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A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO

A  CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO

O  sumo  sacerdote,  presidente  do  Sinédrio,  tinha  os judeus  de toda a Palestina sob a sua jurisdição.
 Saulo obteve do sacerdote cartas de  extradição  para  as  sinagogas  de  Damasco  a  fim  de  trazer  de  volta  a  Jerusalém, em cadeias, qualquer cristão que para lá tivesse fugido.
Havia  uma  comunidade  judia  em  Damasco  de  cerca  de  dez  a  dezoito  mil pessoas.
 Caminho.
 Uma palavra usada para descrever a fé  cristã (19:9, 23; 22:4; 24:14, 22).
 O jato de luz apareceu a Saulo perto do meio-dia (22:6; 26:13), mas a luz era mais forte do que a luz do sol.
A voz que vinha do meio da luz falou  a  Saulo era   em  hebraico,  ou  aramaico, pois ele compreendia todas (26:14).
Embora  a maioria dos  judeus  da  Dispersão  falasse  o  grego,  os  pais  de  Saulo  falavam  o aramaico  e  ensinaram-lhe  essa língua (Fl.  3:5).
 Essa  era a língua usada nas  escolas  rabínicas  de  Jerusalém.
 A  voz  informou  a  Saulo  que  ao perseguir os cristãos ele perseguia a Cristo.
A princípio  Saulo não  entendeu  o  significado  dessa experiência. Pediu  que  a  voz  se identificasse.
Senhor  no  grego  significa,  muitas vezes,  pessoa  de respeito  (16:30;  25:26);  mas  aqui  indica um   reverente e respeitosa fala.
 A voz identificou-se como a do Jesus glorificado.
As palavras  Duro  é  para  ti  recalcitrar contra  os  aguilhões,  conforme
está na ERC,  não  se  encontram  nesta passagem  nos  textos  gregos  mais  antigos, mas foram aqui introduzidas de 26:14.
Saulo estava na companhia de uma caravana.  A declaração deste  versículo  dizendo  que  os  homens  ouviram  uma  voz  mas  não  viram ninguém parece contradizer em 22:9 e 26:14, onde se diz que eles ouviram na verdade voz.
 Há  duas  possíveis  soluções  para  este  problema.
 A  construção  do  grego  em ( 9:7 ) é  diferente  da  construção  de  (22:9.).
  A primeira  declaração pode  significar  que  eles  ouviram  um  som  e  o  outro  versículo  que  eles  não  entenderam  o  que  dizia.  Uma  segunda  possibilidade  é  que  9:7  pode ter se referido,  à voz de  Saulo falando à luz;  os homens ouviram a voz de  Saulo, mas não ouviram a voz que da luz falava a Saulo (22:9)? . . .
9. A experiência foi tão fora do comum que durante três dias  Saulo não conseguia nem comer nem beber 10,  11.
 Nada  sabemos  sobre  Ananias  exceto  o  que  nos  conta  esta passagem.  O versículo  13  indica que talvez ele residisse  em Damasco  e
não  sendo  refugiado  de  Jerusalém.  Não  sabemos  como  o  Evangelho  chegou a Damasco nem como Ananias se converteu.  O livro de Atos não nos  dá uma história completa  da igreja primitiva,  mas relaciona  apenas  os  acontecimentos  mais  importantes  do  seu  crescimento.  À  rua  que  se chama  Direita passava pelo  centro  de Damasco  e  ainda existe hoje  em  dia.
13.  Chegou a Damasco notícia da destruição feita por  Saulo  contra
os cristãos em Jerusalém.  Santos. Palavra comumente usada no N.T.  em
relação aos crentes.
15,  16.  O  sofrimento  no  serviço  de  Cristo  não  deve  ser  encarado
como exceção mas como coisa normal.
17.  A  obediência  de  Ananias  foi  imediata  e  completa.  A recepção
do Espírito  Santo por meio  da imposição  das mãos  de Ananias foi uma
experiência excepcional  e não  coisa normal  (cons.  8:17).  Com a palavra

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