque no dedo desta mulher, como sinal de que a está recebendo como esposa."
O ministro esperará que o noivo coloque a aliança no dedo anular da noiva, e dirá:"Assim, pois, você cuidará da sua esposa com a força de seu vigor
e com seu amor protetor.
"Vocês usarão estas alianças como um vínculo de reverência e fé profunda, completando ambos o círculo perfeito do dever que os torna uma só pessoa."
Pronunciamento"Em nome de Jesus Cristo e diante destas testemunhas, eu os declaro marido e mulher, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Aqueles a quem Deus uniu, que nenhum homem os separe."
Oração e bênção pastoral
O ministro pedirá a Deus que abençoe o novo lar,
pronunciará a seguinte bênção pastoral:"E agora, que aquele que caminhou em íntima comunhão com o primeiro casal humano nos dias da inocência, aquele Varão de dores cujo ministério milagroso produziu grande regozijo na festa das bodas, aquele
que vivendo no coração de vocês, pode fazer do lar que vocês estão 
iniciando uma morada de amor e paz - o Pai, o Filho e o Espírito Santo -
sejam com vocês para sempre. Amém."CERIMÔNIA 4A ordem do programa é deixada a critério do ministro. Uns começam com a leitura de partes selecionadas das Sagradas Escrituras, outros com oração, e ainda outros com reminiscências oportunas de exemplos bíblicos. 
Há quem omita tudo isso no princípio e o reserve para o final. Uns oram no princípio e também no final. 
O melhor é que cada ministro determine desde o princípio a forma de cerimônia que vai empregar, de acordo com o que os noivos preferirem. Antes de realizar a cerimônia religiosa, o ministro deve verificar se os noivos já cumpriram com os requisitos da lei civil.O Pai Nosso (opcional)
Instituição do casamento.
Os noivos (o homem e a mulher) permanecerão de pé perante o ministro e as testemunhas.
Dirigindo-se à igreja, o ministro dirá:
"A Bíblia declara que o matrimônio é um estado honroso, instituído por Deus quando o homem ainda era inocente, antes que pecasse contra o seu Criador e fosse expulso do Paraíso. 
A instituição do casamento por Deus foi uma concessão sábia e benéfica para guardar a ordem social e transmitir -mediante a boa ordem familiar -, a pureza, a santidade e a
verdade, de geração em geração.
"Cristo aprovou o matrimônio quando fez seu primeiro milagre, e santificou as bodas de Cana da Galileia com sua presença. Paulo afirma que o casamento é digno de honra entre todos. Portanto, ele deve ser
realizado com reverência e no temor de Deus."
Votos
Dirigindo-se aos noivos, o ministro dirá:
"Como sinal de sua união como esposo e esposa, segurem na mão
um do outro."Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:"__________________(nome do noivo), você aceita esta mulher,
cuja mão você está segurando, como sua legítima esposa? Promete
solenemente, diante de Deus e destas testemunhas, amá-la, honrá-la e
consolá-la, mantendo-se fiel a ela, e cumprindo com todos os deveres de
um esposo para com sua esposa, enquanto Deus lhe conceder vida?"
O noivo responderá: "Sim, aceito e prometo."
Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:
"__________________(nome da noiva), você aceita este homem,
cuja mão você está segurando, como seu legítimo esposo? Promete
solenemente diante de Deus e destas testemunhas amá-lo, honrá-lo e
consolá-lo, mantendo-se fiel a ele e cumprindo com todos os deveres de
uma esposa para com seu esposo, enquanto Deus lhe conceder vida?"
A noiva responderá: "Sim, aceito e prometo."
Se o noivo vai entregar uma aliança à noiva, o ministro a
receberá antecipadamente da mão do noivo. Dirigindo-se a ele, o
ministro lhe perguntará:
"__________________(nome do noivo), você entrega esta aliança
a __________________
(nome da noiva), como penhor e prova de que a
está recebendo como sua legítima esposa, como sinal de amor puro e
sincero de que você a amara e cumprirá fielmente os votos sagrados que
você fez a ela?'
O noivo responderá: "Sim."
Dirigindo-se à noiva, o ministro perguntará:
"__________________(nome da noiva), você aceita esta aliança
da parte de__________________
(nome do noivo), a quem está
recebendo como seu legítimo esposo, como prova e penhor de amor
verdadeiro, e de que cumprirá fielmente os votos sagrados que você fez a
ele?"

A noiva responderá: "Sim."
O ministro devolverá a aliança ao noivo, solicitando que ele a
coloque no dedo da noiva, e dirá aos dois:
"Seja este o selo de sua fidelidade mútua, do amor que vocês
sentem um pelo outro, da lembrança desta sagrada celebração e dos
sacrossantos laços matrimoniais pelos quais vocês estão se unindo em
matrimônio, até que a morte os separe."
Pronunciamento"Visto que este homem e esta mulher solenemente diante de Deus
e destas testemunhas, têm empenhado sua fé e palavra um ao outro, e solenizado esse compromisso com a união das mãos, agora eu os
declaro marido e mulher em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Aqueles a quem Deus uniu, que nenhum homem os separe."Oração e bênção pastoral 
O ministro dirá aos noivos que se ajoelhem, e concluirá com a seguinte oração e bênção pastoral:"Deus eterno, Criador e Soberano do gênero humano, Doador de toda graça espiritual, Autor da vida eterna: Abençoa este homem e esta mulher. 
Ajuda-lhes dia após dia a formarem o seu lar do qual Tu serás o cabeça e o hóspede invisível. Ajuda-lhes a cumprirem e guardarem sempre os votos e promessas que fizeram neste memorável dia.
"Que Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo os abençoe, os guarde e os mantenha firmes; que o Senhor, em sua misericórdia, volte para vocês seu rosto a fim de abençoá-los rica e abundantemente, e os encha do seu santo amor, e que no mundo futuro vocês possam desfrutar da vida eterna. Amém."
Passagens bíblicas.
O ministro selecionará algumas das seguintes passagens para ler durante a cerimônia, de acordo com a ordem do programa, estabelecida antecipadamente:"Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, trouxe-os ao homem,
para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. Assim o homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo. Mas para o homem não se achava adjutora que lhe correspondesse.
 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou, então, uma de suas costelas, e fechou a carne em seu lugar. Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem. Disse o homem: 
Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada mulher, pois do homem foi tomada. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se á à sua mulher, e serão os dois uma só carne." (Gênesis 2:18-24).
"Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Quero que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com trancas, ou
com ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras...

 Quero, pois, que as mais novas se casem, tenham filhos, sejam boas donas de casa e não deem ocasião ao adversário de maldizer." (1 Timóteo 2:8-10; 5:14).
"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, pois aos devassos e adúlteros Deus os julgará." (Hebreus 13:4).
"Vós, mulheres, sede submissas a vossos próprios maridos, como
convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente." (Colossenses 3:18-19).
"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade.
Porque esta é a tua porção nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo
do sol." (Eclesiastes 9:9).
Outras passagens pertinentes Provérbios 7:6-27; 12:4; 31:10-12.14,20.23; 31:10-31
Mateus 19:3-12:22:30
Romanos 7:2-3
1 Coríntios6:16
1 Coríntios 7:29-31
1 Coríntios 11:8-9,11-12
2 Coríntios 6:14-18 Tito 2:3-5
1 Pedro 3:1-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.