Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

QUEM ERA O JOVEM QUE FUGIU NÚ DURANTE A PRISÃO DE JESUS?

A prisão de Jesus

Mc 14:50:52 "Então todos o abandonaram e fugiram.
Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus.
Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.
"Sabemos que era jovem, e portanto é especulação dizer que era Marcos ou João. 
Mas a boa lição que que podemos aprender deste episódio.
Voltando ao fato curioso, e que sempre nos chamou muito atenção é o de que naquele dia obscuro da prisão de Jesus, onde os maus zombaram dos bons, havia entre os discípulos um jovem envolto a um lençol apenas seguindo de longe.
Diz a Palavra: 
“E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52.
A primeira pergunta que nos vem à mente é:
Quem era esse jovem?
E porque? 
A tradicionalmente ele é identificado como o próprio Marcos, discípulo e escritor do Evangelho de mesmo nome. Tudo porque acreditam que a última ceia ocorreu na casa dele, mais a maioria dos mestres da bíblia discordam absolutamente. É só examinar mais amiúde o episódio da Santa Ceia para se saber, que a casa onde os doze se reuniram com Jesus, não era a de Marcos.
Isto vai de encontro a uma tradição secular, porém, não sabemos como se chegou a está conclusão
Vejamos;
E, no primeiro dia dos pães ázimos, em que sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos para os preparativos da páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água, vos encontrará: segui-o. E onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? 
E ele vos mostrará um grande cenáculo e preparado, prepara-a ali. Mc 14: 12,15.
Jesus e os discípulos não saberiam muito bem, onde ficava a casa de Marcos, se soubessem, iriam direto. Por que pediriam a direção do homem com o cântaro? Sendo o local da ceia já preparado com antecedência por Jesus, como Marcos não iria saber? Ele não veria Jesus a entrar e sair do aposento?
Assim, fica claro que a ceia não foi na casa de Marcos e que o atual local em Jerusalém, chamado de Igreja de São Marcos na Síria Ortodoxa, erra ao apontar o lugar (centro de peregrinação) como sendo o da realização da última ceia.
Lá existe até uma inscrição em pedra afirmado ter sido ali o último local onde Jesus se reuniu com os discípulos mas se ler a BÍBLIA . . . .? É engano. Não poderia ser Marcos o homem nu.
Por que, estando em sua casa, ceando com Jesus, vestiria um lençol apenas? Se a ceia realmente tivesse sido na casa dele, este seria mais um forte motivo para que o homem nu não fosse ele. Ele teria condição suficiente para escolher uma roupa adequada para a aquele evento, e até mais que os outros discípulos.
O que nos intriga nessa passagem, além da identidade do homem nu, foi o porquê de suas vestes. Seria alguém sem posses? Porque um lençól? Tão pobre a ponto de cobrir-se de forma imprópria?
O lençol teria sido doado? Seria ele um mendigo?
Esse fato traz mais interrogações e também muitas respostas.
Então deixando-os todos fugiram” Mc 14:50.
No momento da prisão de Jesus, a multidão ataca seus discípulos, com espadas, paus e palavras de ordem. Eles fogem, em demonstração de covardia. Não foram capazes de suportar o jugo e permanecerem ao lado do mestre até a crucificação. Costumamos criticar os fujões, mas será que agiríamos diferente?!
Naquele instante o ato não foi louvável, porém a sobrevivência deles garantiu posteriormente a propagação do Evangelho hoje. A Escritura dá a entender que ele resistiu às agressões, mas fugiu em seguida:
“E certo jovem o seguia, envolto a um lençol, sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão, mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52.
Este homem seguia a Jesus de longe, provavelmente por estar só com um lençol para cobrir o corpo, e não por não querer ser crente como pregam por aí alguns sobre o significado do lençol.
Ele tinha Jesus como o bem mais precioso, para ele, não importava com o que iria acontecer, o mais importante era seguir o Mestre mesmo que de longe.
Penso que o agarravam pelo lençol e ele se esquivava até enfim abandonar a veste em semelhança a ação de José do Egito fugindo da esposa de Potifar. E pensar que sua veste era de valor tão insignificante para a multidão, mas tão valiosa para ele. Quem sabe, o único bem.
O homem nu do Evangelho de Marcos nos deixa a lição de que ao olhar para Jesus e segui-Lo estamos livre da vergonha, e seguimos com o que temos.
Já não é de veste humana que se faz o meu ser, mas da espiritual, dessa aprouve a Deus nos cobrir. No livro de Josué lê-se:
“Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito” Js 5:9. Ou seja: revolvi a escravidão, a vergonha.
O homem nu, não se sentiu constrangido a seguir Jesus envolto a um lençol, porque seu espírito estava coberto de uma veste excelente, sua vergonha não era a de ser pobre e solitário, mas consistia em ter sido miseravelmente pecador como eu e você. . . Antes nu, agora vestido, mesmo nu.
“Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam suas vergonhas” Aqui é espiritual" Shalom" AP 16: 15.

