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O QUE É O ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃO?


ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃO - [Do hb. shiqqüç shômêm] Profanação das p ro fan açõ es que há de ser introduzida no Santo Templo em Jerusalém durante a Septuagésima Semana de Daniel. Literalmente, a expressão hebraica usada para descrever semelhante afronta pode ser traduzida como a “abominação que causa horror” . A Septuaginta optou pela forma grega to bdelygma tes eremoseos que carrega 0 seguinte significado: “a abominação que causa desolação” . Tal expressão seria adotada pelo evangelista quando do relato do Sermão Profético do Senhor: “Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda)” (Mt 24.15). Em Daniel, a locução profética aparece em três ocasiões (Dn 9.27; 11.31 e 12.1). Foi a nomenclatura mais forte que 0 profeta encontrou a fim de retratar a afronta que o Anticristo fará a Deus durante a Septuagésima Semana. Não pode haver sacrilégio maior nem maior pecado. Será a abominação que desola! É a afronta das afrontas! E a blasfêmia das blasfêmias! E o pecado dos pecados! E a iniqüidade cristalizada em sua acepção máxima. Será a maior ofensa de Satanás contra o Criador e Senhor de todas as coisas. Aquilo que intentou nos céus e não o conseguiu, logrará obter na terra após o arrebatamento da Igreja. Através de seu preposto. introduzir-se-á no Templo de Deus, como se fora o próprio Deus, reivindicando a adoração que só cabe a Deus (2 Ts 2.5-12). Alguns estudiosos acham que tal vaticí- nio cumpriu-se em 167 a.C., quando Antíoco Epífanes violou o Santo Tempio, erigindo um altar pagão na Casa do Senhor. Os oráculos do Novo Testamento, porém, deixam bem claro: esta profecia ainda está por se cumprir. Hajavista que. no Sermão Profético, o Senhor Jesus fez alusão a essa passagem de Daniel como estando no futuro (Mt 24.32). Concluindo: o abominável da desola- ção será a introdução do Anticristo no Santo Templo em Jerusalém (que por essa época já estará reconstruído) como se fora o Cristo de Deus

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