AMOR DIVINO E HUMANO E O AMOR DE DEUS

AMOR DIVINO E HUMANO O AMOR DE DEUS I João 4:8-16 . DEUS NOS AMA. O HOMEM PODE SER SALVO.


AMOR DIVINO E HUMANO O AMOR DE DEUS I João 4:8-16 
O amor de Deus não impede que Sua justiça se faça sentir sobre o humano, por causa da Sua santidade, Ele exige a punição do pecador.
⁸ Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. ⁹ Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. ¹⁰ Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. ¹¹ Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. ¹² Ninguém jamais viu a Deus; se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. ¹³ Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito, ¹⁴ e vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. ¹⁵ Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus. ¹⁶ E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor e quem está em amor está em Deus, e Deus, nele, 1 João 4:8-12.
Então Deus nos ama, e provou seu amor para conosco enviando seu filho para nos resgatar da maldição do pecado,
¹¹ E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. ¹² ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá. ¹³ Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; ¹⁴ para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito, Gálatas 3:11-14.
O pecado de Adão com o qual todos os humanos estão contaminados, precisa ser eliminado por Cristo pois é uma maldição. Em Adão todos os estarão perdidos, mas em Cristo, o segundo Adão todos serão salvos. A vida do homem na condição de Adão é a vida normal de um humano que que não está preocupado em ser salvo.
²⁰ Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. ²¹ Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. ²² Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo,1 Coríntios 15:20-22.
Existem vários tipos de ressurreição dos mortos. O humano natural no estado Adâmico está morto em seus pecados, dependo do conhecimento de Deus para ressuscitar.
¹ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, ² em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo,(Vida Adâmica sem se preocupar com a salvação e vida eterna) segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; ³ entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.⁴ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, ⁵ estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), ⁶ e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; ⁷ para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus, Efésios 2:1-7. 
Então quem chega a esse conhecimento experimenta essa ressureição ainda vivo.
I – O amor sob o ponto de vista de Deus. 
⁶ Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.⁷ Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. ⁸ Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores, Romanos 5:6-8.
1. O amor é de natureza divina. - I João 4:8. 
⁸ Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amo, 1 João 4:8.
Existem pessoas que odeia tudo e todos, essa precisa se aproximar de Deus.
a) Deus é fonte perene de amor. 
²⁰ Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? ²¹ E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão, 1 João 4:20,21.
b) O homem por si no seu estado natural não pode compreender esse insondável amor
¹² Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. ¹³ as quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. ¹⁴ Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
¹⁵Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido, 1 Coríntios 2:12-15.
 c) É um amor eterno. - Jer. 31:3. 
³Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí, Jeremias 31:3.
2. O amor de Deus se manifesta nas Suas relações com a obra da criação. 
¹ Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. ² um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. ³ sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes ⁴ em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, ⁵ que é qual noivo que sai do seu tálamo e se alegra como um herói a correr o seu caminho, Salmos 19:1-5.
a) Os sistemas cósmicos – sóis, luas, estrelas. 
⁵ chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. ⁶ um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra. ⁷ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. ⁸ E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. ⁹ E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. ¹⁰ E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. ¹¹ O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há muito ouro.  Gênesis 2:5-9
¹⁶ E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas, Gênesis 1:16.
b) As inteligências criadas – serafins, anjos. 
¹ Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. ² Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. ³ Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
⁴ Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. ⁵ Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados., Salmos 148:1-5
c) No reino botânico.
⁹ E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal, Gênesis 2:9
d) No reino animal. 
²⁵ E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom,Gênesis 1:25
e) Principalmente no homem – coroa da criação. 
²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. ²⁷ E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou, Gênesis 1:26,27
f) O amor de Deus está sobre toda a criação. - Salmo 145:9.
¹⁰ As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; ¹¹ Reis da terra e Salmos 148:9-11.
 O amor de Deus se manifesta nos atos que se relacionam com o homem. 
a) A irradiação desse amor. - João 3:16. 
¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16.
b) É um amor reflexivo.
⁸ Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente, Hebreus 13:8.
(1) O Seu constante desvelo por nós. - Mat. 6:25-34. 
²⁵ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
²⁶ Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
²⁷ E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
²⁸ E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
²⁹ E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
³⁰ Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
³¹ Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
³² Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
³³ Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
³⁴ Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal, Mateus 6:25-34.
(2) Sua graça é consoladora. - Rom. 8:28,29; II Cor. 12:9.
²⁸ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
²⁹ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos, Romanos 8:28,29.
⁹ E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo,2 Coríntios 12:9.
(3) Sua presença eterna conosco. - João 14:18. 
¹⁸ Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós, João 14:18.
(4) O dom e a presença do Espírito Santo. – Luc. 11:13; João 14:16,17. 
¹³ Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13.
¹⁶ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
¹⁷ O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós, João 14:16,17.
O AMOR DE DEUS SOB O PONTO DE VISTA DO PECADOR 
Devíamos perguntar como Davi: Salmo 8:4. Ainda que não possamos compreender o mistério desse amor, podemos orar como o apóstolo Paulo: Efésios. 3:17-19. 
¹⁷ Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
¹⁸ Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
¹⁹ E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus, Efésios 3:17-19
I – Algumas coisas nos humanos, é causa do amor divino.
l. O humano, apesar de decaído, traz em si, apagada embora, a imagem de Deus: inteligência, emoção, vontade.
a) De todas as criaturas terrestres, somente o homem foi criado à semelhança de Deus. - Gên. 1:26. 
²⁶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra, Gênesis 1:26.
b) O humano apesar de caído, tem um parentesco com Deus. - Gên. 9:6; Atos 17:26-29. 
⁶ Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem, Gênesis 9:6, Gênesis 1:8,9.
 c) Nem todos são filhos de Deus. - João 8:42-44. 
d) Por natureza os humanos são filhos da ira e não de Deus. - Efésios. 2:3. 
³ Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também, Efésios 2:3.
e) Somente os que renascem (João 3:5) e recebem a Cristo é que são filhos de Deus. - João 1:1.2. 2. O homem, por estar perdido, necessita do auxílio de Deus.
⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus, João 3:5.
⁶ que é nascido do Espírito é espírito. ⁷ não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. ⁸ O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. ⁹ Nicodemos respondeu, e disse-lhe, João 3:6-9
a) As três parábolas sobre a moeda, a ovelha e o filho pródigo revelam-nos a ternura de Deus para com o homem perdido. – Luc. 15.
 b) Deus não lhe nega esse socorro. - Rom. 5:6-9. 
⁶ Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
⁷ porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
⁸ Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
⁹ logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.  Romanos 5:6-9.
3. O homem, embora corrompido, é capaz de ser preparado para o céu. 
¹⁵ porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e Eu os cure, Mateus 13:15
a) Deus opera no homem porque sabe-o capaz de atingir as coisas celestiais, e por isso mandou-lhe um Salvador perfeito para o levar à glória celeste. - Heb. 2:10. 
¹⁰ Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles, Hebreus 2:10.
b) É maravilhoso esse amor. - I João 3:1,2. 
¹ O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
² (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
³ O que vimos e. 1 João 1:1-3.

Comentários