73 comentários:

  1. Graca e paz do senhor Jesus,bom;eu entendo q a bíblia toda ela é espiritual, e o verciculo citado de apocalipse 16.15 é o espiritual q explica a condição q se encontra o ser humano hoje, "se eu estou bem" em cristo, crescendo na graça e no conhecimento de cristo, vou saber me vestir pra agradar ao espírito Santo q é o proprietário do meu corpo pois ñ vivo mas eu mas cristo vive em mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio e sei que os fracos não podem ouvir, nem ver e nem sentir a liberdade dos que estão em Cristo Jesus, nosso Senhor.

      Excluir
    2. Uma explicação sem o menor fundamento. Se fosse Marcos, o seu nome seria dito. Como os evangélicos não têm conhecimento nem de sua própria Bíblia

      Excluir
    3. Interessante pensar que se fosse Marcos, estaria escrito, no entanto, nem sempre acontece assim. O proprio ap. Paulo falou de si num trecho e nao mencionou seu nome. "Conheço um homem, que se em carne que se em espirito nao sei, foi levado assunto ao 3 ceu....

      Excluir
    4. O texto inteiro refuta que o jovem nu seja Marcos e alguém lê uma parte do texto e já sai afirmando que evangélicos não tem conhecimento da bíblia, por isso muitos vão se perder por não examinar corretamente as escrituras, não conseguem nem ler um texto tão abençoado quanto esse. Ao invés de criticar leia e seja edificado na palavra. Sugiro ler as cartas de Tiago e I e II Pedro.

      Excluir
  2. Seja nosso parceiro revendendo nossos produtos... Está no início de seu texto.. Só um alerta irmão. É ótimo texto. Pode apagar meu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Querida nosso site é de divulgação da palavra gratuitamente, e estas propagandas são do Google, eu prego a palavra voluntariamente a tempo e fora de tempo conforme. Deus te abençoe.( Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, esse jovem vestido apenas um lençol, não seria o jovem rico,
    Pois ele se arrependeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bem interessante se fosse. Sabe como um plot twist

      Excluir
    2. Bom dia! Eu creio que esse jovem que aparece envolto no lençol, seria o jovem rico... Se arrependeu e foi se encontrar com Jesus... Não creio que tenha sido o evangelista Marcos, discípulo...

      Excluir
    3. Bom dia, a bíblia não diz que esse rico era jovem.

      Excluir
    4. Essa história desse jovem é muito discutida ao longo dos séculos, sem consenso, pois falta informação, por isso qualquer afirmação não passa de conjectura, mas a minha alegação de que pode tratar de sodomia, tem os seguintes motivos:
      1 – Toda sorte de espírito rondava o Mestre, desde os menos terríveis aos mais terríveis... até mesmo os apóstolos eram cheios de desvios de conduta (lutavam por poder, abandonaram o Mestre no momento mais difícil, um deles era ladrão, um deles negou o Mestre com juramento, etc.);
      2 - Esse tipo de desvio de conduta faz com que a pessoa aja de noite e de forma oculta [sem se declarar, ao ponto das próprias Escrituras se calarem sobre a identificação desse jovem];
      3 – O fato de estar nu é muito estranho e bastante significativo [na minha visão], pois o Espírito Santo fez questão de registrar esse detalhe, parecendo, de fato, que era mais um enviado do capeta para tirar a paz do Mestre, justo na noite mais difícil da Sua jornada terrena;
      4 - A Bíblia fala abertamente de pessoas sodomitas, pessoas efeminadas, pessoas que mudaram o uso natural do corpo e outros comportamentos antinaturais, de tal forma que não é algo descabido ter um sodomita andando atrás do Mestre, como ocorria com prostitutas, endemoninhados, desequilibrados, etc. [aqueles que são considerados escória da sociedade];
      5 – Esse tipo de comportamento sempre existiu e, por certo, também existia nos dias de Jesus, com a possibilidade de que o Mestre tenha libertado pessoas com essa tendência, dentre muitos desequilibrados [Maria Madalena, por exemplo, tinha sete espíritos terríveis, destre os quais podia haver espírito de homossexualismo...por que não?];
      6 – Há um propósito para essa passagem ter sido registrada nas Escrituras do jeito que está escrito ["um jovem nu"], por isso nada impede que o “seguidor secreto” fosse um sodomita;

