Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

O ESPIRITO SANTO ESTARÁ SEMPRE EM ATUAÇÃO ?

O Espírito Santo

O Espírito Santo no Presente e no Futuro.
Isaías  tinha  o  hábito  de  sair  do  meio  apóstata  de  Israel,  em  pensamento,  para  as glórias futuras, e retornava em seguida.
Vemos  esse  tipo  de  alternância  nos  trechos  que  abordam  o  relacionamento  entre  o Espírito  de  Deus  e  o  povo. 
Isaías  30.1  trata  da  rejeição  do  Espírito  de  Deus  pelo  povo rebelde e pelos líderes inescrupulosos nos seus dias.
O capítulo 32.15, entretanto, fala do futuro  derramamento  do  Espírito  Santo  que  tornaria  o  deserto   em  campo  fértil  (como  o Carmelo).
Está subentendida uma transformação tanto da terra como  do povo (32.16-18), com todo o mundo desfrutando de algo melhor do que conhecera antes.
Isaías 34.16 interliga a Palavra do Senhor ao Espírito Santo, com garantias d e que o Deus que, é o Criador, cumpriria suas promessas, assim como Ele proveu toda a sua criação.
(Ver Salmo 33.6,9,11).
Isaías 40.7,8 também trata do Espírito Santo e da Palavra, mas de modo muito diferente. Compara o Espírito Santo, que traz julgamento a humanidade, com o vento secante que murcha a erva e as flores. Depois, contrasta essa obra com a Palavra de Deus que permanece eternamente.
Outro  tipo  de  contraste  pode  ser  visto  entre  Isaías  40.13  e  44.3.
 No  primeiro versículo, o Espírito de Deus é reconhecido como soberano, que compartilha da criação, que não precisa de ninguém para lhe dar conselho ou sabedoria, e que parece quase inabordável
na  sua  grandeza.
  No  segundo  versículo,  o  mesmo  Espírito,  com  toda  a  sua  bênção,  é derramado  como  água  sobre  um  homem  sedento  ou  como  rios  sobre  a  terra  seca. 
A restauração  exterior  do  povo  e  da  terra  passa,  então,  a  ser  vinculada  diretamente  com  a salvação e com a renovação espiritual (44.5,6).
Ainda  outro  contraste  se  acha  em  Isaías  59.19-21.  O  versículo  19  fala  do  grande poder de Deus que varre tudo diante dele. O significado é semelhante à tradução usual, mas
é melhor interpretar o hebraico assim:
"E temerão o nome do Senhor desde o oeste e a sua glória desde o nascente do sol, porque Ele [Deus] virá como o rio  [Eufrates] estreitado, com
o Espírito do Senhor impulsionando-o".
O  trecho  anterior  tem  a  ver  com  o  julgamento  divino  sobre  os  inimigos  de  Deus.
Quando  Ele  avança  contra  eles,  nenhum  inimigo  poderá  ficar  em  pé  diante  dele. 
Assim como o rio Eufrates, que, ao chegar a uma parte estreita entre ribanceiras altas, reduplica a sua força e empurra tudo diante dele, também o Espírito Santo é a força motriz contra os
inimigos  de  Deus,  e  varrerá  todos  eles  para  longe.
 Em  contraste  a  isso,  o  Redentor  (o Parente-Redentor que restaura a herança) virá a Sião, aos de Jacó (os judeus) que deixaram
sua transgressão (rebelião) voltando-se para Deus.
 Portanto, a aliança de Deus é que o seu Espírito está sobre eles (desde que foram restaurados a Deus)  e  as palavras que o Espírito
Santo colocar em suas bocas não se desviarão (não serão removidas) para sempre (59.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.