Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

De Onde Surgiu Deus ?


Como surgiu Deus?
Os estudos apresentados neste artigo aqui é produto de pesquisas que eu, Diácono Luiz realizou baseado análice bíbliográfica e eis o resultado. não são criação ou invenção nossa,são, isto sim, principalmente, compilados da literatura evangélica relacionada na bibliografia desde tempos remotos.
Por isso, orientamos todos os leitores deste post leiam atentamente, para que o conhecimento se multiplique.
 Este trabalho não esgota os temas expostos, pois seria pretensão inoportuna.
 Nosso intuito é abrir alas à estruturação doutrinária dos salvos por JESUS CRISTO e amantes da
 DOUTRINA CRISTÃ.

Reconhecemos que a linha mestra destes estudos, pelo menos à primeira vista, não será aprovada, apoiada ou adotada por todas as correntes do CRISTIANISMO, nem por todos os leitores, ou estudiosos destes trabalhos.
Porém, isso não nos preocupa, porque cremos que todo o conteúdo está de acordo com a PALAVRA DE DEUS, a qual é, para todos os efeitos, a fonte principal e, imutável, de toda a revelação DIVINA e, por isso, da totalidade da DOUTRINA CRISTÃ.
Assim sendo, cremos, inabalavelmente, em tudo o que está escrito, já que, não saiu de nós, veio de DEUS.
 Outro ponto a considerar é o aspecto subjetivo dos estudos realizados, visto que, estes não são uma transcrição dos livros contidos na bibliografia, são, isto sim, uma adaptação resumida dos mesmos,visando ajudar os irmãos que não acessam estudos mais profundos das DOUTRINAS CRISTÃS.
Além disto, e ainda, em virtude da subjetividade destes estudos, talvez haja alguns pontos não encontrados nas obras da bibliografia ou em outras obras escritas, porém, ainda que isto aconteça, a BÍBLIA SAGRADA é a base de todos eles, haja vista as passagens BÍBLICAS, as quais, jamais poderão ser alteradas.
Estudar as DOUTRINAS CRISTÃS extraídas da BÍBLIA SAGRADA é muito importante para todo o cristão, visto que, tal estudo, tranqüilisa, e muito, a mente do estudioso.
Tal tranqüilidade acontece porque o crente que estuda a DOUTRINA CRISTÃ, nela crê e se apoia, fica imune a heresias que aparecem e reaparecem na IGREJA DE JESUS CRISTO, vindas de todos os lados, com o intuito de desviar os salvos por JESUS CRISTO da obediência a DEUS.
 Porém, quanto a problemas de ordem secular, material e pessoal, jamais prometeremos que os mesmos terminarão com estes estudos, ainda que isso possa acontecer em alguns ou, até, em muitos casos.
Tais problemas poderão continuar na vida dos crentes, porém, no aspecto espiritual, muitos e muitos desaparecerão em virtude dos esclarecimentos doutrinários que, com toda a certeza, penetrarão na mente e coração do filho de Deus que se dispõe a estudar. ALGO IMPORTANTE ACERCA DA DOUTRINA CRISTÃ.
O estudo das DOUTRINAS CRISTÃS é importantíssimo para a IGREJA DE JESUS CRISTO, como um todo, bem como, para cada salvo por JESUS CRISTO em particular, visto que, a prática da vida natural e secular, tanto quanto, da vida espiritual de cada pessoa (salva por JESUS CRISTO ou não) é determinada pelas doutrinas que a mesma tem no coração, a não ser que seja desobediente ao que crê. Um aspecto muito importante a considerar sobre a DOUTRINA CRISTÃ é a dificuldade que, infelizmente, toda a visão de grande parte de pessoas, qual seja, a falta de discernimento entre doutrina e costumes.
A DOUTRINA CRISTÃ é imutável, tanto quanto a BÍBLIA SAGRADA é imutável. Os costumes, como é natural, mudam com o passar dos tempos e variam de lugar para lugar, ou de povo para povo, de acordo com as circunstâncias e tradições locais.
Nosso intuito é tratar das DOUTRINAS IMUTÁVEIS DO CRISTIANISMO, quanto aos costumes, se estes não são pecaminosos, não há motivo para normatizá-los, pois o CRISTIANISMO autêntico, não o é pela aparência,mas pela essência, a qual produz no coração do salvo por JESUS CRISTO coragem e decisão para mudar o que necessário for para melhor honrar e glorificar a DEUS.
Vejamos portanto o significado normal da palavra doutrina e apliquemo−la ao CRISTIANISMO.
