Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

JESUS CRISTO DEUS?


Jesus Cristo é Deus

DOUTRINA CRISTÃ DE JESUS CRISTO.
Já em Deut¨18:9-14, podemos verificar sem muito esforço qual era a qualidade da vida espiritual dos gentios. Esta derrocada espiritual causou a entrega de Canaã ao povo israelita, Deut¨18:12.A CRIAÇÃO DE UM POVO (O POVO ISRAELITA).
O povo israelita foi criado por DEUS a partir do patriarca Abraão, Gên¨12:1-9.
Abraão gerou Isaque, Gên¨21:1-7; Isaque gerou a Jacó, Gên¨25:19-26. O nome de Jacó foi mudado, por DEUS, para Israel, Gên¨32:22-32¨(28).Os filhos de Jacó, exceto José e Levi, Núm¨1:1-17¨(5-15), formaram as doze tribos de Israel, cada uma com um nome.
 A decisão de DEUS aconteceu em virtude dos descendentes de Levi terem recebido, da parte de DEUS, o ministério religioso, Núm¨1:47-54, 18:21; Deut¨10:8-9, 18:1-8; Josué¨13:14. Em lugar de José e da Tribo de Levi, DEUS colocou os dois filhos de José, quais sejam, Efraim e Manassés, Núm¨1:10; Josué¨14:4.
O povo israelita, é o povo do qual faz parte
 JESUS CRISTO. JESUS CRISTO é descendente do filho de Jacó chamado Judá,Mat¨1:1-17,¨(2-3), o patriarca de uma das tribos israelitas, Núm¨1:7. Em vários passagens a BÍBLIA nos fala dos israelitas, vejamos algumas,Lev¨24:10-11; Núm¨25:14; João¨1:47; Rom¨11:1. A PREPARAÇÃO DO POVO ISRAELITA.
 A preparação do povo israelita aconteceu em três aspectos, quais sejam:
 ATRAVÉS DA LEI.
, ATRAVÉS DOS PROFETAS
, ATRAVÉS DO CATIVEIRO BABILÔNICO
, A PREPARAÇÃO DO POVO ISRAELITA ATRAVÉS DA LEI.
Um dos meios usados por DEUS, para a preparação do povo israelita para a vinda de JESUS CRISTO foi a LEI, o DECÁLOGO ou os DEZ MANDAMENTOS, que foi entregue ao povo israelita através do ministério de Moisés, Êx¨20:1-17.
 A PREPARAÇÃO DO POVO ISRAELITA ATRAVÉS DOS PROFETAS. Outro meio pelo qual DEUS preparou o povo israelita para a vinda de JESUS CRISTO foi através do ministério profético, Gên¨3:15, é a primeira referência BÍBLICA à pessoa de JESUS CRISTO, a semente da mulher, porém, há mais, Is¨7:14, 9:6-7; Miq¨5:2.
 Tal influência modelou e marcou a mentalidade dos povos do império romano.
Devido a essa enorme influência, a língua grega era conhecida em todo o império. Este fato, também, muito contribuiu para a disseminação do cristianismo. Em virtude desta situação cultural, o NOVO TESTAMENTO foi escrito na língua grega.
OS NOMES; JESUS, CRISTO, MESSIAS E SEUS SIGNIFICADOS.
A palavra JESUS é nome próprio e significa, DEUS É SALVADOR, Mat¨1:21.
De certa forma, é sinônimo do EMANUEL de Is¨7:14 (DEUS o SALVADOR conosco, Is¨43:11, 45:15,¨21) e de Mat¨1:23. O NOME CRISTO. CRISTO, é uma palavra grega referente à hebraica MESSIAS, significa, UNGIDO, At¨10:34-38¨(36,¨38). O NOME MESSIAS. A palavra MESSIAS é derivada da palavra hebraica MESHIAH, a qual, como já vimos, significa UNGIDO, JOÃO¨1:41, 4:25. Segundo o conciso dicionário de teologia CRISTÃ, MESSIAS significa:Literalmente “O UNGIDO”.
O líder designado por DEUS para cumprir a missão especial de redenção e libertação. Segundo o Novo Aurélio, MESSIAS significa: Do hebraico MASHIAH, “ungido”, pelo latim MESSIAS.Pessoa ou coletividade na qual se concretizavam as aspirações de salvação ou redenção. Pessoa a quem DEUS comunica algo de seu poder ou autoridade.Líder carismático.
 Pessoa esperada ansiosamente. Reformador ou pretenso reformador social. Portanto a palavra grega CRISTO e a hebraica MESSIAS são referentes a título, não a nome próprio.No Antigo Testamento, quando os reis, sacerdotes e líderes eram separados para o seu ministério, eram ungidos com óleo, Êx¨28:41,29:7; Lev¨4:3, 6:20; 1ºSam¨9:16, 10:1, 15:1; 2ºSam¨23:1.
Por isso, ungir, tem o significado de separar, consagrar.Assim sendo, uma pessoa ungida é uma pessoa separada para o exercício de um ministério específico.
É o caso de JESUS CRISTO, o qual, veremos mais adiante que, exerce um tríplice ministério.A unção, também, simboliza a influência do ESPÍRITO SANTO e JESUS CRISTO é totalmente influenciado pelo ESPÍRITO SANTO, porque cheio do mesmo, João¨3:34. Relembremos, também, a descida do ESPÍRITO SANTO, em forma de pomba, sobre JESUS CRISTO por ocasião do seu batismo, Mat¨3:16; Mar¨1:10; Luc¨3:22; João¨1:32-34.
Portanto, tanto a palavra grega CRISTO (UNGIDO) quanto a hebraica MESSIAS (UNGIDO) se encaixam, perfeitamente, na pessoa de JESUS CRISTO (O UNGIDO DE DEUS), Sal¨45:6-7; Heb¨1:8-9.Como já vimos, o título MESSIAS ou UNGIDO, era dado às pessoas chamadas por DEUS para executarem uma tarefa especial.
Os judeus tinham a promessa de que sempre haveria um rei da linhagem de Davi no trono de Israel, 2ºSam¨7:8-29¨(16, 19, 29).
Porém, a história nos mostra que, nem sempre um rei da linhagem de Davi, governou Israel.Muitas vezes, Israel foi governado por povos gentios, inclusive, no tempo de JESUS CRISTO, quem governava o povo israelita (judeu) eram os romanos, naturalmente, um povo gentio.
 Porém, os judeus não perdiam a esperança do cumprimento da promessa.
 Diante da sua realidade histórica, os judeus esperavam que um dia viria um rei judeu (O MESSIAS DO SENHOR) que expulsaria do seu território os conquistadores gentios e restauraria o povo de Israel,fazendo-o novamente um reino independente.
Na tentação de JESUS CRISTO no deserto, o diabo o tentou para que isso acontecesse. Por muito tempo os discípulos de JESUS CRISTO também pensaram assim Porém, conforme JESUS CRISTO disse, o seu reino não é deste mundo, João¨8:23, 18:36.
Se o reino de JESUS CRISTO fosse, apenas, deste mundo, como poderia dar a SALVAÇÃO ETERNA aqueles que crerem?
OUTROS NOMES E TÍTULOS REFERENTES A JESUS CRISTO. FILHO DO HOMEM, Daniel usa este nome em sua profecia acerca de JESUS CRISTO, Dan¨7:13-14, indicando sua humanidade e messianidade. JESUS CRISTO aplica o título, FILHO DO HOMEM, a si mesmo, Mat¨11:19; Mar¨2:28; Luc¨9:26; João¨3:14; Luc¨21:27.Mas não resta duvida de que Ele é o verbo encarnado ,portanto DEUS, João 1.1.

