Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

PLANO DE INTERPRETAÇÃO EXEGÉTICA DA BÍBLIA / Bíblia Sagrada Almeida Revista e Atualizada


PLANO DE INTERPRETAÇÃO EXEGÉTICA DA BÍBLIA
Pericope é o trecho de um livro utilizado para transcrição ou para outras finalidades.
passagem da Bíblia utilizada para leitura durante culto ou sermão, portanto convem ficarmos atentos a estes detalhes.
Naqueles dias, veio Jesus, de Nazaré da Galileia, e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo COMO POMBA sobre ele. Então foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu FILHO AMADO, em ti me comprazo. Imediatamente o Espírito impeliu Jesus para o deserto. Durante quarenta dias, no deserto, ele foi tentado por SATANÁS. Vivia com as feras, e os anjos o serviam.
Depois que João fora entregue, Jesus veio para a Galiléia. Ele proclamava o Evangelho de Deus, e dizia: 15 “Cumpriu-se o tempo, e o Reinado de Deus aproximou-se: convertei-VOS e crede no Evangelho”.
PLANO DE INTERPRETAÇÃO EXEGÉTICA DA BÍBLIA. 
Um dos hábitos de leitura da Bíblia, compartilhado pelas leituras devocionais e acadêmicas, é o de selecionar pequenos trechos para a interpretação. Na linguagem não técnica, chamamos esses trechos de passagens, que usamos para meditar, preparar estudos bíblicos, sermões, homilias etc.
  Na linguagem técnica, esses pequenos trechos são chamados perícopes (literalmente, “cortado ao redor”), usadas para a organização dos comentários exegéticos, preparação de sermões, dissertações, teses etc. Uma perícope é, assim, um pequeno trecho bíblico usado para o estudo e a comunicação da Bíblia.
Em alguns casos, como em Salmos, vários deles são uma perícope.  Em muitos casos, é difícil chegar a um acordo quanto à divisão de um livro da Bíblia em perícopes. Isso porque os livros foram escritos em outras culturas, com critérios diferentes dos nossos para organizar e estruturar textos.
Onde começa e termina uma perícope?
PLANO DE INTERPRETAÇÃO EXEGÉTICA DA BÍBLIA .
Uma forma bem clara de saber é simplesmente seguir a divisão da Bíblia em perícopes que encontramos nas traduções contemporâneas.
Outra, é seguir a divisão em perícopes de algum comentário bíblico.
Podemos, porém, tentar descobrir por nós mesmos quais são as perícopes. Temos então de prestar atenção nas marcas lingüísticas que nos orientam na delimitação das perícopes (delimitar é estabelecer limites, definir começo e fim).
Observe em Marcos as palavras em itálico, negrito, VERSALETE e sublinhadas. Elas funcionam como marcas lingüísticas que podemos usar para delimitar as perícopes desse trecho da Bíblia.
Por exemplo, os versículos 9, 12 e 14 começam com um advérbio de tempo (mudanças no tempo dos acontecimentos é um dos sinais de delimitação); as palavras sublinhadas
mostram que há, além das mudanças no tempo, mudanças no espaço:
PLANO DE INTERPRETAÇÃO EXEGÉTICA DA BÍBLIA .
Jordão (v. 9),
deserto (v. 12)
 e Galiléia (v. 14).
 Nos versículos 9, 13 e 15, os termos em versalete indicam mudança de personagens,
(João, Satanás e os galileus [“vos”]).
Por fim, nos versículos 9, 13 e 14 temos verbos em negrito, que nos mostram que há mudanças de assunto: batismo, tentação e proclamação.
EXEMPLO:
Marcos 1:9-11 e Isaías 42:1-4 serão nossa base.
 Familiarize-se com ambos. Lembra-se como? Leia e releia as perícopes, pelo menos o capítulo onde se encontram (no caso de Marcos, sugiro até o capítulo 3, e no de Isaías, pelo menos os capítulos 40—44). Defina provisoriamente a época da escrita. Para esta primeira definição, use a bibliografia acadêmica.
Orem a Deus i tenha confiança na bíblia, é um paço importante para pregar um bom sermão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.