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O QUE É O ECUMENISMO ?


ORIGEM ECUMÊNICA
Especialmente do lado protestante, a teologia da libertação possui raízes no Conselho Mundial de Igrejas (CMI), instituído em 1948, em Amsterdã, e que hoje representa cerca de 400 milhões de membros de aproximadamente 300 grupos religiosos de todas as partes do mundo.
 Desde o seu início, o CMI se preocupou mais com o conceito pluralista da união da igreja e com problemas de ordem social do que com o que a Bíblia tem a dizer sobre união ou unidade cristã. Movido por essa preocupação com a justiça social, o CMI, sob o disfarce de direitos humanos, ainda na década de 1950 começou a se identificar com os movimentos de libertação em todo o mundo.
 No continente sul-americano esses encontros foram promovidos pela Igreja e Sociedade na América Latina, ISAL, sob a liderança dos teólogos pró-marxistas Richard Shaull e Emílio Castro.Em l966, o CMI patrocinou um Congresso de Igreja e Sociedade em Genebra, na Suíça, ocasião em que Richard Shaull justificou o uso da violência como “último recurso para destruir os assim chamados sistemas capitalistas ‘opressivos’.”
O nome que nesse tempo se dava à teologia ecumênica era teologia da revolução, mais tarde transformada em teologia da libertação. Um pouco antes, em 1961, na Terceira Assembléia Geral do CMI realizada em Nova Délhi, na Índia quando a Igreja Ortodoxa foi oficialmente recebida como membro da entidade — a ênfase dessa organização ecumênica, até então posta no “texto”, transferiu-se para o “contexto religioso”, de onde originou a contextualização do cristianismo com as outras religiões
.A partir 4 de 1967, nova alteração ocorreria na ênfase teológica do CMI, que passou do “contexto religioso” para o “contexto sócio-político” nas assembléias gerais realizadas em 1968 (Uppsala), 1973 (Bangcoc), 1975 (Nairóbi), 1980 (Melbourne) e 1983 (Vancouver).
O tema desse último Congresso, Jesus Cristo — a Vida do Mundo, muito sugestivo, foi cuidadosamente escolhido com o propósito de favorecer a apresentação de um predeterminado programa de temas sociológicos, políticos, científicos, ecológicos, antimilitares e marxistas — tudo que diga respeito “ao mundo presente, secular e terrestre, com as suas perspectivas puramente horizontais”
 É interessante, também, notar que as mesmas igrejas protestantes, que criaram o Conselho Mundial de Igrejas através das suas cúpulas internacionais, criaram também, na década de 1980, o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), este último no Brasil.
Na abertura do CLAI, em Huampani, Peru, foi um dos principais conferencistas o bispo José Miguez Bonino, presidente do Seminário Metodista de Buenos Aires e um dos seis presidentes do CMI.Tendo como ponto de partida essas raízes marxista.http://www.luiz98738blogspot.com.br/2017/04/o-conselho-mundial-de-igrejas.html

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