WhatsApp

Translate

Quem Foi Bar Kochba ?


Na história do judaísmo, poucos personagens são tão enigmáticos e polêmicos como Bar Kochba.  De 132 a 135, os judeus tentaram de novo sacudir desobre si o pesado jugo romano.  Os fanáticos políticos da inflexível resistência judaica, sob a liderança do rabino Akiba. Para alguns, ele foi um grande comandante militar que liderou os judeus contra a opressão do Império Romano no século 2º. Para outros, ele não passou de um indivíduo egocêntrico que, em função das circunstâncias da época, foi alçado à condição de messias, ou seja, de redentor de seu povo. São poucas as informações escritas disponíveis sobre essa figura quase lendária.  Seu nome original era Simão Bar Kosiva.


Na história do judaísmo, poucos personagens são tão enigmáticos e polêmicos como Bar Kochba. 
De 132 a 135, os judeus tentaram de novo sacudir desobre si o pesado jugo Romano. 
Os fanáticos políticos da inflexível resistência judaica, sob a liderança do rabino Akiba.
Para alguns, ele foi um grande comandante militar que liderou os judeus contra a opressão do Império Romano no século 2º. Para outros, ele não passou de um indivíduo egocêntrico que, em função das circunstâncias da época, foi alçado à condição de messias, ou seja, de redentor de seu povo. São poucas as informações escritas disponíveis sobre essa figura quase lendária.  Seu nome original era Simão Bar Kosiva. 
O sobrenome Kosiva pode ter vindo de seu pai (Bar Kosiva significa filho de Kosiva) ou ser uma referência a uma vila rural onde ele teria sido criado como filho único. Ao ser consagrado como líder dos judeus, teve seu nome alterado para Bar Kochba, que significa “filho de uma estrela”, em alusão a um versículo bíblico do livro Números.  Essa estrela seria uma referência à vinda do messias – a profecia de que um descendente do rei David chegaria ao mundo para restaurar a nação de Israel e a paz na Terra Akiba e Bar Koba
Como líder militar, Bar Kochba revelou-se um chefe ao mesmo tempo talentoso e brutal. 
Dizia-se que ele costumava testar seus soldados exigindo que eles cortassem um dedo das mãos, como prova de bravura. 
De todo modo, por sua audácia, Bar Kochba logo se tornaria reconhecido como um grande guerreiro, principalmente entre os membros de sua seita, os zelotes.
De acordo com historiadores, ele era Zelote.
Os zelotes eram um grupo religioso com forte caráter militarista  Recusavam a reconhecer o domínio romano. Respeitavam o Templo e a Lei, punham-se ao helenismo. Professavam um messianismo radical e só acreditavam em um governo teocrático, ocupado por judeus.  Viam na luta armada o único caminho para enfrentar os inimigos e acelerar a instauração do Reino de Deus”.
De 132 a 135, DC, os fanáticos políticos da inflexível resistência judaica, sob a liderança do comandante  rabino Akiba, organizaram-se em heróicas legiões e enfrentaram com sucesso forças incomparavelmente mais numerosas. 
A crise avolumou-se até ao ponto de impedir qualquer acordo entre os rebeldes ocupantes e as autoridades romanas.
Então, de novo a teimosia dos israelitas os leva à beira de um extermínio total. O general romano Severius, numa fulminante operação de limpeza e cambate, devastou a terra e deixou os em situação precária os exércitos organizados pelo famoso guerreiro Bar Koba,a quem Akiba apresentara como o Messias. 
Cerca de 580 mil homens caíram somente nas batalhas, foi uma carnificina, e outros milhares pereceram de inanição na cidade fortificada de Betar, enquanto resistiam valentemente à implacável destruição pelos soldados de Roma.
Em decorrência de mais essa trágica revolta nacionalista, novamente os mercados de escravos abarrotaram-se de judeus, jerusaiém foi reconstruída como uma cidade tipicamente pagã. 
Adriano proibiu a prática do judaísmo, sob pena de morte. Akiba foi capturado e esfolado vivo e, ao morrer, exclamou: 
"Ouvi, Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é o único!"
Depois do cumprimento da sentença, a cabeça do líder revoltoso foi apresentada ao imperador romano e uma nova política de controle recaiu sob a população judaica. A população de várias aldeias foram perseguida e assassinada pelas autoridades romanas. Além disso, mais de cinco mil fortificações encontradas na região da Judéia foram imediatamente levadas abaixo, e os judeus foram declaradamente banidos das possessões do Império Romano.
 Alvo de um interminável debate, os aficionados pela história do povo judeu não sabem dizer direito o que significou a ação liderada por este grande lider Bar Kochba.  Será que ele seria um fervoroso líder imbuído de uma grande fé? 
Ou um aventureiro ambicioso que não levou em conta a opulência de seus poderosos inimigos? 
Sem uma resposta satisfatoria,  Bar Kochba ganhou destaque especial na trajetória da civilização judaica. 
Ao dominar a região, os romanos mudaram o nome da Judéia para Síria Filistéia, de onde se derivou a moderna palavra "Palestina".
Despatriados, humilhados, diminuídos e marginalizados, (diáspora) os remanescentes judeus dedicaram-se ao comércio e trocaram suas ambições políticas pelas conquistas do espírito, transferindo o centro da sua cultura da Judéia para a Babilônia,  os comentáristas e interpretes antigos  da Bíblia formaram mais tarde o famoso Talmude  (um dos livros básicos da religião judaica, contém a lei oral, a doutrina, a moral e as tradições dos judeus [Surgido da necessidade de complementar a Torá, foi editado em aramaico como um extenso comentário sobre seções da (Mixná Torá Oral) reunindo textos do sIII até o sV.] ☞ inicial maiúsc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.

Como Será Os últimos Dias ? A Vinda De Cristo.

Várias expressões na Bíblia Aponta para os tempos finais desse sistema antes da volta de Jesus. Muitas vezes chamamos de os últimos dias, úl...