      Excluir
    5. 7 – Marcos [o evangelista] não era apóstolo e não estava lá naquele momento, tornando o fato ainda mais curioso e digno de uma conclusão como essa que apresento, pois quem lhe contou parece não ter tido vontade de aprofundar o assunto, possivelmente para não escandalizar quem ouvisse esse acontecimento [talvez por vergonha, sei lá].
      8 – A fuga do joven NU parece denotar que havia algo de errado na sua conduta, pois, se nada o acusasse, ele simplesmente explicaria a razão da sua presença naquele lugar e tudo estaria resolvido, ou seja, trata-se de uma conduta de quem está devendo alguma coisa [tá certo que os discípulos também fugiram, mas eles tinham “culpa no cartório”, pois eram amigos íntimos do procurado];
      9 - Um sentimento, como a compulsividade por sexo, é capaz de fazer uma pessoa sair NUA na rua e ir para um lugar ermo, envolta em um lençol... claro que podia tratar-se de um desequilíbrio mental, mas a sodomia é uma possibilidade também;
      10 - O traje escolhido pelo jovem facilita [em muito] o ato sexual e dificulta outros comportamentos considerados razoáveis [convenhamos];
      11 - Esse moço não participou da ceia da páscoa com os apóstolos, de tal sorte que seguiu o grupo depois que eles saíram para o horto... pode ser que, vendo um bando de homem indo para um lugar ermo, ele viu uma possibilidade de levar à frente seus instintos malignos [conjectura minha]... ou seja, a possiblidade de se tratar de alguém em busca de cura é pequena, mas, de alguém com uma conduta ilícita é grande;
      12 - Judas teve que conduzir os guardas para o local e dar um beijo no Mestre para denunciá-lo, pois estava escuro e o lugar era conhecido apenas dos mais íntimos, o que reforça a ideia de que não era um seguidor consciente do Mestre, mas um oportunista;
      13 - Se fosse uma mulher [uma seguidora oculta], o relato certamente seria diferente, pois os guardas não arrancariam suas vestes, contudo tratava-se de um homem, o grande alvo o diabo nessa parte [na minha concepção], pois o varão é a glória de Deus (1 Coríntios 11:7), ou seja, para o diabo, quanto pior melhor, pois ele quer mesmo é afrontar o Criador da pior forma possível.

      Excluir
    6. Lembro aos leitores que José, por amar a Deus e odiar o pecado, fugiu deixando sua túnica nas mãos da esposa de Potifar [para não trai-Lo e não desonrar seu senhor], mas a Bíblia não diz que ele estava NU, por isso não vejo nada razoável na conduta desse jovem, ainda mais numa noite em que se comemorava a páscoa [uma festa santa].
      Em tempo, entendo que Deus não faz nada por acaso e não escreve as coisas por escrever, como é o caso dessa passagem, a qual, se não tivesse relevância alguma para os cristãos, certamente não estaria no Livro Sagrado.
      Por isso, duvido que, ao registrar o fato, o Senhor não quis nos transmitir uma mensagem, ainda que não a compreendamos com perfeição.
      O fato do Espírito Santo ter detalhado a descrição do jovem [um jovem NU] é que parece levar a narrativa para o lado sexual [salvo melhor juízo], pois, se fosse apenas um desequilibrado mental, esse detalhe poderia ter sido perfeitamente omitido pelo Senhor e o escritor diria que um lunático seguia o grupo, tendo sido descoberto [pelos apóstolos] quando os guardas o acharam por ali.
      Quem sabe o Senhor esteja preparando os cristãos para os dias difíceis que virão pela frente, com a manifestação de coisas abomináveis diante de Deus, as quais estarão ao redor da igreja, perseguindo-a e tentando enganá-la, sempre com aparência de humildade, mas com um coração perverso [por fora uma coisa e por dentro outra].
      Fica a certeza de que, assim como Deus enviou os guardas para pôr essa figura estranha em retirada, expondo seu desvio de conduta diante de todos, por certo Ele também nos guardará na hora da tentação, livrando-nos de todo tipo de espírito contrário, mesmo os que estão de longe, na espreita, e não percebemos.

      Excluir
    7. Por essas e por outras razões, tenho essa clara impressão.

