Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

EBD BETEL 1º TRIMESTRE 2020, A FAMÍLIA PROGÉTO ELABORADO POR DEUS /Promova sua Escola Dominical! Revitalize e Frutifique!

Ao criar o casamento e a família, Deus nos deu alguns poderes. Aprenda 8 passos para construir uma família feliz seguindo os ensinamentos divinos para maridos, esposas, pais e mães.
ESTAMOS ELABORANDO O ESTUDO, MAS JÁ ESTÁ NO AR.


A família é uma instituição divina, como parte do projeto da criação e estabelecida antes do
acontecimento do pecado.


Objetivos da lição.
Ensinar a cerca do propósito do matrimonio.
Mostar a importância da família.
Apresentar o modelo Deus par o casal .

Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: "Está , sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".  Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.   Gêneses 2.21 a 25.

                                                                                  Introdução

Iniciaremos a série de lições deste trimestre sobre a família e seus valor para o ser humano, revelados nas escrituras sobre a origem da própria família, definindo seus padrões.
1 - A origem do matrimônio.
A família foi a primeira instituição criada por Deus Vemos que o primeiro casamento foi no Jardim do Éden, o casal era formado por um homem e uma mulher, Geneses 1.18.
1.1 - O primeiro casal.
O relato bíblico diz que a família teve origem no Éden. Deus disse não é bom que o homem esteja só.
Deus estava demonstrando que homem e mulher foram criados para formar família, reproduzindo conforme sua espécie.
Assim o plano de Deus era mesmo organizar as famílias, e finalmente unir toda a criação em uma grande família. Efésios 2.19.
1.2 - A família e sua influencia na humanidade.
Segundo a declaração universal dos direitos humanos, a família é elemento natural universal, e fundamental para a sociedade. A deterioração dos povos, acontece quando as a estrutura da família é abalada. É nosso dever e dos chefes de estado cuidar e defender as famílias, Dt 6.6 - 9.
A igreja de cristo precisa estar atenta contra as tendências mundana e modinhas que é lançada por satanás para minar as famílias. Precisa valorizar a influência da família na sociedade.
Pois é na família que tudo começa. O primeiro meio social em que somos introduzidos é a família.
Independe de sua formação é na família que o ser humano começa a amar, e se importar com o próximo, seguindo  regras e aprendendo o que certo ou errado. Isso influenciará seu comportamento na sociedade. E isso é a base da vida social Pv 22.6.
1.3 - Uma definição de família.
O dicionário define a família como uma instituição, parentesco e organização de sociedade, mas não se refere a sua origem. A sociedade vê a família como uma instituição humana, a qual cada membro tem seus direitos e deveres. Mas a família é resultado  do plano de Deus, o qual revelou seus propósitos, orientações e atribuições para a mesma nas escrituras; Gn 1.27, 28 / 2.18 - 25/; Ef 5.22 - 33 ; 6.1 - 34.
2 - A família a luz da criação.
Deus criou a família com propósito e a fundamentou com princípios para que sempre fosse forte e dirigida por Ele.  A relevância da família e atestada. Isso fica claro quando a Bíblia  a usa para ilustrar a igreja se relacionando com ele Cristo, Ef  5.32.
2.1 - O desenho original para a família .
Tanto o homem ou a mulher foram criados a imagem de Deus,  foram criados para se relacionar com o criador e para ser  seu representante aqui na terra. Gn 1.27.No final no sexto dia da criação Deus viu tudo o que havia feito e viu que era bom. Gn 1.31.O capitulo 2 de Geneses detalha como se deu a criação do homem e da mulher. O Senhor Deus viu que faltava uma companheira e agiu para suprir esta lacuna.
O Senhor então criou a mulher a partir do homem e a apresentou dando instrução de como deveriam viver unidos, Gn 2.18 - 25.
2.2 - Unir para multiplicar-se.
Deus não criou a mulher como companheira apenas, mas para preencher um lado solitário de Adão. Existe muito mais nesta união. Adão tinha a responsabilidade de cuidar do jardim e protege-lo isso ele realizava sozinho. Gn 2.25. Mas se uniu em matrimonio para que juntos pudessem frutificar sobre a terra,Gn 1.27,28.
2.3 - Deus fez tudo sob medida.
Desde a formação do homem como ser vivente, ate sua união com a primeira mulher, o texto indica que o homem não pensou não inquiriu, nem se esforçou para que Deus criasse uma companheira para ele. Tudo aconteceu porque Deus quis. Gn 1.27.Então Deus é o idealizador da família. Isso significa que Deus a fez com propósitos definidos para formar este mundo. Ml 2.15.Por este motivo ela deve ser preservada e administrada a partir da revelação da palavra de Deus, e nunca através de consepções
humanas, Pv 6.20, 23.24 ; 1Tm 5.28
3. O uso da Apologéica na defesa
A apologetica defensiva e aquela que apresenta respostas aos críticos das verdades cristãs, bem como aqueles que demonstram dúvidas sinceras a respeito destas verdades fundamentadas nas escrituras sagradas. Isso não é para se confundir com atitudes defensivas, que caracteriza a reação de medo e insegurança de alguém que não está interessado em ajudar o outro mais que está sendo ameaçado e correndo perigo. O rente está seguro em Cristo e firme na palavra de deus.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.