Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

CARTA DE ELIAS A JEORÃO

Carta de Elias ao Rei Jeorão

Como poderia Jeorão, rei de Judá, ter recebido uma carta de Elias, tanto tempo depois de o profeta ter sido arrebatado (2 Cr 21.12-15)?
É óbvio que isso não poderia ter acontecido:
 Elias não podia escrever cartas após seu arrebatamento.
Mas essa pergunta pressupõe algo que nunca aconteceu, a saber, a trasladação de Elias antes do reinado de Jeorão, filho de Josafá.
O leitor é convidado a consultar W. Crockett, A harmony of Samuel, Kings, and Chronicles, p. 247, onde verá que "o arrebatamento de Elias" é registrado no reinado de Jorão, filho de Acabe.
 Portanto, teria sido perfeitamente possível que Elias escrevesse uma carta de advertência e repreensão em 847 a.C, visto que o reinado de Jeorão de Judá (848-841) em grande parte se sobrepôs ao de Jorão de Israel (852-841) explicado.
É certo que Elias ainda estivesse em plena atividade no reinado do rei que precedeu imediatamente Jorão, a saber, Acazias de Israel (853-852), que também era filho de Acabe.
Sabemos disso por causa do encontro que Elias teve com dois pelotões de soldados enviados com o objetivo de prendê-lo, os quais foram destruídos pelo fogo que desceu do céu, em resposta à oração do próprio Elias (2 Rs 1.3-16).
 É bem provável que esse homem de Deus houvesse vivido mais quatro ou cinco anos, até que o caráter e os costumes do indigno filho de Josafá se tornassem aparentes. (Relata
2 Cr 21.4 relata como Jeorão sentenciou à morte todos os seus irmãos tão logo se tornou rei.
 É possível que sua esposa, Atalia, filha de Jezabel, o tenha incitado a promover a matança de seus irmãos.
Ela própria tentaria, mais tarde, matar todos os sobreviventes da casa de Acabe, depois que seu filho Acazias foi morto por Jeú em 841 a.C.).
É verdade que o relato do arrebatamento de Elias ao céu está em 2 Reis 2.1 -11, e não há referência ao reinado de Jeorão de Judá senão em 2 Reis 8.16.
 Mas devemos lembrar-nos de que o narrador de 1 e 2 Reis escreve sobre as carreiras dos reis e as dos principais profetas, Elias e Eliseu, alternando-as.
 Num momento, ele desenvolve certo tema e descreve uma façanha de Elias, sem abandonar a história enquanto não a termina.
 Foi o que aconteceu ao narrar o episódio da partida de Elias para o céu.
Esse fato está intimamente relacionado à dotação de Eliseu com os poderes de seu amado
mestre.
 Primeiro, Elias o chamara para o discipulado, no reinado de Acabe, depois de haver atirado sobre ele, simbolicamente, seu manto ou capa (1 Rs 19.19-21), não muito tempo
depois do desafio no monte Carmelo.
Quando se aproximou o final da carreira terrena de Elias, no reinado de Jorão, filho de Acabe, o tema mais importante, do ponto de vista do autor de Reis, ficam sendo a sucessão profética de Elias. Portanto, com muita lógica, ele cuidou disso em primeiro lugar (o derramamento da porção dobrada do espírito de Elias sobre Eliseu, no momento em que se separam).
Não seria apropriado que o autor, antes disso, voltasse a escrever sobre os acontecimentos nacionais de Israel e Judá, narrados no capítulo .
 (O escritor usa o mesmo procedimento em 2 Rs 19.37, em que trata do assassínato de Senaqueribe, ocorrido em 681 a.C, antes da doença de Ezequias, ocorrida em 714.)
No que concerne à narrativa de 2 Crônicas, não nos é informado se a partida de Elias, ocorreu antes ou depois da ascensão de Jeorão, filho de Josafá, ao trono real, mas não existe nenhum aparente anacronismo a ser resolvido.
É muito provável que a carta de Elias a Jeorão houvesse sido escrita em 847 e entregue ao destinatário no mesmo ano, um pouco antes de ele ser arrebatado ao céu pela carruagem de fogo (2Rs 2.11).

22 comentários:

  1. infelizmente a carta está escrita no presente e não como uma profecia , porque conforme o tempo relatado essa carta foi escrita 10 anos depois de sua transladação ou seja Elias foi tirado para outro lugar e não para os céus como ensinam , a carta fala de fatos ocorridos como se Elias tivesse sabendo e depois é que vem seu julgamento ( profecia ) , portanto essa carta não foi escritas antes mas sim no presente momento .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu querido e provavelmente a a interpletacão correta.visto que Jesus disse que só subiu ao ceu aquele que desceu do ceu.

      Excluir
    2. Como fica hebreus 11 onde informa a morte física de Elias como tbm de Enoque entre tantos heróis da fé

      Excluir
    3. Ninguém subiu aos céus senão aquele que desceu dos céus Jesus o Deus verdadeiro!! Todos que morreram estão no descanso não há ninguém nos céus!!!!!

      Excluir
  2. A bíblia não mente. Elias foi arrebatado aos céus e ponto final. Essa carta foi escrita no mesmo ano do arrebatamento ou antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias foi elevado ao céu num redemoinho...a palavra arrebatado fica por conta dos teólogos

      Excluir
    2. Se transladado significa ser tirado de um lugar para outro como no caso de Felipe . Ao céu não significa exatamente pro céu .

