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CARTA DE ELIAS A JEORÃO

Carta de Elias ao Rei Jeorão

Como poderia Jeorão, rei de Judá, ter recebido uma carta de Elias, tanto tempo depois de o profeta ter sido arrebatado (2 Cr 21.12-15)?
É óbvio que isso não poderia ter acontecido:
 Elias não podia escrever cartas após seu arrebatamento.
Mas essa pergunta pressupõe algo que nunca aconteceu, a saber, a trasladação de Elias antes do reinado de Jeorão, filho de Josafá.
O leitor é convidado a consultar W. Crockett, A harmony of Samuel, Kings, and Chronicles, p. 247, onde verá que "o arrebatamento de Elias" é registrado no reinado de Jorão, filho de Acabe.
 Portanto, teria sido perfeitamente possível que Elias escrevesse uma carta de advertência e repreensão em 847 a.C, visto que o reinado de Jeorão de Judá (848-841) em grande parte se sobrepôs ao de Jorão de Israel (852-841) explicado.
É certo que Elias ainda estivesse em plena atividade no reinado do rei que precedeu imediatamente Jorão, a saber, Acazias de Israel (853-852), que também era filho de Acabe.
Sabemos disso por causa do encontro que Elias teve com dois pelotões de soldados enviados com o objetivo de prendê-lo, os quais foram destruídos pelo fogo que desceu do céu, em resposta à oração do próprio Elias (2 Rs 1.3-16).
 É bem provável que esse homem de Deus houvesse vivido mais quatro ou cinco anos, até que o caráter e os costumes do indigno filho de Josafá se tornassem aparentes. (Relata
2 Cr 21.4 relata como Jeorão sentenciou à morte todos os seus irmãos tão logo se tornou rei.
 É possível que sua esposa, Atalia, filha de Jezabel, o tenha incitado a promover a matança de seus irmãos.
Ela própria tentaria, mais tarde, matar todos os sobreviventes da casa de Acabe, depois que seu filho Acazias foi morto por Jeú em 841 a.C.).
É verdade que o relato do arrebatamento de Elias ao céu está em 2 Reis 2.1 -11, e não há referência ao reinado de Jeorão de Judá senão em 2 Reis 8.16.
 Mas devemos lembrar-nos de que o narrador de 1 e 2 Reis escreve sobre as carreiras dos reis e as dos principais profetas, Elias e Eliseu, alternando-as.
 Num momento, ele desenvolve certo tema e descreve uma façanha de Elias, sem abandonar a história enquanto não a termina.
 Foi o que aconteceu ao narrar o episódio da partida de Elias para o céu.
Esse fato está intimamente relacionado à dotação de Eliseu com os poderes de seu amado
mestre.
 Primeiro, Elias o chamara para o discipulado, no reinado de Acabe, depois de haver atirado sobre ele, simbolicamente, seu manto ou capa (1 Rs 19.19-21), não muito tempo
depois do desafio no monte Carmelo.
Quando se aproximou o final da carreira terrena de Elias, no reinado de Jorão, filho de Acabe, o tema mais importante, do ponto de vista do autor de Reis, ficam sendo a sucessão profética de Elias. Portanto, com muita lógica, ele cuidou disso em primeiro lugar (o derramamento da porção dobrada do espírito de Elias sobre Eliseu, no momento em que se separam).
Não seria apropriado que o autor, antes disso, voltasse a escrever sobre os acontecimentos nacionais de Israel e Judá, narrados no capítulo .
 (O escritor usa o mesmo procedimento em 2 Rs 19.37, em que trata do assassínato de Senaqueribe, ocorrido em 681 a.C, antes da doença de Ezequias, ocorrida em 714.)
No que concerne à narrativa de 2 Crônicas, não nos é informado se a partida de Elias, ocorreu antes ou depois da ascensão de Jeorão, filho de Josafá, ao trono real, mas não existe nenhum aparente anacronismo a ser resolvido.
É muito provável que a carta de Elias a Jeorão houvesse sido escrita em 847 e entregue ao destinatário no mesmo ano, um pouco antes de ele ser arrebatado ao céu pela carruagem de fogo (2Rs 2.11).

12 comentários:

  1. infelizmente a carta está escrita no presente e não como uma profecia , porque conforme o tempo relatado essa carta foi escrita 10 anos depois de sua transladação ou seja Elias foi tirado para outro lugar e não para os céus como ensinam , a carta fala de fatos ocorridos como se Elias tivesse sabendo e depois é que vem seu julgamento ( profecia ) , portanto essa carta não foi escritas antes mas sim no presente momento .

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    1. Sim meu querido e provavelmente a a interpletacão correta.visto que Jesus disse que só subiu ao ceu aquele que desceu do ceu.

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    2. Como fica hebreus 11 onde informa a morte física de Elias como tbm de Enoque entre tantos heróis da fé

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  2. A bíblia não mente. Elias foi arrebatado aos céus e ponto final. Essa carta foi escrita no mesmo ano do arrebatamento ou antes.

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    1. Elias foi elevado ao céu num redemoinho...a palavra arrebatado fica por conta dos teólogos

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    2. Se transladado significa ser tirado de um lugar para outro como no caso de Felipe . Ao céu não significa exatamente pro céu .

      João 3 diz,: Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu ,a saber o filho do homem que Está no céu

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  3. Meus amigos. Se o próprio SENHOR diz que ninguém subiu ao Céu, é porque não subiu.Ou você acha que CRISTO estava mentindo? A não ser que você mesmo o levou.

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    1. O que aconteceu no dia da ressureicao de Jesus? Houve ressureicao de todos que estavam mortos, mas somente os seu conteporaneos a mesma coisa sucede quando fala com Nicodemos

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  4. É incrível como esse blog, que se propõem explicar a bíblia, tem tantas propagandas relacionadas a práticas contrárias aos ensinamentos bíblicos...

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    1. Meu amigo Bom dia. As propagandas não são do Blog, e sim do Google, porque o blog está hospedado no Google.

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