      Excluir
  5. Esse jovem, relatado no capítulo não seria uma certa jovem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na palavra fala "Um jovem"

      Me lembro que quando Adão descobriu que estava nu , sentiu vergonha , Noé estava nu e seu filho o ridicularizou , motivo de vergonha também... No caso deste jovem aí... Eu fico me.perguntando, como ele já estava seguindo a jesus mesmo de longe , e com base neste neste texto... Então ele não teve vergonha , porque Jesus retira toda vergonha que há em nós?

      Excluir
  6. Muito bom e edificante sua explanação sobre o Jovem Nu. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. esse jovem não era o jovem rico? sendo que o lençol era de linho, peça muito cara na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima colocação. Já ouvi sobre isto

      Excluir
    2. Sim, era uma peça de linho usada para dormir.. bem provável, ele ter visto a turba com militares, religiosos e Judas procurando Jesus.. e como já era tarde, levantou-se rapidamente, sem tirar sua roupa de dormir... e foi atrás de Jesus.. chegando lá presenciou o beijo de Judas, também Pedro cortando a orelha do soldado, e Jesus fazendo a cura.. Viu os apóstolos fugindo e Jesus sendo levado como prisioneiro. Então, curioso para ver pra onde levariam o mestre, se aproximou de todos na tentativa de chegar perto de Jesus, mas foi surpreendido e quase detido e resolveu fugir das mãos dos soldados.

      Excluir
    3. Sempre ouço pregadores dizendo q pra entender um texto é preciso buscar o contexto. Na minha opinião, o relato do jovem do lençol q seguia Jesus de longe e q foge nú tentando se livrar da prisão, foi uma analogia à cena seguinte q mostra Pedro, discípulo chegado de Jesus, q tb o seguia de longe mas se acovarda qdo por três vezes foi descoberto. E qdo o galo cantou, se lembrou do q o Mestre havia predito.

      Excluir
  8. Assim como o Teófilo de lucas pode ser nós leitores , o jovem nu, pode ser " nós " participando da História de Jesus, não só ouvindo, e sim participando fisicamente da História da salvação, depois o Jovem aparece vestido de branco.
    Devidamente vestido para as bodas do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor...fica até difícil fazer uma colocação exata de quem seria...poderia ser Marcos, João ou simplesmente um louco...nunca saberemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entendo que Deus não faz nada por acaso e não escreve as coisas por escrever, como é o caso dessa passagem, a qual, se não tivesse relevância alguma para os cristãos, certamente não estaria no Livro Sagrado.
      Por isso, duvido que, ao registrar o fato, o Senhor não quis nos transmitir uma mensagem, ainda que não a compreendamos com perfeição.
      O fato do Espírito Santo ter detalhado a descrição do jovem [um jovem NU] é que parece levar a narrativa para o lado sexual [salvo melhor juízo], pois, se fosse apenas um desequilibrado mental, esse detalhe poderia ter sido perfeitamente omitido pelo Senhor e o escritor diria que um lunático seguia o grupo, tendo sido descoberto [pelos apóstolos] quando os guardas o acharam por ali.
      Quem sabe o Senhor esteja preparando os cristãos para os dias difíceis que virão pela frente, com a manifestação de coisas abomináveis diante de Deus, as quais estarão ao redor da igreja, perseguindo-a e tentando enganá-la, sempre com aparência de humildade, mas com um coração perverso [por fora uma coisa e por dentro outra].
      Fica a certeza de que, assim como Deus enviou os guardas para pôr essa figura estranha em retirada, expondo seu desvio de conduta diante de todos, por certo Ele também nos guardará na hora da tentação, livrando-nos de todo tipo de espírito contrário, mesmo os que estão de longe, na espreita, e não percebemos.

      Excluir
  10. Pode ter Cido Thiago o irmão de Jesus filho de José , quem foi prender jesus foram os soldados do templo ,ele queria se aproximar de jesus mais não tinha coragem , ou o jovem rico que jesus pediu pra vender tudo e dar aos pobres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz.
      Sim provavelmente. Não sabemos direito, mas é interessante estudar estes fatos. Só sabemos que ele queria ver o que estava acontecendo ali. Boas mensagens se extraí desse texto.

      Excluir
  11. Boa ideia!gostei desta!podera see o jovem Rico.

