Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

EM QUAIS CIRCUNSTANCIAS SE DEVE INTERPRETAR A BÍBLIA EM SENTIDO FIGURADO ?

Quando devemos tomar as palavras da Bíblia em sentido literal ou em sentido figurado?  Bem, as palavras que se quer compreender devem ser entendidas levando-se em conta o sentido do contexto, isto é, os versículos, ou versos, que vêm antes e os que vêm depois delas. Às vezes sucede que não basta o conjunto de uma frase para determinar o verdadeiro significado de certas palavras. Portanto, e em tal caso, devemos começar mais acima a leitura e continuá-la até mais abaixo, para levar em conta o que precede e segue a expressão que nos parece obscura. Exemplos: Diz o apóstolo Paulo: “Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo” (Ef 3.4). O que significa a palavra mistério?
Quando devemos tomar as palavras da Bíblia em sentido literal ou em sentido figurado? 
Bem, as palavras que se quer compreender devem ser entendidas levando-se em conta o sentido do contexto, isto é, os versículos, ou versos, que vêm antes e os que vêm depois delas.
Às vezes sucede que não basta o conjunto de uma frase para determinar o verdadeiro significado de certas palavras.
Portanto, e em tal caso, devemos começar mais acima a leitura e continuá-la até mais abaixo, para levar em conta o que precede e segue a expressão que nos parece obscura. Exemplos:
Diz o apóstolo Paulo: “Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo” (Ef 3.4). O que significa a palavra mistério?
Pelos versículos anteriores e posteriores,verificamos que mistério se aplica aqui à participação dos gentios nos benefícios do evangelho.
Encontra-se a mesma palavra em sentido diferente em outras passagens, sendo necessário, em cada caso,o contexto para determinar o significado exato.
Às vezes uma palavra obscura é aclarada no contexto por um sinônimo, ou ainda por uma palavra oposta. Assim, a palavra aliança, em Gênesis 9.17.
 Se explica pelo vocábulo promessa que aparece no final do mesmo versículo. Assim também encontram explicação as palavras difíceis enraizados e edificados pela expressão firmados na fé que vem logo em seguida às mesmas.
“O salário do pecado é a morte”, diz o apóstolo Paulo.
O sentido profundo dessa expressão faz ressaltar de uma maneira vívida a expressão oposta que a segue: “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Outro tanto sucede em relação à fé, quando João diz:
“Quem crê no Filho tem a vida eterna”,pintando ao vivo a palavra crer pela expressão oposta: “o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.Às vezes, uma palavra que expressa uma ideia geral e absoluta deve ser tomada em sentido restritivo,segundo determine alguma circunstância especial do contexto, ou melhor, o conjunto das declarações das Escrituras em assuntos de doutrina.
  Quando Davi, por exemplo, exclama: “Julga-me Senhor, conforme a minha justiça”, o contexto nos mostra que Davi só proclama sua justiça em oposição às calúnias que Cuxe, o benjamita, levantara contra ele (Sl 7.8). Falando do cego de nascimento, disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram”. De modo nenhum afirma Jesus que os pais do cego não haviam pecado, pois há no contexto uma circunstância que limita o sentido da frase. O cego não sofria daquele mal em consequência de seus próprios pecados ou dos pecados de seus pais, como erroneamente supunham os discípulos (Jo 9.3).
Chamando Jesus ao vinho sangue da aliança, compreendemos pelo contexto que a palavra sangue deve ser tomada em sentido figurado, desde o momento que Jesus, no dito contexto, volta a chamar ao vinho de fruto da videira, embora o tivesse abençoado.
 Daí vemos, além disso, que não vem de Jesus o ensino da transformação do vinho em sangue verdadeiro de Cristo, como pretendem os que fazem caso omisso do contexto, deturpando as Escrituras para sua própria perdição (Mt 26.27,29)
.http://www.luiz98738blogspot.com.br/2017/04/o-que-se-entende-por-hermeneutica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.