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EXPRESSÃO BÍBLICA / DIA DO SENHOR

 No dia do Senhor”. Existem quatro expressões técnicas no que diz respeito ao “dia do Senhor” no Novo Testamento:
 Sendo que, cada uma delas, aponta para uma época diferente; por exemplo:
 1. Analisemos os quatro pontos seguintes no que diz respeito ao:
(a) Dia do Senhor Jesus Cristo;
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:7-9

 (b) Dia do Senhor, Cristo ou Filho do homem;
Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? João 12:34

(c) Dia de Deus ou do Senhor: no sentido próprio;
De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.1 Coríntios 1:7-9

(d) Dia do Senhor, do texto em foco:
Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor; dia nublado; será o tempo dos gentios. Ezequiel 30:3

 O dia do Senhor Jesus se relaciona exclusivamente com o arrebatamento da Igreja;
 O dia de Cristo, do Senhor ou do Filho do homem, está relacionado com seu retorno à terra com poder e grande glória;
O dia de Deus ou do Senhor, no sentido próprio, está relacionado com o Juízo Final;
Dia do Senhor do texto em foco, está relacionado com o dia da ressurreição de Cristo. A presente expressão “dia do Senhor”, significa; “O dia da Ressurreição” do Senhor Jesus Cristo, visto que, a expressão “Senhor Jesus” só ocorre no Novo Testamento depois da sua ressurreição (Lc 24.3), sendo identificado entre os cristãos como “o primeiro dia da semana” (Mc 18.9).
Para o cristianismo o primeiro dia da semana, contrasta bastante com o sétimo (o sábado):
O sábado recorda o descanso de Deus na criação (Êx 20.11; 31.17); o domingo a ressurreição de Cristo (Mc 16.1,9).
No sétimo dia Deus descansou;
No primeiro dia da semana Cristo esteve em atividade incessante.
 O sábado comemora uma criação acabada; o domingo rememora uma redenção consumada.
“O sábado era um dia de obrigação legal para Israel; o domingo, o culto espontâneo para o cristão.
 O sábado é mencionado nos Atos dos Apóstolos somente com referências aos judeus, e no resto do Novo Testamento, só duas vezes (Cl 2.16 e Hb 4.4).
O sábado era um dia de repouso total para Israel; Para o crente verdadeiro em Cristo, esse repouso teve lugar no momento que ele aceitou Cristo como Salvador. Hb 4.3”.

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