WhatsApp

Translate

QUEM ERA O JOVEM QUE FUGIU NÚ DURANTE A PRISÃO DE JESUS?

A prisão de Jesus

Mc 14:50:52 "Então todos o abandonaram e fugiram.
Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus.
Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.
"Sabemos que era jovem, e portanto é especulação dizer que era Marcos ou João. 
Mas a boa lição que que podemos aprender deste episódio.
Voltando ao fato curioso, e que sempre nos chamou muito atenção é o de que naquele dia obscuro da prisão de Jesus, onde os maus zombaram dos bons, havia entre os discípulos um jovem envolto a um lençol apenas seguindo de longe.
Diz a Palavra: 
“E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52.
A primeira pergunta que nos vem à mente é:
Quem era esse jovem?
E porque? 
A tradicionalmente ele é identificado como o próprio Marcos, discípulo e escritor do Evangelho de mesmo nome. Tudo porque acreditam que a última ceia ocorreu na casa dele, mais a maioria dos mestres da bíblia discordam absolutamente. É só examinar mais amiúde o episódio da Santa Ceia para se saber, que a casa onde os doze se reuniram com Jesus, não era a de Marcos.
Isto vai de encontro a uma tradição secular, porém, não sabemos como se chegou a está conclusão
Vejamos;
E, no primeiro dia dos pães ázimos, em que sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos para os preparativos da páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água, vos encontrará: segui-o. E onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? 
E ele vos mostrará um grande cenáculo e preparado, prepara-a ali. Mc 14: 12,15.
Jesus e os discípulos não saberiam muito bem, onde ficava a casa de Marcos, se soubessem, iriam direto. Por que pediriam a direção do homem com o cântaro? Sendo o local da ceia já preparado com antecedência por Jesus, como Marcos não iria saber? Ele não veria Jesus a entrar e sair do aposento?
Assim, fica claro que a ceia não foi na casa de Marcos e que o atual local em Jerusalém, chamado de Igreja de São Marcos na Síria Ortodoxa, erra ao apontar o lugar (centro de peregrinação) como sendo o da realização da última ceia.
Lá existe até uma inscrição em pedra afirmado ter sido ali o último local onde Jesus se reuniu com os discípulos mas se ler a BÍBLIA . . . .? É engano. Não poderia ser Marcos o homem nu.
Por que, estando em sua casa, ceando com Jesus, vestiria um lençol apenas? Se a ceia realmente tivesse sido na casa dele, este seria mais um forte motivo para que o homem nu não fosse ele. Ele teria condição suficiente para escolher uma roupa adequada para a aquele evento, e até mais que os outros discípulos.
O que nos intriga nessa passagem, além da identidade do homem nu, foi o porquê de suas vestes. Seria alguém sem posses? Porque um lençól? Tão pobre a ponto de cobrir-se de forma imprópria?
O lençol teria sido doado? Seria ele um mendigo?
Esse fato traz mais interrogações e também muitas respostas.
Então deixando-os todos fugiram” Mc 14:50.
No momento da prisão de Jesus, a multidão ataca seus discípulos, com espadas, paus e palavras de ordem. Eles fogem, em demonstração de covardia. Não foram capazes de suportar o jugo e permanecerem ao lado do mestre até a crucificação. Costumamos criticar os fujões, mas será que agiríamos diferente?!
Naquele instante o ato não foi louvável, porém a sobrevivência deles garantiu posteriormente a propagação do Evangelho hoje. A Escritura dá a entender que ele resistiu às agressões, mas fugiu em seguida:
“E certo jovem o seguia, envolto a um lençol, sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão, mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52.
Este homem seguia a Jesus de longe, provavelmente por estar só com um lençol para cobrir o corpo, e não por não querer ser crente como pregam por aí alguns sobre o significado do lençol.
Ele tinha Jesus como o bem mais precioso, para ele, não importava com o que iria acontecer, o mais importante era seguir o Mestre mesmo que de longe.
Penso que o agarravam pelo lençol e ele se esquivava até enfim abandonar a veste em semelhança a ação de José do Egito fugindo da esposa de Potifar. E pensar que sua veste era de valor tão insignificante para a multidão, mas tão valiosa para ele. Quem sabe, o único bem.
O homem nu do Evangelho de Marcos nos deixa a lição de que ao olhar para Jesus e segui-Lo estamos livre da vergonha, e seguimos com o que temos.
Já não é de veste humana que se faz o meu ser, mas da espiritual, dessa aprouve a Deus nos cobrir. No livro de Josué lê-se:
“Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito” Js 5:9. Ou seja: revolvi a escravidão, a vergonha.
O homem nu, não se sentiu constrangido a seguir Jesus envolto a um lençol, porque seu espírito estava coberto de uma veste excelente, sua vergonha não era a de ser pobre e solitário, mas consistia em ter sido miseravelmente pecador como eu e você. . . Antes nu, agora vestido, mesmo nu.
“Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam suas vergonhas” Aqui é espiritual" Shalom" AP 16: 15.

