Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

O QUE É GNOSTICISMO ?DOUTRINAS /ENSINOS / BIÍBLIA

O QUE É GNOSTICISMO ?

O gnosticismo é um movimento filosófico-religioso muito complexo, cuja maior disseminação ocorreu em II e III século da era cristã.
O termo gnosticismo deriva da palavra grega gnósis (γνῶσις), «conhecimento». um definição bastante parcial do movimento baseado na etimologia da palavra pode ser:
"doutrina da salvação através do conhecimento.
"Enquanto o judaísmo sustenta que a alma alcança a salvação através da observância da 613 mitzvot e Evangelicos e catolicismo sustenta que a alma alcança a salvação da condenação eterna pela graça
pela fé (Efésios 2.8 [1]) [2]; para o gnosticismo, em vez disso, a salvação da alma depende de uma forma de conhecimento superior e esclarecido (gnose) do homem, do mundo e do universo, fruto da experiência pessoal e de um caminho de busca da verdade.
 Os gnósticos eram "pessoas que sabiam", e seu conhecimento os constituía em um classe de seres superiores, cujo status presente e futuro era substancialmente diferente daquele daqueles que, por
qualquer motivo, eles não sabiam.
Uma definição mais completa do gnosticismo poderia ser:
"nome coletivo que indica um grande número de seitas panteísta - idealista fortemente diferente entre eles que surgiu pouco antes da era cristã ao século V e que,emprestando a fraseologia e alguns dos dogmas das principais religiões contemporâneas, especialmente do Cristianismo, eles alegaram que a matéria era uma deterioração do espírito e todo o universo uma depravação da Divindade, e ensinou que o objetivo final de cada ser era a superação da baixeza da matéria e da retornar ao espírito pai; este retorno, eles alegaram, tinha sido facilitado pelo aparecimento de alguns salvadores enviados
de Deus ".
Por mais insatisfatória que esta definição possa parecer, a escuridão, a multiplicidade e a confusão dos sistemas.
Os gnósticos dificultam a formulação de outro.
Um traço comum para muitas correntes gnósticas é a distinção que eles trabalharam entre o verdadeiro Deus incognoscível (Primeiro Aeon) e do perverso deus menor Yahweh (também conhecido como Yaldabaoth, Samael e Demiurge), dos quais os gnósticos portanto desprezavam as leis e o universo material criado por ele para aprisionar as almas dos homens.
Origens e história
As origens do gnosticismo têm sido objeto de controvérsia e ainda são interessantes tópico de pesquisa.
 Quanto mais essas origens são estudadas, mais parece que suas raízes afundam nos tempos pré-cristãos. Enquanto anteriormente o gnosticismo era considerado acima de tudo uma das heresias do cristianismo, agora parece,inequivocamente, que os primeiros traços de sistemas gnósticos já podem ser encontrados alguns séculos antes da era Christian.
No quinto congresso de orientalistas (Berlim, 1882), Kessler apontou a conexão entre gnosis e Religião babilônica, não a religião original da Babilônia, mas a religião sincrética que se desenvolveu após a conquista da região por Ciro, o Grande. Sete anos depois, F.W. Brandt publicou o seu "Mandäische Religião "em que ele descreveu a religião mandíbula, em que o autor demonstrou que esta religião existiu independentemente, e antes de Cristianismo.
Em vez disso, muitos estudiosos têm procurado a fonte das teorias gnósticas no mundo helenístico e, especialmente, na cidade de Alexandria do Egito.
Em 1880, Joel tentou provar que a origem de todas as teorias gnósticas residia em Platão.
Embora a tese sobre Platão possa ser considerada como uma força, a influência grega no nascimento e na desenvolvimento do gnosticismo não pode ser negado.
De qualquer forma, esse pensamento Alessandrino teve algum influência pelo menos no desenvolvimento do gnosticismo cristão é mostrada pelo fato de que a maioria dos
A literatura gnóstica que possuímos vem de fontes egípcias (Copte).
Embora as origens do gnosticismo ainda estejam envoltas em trevas, muita luz tem sido feita sobre a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.