Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

COMENTANDO ATOS 19.28

Artemis

ATOS 19; Ártemis de Éfeso  era uma divindade muito popular. Na verdade, o
viajante grego Pausânias afirmou que ela era a deusa mais adorada nas devoções particulares do mundo mediterrâneo.
Sua imagem não era comum  um corpo cadavérico e longo com pernas unidas ao estilo das múmias.
A metade superior do torso frontal era coberta de protuberâncias que lembravam seios humanos, de modo que, às vezes, ela era chamada "Ártemis cheia de seios".
Usava um colar de bolotas, pois o carvalho era sagrado para ela, e em seu peitoral apareciam os signos do zodíaco.
 Na cabeça, surgia uma grande coroa, tendo sempre no topo as torres pequenas da cidade de Éfeso.
Essa coroa talvez guardasse um meteorito "que caiu do céu" (At 19.35).
Geralmente, sua saia era decorada com fileiras de animais, indicativo de fertilidade, e nos lados havia abelhas,retratadas como insetos reais e sacerdotisas
("abelhas de mel"), adornadas com coroas e asas.
A própria Ártemis era conhecida como a abelha-rainha, e seus sacerdotes castrados eram chamados "zangões".
Sua imagem, da qual se dizia possuir santidade especial, aparece em moedas, papiros, pinturas em paredes, esculturas, estatuetas(cf. v. 24) .
Cerca de 50 estátuas de pedra de Ártemis foram descobertas em sítios arqueológicos antigos, em regiões bastante remotas do mundo antigo.
Dizia-se que seis palavras mágicas estavam inscritas sobre a imagem da Ártemis efésia, apesar de nunca terem sido encontradas.
Dizia-se que os encantamentos em nome de Ártemis tinham muita força (v. 19), afirmação comprovada pelos papiros mágicos.
Conta-se que o primeiro ídolo a representar Ártemis foi entalhado em madeira e posto dentro de um carvalho em Éfeso pelas Amazonas.
Logo o santuário foi cercado por uma vila e se tornou lugar de peregrinação.
Nesse local, um templo sucedia ao outro em tamanho e esplendor, até que o santuário definitivo foi considerado umas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
 Milhares de funcionários serviam nos imensos pavilhões do santuário, e enormes somas de dinheiro Atos 19.23-41 relata o primeiro de muitos confrontos entre os seguidores de Cristo
e os de Ártemis.
No final, a causa cristã prevaleceu: o grande templo foi demolido, e as estátuas de culto foram escondidas. 'Ver "Éfeso nos tempos de Paulo", em 2Tm 4. 2Ver também "A magia no mundo grego-romano", em
Gl 5. !
 O  templo tornou-se o maior centro bancário da Ásia. Ártemis não era apenas a divindade guardiã de Éfeso, mas também figurava nas inscrições como deusa salvadora.
Os mortos eram entregues a seu cuidado, e pensava-se que ela concedia ajuda às mulheres em trabalho de parto.  Rituais secretos conhecidos como "mistérios", retratando o nascimento e a morte, iniciavam seus devotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.