Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

A marcha de Alexandre contra Jerusalém .



 A marcha de Alexandre contra Jerusalém .

Na história de Israel o nome Alexandre deve ser ligado imediatamente com um personagem normalmente conhecido como Alexandre Magno (356 – 323 antes de Cristo), rei da Macedônia, grande conquistador grego, que construiu, em 13 anos, o maior império até então existido: 
dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito e o atual Afeganistão.
 Foi um grande propagador do helenismo e isso influenciou muito o mundo bíblico, sobretudo na época dos Macabeus, quando houve uma grande tensão entre a cultura helenística e a observância judaica da religião. 
Os Macabeus viam na cultura helenística uma ameaça à religião.
Após a conquista de Tiro Alexandre marcha contra Jerusalém. 
Porém Deus providenciara o escape para o povo de Israel. 
Segundo relata, Flávio Josefo, Deus se revela ao Grão-Sacrificador, uma espécie de Sumo Sacerdote, dizendo-o que não temesse quando Alexandre se dirigisse contra Jerusalém, pois Ele estaria com o seu povo. 
Deus instrui que todas as portas de Jerusalém fossem abertas, na porta principal deveria ser feito um corredor com os sacerdotes trajados de vestes próprias para o sacrifício, neste corredor deveriam ser lançados ao centro pétalas de rosa e o Grão-Sacrificador deveria estar com todos os paramentos como se fosse oferecer o sacrifício no Templo no fim deste corredor. 
Quando Alexandre observa aquele quadro à medida que se aproxima se surpreende com tudo aquilo e juntamente com os seus generais aproxima-se do Grão-Sacrificador e inesperadamente se ajoelha diante dele, do sacerdote. 
Os seus generais não entendem a reação dele e o questiona quanto àquela atitude de se curvar diante daquele homem. 
Ele então explica que quando ele estava a transpor o estreito de Helesponto,(  Helesponto, é um estreito no noroeste da Turquia ligando o mar Egeu ao mar de Mármara. 
Assim como o estreito de Bósforo, ele separa a Europa da Ásia). 
Deus, tinha revelado para dele com aqueles mesmos trajes exatamente como aquela cena e disse a  a ele que não temesse os exércitos persas, pois estes, Ele (Deus) os tinha dado em suas mãos. Alexandre então dá ampla liberdade ao povo de Israel de cultuarem ao seu Deus e regerem suas cidades sem nem um tipo de julgo por sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.