Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

A Vida Após a Morte.

Ao ler o ensino do Antigo Testamento concernente à vida futura dos humanos, devemos ter em mente que a obra redentora de Cristo tem tido grande efeito sobre a nossa relação com a morte e a vida.   Cristo na verdade veio para abolir a morte.
Começamos aprender já no antigo testamento.
 Ao ler o ensino do Antigo Testamento concernente à vida futura dos humanos, devemos ter em mente que a obra redentora de Cristo tem tido grande efeito sobre a nossa relação com a vida e a morte. 
 Cristo na verdade veio para abolir a morte, nós seres humanos fomos feitos para viver eternamente.
 Diz a Bíblia :
" Ele aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção  pelo Evangelho" (2Tim. 1:10). 
Sim o evangelho é que trás o ser humano de novo a vida eterna. 
Cristo trouxe  e absoluta confiança quanto à vida vindoura dos humanos feitos sua imagem e semelhança. Ele também efetuou a grande libertação dos santos que morreram no decorrer do Antigo Testamento, . . Mas como assim ? 
Alguns não sabem como explicar a salvação no Velho Testamento, uma vez que Cristo veio salvar todos os humanos.
O ser humano caiu em pecado  mas não apanhou de surpresa, de modo a necessitar de rápidas providências para remediá-la a situação. Antes da criação do mundo, Deus, que conhece o fim desde o princípio, proveu um meio para a redenção do homem, caso ele viesse a desobedecer. Diferente dos anjos que não tem como se redimir das suas transgressões.
Anjos que pecaram não participam da redenção de Deus.
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia, Judas 1:6.
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. 2 Pedro 2:4.
Para os humanos tem jeito ainda.
Os humanos que morreram e foram sepultados antes da morte e ressurreição de Cristo, estavam na verdade, aguardando em um estado intermediário, até a ressurreição de Cristo, que venceria a morte, e todos que o seguissem.
Porque convém que isto que é corruptível (Isso é nosso corpo mortal) se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: 
Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 
Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo,  Disse o Apostolo Paulo em 1 Coríntios 15:53-57.
Cristo veio tira-los do ceio de Abraão e  libertar lhes do Sheol proporcionando muito mais felicidade em sua pós morte, pois foram transportados ao paraíso.
Segundo a Teologia Evangélica, há uma imagem mitológica de Hades figuradamente na Bíblia, que é  o mundo dos mortos, para identificar uma área onde os justos mortos são separados por um grande abismo, do fogo, onde sofrem os ímpios mortos aguardando a ressurreição dos seus corpos no final de todas as coisas. 
Temos um texto Bíblico:
 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: 
Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: 
Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite, Evangelho  de Lucas 16:22-31.
Do outro lado, no seio de Abraão, estão os patriarcas de Israel: 
"O ser humano  escapou do abismo e Hades, pela sua fé no Deus de Israel, agora vai cruzar o lugar de passagem para a eternidade e  todos os justos, ou seja, junto com: Abraão, Isaac, Jacó, Enoque, Elias e David" estariam lá esperando a ressureição de Jesus.
Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas, Efésios 4:8-10.
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão, Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, 1 Pedro 3:18-20.
Isso quer dizer que as pessoas que morreram no dilúvio zombando de Noé, estavam lá no Hades, e que Cristo ao descer as partes mais baixas da terra, deu-lhes testemunho de que o que Noé pregou era verdade, e Cristo veio salvar os Humanos.
 Muito embora a revelação vétero-testamentária não seja tão ampla sobre o assunto, quanto a do Novo Testamento, concernente à vida após a morte, encontramos ali a referida doutrina. 
A doutrina do Antigo Testamento sobre a imortalidade baseia-se na relação entre o homem e Deus. 
O humano, criado como à imagem de Deus, é dotado de capacidade para conhecer a Deus e com ele ter comunhão, se relacionar com Ele.
Isso significa que o humano é muito mais do que um simples animal, e que sua existência ultrapassa os limites do tempo terreno. 
Foi criado para viver e não para morrer. 
Mas o pecado a desobediência trouxe a morte ao mundo e, assim, ao humano.
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram, Romanos 5:12.
A morte, no seu aspecto físico, nada mais é do que a separação do corpo da alma,  entretanto, não implica extinção da alma isso é, não é o fim.
