Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

PARA QUE SERVIA A LEI ?

A lei de Moisés

OS TRÊS PROPÓSITOS DA LEI Dt 13.10.
u, numa forma clássica para que pudesse ser entendido pela Igreja, como o tríplice uso da lei.
Sua primeira função é a de ser espelho que reflete para nós a perfeita justiça de Deus e a nossa própria pecaminosidade e deficiência. 
Como escreveu Agostinho, "a lei nos obriga a saber como pedir auxílio da graça, quando tentamos cumprir suas exigências e nos cansamos na nossa fraqueza sob ela".
A lei foi dada para nos transmitir conhecimento do pecado Rm 3.20;4.15; 5.13; 7.7-11) e, mostrando-nos a nossa necessidade de perdão e o perigo da condenação, levar-nos a Cristo em arrependimento e fé Gl 3.19-24).
Uma segunda função da lei - ouso civil - é a de refrear o mal. Ainda que alei não possa mudar o coração, ela pode, até! certo ponto, inibir as desordens com ameaça de julgamento, especialmente quando apoiada num código civil, que aplica punição a ofensas comprovadas Dt 13.6-11; 19.16-21; Rm 13.3-4). 
Desse modo, ela assegura a ordem civil e serve para proteger os justos da ação dos injustos.
Sua terceira função é a de guiar o regenerado às boas obras que Deus planejou para ele Ef 2.1). 
Alei diz aos filhos de Deus oque agrada ao seu Pai Celestial.
Ela pode ser chamada de código da família.
Cristo estava falando deste terceiro uso da lei,quando disse que os que se tornam seus discípulos devem ser ensinados afazer tudo oque ele mandou (Mt 28.20) e que a obediência aos seus mandamentos provará a realidade do amor que seus discípulos têm por ele (Jo 14.15).
O cristão está livre da lei como sistema de salvação veja Rm 6.14; 7.4,6; 1 Co 9.20; GI 2.15-19; 3.25), mas está "debaixo da lei de Cristo, como uma regra de vida 2 Co 9.21; GI 6.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.