WhatsApp

Translate

QUEM ERAM OS PROFETAS?

Quem eram os profetas?https://youtu.be/BkHXgpi9bJY

PROFETAS Dt 18.18
Os profetas canônicos, cujos livros constituem mais de uma quarta parte do Antigo Testamento, foram chamados por Deus para serem canais de revelação.
Eram homens de Deus que estavam em seu conselho (Jr 23.22), conheciam a mente de
Deus e foram capacitados para declará-la.
 Deus, o Espírito Santo, falava neles e através deles (2Pe 1.19-21; Is 61.1; Mq 3.8;
At 28.25-27; 1Pe1.10-12).
Eles sabiam que Deus procedia desse modo; por isso, eles ousavam começar suas proclamações
dizendo: ''.l\ssim diz o Senhor", atribuindo ao próprio Javé aquilo que diziam.
A profecia envolvia predição, porém geralmente isso ocorria num contexto de advertências e admoestações de Deus ao povo da sua aliança (proclamação).
Os profetas aguardavam a vinda do Rei messiânico e seu Reino, depois dos julgamentos
de expiação; porém sua principal preocupação era a de exortar para o arrependimento, na esperança de que julgamentos iminentes pudessem ser evitados.
Os profetas eram antes de tudo reformadores que aplicavam a lei de Deus e chamavam o '
povo de Deus de volta à fidelidade à aliança, da qual se havia afastado.
Junto com sua pregação dirigida à nação, oravam também por ela - falavam a Deus a respeito dos homens tão seriamente quanto falavam aos homens a respeito de Deus.
Eles cumpriam um ministério todo especial de intercessão (Êx 32.30-32;1Sm 7.5-9; 12.19-23; 2Rs 19.4; cf. Jr 7.16; 11.14; 14.11).
Os falsos profetas foram uma perdição para Israel,como são hoje no seio do cristianismo.
Profissionalmente ligados ao culto organizado de Israel, eles diziam aquilo que o povo queria ouvir e falavam com base nos próprios sonhos e opiniões, ao invés de ministrarem a Palavra de Deus
( 1 Rs 22.1-28; Jr 23.9-40; Ez 13).
No Novo Testamento, um livro (o Apocalipse) se anuncia como profecia verdadeira e fidedigna recebida diretamente de 1 Deus (de Deus, o Pai, através de Jesus Cristo, Ap 1.1-3; 22.12-20). O ministério dos apóstolos trouxe instruções diretamente de Deus ao seu povo, exatamente como fizera o ministério profético do Antigo Testamento, ainda que a forma de apresentação fosse diferente.
 Os profetas do período do Novo Testamento foram ligados aos apóstolos no alicerce da Igreja (Ef 2.20;3.5) como expositores do cumprimento das profecias do Antigo Testamento em Cristo (Rm 16.25-27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.

Israel Na Grande Tribulação / O Holocausto Foi Mentira?

Israel sempre foi um povo sofrido, desde os tempos de Abraão, Isaque, e Jacó. Sua sobrevivência sempre esteve ameaçada por muitos povos vizi...