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COMENTANDO 1 JOÃO 4

Gnosticismo

1 JOÃO 4 0 gnosticismo foi uma das heresias cristãs primitivas.
Os escritos gnósticos são muitos e variados, e exploram conceitos platônicos, imagens do NT e mitos pagãos.
 Muitos textos gnósticos foram descobertos em Nag Hammadi, no Egito, em 1945.
 Muitos eram pseudoapostólicos, ou seja, falsamente atribuídos aos apóstolos.
0 Evangelho de Tomé, o Apócrifo de Tiago e a Carta de Pedro a Filipe são exemplos disso.
Certas observações gerais podem ser feitas à literatura gnóstica:
Derivado da palavra grega gnosis, que significa "conhecimento", o gnosticismo foi um movimento que se proclamava detentor de um conhecimento secreto acerca de Deus.
Seus seguidores consideravam o Deus da Bíblia, o Criador do mundo, um deus inferior.
Na doutrina gnóstica, o mundo material era de natureza maligna, por isso seu criador tinha de ser uma divindade inferior.
 0 Salvador, para o gnosticismo, mais que fazer expiação do pecado, trouxe o conhecimento das "verdadeiras" origens divinas da humanidade, libertando assim os seres humanos de sua ignorância e da escravidão ao mundo material.
'Ver "Heresias no cristianismo prim itivo", em 2Co 10.
Alguns gnósticos acreditavam que "o Cristo" (espécie de unção ou presença espiritual) veio sobre o homem Jesus em seu batismo e
partiu antes de sua crucificação.
Desse modo, não havia união eterna das naturezas humana e divina em Jesus, e o verdadeiro Cristo não possuía corpo físico.
Um ramo do gnosticismo, os docetistas, acreditava que Jesus era na verdade um espírito divino que apenas parecia ter corpo físico.
Seu corpo, argumentavam, não era verdadeiramente carne, apenas ilusão.
A afirmação de que "todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus" refuta esse ensinamento (1Jo 4.2).
Possivelmente, aqueles a quem João contesta foram os precursores dos grupos que, mais tarde, escreveram os textos gnósticos.
As advertências de João indicam que a heresia pode surgir sob muitas formas, geralmente na aparência de ensinamento apostólico.
Os que negam a humanidade de Jesus são tão heréticos quanto os que negam sua divindade.
Além disso, qualquer doutrina que entende o mundo material criado como intrinsecamente maligno é perigosa e equivocada.

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