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O QUE SÃO VESTIMENTAS DO ESPIRITO?

Revestido do Espírito

Vestimentas do Espírito.
Gideão, em contraste com Débora, precisou ser encorajado repetidas vezes. Pertencia
a  uma  família  de  pouca  importância  na  tribo  de  Manasses.  (A  tribo  de  Efraim,  embora
descendesse  do  filho  mais  novo  de  José,  assumiu  a  liderança  e  fez  com  que  a  tribo  de
Manasses se sentisse marginalizada e esquecida). Deus encorajou Gideão por meio de uma
prova com um velo de lã e do sonho de um midianita, a fim de que ele assumisse a liderança
e cresse que receberia a vitória. Obedeceu, inclusive, ao anjo que lhe  apareceu e destruiu a
idolatria na casa de seu pai. Esse ato de fé e de obediência não demorou a ser seguido por uma experiência muito
rara com o Espírito Santo. Lemos: "O Espírito do Senhor revestiu a Gideão" (Jz 6.34). Nesta
passagem, a palavra hebraica  é bem diferente daquela que é traduzida por "veio sobre" em
Juízes 3.10. "Revestiu a Gideão" significa "vestiu-se de Gideão".
Muitos  estudiosos  bíblicos  não  alcançam  o  significado  total  desse  fato.  A
interpretação mais comum de  Juízes  6.34 é que o Espírito Santo revestiu Gideão. Keil não
chega à altura, quando diz que o Espírito Santo "desceu sobre ele, e colocou-se ao seu redor
como se fosse uma armadura, ou um equipamento forte, para Gideão tor nar-se invencível e
invulnerável  no  seu  poder".
7Semelhantemente,  A.B.  Davidson  diz  que  subentende  "o envolver completo de todas as faculdades humanas na dimensão divina".
8 Knight, embora
ofereça a tradução correta do texto hebraico, interpreta-o no sentido de que Gideão "vestiuse do Espírito do Deus  vivo!  A ação poderosa que então realizou ao livrar  Israel não era apenas sua própria ação; era também a ação salvífica de Deus".
9 O Targum judaico explica simplesmente que o Espírito da força do Senhor veio sobre
Gideão.
Alguns escritores modernos tratam do assunto como apenas mais uma manifestação repentina ou violenta do Espírito Santo,
ao passo que outros (tais como Bertheau, Fuerst
e Ewald) oferecem uma interpretação semelhante à de Keil.
Uns poucos reconhecem, no entanto, que o hebraico somente pode significar que o
Espírito  Santo  encheu  Gideão.  Ele  não  se  revestiu  do  Espírito  Santo,  o  Espírito  Santo
revestiu-se de Gideão.
Para Gideão estar vestido do Espírito Santo, é mais provável que foi usada outra forma do verbo hebraico. Gideão era apenas a roupa, "o manto exterior do
Espírito Santo que governa, fala e testifica nele".

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