Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Condições da salvação / O Que Deus Exige Dos Humanos Para Salvá-los

Condições da salvação.  Que significa a expressão condições da salvação?  Significa o que Deus exige dos humanos a quem ele aceita por causa de Cristo e a quem dispensa as bênçãos do Evangelho da graça.

Condições da salvação. 
Que significa a expressão condições da salvação?
 Significa o que Deus exige dos humanos a quem ele aceita por causa de Cristo e a quem dispensa as bênçãos do Evangelho da graça. 
 As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação apenas; o batismo nas águas é mencionado como símbolo exterior da fé interior do convertido. 
(E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. Mateus 16:16 Atos 22:16) Abandonar o pecado e buscar a Deus são as condições e os preparativos para a salvação de qualquer pessoa. Estritamente falando, não há mérito nem no arrependimento nem na fé. Pois tudo quanto é necessário para a salvação dos humanos, já foi providenciado a favor deles por Deus.
 Pelo arrependimento os obstáculos para a recepção do dom é tirado e pela fé a pessoa aceita a dádiva. Mas, embora sejam obrigatórios o arrependimento e a fé, sendo mandamentos, é implícita se faz necessário a influência ajudadora do Espírito Santo. 
(Notem a expressão: "Deu Deus o arrependimento" Atos 11:18.)  Mas o que é a blasfêmia contra o Espirito? 
A blasfêmia contra o Espírito Santo afasta o único que pode comover o coração e levá-lo à contrição. Por conseguinte, para tal pecado não há perdão. 
 Qual é a diferença entre o arrependimento e a fé? 
 A fé é o instrumento pelo qual recebemos a salvação, fato que não se dá com o arrependimento. O arrependimento ocupa-se com o pecado e o remorso, enquanto a fé ocupa-se com a misericórdia de Deus. Pode haver fé sem arrependimento? 
 A resposta é não. Só a pessoa sente a necessidade do Salvador e deseja a salvação de sua alma. Pode haver arrependimento verdadeiro sem fé? 
Ninguém poderá arrepender-se no sentido bíblico sem fé na Bíblia, sem acreditar em suas ameaças do juízo e em suas promessas de salvação. São a fé e o arrependimento apenas medidas preparatórias à salvação? Ambos acompanham o crente durante sua vida cristã, o arrependimento torna-se em zelo pela purificação da alma, e a fé opera pelo amor então continua a receber as coisas de Deus.
 (a) Arrependimento. 
 Já se decidiu que o arrependimento opera das seguintes maneiras: 
 "A verdadeira tristeza sobre o pecado, incluindo um esforço sincero para abandoná-lo"; 
 "tristeza piedosa pelo pecado";
 "convicção da culpa produzida pelo Espírito Santo ao aplicar a lei divina ao coração"; ou, nas palavras de menino:
 "Sentir tristeza a ponto de deixar o pecado.
" Ha três elementos que constituem o arrependimento do ser humano no tocante ao pecado. Segundo as Escrituras: Intelectual, emocional e prático. 
 Podemos ilustrá-los da seguinte maneira: 
 (1) O viajante que descobre estar viajando em um trem errado. 
 Esse conhecimento corresponde ao elemento intelectual pelo qual a pessoa compreende, mediante a pregação da Palavra, que não está em harmonia com Deus. 
 (2) O viajante fica perturbado com a descoberta. 
Talvez alimente certos receios. 
 Isso ilustra o lado emocional do arrependimento, que é uma autoacusação e tristeza sincera por ter ofendido a Deus.  
(Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10)
 (3) Na primeira oportunidade o viajante deixa esse trem e embarca no trem certo. Isso ilustra o lado prático do arrependimento, que significa em "meia-volta.. . volver!"
 E marchar em direção a Deus.
 Há uma palavra grega traduzida "arrependimento", que significa literalmente "mudar de idéia ou de propósito". 
O pecador arrependido se propõe mudar de vida e voltar-se para Deus; o resultado prático é que ele produz frutos dignos do arrependimento.
( Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8 ) 
 O arrependimento honra a lei como a fé honra o evangelho. 
