Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

QUEM FOI MANASSES MANASSES ?

Quem foi Habacuque da Bíblia
Muito pouco sabemos sobre a era de Habacuque.
Breve Pano de Fundo da Época de Habacuque, seu nome significa (abraço).
Ele luta com a seguinte questão na sua mensagem; 
Deus estava permitindo que as Nações vizinhas ficassem impune enquanto punia seu povo.
Habacuque vivendo na época de Sofonias e Jeremias, que também viveram sobre o reino de Josias piedoso e bondoso Rei.
Eles choraram ao ver o fogo do avivamento se ir com sua morte.
Suas profecias eram direcionada a Judá durante tempo em que o povo se apostatava da fé. Eles profetizaram sobre uma futura invasão dos Caldeus. Apesar da perversidade de Judá eles parecem perplexos do que Deus está fazendo.
Porquê Judá não se arrependia?
Porquê Deus estava querendo mandar um povo ainda mais perverso contra eles, que ainda tinha gente fiel? A respeito disso o profeta tem um diálogo com Deus.
Sabiam se que os caldeus também enfrentariam a ira Divina isso fica óbvio nos cinco (ais) encontrados em sua mensagem.  Antes de oitenta anos a poderosa Babilônia cairia sobre seu juízo. Habacuque com louvor expressa sua fé.
Nesse livro tem quatro profecias distintas que foram cumpridas no século IV Ac, quando Babilônia foi derrotada e  Fundida no Império Medo Persa.
Mesmo não sendo diretamente profético a justificação pela fé e claramente introduzida em 2.4. e ver Rm 1.17, Gl 3.11, e Hb 10.38.
  Sobre o reinado perverso de Manassés (O Rei sob a qual Habacuque provavelmente nasceu) e do seu filho Amon: um olhar sobre o terrível mau comportamento desse Rei. 
Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá. E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel.
Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu. E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome. Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do Senhor.
E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
Também pôs uma imagem de escultura, do bosque que tinha feito, na casa de que o Senhor dissera a Davi e a Salomão, seu filho: 
Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre; E não mais farei mover o pé de Israel desta terra que tenho dado a seus pais; contanto que somente tenham cuidado de fazer conforme tudo o que lhes tenho ordenado, e conforme toda a lei que Moisés, meu servo, lhes ordenou. Porém não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações, que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. Então o Senhor falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo:
Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e até também a Judá fez pecar com os seus ídolos;
Por isso, assim diz o Senhor Deus de Israel: 
Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos. E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei a Jerusalém, como quem limpa o prato, limpa-o e vira-o para baixo. E desampararei os restantes da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e servirão de presa e despojo para todos os seus inimigos;
Porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje. 
Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.
Quanto ao mais dos feitos de Manassés, e a tudo quanto fez, e ao seu pecado, que praticou, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
E Manassés dormiu com seus pais, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá;
 e Amom, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Crônicas 33:21-35:15.
Era Amom da idade de vinte e dois anos quando começou a reinar e dois anos reinou em Jerusalém.
 E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como havia feito Manassés, seu pai, porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai, tinha feito e as serviu. 
Mas não se humilhou perante o Senhor, como Manassés, seu pai, se humilhara; antes, multiplicou Amom os seus delitos. 
 E conspiraram contra ele os seus servos e o mataram em sua casa. 
Porém o povo da terra feriu todos quantos conspiraram contra o rei Amom.
E o povo da terra fez rei em seu lugar a Josias, seu filho.
Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles. Assim deixou ao Senhor Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor. 
 As preocupações principais do crente;
O piedoso reinado de Josias 2 Reis 2.22 a seguir; 
Sua renovação espiritual e reforma: 
A necessidade de conversão, e confiar o único Deus vivo e verdadeiro, 2 Reis.23:1-27 ; ver 2 Cr. 24:29-36:
 Os reis que foram controlados pelo Egito ou Babilônia, no período em que Habacuque viveu e provavelmente Pregou: 
Um olhar sobre  falhas críticas que monarcas cometeram.
Jeoacaz 2 Reis 13 a seguir.
 Joaquim 2 Crônicas 36.25, a seguir.
 Zedequias, 2 Reis 24:18, a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.