Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

A história Trágica De Eutico Da Bíblia / Eutico Cai Da Janela


Quando abrimos o Novo Testamento e chegamos em Atos 20.9, encontramos um jovem olhando de forma completamente invertida, Eutico, provavelmente não estva nem aí pelo que estava sendo pregado. 
Seu nome é Êutico. Não durmamos como os de mais, mas vigiemos para a volta de Cristo, e reinarmos com ele no milênio.
Tornou-se figura bastante conhecida no meio cristão, devido à sua morte e ressurreição. Ele participava dum culto de despedida do apóstolo Paulo. 
O campo missionário nos aguarda.
Sua posição era por demais incômoda: “... assentado numa janela” e de costas para o mundo.
Êutico encontrava-se numa posição completamente errada: sentado no terceiro andar, com as costas viradas para o mundo, e ainda cochilando. 
Jamais este jovem conseguiria levantar seus olhos, levados pelo poder da imaginação criadora que pouco a pouco ia combinando imagens antigas para com elas formar novos conjuntos nas palavras de
Paulo e ver as terras, os campos e os continentes que já se encontravam brancos para a ceifa. 
Muitos em nossos dias encontram-se na mesma situação desse jovem cristão. 
Enquanto uns estão andando e semeando, outros estão assentados e de braços cruzados. 
Enquanto uns estão acordados, orando e jejuando, outros estão dormindo. 
Enquanto uns estão com seus olhos levantados, olhando as terras e tendo compaixão delas, outros estão com seus olhos baixos olhando para o piso, ou seja, somente para as coisas terrenas. Não sabemos se este jovem entrou pela porta ou se subiu por outra parte até a janela. 
O fato é que ele lá estava! Desligado de tudo e de todos.
A narrativa de Atos 20.7,8 diz que Paulo naquela noite reunira os cristãos para ministrar a Ceia do Senhor, o que era considerado o maior culto da Igreja primitiva, porque nele eram lembrados os sofrimentos de Cristo que por nós foi imolado. 
Muitas vezes estes cultos se estendiam até a alvorada. Paulo, presente naquela noite em Troas, iria partir no dia seguinte para a cidade de Assôs.  
Aproveitou aquele culto tão solene para nele expor seu plano missionário com relação a novos campos que iam se abrindo pelo poder da pregação do Evangelho de Cristo. 
Êutico era um jovem que se encontrava em pleno vigor físico. Mas se desinteressou pelo assunto de Paulo sobre missão. Sentou-se (veja onde) numa janela, tosquenejou e depois dormiu. 
Em seguida, descuidou-se caiu e morreu. 
Sua morte foi prematura, causada pela falta de atenção. Sua sorte e de seus familiares foi a presença do apóstolo, que fora capacitado por Deus com o extraordinário dom de operar maravilhas. Podia então usá-lo para ressuscitar os mortos. 
Parou seu sermão por um pouco, deixando o segundo tópico para a parte seguinte da noite. “Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobe ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. 
E, subindo, e partindo o pão e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada: e, assim,
partiu. E levaram vivo o jovem , e ficaram não pouco consolados” (At 20.10- 12).
Muitos desceram a escada com toda pressa, com graves apreensões no coração, porquanto uma queda daquela altura sem dúvida alguma seria fatal. 
E os temores tinham base na realidade. 
Êutico estava realmente morto. 
Mas Deus devolvera a sua vida. 
O jovem ressuscitou. 
Agora, aliviados em seus espíritos, subiram os degraus novamente, para darem continuidade à reunião. A calma e a ordem foram restauradas e a Ceia do Senhor teve início. De volta à normalidade, Paulo prosseguiu com sua fala interminável e incansável. 
A noite passou em ritimo de celeridade, e não demorou a raiar os primeiros alvores da madrugada.
De acordo com informações contemporâneas, Êutico sentiu-se perfeitamente restaurado e renovado depois do susto. Teve uma nova visão de Cristo e de sua obra. Seguira o apóstolo e sua comitiva em data posterior. 
Deus pode fazer o mesmo em favor daqueles que estão olhando em direção oposta à sua obra de missão. Também não se faz necessário que alguém caia e morra, ou que primeiro seja tragado por uma
baleia e depois de ser despertado da morte passe a aceitar o plano de Deus em sua vida. 
Cristo deseja usar a todos antes de uma queda, fracasso ou morte. Dormindo, ou estando mortos, não temos poder de ação; mas o Espirito Santo clama com esta solene voz.
 Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”(Ef 5.14b). 
Somente acordados e de “olhos bem abertos”, veremos os continentes onde estas “terras” estão prontas para a grande conquista de almas que antecede a magnífica colheita: o Arrebatamento da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.