 A palavra doutrina, segundo Aurélio, significa:
 Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso,filosófico, científico, etc. Catequese cristã e ensinamento.
De acordo com a primeira designação, a DOUTRINA CRISTÃ é o conjunto de princípios ou verdades que servem de base ao CRISTIANISMO. Se a IGREJA CRISTÃ é de JESUS CRISTO o qual é, indiscutivelmente,DEUS, toda a DOUTRINA DA IGREJA DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO há de vir do próprio DEUS. Já que a fonte da DOUTRINA CRISTÃ é DEUS, onde poderemos encontrá-la?
(. . .) A resposta é simples, a fonte, autorizada, da DOUTRINA CRISTÃ, não pode ser outra senão a BÍBLIA SAGRADA, porque, não há qualquer sombra de dúvida, esta é a PALAVRA DE DEUS, revelada ao homem.
 Portanto, para o cristão genuíno, a DOUTRINA CRISTÃ é o conjunto, ou a somatória dos princípios e ou verdades, extraídas da BÍBLIA SAGRADA,em que o CRISTIANISMO VERDADEIRO se baseia e ou apoia.Em virtude disto:
JÁ QUE A BÍBLIA SAGRADA É IMUTÁVEL,a DOUTRINA CRISTÃ, TAMBÉM É IMUTÁVEL.
Por ser imutável, a DOUTRINA CRISTÃ dos dias atuais é a mesma da IGREJA PRIMITIVA e continuará sendo a mesma até a consumação dos séculos.
A DOUTRINA CRISTÃ é tão importante que a BÍBLIA SAGRADA a ela dedica várias passagens, Is¨29:22-24; Mat¨7:28, 22:33; Mar¨1:22, 27; Luc¨4:32; João¨7:16-18, 18:19; At¨2:42, 5:28, 13:12, 17:19; Rom¨6:17−18, 16:17; 1ªCor¨14:6; Ef¨4:14, 6:4; 1ªTim¨1:1−10 (3, 10), 4:6, 16, 6:1−5; 2ªTim¨4:1−3; Tito¨1:9, 2:1, 7−10; Heb¨13:9; 2ªJoão¨9−11.
Todos os estudos doutrinários visam ajudar o filho de DEUS a resolver, possivelmente, grande quantidade de problemas de ordem espiritual, os quais, se estiverem ocupando sua mente, com certeza absoluta, estão, totalmente, fora da vontade de DEUS.
Antes de iniciar os estudos, é necessário abrir a mente e coração, de tal forma que não haja permissão para a colocação de obstáculos, de ordem pessoal, tais como: É muito grande¨!É muito difícil¨!Não tenho tempo para estudar¨!
Não conseguirei aprender nada¨!A minha cabeça não dá para fazer este estudo¨!Etc.
 Jamais permita que tais pensamentos dominem vossa mente, porque:
DEUS nos fez seus filhos, João¨1:12. DEUS nos deu a mente de CRISTO, 1ªCor¨2:16.DEUS nos alimenta através da sua PALAVRA, Mat¨4:4. DEUS nos dá a doutrina do SENHOR, At¨13:12.DEUS deseja que nos esclareçamos e instruamos em sua PALAVRA,2ªTim¨3:16-17. DEUS quer que nos humilhemos diante dele, 1ªPed¨5:6.DEUS nos quer sóbrios para vencermos nosso maior inimigo, qual seja, o diabo, que brama como leão ao derredor de nós, tentando nos tragar, 1ªPed¨5:8. Estudemos, portanto, com coragem e fé, para o bem pessoal, para honra DOUTRINA CRISTÃ DE DEUS José Joaquim Gonçalves de Faria.
, SEGUNDA ALTERNATIVA. O universo foi criado, é sustentado e dirigido por um ser inteligente e onipotente.Se a primeira opção for provada, o universo estará impossibilitado de nos apresentar qualquer prova da existência de DEUS. Porém, se a primeira opção não puder ser provada, há razões suficientes para procurarmos no universo provas da existência de um ser, totalmente, poderoso e inteligente, para o qual nos renderemos em reconhecimento da sua total capacidade para CRIAR, SUSTENTAR E DIRIGIR TUDO O QUE HÁ.
III, 1, A, a, PRIMEIRA ALTERNATIVA PARA A EXISTÊNCIA DO UNIVERSO. O UNIVERSO COMO PRODUTO DE UMA CRIAÇÃO, EVOLUÇÃO E DIREÇÃO PRÓPRIAS.
