Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Lendo e Entendendo Os Evangelhos / COMO LIDAR COM AS DIFERENÇAS DOS EVANGELHOS

O que são Evangelhos Sinópticos? Autoria e data e etc.  É de Mateus, cujo significado é “dádiva de Deus”.  Mateus era coletor de em postos na Galileia e, ao ser chamado por Jesus, passou a fazer parte dos doze apóstolos.
Lendo e entendendo os Evangelhos. LIDAR COM AS DIFERENÇASENTRE ELES?
O que são Evangelhos Sinópticos? Autoria e data e etc.
 É de Mateus, cujo significado é “dádiva de Deus”. 
Mateus era coletor de em postos na Galileia e, ao ser chamado por Jesus, passou a fazer parte dos doze apóstolos.  Não há referências nem inferências que o coloquem com o autor, mas a tradição da Igreja Primitiva lhe atribui o primeiro evangelho. Alguns o consideram o mais antigo, com data de com posição entre os anos 45 e 55 d.C., enquanto outros o colocam após o evangelho de Marcos, entre 64 e 68 d.C. 
Ainda segundo a tradição, foi escrito em aramaico, esse relato, sendo mais tarde, traduzido para o grego. O assunto Mateus é o mais judaico dos evangelhos. 
Seus destinatários, com certeza, eram os judeus. Por isso o escritor apela frequentem ente para o cumprimento das profecias na vida de Jesus. 
Sua intenção é m mostrá-lo como o Messias prometido nas Escrituras do Antigo Testamento. 
Lendo e Entendendo Os Evangelhos / COMO LIDAR COM AS DIFERENÇAS DOS EVANGELHOS
A genealogia do primeiro capítulo retrocede até Abraão. 
Por sete vezes, Jesus é chamado de “filho de Davi”. Os costumes e as palavras judaicas não são explicados, como nos outros evangelhos, porque seu público, com certeza, entendia suas expressões. 
 Há uma grande ênfase sobre a cidade de Jerusalém, chamada de “a cidade do grande rei” conforme (M t 5.35). 
Mateus, que tinha uma mente sistemática, acostumada com anotações, reuniu todo o seu material por tópicos. 
Nos capítulos 5 a 7 por exemplo, está o Sermão da Montanha, que resume os princípios éticos de Jesus. O capítulo 10 já relaciona a missão dos discípulos. O capítulo 13 reúne algumas parábolas relacionadas ao reino de Deus. 
No capítulo 22, a disputa de Jesus com os fariseus, os saduceus e os herodianos. 
O capítulo 23 se relaciona às suas repreensões contra os fariseus e os escribas. Finalmente, nos capítulos 24 e 25 encontramos o seu sermão profético. 
Mateus é o evangelho da profecia cumprida. A expressão “para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta” aparece doze vezes. Algumas destas citações são contestadas, porque, às vezes, parecem não apresentar um cumprimento literal, mas apenas um a interpretação do texto do Antigo Testamento. Um exemplo referido é o texto de Mateus 1.23, que seria o cumprimento de Isaías 7.14. 
É alegado que Jesus não foi chamado de Emanuel. Mas não se pode negar que todos viram em Jesus a manifestação da presença de Deus junto ao seu povo. Deve-se considerar que, após a ressurreição, os discípulos perceberam que a chave para o entendimento do Antigo Testamento era o Messias. 
Então, passaram a olhar todos os detalhes dos livros sagrados mais amiúde, relacionando-os com Jesus. 
O livro comprova a inspiração divina das Escrituras judaicas em muitos pontos e fornece inúmeros argumentos contra ensinos errôneos, como, por exemplo, a guarda do sábado observada pelos adventistas do sétimo dia, e a natureza da ressurreição e a divindade de Cristo.
Embora as diferenças entre os Evangelhos Sinópticos e João serem muito maiores do que aqueles entre dois ou mais da sinóptica, muitos leitores vão achar que eles são mais problemáticos do que aparentam. 
João simplesmente não coincide com os Sinópticos, na maioria dos casos. 
A diferença está no nível de seleção de materiais, no "tom" geral do Evangelho. Mas quando os Sinópticos narram os mesmos acontecimentos ou provérbios de diferentes maneiras, existe a possibilidade de contradições, que ameaça manchar e colocar dúvida na confiabilidade de pelo menos uma das histórias. 
Este tem sido um terreno fértil para aqueles que falam da falta de confiabilidade histórica dos Evangelhos, e são críticos da Bíblia, e do poder de Deus, por isso é 
nenhuma surpresa que a "harmonização" tem sido uma preocupação tradicional para aqueles consideram os evangelhos como escritos inspirados.