    ResponderExcluir
  12. a graça e a paz, estava em meus estudos me veio na mente essa passagem de marcos 14:51,52. e esse rapas envolto de um lençol nu poderia ser o mesmo que estava em Marcos 5:1,20 e Lucas 8:26,39 "o endemoniado de Gadara". e relata que ele pediu para seguir jesus porem jesus não permitiu e disse que ele fosse para casa e anunciasse o que jesus tinha feito, ele foi e anunciou em sua casa e começou anunciar nas cidades de Decápolis. vemos também que somente em Lucas 8 relata que ele não andava vestido quando estava endemoniado, passando-se três anos do ministério de jesus para mim deu o intender que seria o mesmo rapaz agora seguindo jesus de longe envolto de um lençol. amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia ser, pois então estaria afirmando que ele voltou a andar pelas noites sóbrias e o que jesus fez na vida dele não valeu de nada ! Pois a história diz que deram vestes a a ele e estava em perfeito juízo ( MC 5;15 )

      Excluir
  13. Eu só queria saber quem era o jovem nu...

    ResponderExcluir
  14. O interessante é que logo após a morte de Jesus, sepultam o Cristo enrolado apenas em um lençol de linho. Seria interessante estudar uma relação entre os fatos.

    ResponderExcluir
  15. O jovem foi usado por Deus para deixar o lençol de linho fino para sepultura assim como a mulher que entrou na casa de Simão e derramou o vaso de alabastro de unguento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho unigênito para todo aquele que nele crer não pereça mas tenha vida eterna Deus cuidou em cada detalhe para que seu filho chegasse ao propósito que era a cruz

      Excluir
  16. Meu Deus!!! Sempre li estás páginas da Bíblia , e nunca tinha reparado neste relato do homem nú. Creio que seja mesmo um aviso do céu. Como o José do Egito, largou a túnica nas mãos da mulher de Putifaz, e fugiu nú.

    ResponderExcluir
  17. Amém! Nunca eu tinha reparado nesse relato Bíblico. Me fez pensar na mulher de Putifaz, de o José do Egito. Que fugiu deixando sua túnica nas mãos da mulher. Nem imagino quem seja esse mancebo.

    ResponderExcluir
  18. Esse jovem pode ser também o servo do sumo sacerdote chamado Malco o que teve a sua orelha cortada por Pedro ?
    Uma vez que Jesus o curou na frente de todos esse servo teve a vida tocada por Jesus e agora com a roupa suja de sangue precisou de um lençol para seguir ainda que de longe
    É uma probabilidade tambem

    ResponderExcluir
  19. A paz de Cristo a todos.
    Vendo a explanação dos nobres eis que poderia ser Lucas pois o mesmo não conhecia Jesus pessoalmente e lendo os quatro evangelho,no momento da crucificação os detalhes de ser o único relatar sobre o diálogo de Jesus e os dois ladrões prova que ele estava lá enquanto os discípulos haviam fugido.
    E o único que relata tbm a resposta de Jesus ao beijo de judas ao ser preso.

    ResponderExcluir
  20. Acho que esse Jesus mitológico era gay e tava dando umas com o jovem e o coitado nem teve tempo de se vestir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ligeira impressão de que você se arrependerá desta asneira que falou sobre o Filho do Deus vivo. Que Deus tenha misericórdia de sua alma.

      Excluir
  21. Aqui esta a resposta dessa passagem do Homem nú!
    João 3:10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
    João 3:09 O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.
    João 3:07 O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito. 7Não te surpreendas pelo fato de Eu te haver dito: ‘deveis nascer de novo'.


    Os Discípulos de Cristo (que eram mais de 40 onde escolheu doze para estar próximo a Ele) eram iniciados em um ritual de nascimento do espirito que se perdeu com a perseguição da igreja primitiva e hoje em dia é praticado somente por Altos Sacerdotes de Irmandades com Fraternidade ligadas á Luz de Cristo! Assim nasce o filho do Homem!

    ResponderExcluir
  22. Gente! A historia e clara.. o jovem nu e o mesmo jovem jovem rico marcos 10:17 que correu aos pes de Jesus e logo perguntou a Jesus como herdaria a vida eterna. Ele era rico e tinha uma herdade grande o suficiente para pensar que ainda lhe faltava algo. Jesus logo lhe disse todos ma dame ros e ele guardava desdee pequeno. Entao Jesus mandou ele dar tudo para os pobres. E na hora q Jesus foi preso ele ainda seguia a Jesus. Mostrando q naquele momento de morte deJesus ele ia herdar a vida eterna. Ler Marcos 10:1-21. Depoos disso ele foi amado por Jesus e largou sua riquesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh jovem que estava so envolto num lençol com toda certeza era sim oh jovem rico aja visto que as palavras de Deus não voltam vazia disse Jesus vai vende tudo que tens sifa me eh teras um tesouro nos céus?? Ele oh jovem deu crédito as palavras de Deus?!!!!!!!!!

      Excluir
  23. Por que você deduziu que ele seguia de longe?