 A ciência concluiu que há noventa e dois elementos na natureza (hoje há mais, porém, além dos noventa e dois, são todos artificiais), os quais, combinados na imensidão das possibilidades e em variadas quantidades,possibilitam a existência de tudo o que há, no mundo físico. Imaginemos os noventa e dois elementos coexistindo irracionalmente.
Apesar da sua irracionalidade, combinaram-se entre si, e construíram (para não multiplicar a, possível, confusão da nossa mente pensando no universo) o planeta Terra, com todos os materiais que o constitui.
Além das matérias do planeta Terra, esses noventa e dois elementos,irracionais, da natureza, também criaram os seres vivos, quais sejam, as plantas de toda a espécie, os animais de toda a espécie e o ser humano.
 Notemos que, se aceitarmos esta primeira possibilidade da existência do universo, somos forçados a aceitar que esses noventa e dois elementos irracionais, tiveram a capacidade de produzir (no caso do ser humano)um ser inteligente, afeiçoado e voluntarioso, que tem os poderes de pensar, sentir, querer, consciência própria e direção própria. Aceitar esta hipótese é aceitar:
01, Que DEUS, O CRIADOR, não existe (ateísmo).
 02, Que os noventa e dois elementos primários são eternos e criadores por acaso.
03, Que o ser humano (sem contar com tudo o que mais existe, apenas na Terra) foi criado pelo acaso, ou seja, é um produto ocasionado pela junção indiscriminada desses noventa e dois elementos primários,brutos, ignorantes e impensantes.
 04, Que a coisa criada (pelo menos, no caso do ser humano) é infinitamente superior ao que a criou. III, 1, A, b, SEGUNDA ALTERNATIVA PARA A EXISTÊNCIA DO UNIVERSO. O UNIVERSO FOI CRIADO, É SUSTENTADO E DIRIGIDO POR UM SER INTELIGENTE E ONIPOTENTE (DEUS).e glória de DEUS e para a, verdadeira, expansão do SEU REINO.
Olhemos o universo como algo que passou a existir como resultado da obra do Criador, DEUS, Gên¨1:1; Is¨44:24, 45:7.
Admitir que a matéria (os noventa e dois elementos primários) começou a existir, é admitir que foi produzida por algo ou alguém que já existia.
Em virtude disso, a matéria é efeito, não causa.
Na relação causa efeito, há um aspecto importante a considerar, qual seja:
Nem tudo o que é a causa tem é encontrado no efeito. Porém, tudo o que é encontrado no efeito, a causa, também, possui.
Por isso, a causa é sempre superior ao efeito.Lembramos que na primeira alternativa (pelo menos em relação ao ser humano) acontece o contrário, ou seja, o efeito é maior que a causa.
O universo, com sua imensidão e harmonia, as quais, ultrapassam a nossa finita compreensão, demonstram a grandiosidade do poder, conhecimento, presença e harmonia do CRIADOR.
Portanto, sem entrarmos em mais detalhes, com toda a certeza: O PRÓPRIO UNIVERSO PROVA A EXISTÊNCIA DE DEUS. . . E A PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS VEM ATRAVÉS DA HISTORIA UNIVERSAL DE CRENÇASNA DIVINDADE. É bem verdade que a ideia correta de DEUS foi perdida na maioria das civilizações mundiais, perdeu se o fio da meada para encontrar Deus,porém é importante notar que a ideia de DEUS sempre esteve, e está presente, onde quer que o ser humano seja encontrado.
DEUS mandou destruir os povos da Terra prometida, em virtude da sua religiosidade não estar de acordo com a verdade, Êx¨23:23-25.
Porém, não há dúvida que tais povos, ainda que erradamente, tentavam atender aos anseios da alma, através da comunhão com algun tipo de divindade.
O povo egípcio, não adorava o DEUS verdadeiro, porém, a história mostra que o serviço da vida religiosa dos egípcios gastava muito mais, recursos financeiros, do que com as necessidades da vida cotidiana do povo.
A esfinge e as pirâmides egípcias estão aí como, grandiosos,monumentos à religiosidade daquele povo, ou seja, à sua pretensão, ainda que errada de servir ou chegar a DEUS.A
 arqueologia tem encontrado muitas provas da crença (ainda que deforma errada) do povo babilônico em DEUS.
 Quanto ao povo israelita, há um fato altamente relevante, qual seja, a história de Israel jamais poderá ser explicada ou entendida, se a dissociarmos da ligação que este povo tinha com DEUS. ELE existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.