Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

A Visão Do Vale De Ossos Secos, Ezequiel 37. Baseado Na EBD Betel LIção 9 De 27/02/2022

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.  E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo, Ezequiel 37:1,2,4,5,10.
Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo, Ezequiel 37:1,2,4,5,10. 
Hoje dia 27/02/2022, baseado da Escola Bíblica Dominical, estarei comentando esse importante texto bíblico.
Deus tem um plano divino de restauração de Israel. É bom lembrarmos que esse testo é exclusivamente para os judeus. Não tem a ver com a igreja hoje.
Esse texto provavelmente é um dos mais lidos, apesar de não ter a ver com a igreja agora no Novo Testamento.
Há aqui tantas mensagens que denunciam os pecados do povo, e a possibilidade do juízo eminente de Deus, o profeta recebeu também uma mensagem de esperança restauradora haja visto a situação que a nação se encontrava.
Assim tem sido desde o inicio da relação dos humanos com Deus, desde o início.
Deus tem sempre uma chamada ao arrependimento para restaurar a paz e a comunhão.
Mas o que Deus fará? 
Quais as suas ações para cumprir seus planos com Israel a quem Ele escolheu?
Como vimos nas lições anteriores aqui da EBD, Deus tem seus propósitos de restaurar o povo de Israel, pois o mesmo encontra-se em desacordo com o que Ele propôs desde o inicio quando chamou Abraão de Ur dos caldeus.
Ele não está se agradando do que o povo está fazendo hoje no tocante a adoração. são muitas divisões religiosas e muitos pecados cometidos contra o Senhor, vejamos;
 Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: 
Ainda que os lancei para longe entre os gentios, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes serei como um pequeno santuário, nas terras para onde forem.
Portanto, dize: 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações. E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles, e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram, e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões.  Então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor DEUS.
Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade, e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança. Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor. Para que te lembres disso, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te expiar de tudo quanto fizeste, diz o Senhor DEUS, 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.
No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão. Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca,  eu, o Senhor, o disse, e o fiz, Ezequiel 11:16-20, 14:11, 16:60-63, 17:22-24.
Então quando formos estudar Ezequiel 37, é importante que seja dentro desse contesto que fala da promessa da restauração da nação escolhida de Deus, principalmente sobre o que está dito no capítulo 36 versos 16 a 38, que nos da detalhes do trabalhar de Deus com Israel que visa a restauração do seu povo.
Dentre outras podemos frisar:
A) A Volta do povo das nações para a sua pátria.
B) Purificação das suas imundícies, pecados e idolatrias.
C) Dar -lhes um coração novo.
D) Dar- les um Espirito novo que é o Seu Espirito Santo.
Mas como podemos ver a nação de Israel hoje? 
Como eles se encontram?
O profeta Ezequiel revela a situação espiritual do seu povo hoje, ao longo dos seus escritos se pode ver o que ele revela.
Nessa visão Deus lhe mostra um grande vale cheio de ossos secos. 
Um Grande cemitério. 
Ele conta como uma metáfora, no verso 1,2.
essa visão que o profeta tem, e outros textos da Bíblia também revela.
Vemos então a gravidade da situação humana quando se afasta de Deus, do Deus unico e verdadeiro. Quando se permanecem afastado dos propósitos de Deus, o resultado é mesmo um desastre.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor, Deuteronômio 6:4.
Vemos em:
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida, Gênesis 3:9-24: 
Aqui está a gravidade do pecado de Adão e Eva. 
Alguns por aí diz que foi o sexo. Mas não é verdade. Foi só desobediência mesmo. Sexo Deus já deixou o casamento instituído quando Deus criou a mulher.
Casamento significa ajuntamento, de duas de dois  seres de sexo oposta para acasalar e procriar, nada mais é do que sexo reprodutivo entre casal.  
Já ouviu  absurdos de que Deus deixaria só os dois se não tivessem pecado. Isso está em desacordo com o criador que disso multiplicai sobre a terra.
Vemos em Isaias 1.5,6 algo que retrata a depravação dos seres humanos:
Em Apocalipse 3.17, vemos a diferença entre o que achamos e a avaliação de Deus.
Os proclamadores da palavra  são profetas, ainda hoje. 
E bom deixar claro que todos os que pregam a palavra são profetas. quando você prega você esta discorrendo sobre algo que vai acontecer, então és profeta.
A mensagem do profeta é dirgida a seres humanos, como a de Ezequiel. 
O amor de deus inflama o coração do profeta para que ele avise os humanos que  ele vai fazer algo.
Desde o inicio a mensagem de Deus inclui formar um povo peculiar para sua gloria. essa mensagem era levada pelo profeta.
E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: 
Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito,  e com braço poderoso os tirou dela;
E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. 
E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles.
E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim.
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;
Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.
Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação Atos 13:13-26.
Depois em Galatas na carta de paulo encontramos:
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos, Gálatas 4:4,5.
Aqui mais aqui, Deus fala que era através  de um humano que o Verbo viria habitar entre nós. Conforme encontramos em João 1.14.
assim Ezequiel sendo colocado no meio do vale andando ao redor do mesmo e profetizado, sobre algo que aos olhos natural não tinha nenhum valor.
Imagine o profeta pensando no que Deus mandou ele fazer? 
E nós o que Deus está mandando fazermos? 
Parece uma coisa idiota que não vai dar ressultado. 
Mas é assim que ele quer. 