    ResponderExcluir
  24. Sempre tem um engraçadinho...!O pessoal acha que isso aqui é facebook pra fazer comentários jocosos e blasfemadores.

    ResponderExcluir
  25. Achei bem ótimo a explicação mais nem eu nem ninguém sabe de certeza que é e nem vou adivinhar só sei que ele está no lugar certo seguindo jesus seja como for sem roupa ou com roupas (parece que as vezes a bíblia tem faltando textos tipo esse aí como escreve só isso do jovem nú deixa agente com dúvidas como várias essa é minha opinião

    ResponderExcluir
  26. Você tem interpretar a palavra com o pensamento moderno. Por exemplo, conjecturar que o jovem só pq vestia somente um lençol era um mendigo e por isso ficava longe. Não seja tão burro, amigo. Por favor, pare de fazer essas elucubrações, estude um pouco mais e volte em seguida.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado por se manifestar. Corretíssimo. Divulgue esse Blog, temos muito a aprender.

    ResponderExcluir
  28. SÓ LEMBRANDO QUE ESSE ''NU'' PODE NÃO SER LITERAL COMO IMAGINAMOS, PODE SER QUE ELE ESTAVA COM UMA PEÇA QUASE TRANSPARENTE, ASSIM COMO O REI DAVI QUANDO DANÇOU "NU" DIANTE DA ARCA DA ALIANÇA.

    ResponderExcluir
  29. Lendo atentamente os comentários, lembrei-me da passagem da mulher que foi pega em adultério. Muitos querem saber quem era ela. Aprendi nesta caminhada cristã, que quando a Bíblia não fala sobre algo, é porque o próprio Deus não nos quis revelar. Temos que nos ater à mensagem principal do texto. É somente a minha opinião. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  30. Mateus 19:16-30
    Nova Versão Internacional
    O Jovem Rico
    16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”
    Glória a YHWH nas alturas!!! O Nome do Pai Celestial é YHWH Yaohu, e o Messias Yaohusha!

    ResponderExcluir
  31. O Jovem que deixou cair o lençol na hora da fulga era o jovem mancebo que Jesus disse para doar tudo o que tinha aos pobres e segui-lo. Vi um estudo que esse jovem não virou as costas para Jesus, mas foi diligenciar tudo o que Jesus disse para ele fazer e até as roupas do corpo ele doou, restando apenas o linho que ele usou para cobrir a nudez, sendo esse tecido caríssimo e certamente pertencente a alguém de posses.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom.Vale ressaltar para compreensão do texto que devemos primeiro pedir para o "autor do texto"ou o Inspirador como preferir um esclarecimento.Segundo ,aquelas regrinhas da Hermenêutica e exegese.
    51 Καὶ νεανίσκος τις συνηκολούθει αὐτῷ περιβεβλημένος σινδόνα ἐπὶ γυμνοῦ καὶ κρατο ῦσιν αὐτόν 52 ὁ δὲ καταλιπὼν τὴν σινδόνα γυμνὸς ἔφυγεν
    <>51 E um jovem o seguiu envolto em uma mortalha em cima de sua nudez e eles o seguraram 52 mas ele deixou a mortalha nua
    "Mortalha" e lençol há uma diferença leve mas tem.Agora não é muito importante saber o nome do Jovem não faz diferença e sim seu ato.
    Onde todos fugiram ele permaneceu mesmo fora dos padroes de vestimentas estabelecidos na epoca. Como hoje ainda existe.
    Era um seguidor, mas não sabemos quem e como o seguia.
    Muitos seguem a Jesus o Cristo mas como o seguimos é que faz a diferença."Hoje muitos querem ter".
    Outros entenderam a proposta da graça e procuram ser.
    Na minha opinião do texto em si Rm 8,28

    ResponderExcluir
  33. Paz amados, o importante nesse texto é que o jovem entendeu o evangelho e estava seguindo o salvador. Quantos usam ternos caríssimos, mas andam despidos espiritualmente.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia ,eu acho que foi um simples jovens curioso,querendo saber o porque judas o traidor que era dicipulo de Jesus, estava levando os soldados para prender jesus.

