WhatsApp

Translate

Não Há Aqui Ainda Algum Profeta Do Senhor? A Polemica Frase / Serei espírito mentiroso.


Então o rei de Israel ajuntou os profetas, cem profetas de quatrocentos homens.
Estes quatrocentos não devem ser identificados com os quatrocentos profetas de Baal sob as ordens de Jezabel, os quais Elias já havia exterminado junto com Jeú. Supõe-se que estes homens eram  profetas do Senhor, isso deduzimos do desejo de Josafá de procurar o conselho deles. Mas eles eram infiéis à sua vocação e prontos para torcer sua mensagem aos caprichos e vontades do perverso rei, que todos sabiam.
Na Bíblia, Deus é frequentemente apresentado como fazendo algo que não é típico Dele.
O que está sendo apresentado neste texto é uma parábola. Acabe havia escolhido ser guiado por falsos profetas e Deus simplesmente permitiu que ele fosse guiado  para a sua própria ruína (pois Acabe escolheu isto).
Quando escolhemos algo errado e queremos fazer Deus deixa.
Portanto, esse “espírito mentiroso” representava os profetas falsos que Acabe escolheu seguir então Deus não o impediu de seguir suas tolices. É nesse sentido que a Bíblia diz que foi um “espírito mentiroso da parte do Senhor, ou pela permissão de Senhor”.
Não que Deus tenha mandado, mas que Deus permitiu que Acabe acabasse colhendo o fruto que ele havia plantado. A Bíblia diz que Deus “enviou um espírito mentiroso” para enganar Acabe. Cmo já dissemos. Não foi Deus quem enviou, simplesmente, esta é uma forma hebraica de dizer que Deus “permitiu” que o rei fosse enganado. Deve-se ressaltar também que esta é uma visão em forma de parábola e, portanto, não deve ser interpretada literalmente.
Este texto nos mostra a importância de não pecarmos contra o Senhor. Se o fizermos, certamente colheremos os frutos da desobediência, assim como Acabe (Gálatas 6:7, 8).
Eles(os profetas) disseram:
Sobe, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei, isto é Ramote de Gileade.
 Eles perceberam que esta era a mensagem que o rei mau gostaria de ouvir, mas a certeza que tinham da vitória foi demasiado fácil no entender de Josafá.
7. Disse, porém, Josafá:
Não há aqui ainda algum profeta do Senhor?
O rei de Judá suspeitava justificadamente da pronta e confiante declaração dos profetas, que havia sido manipulada.
 Por isso insistiu que se buscasse o conselho de mais profetas.
8. Há um ainda . . . porém eu o aborreço . . . Este é Micaías, filho de Inlá.
Micaías é a forma mais extensa de de se dizer  Miquéias (não deve ser confundido com o profeta do tempo de Isaías, cujo livro leva o seu
nome).
 Não há aqui ainda algum profeta do Senhor?
Josefo e os mestres rabinos supõem que Micaías seja o profeta um anônimo que condenou Acabe por libertar Ben-Hadade (20:35 e segs.). Acabe mesmo declarou que odiava Micaías porque o profeta nunca profetizava nada de bom para ele, apenas o mal, exatamente por que ele era mau.
Disse Josafá:
Não fale o rei assim.
Não há aqui ainda algum profeta do Senhor?
Assim o rei de Judá rejeitou as objeções de Acabe e insistiu que Micaías fosse chamado.
Quero vê-lo.
10. O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, vestidos de trajes reais. Antes que Micaías chegasse houve um interlúdio muito interessante. Daí outro falso profeta chamado Zedequias, filho de Quenaaná, apareceu para profetizar. Exibindo dois chifres de ferro simbólicos, ele previu que os dois reis empurrariam os sírios como se tivessem chifres, até derrotá-los completamente. Este Zedequias deve, portanto, ser colocado entre os falsos profetas.
13. O mensageiro que fora chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: ... fala o que é bom para o Rei. Em nome da diplomacia e da boa vontade, mas obviamente não em nome da verdade, o mensageiro enviado a buscar Micaías rogou-lhe que transmitisse a sua mensagem de conformidade com os outros que profetizaram; isto é, que acabasse com a sua estabelecida reputação de ser o fornecedor de más notícias e que ao menos uma vez dissesse palavras encorajadoras ao rei e seus aliados.