A Bíblia  no Antigo Testamento ensina que a personalidade do humano, sobrevive a morte isso é a alma.
O corpo do ser humano é depositado na sepultura enquanto a alma ficava no lugar denominado "Seol" que quer dizer (traduzido "inferno", "o poço", e "a sepultura") a morada dos espíritos dos finados. 
Há provas que o "Sheol" não era o céu pelo fato de ser descrito como estando "em baixo".
 ( Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo, Provérbios 15:24),
Terra mais baixa.
(Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações magníficas, às partes mais baixas da terra, juntamente com os que descem à cova, Ezequiel 32:18).
O meio do inferno (desceram).
 (Os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem,  desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada, Ezequiel 32:21). 
Que não era um lugar de felicidade suprema  ainda, prova-se pelas seguintes descrições: 
 Era um lugar sem lembrança de Deus.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará, Salmos 6:5?
Um lugar, de crueldade.
(Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme, as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
Cant. de Salomão 8:6, Versão Brasileira),.
Um lugar de dor. 
(A secura e o calor desfazem as águas da neve; assim desfará a sepultura aos que pecaram.
Jó 24:19), Versão Brasileira).
Um lugar de tristeza.
 (Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam, Salmos 18:5Sal. 18:5 Versão Brasileira).
 Era um lugar do qual aparentemente ninguém voltava.
(Jo 7:9, Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir,  Versão Brasileira).
 O Sheol, não desfrutando do brilho da pessoa de Cristo ressuscitado, é um lugar sombrio que inspira receio, e, por conseguinte, alguns dos santos do Antigo Testamento receavam ir para esse lugar como a criança receia entrar num quarto escuro, e também os humanos em certo sentido hoje.
 (Vide o Sal. 88 e Isa. 38).
 Sehol era habitado tanto pelos justos e também pelos que não foram salvos.
(Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! 
Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
 Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.
E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse. Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai, Jó 14:13, Sal. 88:3; Gên. 37:34,35).
 Como  também pelos que praticam o mal.
 (Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. 
Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura, Provérbios 5:3-5,Sal. 31:17). 
Do caso do rico e Lázaro concluí-se que havia na verdade, duas seções no Sheol,(um lugar de sofrimento para os ímpios.
(E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: 
Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 
Disse, porém, Abraão: 
Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males, e agora este é consolado e tu atormentado, Lucas 16:23-25 ).
E outro para os justos, um lugar de descanso e conforto (Luc. 16:25 verso citado). 
Contudo, os santos do Antigo Testamento não estavam sem esperança já mais, eles aguardam a ressurreição de Jesus. 
O Santo de Deus, o Messias, desceria tão logo fosse morto ao Sheol, e o povo de Deus seria redimido do Sheol conforme. 
 ( Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)
Salmos 16:10 , Salmos 49:15; Versão Brasileira.)
Essas são profecias que cumpriu-se quando Cristo, após sua morte, desceu ao mundo inferior dos espíritos dos finados .
(Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: 
Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso, Mateus 12:40, Luc. 23:42,43).
Foi aqui que Ele libertou do Sheol os santos do Antigo Testamento, levando-os consigo para o Paraíso celestial. 
(Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto Ele subiu e que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Efésios 4:8-10 Efés. 4:8- 10.) 
Essa passagem nos faz entender, que houve uma mudança nesse mundo dos espíritos desencarnados, e que o lugar ocupado pelos que foram agraciados por Deus no anti ressurreição, que aguardam foiram trasladado para as regiões celestiais. 
 (Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu, Efésios 4:8, 2Cor. 12:2.).
Desde então, os espíritos dos que são salvos no pós morte, sobem para o céu e os espíritos dos que não erdadam a vida eterna, descem para a condenação. 
(E deu o mar os mortos que nele havia, e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia, e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, Apocalipse 20:13,14).
 Outras passagens do ensino do Antigo Testamento sobre a vida futura são as seguintes: 
 1) A frase "congregado ao seu povo" (Gên. 25:8) ou "aos pais", usada por Abraão, Moisés, Arão e Davi, deve referir-se à existência consciente após a morte e ao sepultamento, pois esses homens não foram enterrados nos túmulos ancestrais. 
2) As trasladações de Enoque e Elias provam com certeza a existência duma vida futura de felicidade na presença de Deus. 