    ResponderExcluir
  35. O fato de Jesus mandar os apostolos seguir alguém até um lugar não significa que Jesus descohecia algo, ou então vamos colocar em cheque sem base que a natureza divina de Jesus sabia que era por meio da pessoa sabia que a pessoa mostraria aos discipulos mas deconhecia o responsável? Sabia que ele diria sim, sabia que estava preparado o local, mas desconhecia a pessoa? A reflexão tá cheia de vazios, as vezes Jesus fazia as coisas ao seu modo e para os apostolos era visto de outro de outro. Poderia ser para eles uma demonstração uma lição, mas isso não quer dizer que Jesus desconhecia a pessoa. Não tem base alguma tal alegação. É como a mulher que toca em suas vestes sem ver ele sabia que saiu virtude dELE e com certeza ele sabia quem era a pessoa a resposta dos apostolos era humana Senhor tem um monte de gente tocando o Senhor, mas Cristo sabia quem toocou suas vestes com fé a ponto de saber que a curou por que solta a expressão saiu virtude "MIM"....Jesus sabia sempre soube das coisas e muitas vezes falava por parabolas e até os apostolos ficavam inquirindo para entendê-la.....Agora aqui um dado a tradição ser marcos, ok neste ponte não podemos usar um registro direto da biblia, mas ja verificou a base da tradição se ela exprime alguma referencia de onde veio a ideia como nega-la antes de conhe-la, antes de analisa-la é negar por negar simples assim? Agora o detalhe mais pesado o rapaz, estava "nu" o que seria a ideia de nu no texto? Isaias andou completamente nu? Davi ao usar o efode estaria nu? Nu é literalmente nu ou uma expressão muito comum para explicar a ausência completa das vezes? O povo do cativeiro foi levado e sua nadegas ficaram expostas será que estávam completamente nus? Uma coisa são os relatos de casos outra coisa é izer "que Jesus não sabia onde era o lugar nem que saberia quem era a pessoa nem onde está morava porque mandou os discipulos fazerem de um jeito algo, quando como pediu o que o povo tinha para multiplicar nem os dicipulos sabiam o que iria a acontecer, mas fizeram como Cristo mandou....as vezes Cristo mandava com que os apostolos fizessem algo de alguma forma não significava que ele desconhecia o que estava por acontecer, mas os apostolos talvez sim, mas eles faziam. E ai viam os milagres dos mais diversos. Então aconselho ter cuidado com esta ideia de nu lembresse no local da ceia Jesus saiu assim como saiu judas e alguns discipulos como pedro que vai cortar aorelha do soldado do templo....alguém a mesa pode ter ficado e decidido sair as pressas para ver o que se passava diante da conversa que assistiu, ou não. Mas o que me intriga é questionar a tradição sem citar aqui o que diz a tradição simplesmente contradize-la em um discurso que está vontado a negar algo e não investiga-lo ja de inicio negando a tal tradição. Deveia expor a tal tadição sua fonte sua natureza e ai dizer é gente essa história tá salgada de acreditar suas bases são muito fracas este testemunho da tradição é falho aqui incoerente ali....não dizer o relato da tradição está errado e pronto, tens medo da tradiçãoa ponto de não expor ela e deixar as pessoas analisarem a história que a envolve?

    ResponderExcluir
  36. E somente para aumentar a história segundo a tradição a história que se constroi de quem era o local dos monte das oliveiras? Verifica isso e ai terá um problema ao negar algo automaticamente