Algumas pessoas pensam que qualquer tipo de harmonização é ilegítimo, como uma discussão de desespero por parte daqueles que estão determinados a defender a veracidade dos Evangelhos, aconteça o que acontecer.  Qualquer pessoa familiarizada com o estudo da história antiga duvidaria dessa atitude.
 Nos raros casos em que existe mais de uma fonte para um evento, muitas vezes há diferenças de perspectiva, e as discrepâncias de dados, por vezes, aparentes. 
Isso pode ser porque uma ou mais fontes, é mal-informado ou é deliberadamente distorce os dados. 
Lendo e Entendendo Os Evangelhos / COMO LIDAR COM AS DIFERENÇAS DOS EVANGELHOS
Mas a menos que o historiador tenha uma base avançada para a desconfiança de uma ou mais das fontes, o procedimento normal é a primeira a considerar se há outras maneiras razoáveis para explicar a discrepância. 
Pode ser que um ou mais dos que tenham sido mal interpretados, tenham omitidos dados vitais para a interpretação correta do texto. 
Ou informação vital que resolveria o problema, de alguma forma. 
Sempre que um escritor tem provado ser geralmente de confiança, não é razoável 
que concordar, ao invés de concluir que o nosso conhecimento limitado nos dá o direito de declará-lo errado.  Além disso, ao estudar os evangelhos devemos se lembrar que o nosso conhecimento histórico é limitado, e nem sempre têm todas as informações necessárias para avaliar se uma versão é correta e a outra é errada. Além disso, às vezes as interpretações tradicionais exigem uma análise mais 
aprofundada para ver se as alegadas discrepâncias são reais ou imaginários. 
Para Evangelhos existem três fatores particularmente importantes. 
Em primeiro lugar, o que é um "paralelo"? 
Algumas das discrepâncias que muitas vezes aludem nublam nosso entendimento, são baseadas nas suposições de que as duas histórias que cobre o mesmo incidente (p. exemplo. milagres de cura) certamente ocorreram em momentos diferentes do ministério de Jesus, e também pode ser possível através dos ensinamentos ao longo de alguns anos de público e de obras particulares que usam expressões e ideias similares em diferentes ocasiões. 
Naturalmente, este argumento poderia ser levado ao extremo.
 Alguns eventos de acordo com sua natureza, não poderia ter acontecido mais de uma vez como ( por exemplo .. o julgamento de Jesus, crucificação e ressurreição!). 
Mas vale a pena, pelo menos, fazermos a pergunta se tais contradições representam a mesma ocasião. 
Por exemplo, a comparação entre as quatro histórias da unção de Jesus vejamos:
(Mateus 26: 6-13, Lucas 7: 36-50; João 12: 1-8). 
Lendo e Entendendo Os Evangelhos / COMO LIDAR COM AS DIFERENÇAS DOS EVANGELHOS
E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lhes sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.
E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício?
Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres.
Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo.
Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre.
Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.
Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua, Mateus 26:6-13.
E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-los com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-los com o unguento.
Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. 
Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: 
Vês tu esta mulher? 
Entrei em tua casa, e não me desta água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas está, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: 
Os teus pecados te são perdoados. 
E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz, Lucas 7:36-50.
Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de erodias, mulher de seu irmão Filipe; Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta. Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Erodias diante dele, e agradou a Herodes.
Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista. E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.  mandou degolar João no cárcere, Mateus 14:3-10
Com:
E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-los com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-los com o unguento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: 
Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
E disse à mulher: 
A tua fé te salvou; vai-te em paz, Lucas 7:36-50
Poderíamos sugerir dois incidentes separados que sustentam os detalhes e diferem na forma como a história ser contada. 
E uma comparação entre as "aventuranças" em Mateus. 5: 3-12:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós, Mateus 5:3-12
Com diferentes tons e conteúdo das bênçãos e maldições de Lucas. 6: 20-26.
E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: 
Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas. Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas, Lucas 6:20-26.
Que como sugere alguns estudiosos que Jesus usou a forma das "Bem-aventuranças" mais de uma vez, para apresentar mensagens diferentes.
Em segundo lugar, as alegadas discrepâncias, por vezes, se relacionam com a ordem em que esses eventos ocorreram. 
Por exemplo, Lucas fala do sermão de Jesus em Nazaré, desde o início do seu ministério (Lucas 4:16-30);
E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías;
 E, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração pregar liberdade aos cativos, e a restauração da vista aos cegos, e pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: 
Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: 
Não é este o filho de José?
E ele lhes disse: 
Sem dúvida me direis este provérbio: 
Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum.
E disse: 
Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.
Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.
E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.
Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se, Lucas 4:16-30.
 Enquanto Mateus e Marcos da essa informação, numa visita a Nazaré, que é uma fase posterior vejamos: (Mateus 13. 53-58.
E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.
E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?
E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles, Mateus 13:53-58.