      João 3 diz,: Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu ,a saber o filho do homem que Está no céu

      Excluir
  3. Meus amigos. Se o próprio SENHOR diz que ninguém subiu ao Céu, é porque não subiu.Ou você acha que CRISTO estava mentindo? A não ser que você mesmo o levou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu no dia da ressureicao de Jesus? Houve ressureicao de todos que estavam mortos, mas somente os seu conteporaneos a mesma coisa sucede quando fala com Nicodemos

      Excluir
  4. É incrível como esse blog, que se propõem explicar a bíblia, tem tantas propagandas relacionadas a práticas contrárias aos ensinamentos bíblicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Bom dia. As propagandas não são do Blog, e sim do Google, porque o blog está hospedado no Google.

      Excluir
  5. Achei muito saudável os Comentários de cada um que visa esclarecer o entendimento das Escrituras Parabéns pessoal mente aberta e oração buscando de Deus a Sabedoria divina. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Só uma observação: Elias tinha um espirito (e minusculo) que foi elevado ao céu e depois, conforme novo testamento, esteve juntamente com Moisés e Jesus
    Quando Eliseu pediu uma porção dobrada do espirito de Elias, o recebeu como um dom e dom fica pespegado a pessoa e amalgamado a carne, diferente a virtude...
    Desta forma, Eliseu quando morreu , a virtude do espirito excelente de Elias que fez Deus o levar, ficou pregado aos ossos de Eliseu que ressuscitou um morto que caiu em sua cova..
    Por último, falamos de alguém com um relacionamento sobrenatural com Deus e certas permissibilidades seria possíveis a uma pessoa que lidava, com seus altos e baixos, com o impossível e sobrenatural...
    PS : Tudo indica que Jeremias ou seu escriba Baruque escreveu estas passagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado e comentado. Poderemos descobrir muito estudando esses textos.

      Excluir
  7. ELIAS E ENOQUE FORAM TRASLADADOS ( PALAVRA HARPAZO NA TRANSLITERAÇÃO GREGA SEPTUAGINTA, QUE SIGNIFICA SER RETIRADO COM FORÇA... O MESMO QUE ARREBATADO)
    FORAM LEVADOS AOS CÉUS PARA SEREM PRESERVADOS A FIM DE QUE ANUNCIEM O EVANGELHO DO REINO PARA OS JUDEUS DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO.
    ELIAS E ENOQUE SÃO FIGURAS DE ALTA RELEVÂNCIA NO JUDAÍSMO ORTODOXO, SÃO OS DOIS MAIORES PROFETAS, E AMBOS SÃO FIGURA DA IGREJA FIEL SENDO ARREBATADA, NOTEM QUE APÓS A SUBIDA DE ENOQUE VEIO A PERVERSIDADE MORAL E O DILÚVIO NO MUNDO ANTIGO, OBSERVEM TAMBÉM QUE APÓS A SUBIDA DE ELIAS ISRAEL E JUDÁ PASSAM POR CRISES SEM PRESCEDENTES... EM AMOBOS CASOS UMA TIPOLOGIA DO ARREBATAMENTO E DA GRANDE TRIBULAÇÃO.
    E PARA FINALIZAR, HEBREUS 9:27 É CHAVE DA EXEGESE, POIS APÓS A MORTE VIRÁ O JUÍZO... COMO NÃO MORRERAM NÃO ESTÃO SOB O JUÍZO AINDA, OU SEJA ESTÃO VIVOS, PRESERVADOS PARA UM PROPÓSITO ÚNICO, A CONVERSÃO DOS JUDEUS NA GRANDE TRIBULAÇÃO, O QUE APÓS ISSO, SERÃO MORTOS EM JERUSALÉM CONFORME APOCALIPSE 11:3-14, E SERÃO LEVADOS AOS CÉUS A VISTA DE TODOS NESTE PERÍODO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Se Elias viver novamente em carne , como ele poderia estar no céu se somente os de corpo glorificado e incorruptível podem estar lá?? Se as testemunhas morrem e ressuscitam, como pode alguém glorificado morrer???

      Excluir
  8. Amados tenho observado as explicações de cada um e é bastante interessante o desejo ferrenho de explicar e manter a opinião como verdadeira, mas a bíblia não se contradiz em nenhum ponto, quando Jesus diz: "Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu ,a saber o filho do homem que Está no céu" não é uma afirmação de que nenhuma pessoa tenha ido para lá, e sim uma explicação que Jesus dá a Nicodemos após ele dizer "Como pode ser isso?" , observem o verso 10 , Jesus diz " tu és mestre em Israel e não sabes isso? " Isso o que? aquilo que é terreno, ai Jesus parte para afirmar aquilo que é espiritual, vejam o verso 11, "...Nós dizemos o que SABEMOS e TESTIFICAMOS o que VIMOS, e não aceitais o nosso testemunho" ou seja se vos falei de coisas terrenas e não crestes , como crereis , se vos falar das celestiais? Observem que os verbos "saber", 'testificar" e "ver" eu os coloquei em caixa alta justamente para dar enfase do que Jesus está falando para Nicodemos, ou seja, Jesus está dizendo que Ele é o único que pode testificar das coisas celestiais porque de lá ele veio, pois ninguém subiu ao céu para testificar isso e dizer aqui na terra, mas Ele tem autoridade pra falar sobre estas coisas, logo não tem certo usar esse texto para afirmar que ninguém foi para o céu.

    ResponderExcluir
  9. * logo não é certo usar esse texto para afirmar que ninguém foi para o céu.

    ResponderExcluir
  10. Amados, está muito claro Hb11:13, todos morreram na fé, inclusive Enoque .Elias. Foi um translado de um lugar para outro. Enoque morreu de uma forma sobrenatural, e Elias foi transferido para Judá . Leia HB 9: 27

    ResponderExcluir

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.