    ResponderExcluir
  37. Essa história desse jovem é muito discutida ao longo dos séculos, sem consenso, pois falta informação, por isso qualquer afirmação não passa de conjectura.
    Uma possibilidade bastante razoável é que o jovem era um sodomita, pelas seguintes razões:
    1 – Toda sorte de espírito rondava o Mestre, desde os menos terríveis aos mais terríveis... até mesmo os apóstolos eram cheios de desvios de conduta (lutavam por poder, abandonaram o Mestre no momento mais difícil, um deles era ladrão, um deles negou o Mestre com juramento, etc.);
    2 - Esse tipo de desvio de conduta faz com que a pessoa aja de noite e de forma oculta [sem se declarar, ao ponto das próprias Escrituras se calarem sobre a identificação do jovem];
    3 – O fato de estar nu é muito estranho e bastante significativo [na minha visão], pois o Espírito Santo fez questão de registrar esse detalhe, parecendo, de fato, que era mais um enviado do capeta para tirar a paz do Mestre, justo na noite mais difícil da Sua jornada terrena;
    4 - A Bíblia fala abertamente de pessoas sodomitas, pessoas efeminadas, pessoas que mudaram o uso natural do corpo e outros comportamentos antinaturais, de tal forma que não é algo descabido ter um sodomita andando atrás do Mestre, como ocorria com prostitutas, endemoninhados, desequilibrados, etc. [aqueles que são considerados escória da sociedade];
    5 – Esse tipo de comportamento sempre existiu e, por certo, também existia nos dias de Jesus, com a possibilidade de que o Mestre tenha libertado pessoas com essa tendência, dentre muitos desequilibrados [Maria Madalena, por exemplo, tinha sete espíritos terríveis, destre os quais podia haver espírito de homossexualismo...por que não?];
    (segue...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 – Há um propósito para essa passagem ter sido registrada nas Escrituras do jeito que está escrito ["um jovem nu"], por isso nada impede que o “seguidor secreto” fosse um sodomita;
      7 – Marcos [o evangelista] não era apóstolo e não estava lá naquele momento, tornando o fato ainda mais curioso e digno de uma conclusão como essa que apresento, pois quem lhe contou parece não ter tido vontade de aprofundar o assunto, possivelmente para não escandalizar quem ouvisse esse acontecimento [talvez por vergonha, sei lá].
      8 – A fuga do joven NU parece denotar que havia algo de errado na sua conduta, pois, se nada o acusasse, ele simplesmente explicaria a razão da sua presença naquele lugar e tudo estaria resolvido, ou seja, trata-se de uma conduta de quem está devendo alguma coisa [tá certo que os discípulos também fugiram, mas eles tinham “culpa no cartório”, pois eram amigos íntimos do procurado];
      9 - Um sentimento, como a compulsividade por sexo, é capaz de fazer uma pessoa sair NUA na rua e ir para um lugar ermo, envolta em um lençol... claro que podia tratar-se de um desequilíbrio mental, mas a sodomia também é uma possibilidade;
      10 - O traje escolhido pelo jovem facilita [em muito] o ato sexual e dificulta outros comportamentos considerados razoáveis [convenhamos];
      11 - Esse moço não participou da ceia da páscoa com os apóstolos, de tal sorte que seguiu o grupo depois que eles saíram para o horto... pode ser que, vendo um bando de homem indo para um lugar ermo, ele viu uma possibilidade de levar à frente seus instintos malignos [conjectura minha]... ou seja, a possiblidade de se tratar de alguém em busca de cura é pequena, mas, de alguém com uma conduta ilícita é grande;
      12 - Judas teve que conduzir os guardas para o local e dar um beijo no Mestre para denunciá-lo, pois estava escuro e o lugar era conhecido apenas dos mais íntimos, o que reforça a ideia de que o jovem NU não era um seguidor consciente do Mestre, mas, um oportunista;
      13 - Se fosse uma mulher [uma seguidora oculta], o relato certamente seria diferente, pois os guardas não arrancariam suas vestes, contudo tratava-se de um homem, o grande alvo o diabo nessa parte [na minha concepção], pois o varão é a glória de Deus (1 Coríntios 11:7), ou seja, para o diabo, quanto pior melhor, pois ele quer mesmo é afrontar o Criador da pior forma possível.
      Por essas e por outras razões, tenho essa impressão. Lembro aos leitores que José, por amar a Deus e odiar o pecado, fugiu deixando sua túnica nas mãos da esposa de Potifar [para não trai-Lo e não desonrar seu senhor], mas a Bíblia não diz que ele estava NU, por isso não vejo nada razoável na conduta desse jovem, ainda mais numa noite em que se comemorava a páscoa [uma festa santa].

      Excluir
    2. Em tempo, entendo que Deus não faz nada por acaso e não escreve as coisas por escrever, como é o caso dessa passagem, a qual, se não tivesse relevância alguma para os cristãos, certamente não estaria no Livro Sagrado.
      Por isso, duvido que, ao registrar o fato, o Senhor não quis nos transmitir uma mensagem, ainda que não a compreendamos com perfeição.
      O fato do Espírito Santo ter detalhado a descrição do jovem [um jovem NU] é que parece levar a narrativa para o lado sexual [salvo melhor juízo], pois, se fosse apenas um desequilibrado mental, esse detalhe poderia ter sido perfeitamente omitido pelo Senhor e o escritor diria que um lunático seguia o grupo, tendo sido descoberto [pelos apóstolos] quando os guardas o acharam por ali.
      Quem sabe o Senhor esteja preparando os cristãos para os dias difíceis que virão pela frente, com a manifestação de coisas abomináveis diante de Deus, as quais estarão ao redor da igreja, perseguindo-a e tentando enganá-la, sempre com aparência de humildade, mas com um coração perverso [por fora uma coisa e por dentro outra].
      Fica a certeza de que, assim como Deus enviou os guardas para pôr essa figura estranha em retirada, expondo seu desvio de conduta diante de todos, fica a certeza de que Ele também nos guardará na hora da tentação, livrando-nos de todo tipo de espírito contrário, mesmo os que estão de longe, na espreita, e não percebemos.

      Excluir

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.