No entanto, antes de eu ter notado que os Evangelhos que temos, aparentemente, não para ser lido estritamente como dados históricos, mas sim como coleções de histórias e ditos dadas na forma de uma antologia, (Antologia (em grego, ανθολογία ou "coleção de flores", em latim: florilegium) é uma coleção de trabalhos literários (ou musicais e também o cinema) agrupados por temática, autoria ou período). não um diário.
Em terceiro lugar, com especial referência as palavras de Jesus, não é de estranhar que, se ele falou em aramaico, a história em gr. de suas frases mostra variações na linguagem. É claro que é bem possível que Jesus nunca falou em gr., Mas a maioria dos estudiosos acham que a maioria dos seus ensinamentos foram dadas em linguagem comum, o aramaico. 
O que aparece nos Evangelhos, em gr. podem não ser as palavras exatas de Jesus, exceto nas raras ocasiões em que ele foi escrito em aramaico. Cada tradução é, até certo ponto, uma paráfrase e isso é um perfeitamente aceitável para a comunicação maneira e significados. 
Variedade verbal, portanto, de esperar; 
É difícil julgar quando essa variação é passada os limites da paráfrase legítimo. Curiosamente, por. exemplo ver as diferentes maneiras em que o Sinóptico trata a resposta de Jesus à pergunta do sumo sacerdote em juízo ;
(Mateus 26:64, e Lucas 22. 67-70). 
Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu, Mateus 26:64.
E veja:
És tu o Cristo? Dizendo-o. Ele replicou: 
Se vo-lo disser, não o crereis;
E também, se vos perguntar, não me respondereis, nem me soltareis.
Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus.
E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E ele lhes disse: Vós dizeis que eu sou, Lucas 22:67-70
Sem base para o argumento de que, enquanto eles claramente não são iguais, a mesma diferença em má forma é que nos permite expressar uma imagem mais arredondada da resposta de Jesus do que teríamos se tivéssemos apenas um dos três.
Por isso, é razoável a buscar explicações para as histórias reais variar antes de concluir apressadamente que um ou outro está errado. Harmonização, no entanto, pode ir longe demais. 
Um perigo é que, com o desejo de ter uma solução para cada problema, propomos medidas que são tão improváveis que qualquer esforço passa como ridículo. 
(Uma tentativa de conciliar as pequenas diferenças entre as contas das negações de Pedro é que Pedro negou Jesus por seis vezes, apesar de todas as fontes concordam que havia três apenas, e também as histórias em os três Sinópticos estandes número três).
 Não há nada de errado em admitir que, em alguns casos, não sabemos a resposta! um juízo de atraso é melhor do que uma solução improvável. Outro perigo é que em nosso zelo para reconciliar as discrepâncias que levamos a sério as diferentes perspectivas dos autores. 
O conjunto destes quatro textos, com toda a sua variedade, que é inspirado pela nossa história de Jesus, e não um "original" que lhe está subjacente tem de ser criado artificialmente pela remoção ou ignorando as diferenças.
Espera-se, portanto, que ser humano ao ler deste comentário preocupe em comparar diferentes Evangelhos sinópticos em suas histórias é tomada. 
Para este fim, existe uma infinidade de fontes, comentários referências em paralelo, dos mais diferentes autores, como poderíamos citar aqui, Wim Malgo, Elienai Cabral, Abraão de Almeida,  Myer Perman,  Armando Chaves Cohen, Orlando Boyer, e outros.
 Como o problema de decidir o que constitui um verdadeiro paralelo, temos usado a palavra "ver" para as passagens mais óbvias, 
e cf. para as semelhanças são mais duvidosas. Usando cuidado- cuidados com essas referências podem ser possível obter uma compreensão mais rica de todo o testemunho sinóptica sobre Jesus.
Uma das tendências mais usadas no recente estudo dos Evangelhos é o aumento da vontade de tratar cada um escrito como uma história completa em si mesma, escrito para ser lido e apreciado como uma obra ao invés de uma coleção desses incidentes isolados e história.
Nestes dias de fácil acesso aos livros e a habilidade de leitura é fácil esquecer quase universal no mundo antigo que um rolo de um único "livro" da Bíblia era um luxo caro, mesmo para aqueles que sabiam ler. 
A maioria dos membros da igreja não tinha conhecido tais livros, depois de lera-los em particular, mas tendo ouvido ler em voz alta na congregação.
A leitura pública do Evangelho de Marcos leva cerca de uma hora e meia; Evangelhos ocupam as mais longas duas horas e meia. Não sabemos se as congregações do primeiro século tinham ouvido ou lido todo o Evangelho uma vez, ou para dizer, se gostei de ler em parcelas. 
