WhatsApp

Translate

O DESCANSO EM CANAÃ / TIPOLOGIA BÍBLICA


O DESCANSO EM CANAÃ
Capitaneados pelo sucessor de Moisés, Israel passa o Jordão e toma posse da terra prometida, onde deveria repousar das suas peregrinações.
Todavia, muitos não puderam entrar por causa da incredulidade, como já vimos.
"Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram; não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou quarenta anos?... Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade" (Hebreus 3.16-19).
Depois de todas as suas obras criadas, Deus repousou no sétimo dia, diz Gênesis 2.2, evidentemente referindo-se à sustentação de todas as obras da criação e ao seu governo, que então tiveram início. O Salmo 95, citado pelo autor da Carta aos Hebreus, mostra que o repouso prometido por Deus é ainda futuro, embora em alguns aspectos ele se manifeste em algumas antecipações, incluindo apropria terra (Levítico 25.1-5).
O reinado abençoado de Salomão, cujo próprio nome significa Paz, prefigura o reinado do Príncipe da Paz no Milênio Jesus(Isaías 9.6,7), quando estas palavras de Salomão terão significado ainda muito mais profundo:
"Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados: adversário não há, nem algum mau encontro" (1 Reis 5.4).
Nesta presente dispensação da graça, Cristo concentra em sua Pessoa a plenitude do repouso prometido por Deus, razão por que nele o pecador encontra o verdadeiro descanso para sua alma cansada e aflita (Mateus 11.28,29).
Por ser o verdadeiro antítipo do sábado, e o senhor dele (Marcos 2.28), Jesus escolheu ele de preferência esse dia para dar descanso aos pobres e necessitados, embora ele mesmo, como homem "experimentado nos trabalhos" (Isaías 53.3), desconhecesse aqui como um repouso, pois não tinha onde reclinar a cabeça (Mateus 8.20).
O repouso pleno, entretanto, inclui a redenção final do nosso corpo, por ocasião da sua transformação ou ressurreição no glorioso dia da vinda de Cristo (2 Coríntios 5.4,5; 1 Tessalonicenses 4.16,17), e para esse dia a Igreja militante avança peregrina, pois somente então todas as suas provações e dores definitivamente cessarão.
A expressão usada por Deus é "meu descanso" (Salmo 95.11), significa um verdadeiro, perfeito e eterno descanso na eternidade.
Assim como Josué, tipo de Cristo, introduziu o povo no descanso de Canaã, assim o capitão Jesus, como antítipo de Josué, introduzirá o Israel de Deus do Novo Testamento, a Igreja, na Canaã Celestial, onde nada haverá que perturbe o sábado da eternidade, no qual o próprio Deus Trino se regozijará na obra de suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.

Como Será Os últimos Dias ? A Vinda De Cristo.

Várias expressões na Bíblia Aponta para os tempos finais desse sistema antes da volta de Jesus. Muitas vezes chamamos de os últimos dias, úl...