26 comentários:

  1. Graca e paz do senhor Jesus,bom;eu entendo q a bíblia toda ela é espiritual, e o verciculo citado de apocalipse 16.15 é o espiritual q explica a condição q se encontra o ser humano hoje, "se eu estou bem" em cristo, crescendo na graça e no conhecimento de cristo, vou saber me vestir pra agradar ao espírito Santo q é o proprietário do meu corpo pois ñ vivo mas eu mas cristo vive em mim.

    ResponderExcluir
  2. Seja nosso parceiro revendendo nossos produtos... Está no início de seu texto.. Só um alerta irmão. É ótimo texto. Pode apagar meu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Querida nosso site é de divulgação da palavra gratuitamente, e estas propagandas são do Google, eu prego a palavra voluntariamente a tempo e fora de tempo conforme. Deus te abençoe.( Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, esse jovem vestido apenas um lençol, não seria o jovem rico,
    Pois ele se arrependeu.

    ResponderExcluir
  5. Esse jovem, relatado no capítulo não seria uma certa jovem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na palavra fala "Um jovem"

      Me lembro que quando Adão descobriu que estava nu , sentiu vergonha , Noé estava nu e seu filho o ridicularizou , motivo de vergonha também... No caso deste jovem aí... Eu fico me.perguntando, como ele já estava seguindo a jesus mesmo de longe , e com base neste neste texto... Então ele não teve vergonha , porque Jesus retira toda vergonha que há em nós?

      Excluir
  6. Muito bom e edificante sua explanação sobre o Jovem Nu. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. esse jovem não era o jovem rico? sendo que o lençol era de linho, peça muito cara na época.

    ResponderExcluir
  8. Assim como o Teófilo de lucas pode ser nós leitores , o jovem nu, pode ser " nós " participando da História de Jesus, não só ouvindo, e sim participando fisicamente da História da salvação, depois o Jovem aparece vestido de branco.
    Devidamente vestido para as bodas do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor...fica até difícil fazer uma colocação exata de quem seria...poderia ser Marcos, João ou simplesmente um louco...nunca saberemos.

    ResponderExcluir
  10. Pode ter Cido Thiago o irmão de Jesus filho de José , quem foi prender jesus foram os soldados do templo ,ele queria se aproximar de jesus mais não tinha coragem , ou o jovem rico que jesus pediu pra vender tudo e dar aos pobres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz.
      Sim provavelmente. Não sabemos direito, mas é interessante estudar estes fatos. Só sabemos que ele queria ver o que estava acontecendo ali. Boas mensagens se extraí desse texto.

      Excluir
  11. Boa ideia!gostei desta!podera see o jovem Rico.

    ResponderExcluir
  12. a graça e a paz, estava em meus estudos me veio na mente essa passagem de marcos 14:51,52. e esse rapas envolto de um lençol nu poderia ser o mesmo que estava em Marcos 5:1,20 e Lucas 8:26,39 "o endemoniado de Gadara". e relata que ele pediu para seguir jesus porem jesus não permitiu e disse que ele fosse para casa e anunciasse o que jesus tinha feito, ele foi e anunciou em sua casa e começou anunciar nas cidades de Decápolis. vemos também que somente em Lucas 8 relata que ele não andava vestido quando estava endemoniado, passando-se três anos do ministério de jesus para mim deu o intender que seria o mesmo rapaz agora seguindo jesus de longe envolto de um lençol. amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia ser, pois então estaria afirmando que ele voltou a andar pelas noites sóbrias e o que jesus fez na vida dele não valeu de nada ! Pois a história diz que deram vestes a a ele e estava em perfeito juízo ( MC 5;15 )

      Excluir
  13. Esse jovem pode ser o mesmo jovem rico

    ResponderExcluir
  14. Eu só queria saber quem era o jovem nu...

    ResponderExcluir
  15. O interessante é que logo após a morte de Jesus, sepultam o Cristo enrolado apenas em um lençol de linho. Seria interessante estudar uma relação entre os fatos.

    ResponderExcluir

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.

Israel Na Grande Tribulação / O Holocausto Foi Mentira?

Israel sempre foi um povo sofrido, desde os tempos de Abraão, Isaque, e Jacó. Sua sobrevivência sempre esteve ameaçada por muitos povos vizi...