2 comentários:

  1. “Quem ouviu, alguma vez, semelhantes coisas? Quem, agora que as ouve, não tapará os ouvidos para impedir que essas ignóbeis palavras cheguem até eles? Quem, ouvindo João dizer: ‘No princípio era o Verbo’ (Jo 1,1), não condenará os que dizem: ‘Houve um tempo em que ele não era’? Quem, ainda, ouvindo estas palavras do Evangelho: ‘Filho único de Deus’ (Jo 1,18) e ‘Tudo foi feito por meio dele’ (Jo 1,3), não detestará os que afirmam que o Filho é uma das criaturas? Como pode ele ser igual ao que foi feito por ele? Como pode ser Filho único aquele que elencamos com todas as coisas, na categoria destas? Como viria ele do nada, ao passo que o Pai diz: ‘De meu seio, antes da aurora, eu te gerei?’ (Sl 109,3)? Como seria ele, em sua substância, diferente do Pai, ele que é a imagem perfeita e o esplendor do Pai (2Cor 4,4; Hb 1,3) e que diz: ‘Quem me vê, vê o Pai’ (Jo 14,9)? Se o Filho é o Verbo e a Sabedoria do Pai, como teria havido um tempo em que ele não existia? É como se dissessem que houve um tempo em que Deus não tinha Palavra nem Sabedoria. Como está sujeito à transformação e à alteração aquele que diz de si mesmo: ‘Eu estou no Pai e o Pai está em mim’ (Jo 10,38) e ‘Eu e o Pai somos um’ (Jo 10,30), e que disse pelo profeta: ‘Vede-me; eu sou e não mudo’ (Ml 3,6)? Mesmo que se pense que essa palavra pode ser dita pelo próprio Pai, seria agora, no entanto, mais oportuno, julgá-la dita por Cristo, porque, tornado homem, ele não muda, mas, como diz o Apóstolo, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pela eternidade’ (Hb 13,8). Quem os leva a dizer que é por nós que ele foi feito, enquanto São Paulo diz: ‘Para ele e por ele todas as coisas existem’ (Hb 2,10)? Quanto à sua afirmação blasfema de que o Filho não conhece perfeitamente o Pai, não seria de causar surpresa, pois, uma vez que eles decidiram a combater Cristo, desprezam também as palavras do próprio Senhor que diz: ‘Como o Pai me conhece, eu também conheço o Pai’ (Jo 10,15)”.

    Alexandre de Alexandria-Século IV-.carta encíclica ao episcopado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estamos aprendendo juntos. NESTES DIAS DE TREVAS NO PALETA. PRECISAMOS DE MUITO CONHECIMENTO.Alexandre de Alexandria-Século IV-.carta encíclica ao episcopado.

      Excluir

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.