Ele Ezequiel  era sacerdote e não poderia ater contato com cadaver, e eis que lá  estava milhares de cadáver para ele falar.
Porém foi deus quem o levou assim como com pedro 1 Pedro 2.9,10.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão, Atos 10:10-17.
Os que são salvos são vocacionados também para falar ao povo.
O poder de Deus que vai além do que imaginamos.
Deus faz a pergunta a Ezequiel:
Poderá reviver esses ossos? 
Pela lógica não,  mas ele fala só assim:
Senhor tu sabes.
Muitas vezes nós somos surpreendidos pelas cousas que Deus faz em nossas vidas. Deus falou a jeremias, 32.27: 
Seria alguma coisa maravilhosa de mais para mim?
É obvio que não.
O anjo disse a maria:
Para Deus nada é impossível.
Agora estava revelando a Ezequiel que seu poder irá restaurar a nação de Israel mesmo que ela esteja espalhada pelos quatro cantos da terra.
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido, Jó 42:2.
Após  ter revelado ao profeta o verdadeiro estado do povo, agora Ele pergunta:
Poderão viver esses ossos? Ez.37.3.  . . Ele só diz: Tu o sabes. 
Seus ossos secos sem esperanças e aniquilados Ez 37.11.
Mas a manifestação do poder de Deus surpreende tando os qur não tem esperanças como os que são esperançosos. ele é poderoso para fazer além daquilo que imaginamos ou esperamos, Efésios 3.20. 
Dentre tantas lições que se pode extrair de Ez. 37, temos uma em especial:
Não permitamos que situações além de nosso controle, ou de nossa linha de raciocínio possam abafar a nossa fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Qual foi a ordem que o profeta recebeu?
Anunciar a palavra de Deus:
dize-lhes: Ouvi a palavra do Senhor Ez 37.4.
F.F Bruce (1910-1990) foi um teólogo escocês formado pelas universidades de Aberdeen, Cambridge e Viena, comenta:
A congregação menos promissora, e que qualquer pregador já tenha pregado, a ideia ecoa nas palavras como as do senhor Jesus:
Os mortos ouvirão a Sua voz e os que a ouvirem viverão  João 5.25.
Agora hoje com tantos desafios a ordem é a mesma, que preguemos a palavra a tem e fora de tempo 2 Timóteo 4.2,5, e que façamos a obra como um Evangelista e prossigamos no poder do Espirito. 
Ezequiel apresenta um senário desolador sobre o que ocorria com Israel. Os ossos secos no vale, e em seguida descreve a mudança.
Essa descrição nos lembra um momento da história.  A terra sem forma ae vazia gêneses 1.1,2. mas o Espirito de Deus se movia sobre as águas.
Após esse senário vem a frase: 
(Deus disse).
O Espírito estava pronto para proporcionar a avida a terra, e isso aconteceria a partir da apalavra de Deus.
A obra da restauração de Israel ixluido a vivificação para uma avida nova iria acontecer, Ele disse que abriria a sepulturas onde eles estavam, e faria seu povo sair delas e passariam a ver um novo tempo.
Essa nova época inclui a vida de abundancia e segurança entre os povos.
Uma vida de acordo com a vontade de Deus.
Encontramos em vários lugares da bíblia a expressão.
(Povo De Deus), aqui em Ezequiel 36 e 37.
Deus ainda quer ter um povo para o seu nome, apesar de eles estarem quase extintos entre asa naçoes da aterra).
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome, Atos 15:14.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios, Êxodo 6:7.
Deus está chamando pessoas de todas as nações e etnias para compor esse povo. 
São como ossos secos, porque não tem o brilho de Deus.
Vemos no Novo Testamento Revelado isso.
Mas voz sois a geração eleita, o sacerdocio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia, 1 Pedro 2:9,10.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus, Apocalipse 21:3.
Quando estamos em cristo passamos por essa experiência de ser um povo escolhido de Deus 
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo, Efésios 2:11,12.
Tal façanha de ser povo de Deus envolve algumas verdades tais como; exclusividade e comprometimento.
O profeta falou que o povo restaurado seria fiel as suas leis e princípios. 
E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão, Ezequiel 37:24.
Isso não quer dizer que é uma nova revelação da palavra. 
Após a saída ado Egito antes de entrar na terra prometida elas foram orientados a viverem de acordo com a vontade de Deus.
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.
Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor, Levítico 18:1-5.
Quando veio Jesus  Ele explicou sobre a importância de se praticar a palavra de Deus.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda, Mateus 7:24-27.
Por isso a restauração envolve um novo coração e a habitação do Espirito Santo.
A restauração aponta para um testemunho de todas as nações acerca de Deus.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos, Ezequiel 36:21-23.
Diz nota da Bíblia missionaria de estudo.
Assim como a escolha de Israel foi por amor:
Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;
Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará.
Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir.
Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;
E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.
E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.
Pois consumirás a todos os povos que te der o Senhor teu Deus; os teus olhos não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isto te seria por laço, Deuteronômio 7:6-16.
E também pela honra de Seu nome, a restauração de Israel também se dá por zelo no Seu nome.
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto.
Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram.
E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei.
E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do Senhor, e saíram da sua terra.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi, Ezequiel 36:16-21.
A missão da igreja acima de tudo é proclamar a glória de Deus. O testemunho da igreja eqivale como sal da terra e luz do mundo, assim deus é glorificado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.