 Como, pois, o arrependimento honra a lei? 
 Contristado, pois o homem lamenta ter-se afastado do santo mandamento, como também lamenta sua impureza pessoal que, à luz dessa lei, ele compreende. 
Confessando ele admite a justiça da sentença divina. 
Na correção de sua vida ele abandona o pecado e faz a reparação possível e necessária, de acordo com as circunstâncias. 
De que maneira o Espírito Santo ajuda a pessoa a arrepender-se? 
Ele a ajuda aplicando a Palavra de Deus à consciência, comovendo o coração e fortalecendo o desejo de abandonar o pecado. 
(b) Fé. 
Fé, no sentido bíblico, significa crer e confiar. 
É o assentimento do intelecto com o consentimento da vontade.
 Quanto ao intelecto, consiste na crença de certas verdades reveladas concernentes a Deus e a Cristo; quanto à vontade, consiste na aceitação dessas verdades como princípios diretrizes da vida.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.(Tia. 2:19; Atos 8:13, 21)
Vês que a fé intelectual não é o suficiente  para adquirir a salvação. 
É possível dar seu assentimento intelectual ao Evangelho sem, e contudo se entregar-se a Cristo. 
A fé oriunda do coração do humano é o essencial tem que crer de coração, veja;
( A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Rom. 10:9).
 Fé intelectual significa reconhecer como verídicos os fatos contidos no evangelho; fé provinda do coração significa a pronta dedicação da própria vida as obrigações implícitas nesses fatos sem abandonar a vida natural. 
Fé, no sentido de confiança, implica também o elemento emocional. 
Por conseguinte, a fé que salva representa um ato da inteira personalidade, que envolve o intelecto, as emoções e a vontade. 
O significado da fé determina-se pela maneira como se emprega a palavra no original grego. 
Fé, às vezes, significa não somente crer em um corpo de doutrinas, mas, sim, crer em tudo quanto é Verdade, como, por exemplo nas seguintes expressões: 
"Anuncia agora a fé que antes destruía.
( Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. Gálatas 1:23). 
Apostatarão alguns da fé" 
( Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1); "a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Jud. 8)
Essa fé é denominada, às vezes de;
"Fé objetiva" ou externa. 
O ato de crer nessas verdades é conhecido como fé subjetiva. 
Seguida por certas preposições gregas a palavra "crer" exprime a idéia de repousar ou apoiar-se sobre um firme fundamento; é o sentido da palavra crer que se lê no Evangelho de João 3:16. 
Seguida por outra preposição, a palavra significa aconfiança que faz unir a pessoa ao objeto de sua fé. Portanto, te e o elo de conexão entre a alma e Cristo. 
A fé é atividade humana ou divina? 
O fato de que ao homem e ordenado crer implica capacidade e obrigação de crer. Todos os homens tem a capacidade de depositar sua confiança em alguém e em alguma coisa. Por exemplo: um deposita sua fé em riquezas, outro no homem, outro em amigos, etc. 
Quando a crença e depositada na palavra de Deus, e a confiança está em Deus e em Cristo, isso constitui fé que salva. 
Contudo, reconhecemos a graça do Espírito Santo, que ajuda, em cooperação com a Palavra, na produção dessa fé,( Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
João 6:44 Romanos 10:17 Gálatas 5:22 Hebreus 12:2).
Que é então, a fé que salva?
Eis algumas definições: 
"Fé em Cristo e graça salvadora pela qual o recebemos e nele confiamos inteiramente para receber a salvação conforme nos é oferecida no evangelho." 
E o "ato exclusivamente do penitente, ajudado, de modo especial, pelo Espírito, e como descansando em Cristo."
 "É ato ou hábito mental da parte do humano, pelo qual, sob a influencia da graça divina, a pessoa põe sua confiança em Cristo como seu único e todo suficiente Salvador."
"É uma firme confiança em que Cristo morreu pelos meus pecados, que ele me amou e deu-se a si mesmo por mim." 
"E crer e confiar nos méritos de Cristo, e por cuja cousa Deus está disposto a mostrar-nos misericórdia." "É a fuga do pecador penitente para a misericórdia de Deus em cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.