14. Respondeu Micaías:
Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser isso falarei.
Eis aqui um profeta acima de considerações mercenárias, profeta de verdade, que não adaptava sua mensagem de acordo com a situação. Ele transmitia a mensagem Este profeta não se comprometeria como Zedequias e os outros tão prontamente fizeram. Micaias era fiel a mensagem do SENHOR.
15. (O rei) lhe perguntou:
Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja?
O rei,obviamente, era Acabe, que estava mais ou menos encarregado da proposta expedição.
A mesma pergunta apresentada aos outros cem profetas, foi feita a Micaías:
Deviam ou não deviam prosseguir com os planos da batalha?
Sobe, e triunfarás, disse ele assim de supetão, sem pensar e meditar.
 O tom da voz de Micaías e os seus modos sem dúvida deu a imprensão de estar ironizando, é obvio que pensava exatamente no oposto do que dizia.
16. O rei lhe disse:
Não há aqui ainda algum profeta do Senhor?
Quantas vezes te conjurarei?
Percebendo claramente que Micaías falava com sarcasmo, Acabe agora suplicou-lhe, sob juramento, que falasse a verdade. Não brinque comigo rapaz,o momento da brincadeira tinha passado; era hora de se falar com sobriedade.
17. Então ele disse, com muito pesar de um profeta do Senhor:
 Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor.
Um quadro de desespero, confusão e tragédia. O pastor e líder, que era Acabe, estava para ser destruído e o povo disperso (Ez. 34:5; Zc. 13:7). O significado da profecia de Micaías era bem claro:
Desista de fazer guerra contra a Síria.
18. Não te disse eu, que ele não profetiza . . . o que é bom?
Assim, com atitude despresivel, Acabe rejeita a sóbria advertência do homem de Deus.
Sobre a visão de Micaías os versos 22:19-28.
19. Vi o Senhor assentado no seu trono.
Por um curto instante a cortina da eternidade foi levantada e Acabe teve permissão de lançar os olhos sobre a cena. Ali Jeová estava majestosamente assentado, disse Micaias, o invisível Senhor que realmente guia a história. A mensagem do destino adverso já antes predita pelo profeta Elias ia ser cumprida em breve, mas Acabe não se deu conta.
 Ambos os Testamentos ensinam que os espíritos tanto bons como maus estão sob a autoridade de Deus.
22. A polemica frase;
Serei espírito mentiroso.
O método pelo qual Acabe seria enganado era através de um espírito mentiroso que se apossaria dos profetas. Acabe daria ouvidos aos conselhos deles, não atendendo ao profeta Micaías, para que o propósito divino se cumprisse.Aprendemos aqui que deus da credito aos seua ministros.
23. Obviamente o uso do espírito mau deve ser considerado como feito pela vontade permissiva de Deus e não por sua vontade direta. Devemos nos lembrar que Acabe já tivera muitas oportunidades de conhecer a verdade através de Elias, mas obstinadamente lhe resistira.
24. Zedequias ... chegou, deu uma bofetada em Micaías.
Zedequias, o falso profeta, esbofeteou Micaías. lhe deu um soco no rosto.
 Zedequias, o falso profeta, esbofeteou Micaías, um ato grandemente insultuoso na opinião de todos os orientais.
25. Eis que o verás naquele mesmo dia.
Em resposta ao insulto de Zedequias e insinuação de que Micaías era culpado de tentar despertar o temor onde não existia motivo para isso, o profeta de Deus rapidamente replicou que haveria de chegar logo o dia em que Zedequias e todos os falsos profetas se esconderiam aterrorizados em um lugar secreto. Isto
aconteceria quando Israel fosse derrotado e Acabe estivesse morto.
Então Zedequias e todos os outros saberiam da verdade que deus lhe falou.
26. Então disse o rei de Israel :
