Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

PORQUE HOREBE É MONTE DE DEUS?

Horebe

 Horebe é chamada de monte de Deus por antecipação.
No V.T., o Horebe e o Sinai são usados como termos equivalentes,embora o primeiro nome possa se referir à cadeia de montanhas e o Sinai existe um cume em particular.
É impossível sabermos com certeza qual dos muitos picos, o mais alto atingindo cerca de 2.461,54 mas, é o lugar onde Moisés se encontrou com Deus.
A tradição, de 1800 anos pelo menos, que localiza o sítio em Jebel Musa, "Monte de Moisés", deve ter algum tipo de fundamento, e o pico chamado Horébe certamente fica perto daquele "monte".O mosteiro de Sta. Catarina supõe-se que esteja no exato lugar da sarça ardente!
pois Deus estava lá. Anjo do Senhor. Não era simplesmente um anjo, mas a manifestação do próprio
Jeová (v. 4; cons. Gn. 16:7; 22:11; 31:11-13; 48:15, 16).7,8. Vi . . . ouvi . . . conheço . . . desci a fim de livrá-lo. Não Moisés mas Deus seria o Redentor. Leite e Mel. Uma expressão proverbial para grande fertilidade e abundância. O lugar do cananeu. Deus aguardara mais de quatrocentos anos por um sinal de arrependimento.
 Agora a iniqüidade das nações amoritas alcançara o seu ponto máximo (cons. Gn.15:16).11,12. Quem sou eu.
O Moisés confiante e impulsivo aprendera a humildade; agora tinha de aprender a ter fé. Cada uma das dificuldades de Moisés foi resolvida com palavras de afirmação de Deus. Quem sou eu não era importante, mas, sina, Eu serei contigo. Eu sou o que sou. Existe várias  traduções desta difícil frase incluem:
Eu sou quem sou; Eu serei o que serei (Moffatt; Lutero);
Eu sou Aquele que existe (Catholic Commentary);
Eu faço acontecer aquilo que vai acontecer . O nome expressa "não existência abstrata, mas manifestação ativa de existência. .. não o que Deus será em Si mesmo. . . mas o que Ele demonstrará de Si mesmo aos outros . . . Ele será para Moisés e Seu povo o que Ele será  algo indefinido, mas o que, ao descobrir-se mais completamente o todo de Sua natureza, pelas lições da história e ensinamentos dos profetas, provará ser mais do que as palavras podem expressar" Um pensamento semelhante está expresso por Keil e Delitzsch: "A pergunta pressupunha que o nome expressava a natureza e as operações de Deus e que Deus manifestaria em feitos a natureza expressa no nome... (Ele) designou-se por este nome como o Deus absoluto ...agindo com capacidade desagrilhoada e com auto-independência".Comentando o nome de Jeová em Gn. 2:4, os mesmos mestres dizem:
"Ele é o Deus pessoal em Sua manifestação histórica na qual a plenitude do Ser Divino revela-se ao mundo ... o Deus da história da salvação. Isto não se mostra na etimologia do nome, mas na expansão histórica". Deus,Êxodo então, revelou-se a Moisés não como o Deus Criador de poder Elohim, mas como o Deus pessoal da salvação, e tudo o que o "Eu sou" contém será manifesto através dos séculos vindouros, culminando naquele em
cujo "Eu sou" ilumina as palavras do N.T. Extraido de Comentário Bíblico Moody.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.