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O QUE SIGINFICA O DIA DE DEUS TODO PODEROSO ?

O dia de Deus todo poderoso

Estaremos respondendo aqui algumas duvidas bíblicas.
I. “...dia do Deus Todo-poderoso”
Encontramos no Novo Testamento pelo menos quatro termos técnicos para determinar três épocas distintas e o quarto, assinalam um acontecimento especial
(o dia da ressurreição de Cristo):
1. O DIA DE JESUS CRISTO.
 O dia do Senhor Jesus Cristo está ligado com o arrebatamento da Igreja, porque o nome de JESUS que significa Salvador, está na frase inserido (Mt 1.21; Atos 4.12).
Ele faz parte do “dia da salvação” e nele não há vingança. Os acontecimentos que terão lugar nele são:
 (a) Jesus virá para os seus santos. 1Ts 4.17;
 (b) Virá como a estrela da manhã, 2Pd 1.19;
(c) Virá até aos ares e voltará. 1Ts 4.17;
 (d) Virá para sua Igreja. Jo 14.3
(e) Virá como o Cordeiro de Deus.
2. O DIA DO SENHOR OU DE CRISTO.
 O dia do Senhor em (Is 2.12; 13.9; 26.20-21; 34.8;
Jl 1.15; 2.1-2; Am 4.18; Ob v.15; Sf 1.14-15; Zc 14.1; Ml 4.5; At 2.20; 1Ts 5.2, 3), e outras passagens, tanto do Antigo como do Novo Testamentos, como “Filho do homem”em Lc 17.24 e dia de Cristo em 2Ts 2.2; refere-se ao “dia da ira” (2Ts 1.7, 8 e Ap 6.16, 17).
O nome de Cristo, que quer dizer:
 “O Rei Ungido”, relaciona-se com o senhorio e governo de Cristo.
 Esse dia terminará no vale do Armagedom e será precedido por sete sinais:
(a) O novo aparecimento de Elias, Ml 4.5;
(b) Sinais sobrenaturais. Jl 2.1-11; Mt 24.29-30; At 2.19-20;
(c) Os “filhos do dia” (os crentes) fora do mundo. 1Ts 5.1-5;
(d) A apostasia numa igreja morna que será vomitada na vinda de Jesus obviamente Laodicéia. 2Ts 2.3; Ap 3.16;
 (e) A manifestação do homem do pecado. 2Ts 2.2, 8.
(f) Os acontecimentos narrados nos capítulos 6 a 19 de Apocalipse;
(g) A grande convocação dos combatentes para o vale de Armagedom. Ap 16.14.
 Os acontecimentos que terão lugar nele são:
(aa) Jesus virá para ser recebido por Israel. Zc 12.10; Mt 23.39; Rm 11.26;
(bb) Virá para terminar a grande guerra do Armagedom. Mt 24.30; Ap 19.11 e ss;
(cc) Jesus virá com os seus santos, obviamente todos os que em todos os tempos procurarão servir a Deus e andar nos seus caminhos. Cl 3.4;
Jd v.14; (dd) Jesus virá até terra e ficará nela também prar inaugurar o seu governo sobre a terra que durará aproximadamente mil anos. Zc 14.4;
(ee) Jesus virá como o sol da Justiça. Ml 4.2;
(ff) Virá como Leão da Tribo de Judá.
O dia da passagem em foco, é exatamente esse terrívelgrande dia.
3. O DIA DE DEUS.
O dia de Deus também pode ser chamado de “dia do Senhor” no sentido próprio (2Pd 3.10). Os acontecimentos que terão lugar nele são:
 (a) A expurgação do céu e terra pelo fogo. 2Pd 3.12;
 (b) O Juízo final descrito em Ap 20.11 e ss;
(c) A perdição dos homens ímpios. 2 Pd 3.7.
4. O DIA DO SENHOR.
Esse dia marca o dia da ressurreição de nosso Senhor com sentido especial (Jo 20.19; Ap 1.10).
Veja a cronologia:
Do dia do Senhor (ressurreição) até o dia do Senhor Jesus Cristo, 2.000 anos aproximadamente;
do dia de Jesus Cristo até o dia de Cristo ou do Senhor, 7 anos;
do dia de Cristo até o dia de Deus,
1.000 anos aproximadamente. (Ver Ap 1.10).
“Eis que venho como ladrão.
Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não anda nu, e não se vejam as suas vergonhas”.
I. ‘...como Ladrão”.
 Outras passagens do Novo Testamento comparam a vinda do Senhor com a vinda de um ladrão (ver notas expositivas sobre isso, em Ap 3.3).
A idéia não é de astúcia, mas surpresa para os que andam nas trevas (1Ts 5.4); isso sugere uma maneira secreta, repentina e inesperada (Mt 24.43; Lc 12.39; 1Ts 5.4, 15; 2Pd 3.10; Ap 3.3; 16.15).
 Visto como o ajuntamento dos reis do Oriente com a Besta é sinal da vinda de Cristo a fim de destruir seus inimigos, os santos da tribulação são exortados a vigiar esperando sua volta; esse deve ser o significado do pensamento conforme passagem (cf. 1Ts 5.4).
 Guarda os seus vestidos.
 Isso pode ser analisado de duas maneiras:
 (a) A ponta para indecência, para falta de pureza, por ter-se entregue a devassidão, e ao pecado em qualquer sentido. Gn 3.10;
(b) Indica a nudez do espírito, ou seja, sem aquelas vestes da “imortalidade” indispensável a todos aqueles que servem a Deus (2Co 5.8).
A igreja de Laodicéia tinha sido advertida contra pobreza e nudez espiritual, e aconselhada a comprar ‘vestidos brancos” para que não aparecesse sua nudez espiritual naquele grande dia,ou um daqueles dias (Ap 3.18).
Isso é uma exortação ao zelo espiritual.

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