Tomai a Micaías, e devolvei-o. Micaías, o verdadeiro profeta, foi preso então por falar a verdade. Apenas podemos imaginar que alguém tenha se lembrado de libertá-lo quando o rei não voltou da batalha.
 O Conselho do Senhor Desprezado capitulo 22:29 a 33.
29. Subiram o rei de Israel e Judá . . . a Ramote de Gileade.
Apesar do conselho do profeta de Deus, os dois reis preferiram seguir suas próprias inclinações, e os profetas de mentira.
30. Disse o rei de Israel . . . Eu me disfarçarei.
Apesar de sua aparente ousadia, Acabe secretamente temia que Micaías estivesse falando realmente a verdade. Por isso ele sugeriu que Josafá vestisse suas roupas reais (talvez um uniforme especial), mas que ele mesmo se vestiria como soldado comum. O bom Josafá não percebeu que estava sendo envolvido em um logro um logro que quase por pouco lhe custara a vida.
31. Ora o rei da Síria dera ordem.
Acabe não sabia que ele era alvo pessoal de Ben-Hadade e seus homens. O rei da Síria, ao que parece, não se importar que outros escapassem com vida, contanto que o rei de Israel fosse morto.
À vista do fato de Acabe ter recentemente poupado a vida de Ben-Hadade, isto não passava de grande ingratidão.
Não há aqui ainda algum profeta do Senhor?
Talvez Ben-Hadade justificasse sua conduta com base no fato de Acabe estar violando um tratado de paz, pois Acabe tinha recomeçado a guerra.
32. Vendo os capitães dos carros a Josafá.
Quando os arqueiros perceberam as vestes reais, naturalmente concluíram que a pessoa dentro delas era o Rei Acabe, seu alvo. Porém Josafá gritou. Talvez
pronunciasse uma rápida mas sincera oração de libertação.
33. De qualquer forma, os sírios perceberam que ele não era o homem que procuravam e se afastaram.
A Morte de Acabe. 22:34-40.
 Então um homem entesou o arco e, atirando ao acaso.
No hebraico, a expressão atirando ao acaso significa em sua simplicidade, isto é, sem alvo específico.
A probabilidade matemática de que a flecha atingisse o alvo certo era extremamente pequena. Contudo dirigida pelo juízo do Senhor, ela o acertou um alvo.
35,36. Embora ferido mortalmente, Acabe não morreu imediatamente; resistiu à morte, sofrendo, enquanto a batalha prosseguia furiosa.
37. Morto o rei Acabe levaram-no a Samaria, onde o sepultaram.
Jezabel seria comida pelos cães, mas Acabe, por causa de seu arrependimento temporário, teve um sepultamento honroso. Para um judeu, o pior dos castigos era não receber sepultamento.
38. Quando lavaram o carro (quando lavaram sua armadura, AV).
Esta cláusula apresenta um problema de texto, uma vez que a forma consonantal hebraica dá lugar à tradução: E as prostitutas se lavavam ali. Naturalmente depois de servir aos clientes.
Embora possa se argumentar que a melhor tradução é a primeira, vamos nos lembrar que na lei mosaica cachorros e prostitutas eram colocados na mesma categoria. Os cães vieram lamber o sangue de Acabe. E as prostitutas vinham se lavar. 
É bem provável que houvesse uma maldição dupla para mostrar o extremo desprazer de Deus contra um homem que assim desprezou a Sua palavra e seguiu seus próprios caminhos.
A casa de marfim que Acabe construiu.
Através de investigações arqueológicas, o palácio de marfim de Acabe veio à luz em Samaria. Os restos desta estrutura revelam que as paredes eram revestidas com mármore branco, dando a impressão de marfim. Além disso, são numerosas as placas, painéis e peças de mobiliário enfeitadas com marfim.
Não há aqui ainda algum profeta do Senhor?
Assim, num duplo sentido o palácio de Acabe pode ser chamado de "casa de marfim".
Verso 40; Assim descansou Acabe com seus pais; e Acazias . . . reinou.
Acazias substituiu seu pai no trono de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.

Israel Na Grande Tribulação / O Holocausto Foi Mentira?

Israel sempre foi um povo sofrido, desde os tempos de Abraão, Isaque, e Jacó. Sua sobrevivência sempre esteve ameaçada por muitos povos vizi...