Cúpula Da Rocha/Onde Fica O Domo Da Rocha? Lugar Exato Onde Abrão Sacrificaria Isaque.


Cúpula Da Rocha/Onde Fica O Domo Da Rocha? Lugar Exato Onde Abrão Sacrificaria Isaque.
Cúpula da Rocha ou Mesquita de Omar O edifício que sobressalta aos olhos, assim que se chega a Jerusalém, é obviamente a Cúpula da Rocha ou Mesquita de Omar, construída sobre o monte do templo ou o Haram ash-Sharif. 

Vista do Monte das Oliveiras, à esquerda da Cúpula da Rocha, destaca-se também a mesquita Al-Aqsa. 
A Cúpula da Rocha ou Mesquita de Omar foi o primeiro grande santuário do Islam, construído entre os anos 688 e 691 d.C. pelo Califa Omeia Abd alMalik. 
Sua construção teria sido em honra à "Ascensão de Maomé ao céu, depois de sua viagem noturna a Jerusalém".
 Porém, com esse fim, foi construída posteriormente a Cúpula da Ascensão bem perto dali também. 
Em disputa com os templos bizantinos da época, a Cúpula da Rocha, com sua arquitetura circular matematicamente circunscrita à rocha, impressiona por sua extraordinária beleza. 
Ela estaria construída sobre as antigas ruínas do Templo judaico que, conforme 2Cr 3,1;
 (E começou Salomão a edificar a casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu, 2 Crônicas 3:1.)
estava construído sobre o monte Moriá, ali onde em Gn 22,2.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi, Gênesis 22:2.
 Abraão ia sacrificar seu filho Isaac aqui. 
Aliás, essa seria, conforme a tradição popular, a enorme rocha que se encontra em seu interior e que lhe confere o nome. 
Atualmente, devido aos conflitos entre judeus e palestinos, a mesquita tem o acesso restrito, permitido somente aos muçulmanos.

Comentários