Aqueles que tiveram o privilégio de ouvir a leitura de todo o Evangelho pode ter certeza de que os autores tinham aprovado tal utilização do seu trabalho, e provavelmente concebido para o efeito. O ato de ouvir esta apresentação, especialmente o Evangelho de Marcos, é perceber que esta antologia de histórias sobre Jesus não é uma coleção feita de forma aleatória. 
Em vez disso tudo é cuidadosamente elaborado, com um enredo de intensidade dramática, em que várias subtramas são tecidas sutilmente para que a narrativa se mova para um clímax inexorável e magnífico em Jerusalém. 
Toques de paradoxos e brilhos de humor manter o alerta público e envolvidos, e nos permite integrar os eventos singulares de ministério, conflitos e morte de Jesus, bem como compartilhar o triunfo da sua ressurreição.
É um erro, portanto, para o tratamento de cada história ou secção pedagógica do Evangelho como só se houver isso. Nossos costumes normais de leituras bíblicas tendem a nos levar a esse perigo, como lemos uma passagem curta de uma vez, geralmente sem pensar sobre a relação que leva a toda a narrativa. 
Aqueles que pregam os Evangelhos baseado também incidir frequentemente em uma seção (ou até mesmo um único verso!).
 Sem levar em conta o contexto mais amplo.
É claro que não é prático, normalmente no prazo comum de vida, ler um evangelho de uma só vez, e, a menos que um pregador em causa todo o livro de uma vez! Pelo menos, devemos ter cuidado na leitura e pregação para ser sensível e consciente do "enredo" geral do Evangelho, e como a passagem se encaixa no seu escolhido. Também ajudaria muito em nosso estudo foi iniciado um Evangelho de ler completamente, apreciando-o como uma história inteira, antes de nos voltarmos 
para a seção de estudo.
Uma leitura sensível de cada um dos quatro Evangelhos nos dá uma visão valiosa sobre fé e pensamento de cada um dos escritores, e as questões que lhes dizem respeito, em especial, para si e as igrejas em que e para que escreveu. 
No entanto, não foi o principal objetivo destes homens escrever sobre si mesmos ou suas ideias. 
Eles escreveram para ajudar as pessoas a conhecer melhor Jesus. 
Seus livros não são destinados a promover a compreensão teológica para o bem dela, mas para incentivar a fé e discipulado. 
João escreveu: 
"Essas coisas são escritas para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (20:31). 
Os outros evangelistas correram Hubie ecoou esse mesmo fim, foi o alvo principalmente os leitores não-cristãos a serem conquistados para a fé, ou uma congregação cristã que estava faltando a instrução e incentivo para colocar em prática professar a fé. 
Com isso em mente, os escritores apresentando os fatos da vida e os ensinamentos de Jesus que eles tinham aprendido ou lembrados. 
E são esses quatro homens a quem devemos a maior parte do conhecimento histórico que temos sobre Jesus. As poucas referências que temos de Jesus na literatura não-cristãos do primeiro século depois de sua morte, nos é dito que ele viveu e morreu como um professor e de milagres na Palestina no início dos anos 30, e Ele tinha seguidores dedicados o suficiente para formar a base de um movimento religioso crescente. 
Eles não nos dizem nada sobre como ele era ou o que ele ensinou. 
Referências sobre a vida terrena de Jesus no resto do NT são poucas e esparsas, e temos outras fontes cristãs de informações até o surgimento dos chamados "apócrifos" no segundo século. 
Estes em sua maioria estão menos interessados na vida terrena de Jesus em seus ensinamentos. As indicações constantes são tomadas a partir dos quatro evangelhos do NT ou um acúmulo de histórias lendárias sobre Jesus que estavam em grande parte o resultado da imaginação popular, e os interesses particulares de um novo tipo de cristianismo gnóstico. 
Se quisermos saber que é a realidade histórica da vida e ministério de Jesus, temos de recorrer a Mateus, Marcos, Lucas. e João. 
E assim estaremos em terra firme. 
Entre eles temos a perspectiva de Jesus como figura histórica e mais completa de sua vida e ensinamentos do que qualquer outra personalidade do mundo antigo. 
No entanto, eles os céticos, oferecem o seu próprio caminho, como homens de fé que fazem a ligação com os outros para compartilhar com eles o caminho, não discipulado. 
Aqueles que leem os Evangelhos apenas para encontrar dados históricos sobre Jesus pode ter êxito em fazê-lo, mas perdeu a marca principal que os escritos são para hoje, 
Os Evangelhos são para aqueles que estão dispostos a "acreditar" e "ter uma vida de fato, sem cortinas negras na frente". 
Os fatos sobre Jesus são registrados não só o seu interesse, mas para decisões de quem gostria de se aproximar de Deus.
Fontes - Wim Malgo, Elienai Cabral, Abraão de Almeida,  Myer Perman,  Armando Chaves Cohen, Orlando Boyer,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.