 3) As palavras de Cristo em Mat. 22:32 representam meramente uma forte expressão da própria crença dos judeus. De outra forma nenhuma influência teriam sobre os ouvintes.
4) A doutrina da ressurreição dentre os mortos é claramente exposta no Antigo Testamento. (Jo 19:26; Dan. 12:1,2.) 
5) Quando Jacó disse: "Com choro hei de descer ao meu filho até a sepultura" 
Em todas essas referências, deve o leitor fazer o confronto das versões de Almeida e Brasileira. (Nota do Tradutor). (literalmente "Sheol", e assim traduzida na Versão Brasileira.
Em (Gên. 37:35), de maneira nenhuma ele se referia à sepultura literal, pois ele supunha que o corpo de José teria sido devorado por uma fera. 
 2. Ensino do Novo Testamento. 
 O Novo Testamento reconhece a existência no pós morte, na qual a vida espiritual continua sob novas e melhores condições. 
 Entrar nessa vida é o supremo alvo do homem. 
(E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Marcos 9:43).
Aceitando a salvação que o próprio Cristo oferece, o humano já na vida presente hoje  passa da morte para a vida conforme. 
(Aquele que crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece, João 3:36).
Isso, entretanto, é somente o começo pois a sua plenitude pertence à existência que começa com a "ressurreição da vida". 
(E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5:29 João 5:29).
Existe uma vida que virá a qual é eterna 
(Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir, 1 Timóteo 4:8).
 Essa vida agora está oculta, mas se manifestará quando Cristo, que é nossa vida, aparecer.
 (Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória, Colossenses 3:4).
Cristo dará a coroa da vida prometida àqueles que o amam 
(Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam, Tiago 1:12). 
Mesmo o estado atual dos que faleceram crendo em Cristo e tendo sido batizado, é algo melhor do que a presente vida Nele 
(Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho, Filipenses 1:21 Fil. 1:21). 
Mas a plenitude de vida, qual é a terra da Promissão, e o seu direito de primogenitura como filhos de Deus, serão revelados na volta de Cristo. 
(E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo,  Romanos 8:17 , Gálatas, 4:7). 
A morte física não pode interromper a comunhão entre o ser humano que creu no evangelho e foi batizado, e seu Senhor. 
"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (João 11:25,26). 
Com essas palavras Jesus assegurou a Marta e Maria que seu irmão não havia perecido, mas estava seguro tranquilo.
 O que Jesus quis dizer foi o seguinte: 
 "Eu amava muito o vosso irmão e com ele tive muita comunhão. 
Compreendendo quem eu sou, lembrando o meu poder, pensais que eu permitiria à morte interromper essa comunhão?
A comunhão que para nós ambos era uma grande delicia?"
 Existem muitos argumentos formais a favor da imortalidade. 
Mais do que a lógica fria, o que mais satisfaz é justamente saber que estamos em comunhão com Deus e com o seu Cristo. Vamos imaginar o caso dum ser humano fiel que durante muitos anos gozou de preciosa comunhão com o Filho de Deus, ouviu sua voz e sentiu sua presença sempre?
Agora quando o humano está prostrado no leito de morte ouviremos então o Filho de Deus dizer-lhe: "Andamos juntos, gozamos de doce comunhão, mas chegou a hora do eterno adeus"? 
Não.
 Assim não aconteceria! 
Aqueles que estão "em Cristo" 
(Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor, 1 Tessalonicenses 4:14-17).
Não podem ser separados dele nem pela vida e nem pela morte.
(Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor, Romanos 8:38,39).
Para aquele que viveu conscientemente na presença de Cristo, ser separado de Cristo pela morte é coisa impossível isso não acontecerá. 
Para aqueles que estão unidos pelo amor de Deus, é inconcebível separar-se desse amor para entrar num estado do nada e desolação extirpação. 
Cristo diz a todos os humanos que aceitam o evangelho: 
 "Está Lázaro, está alguém, unido a mim? 
Ele confia em minha pessoa? 
Tudo que sou e todo o poder está em mim reside em operarão em sua vida. 
Teu irmão está unido a mim pelos laços da confiança e do amor, e visto que eu sou a Ressurreição e a Vida, esse poder operará nele." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.