Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

O Que é Maná? Qual o Significado do Maná na Bíblia?


MANÁ: 
Opina-se que esta palavra se deriva do hebraico, Manhu, que significa: "O que é isso?"
"Naquela noite, quando o orvalho evaporou, a superfície do deserto estava coberta com flocos de uma substância escamosa e fina como geada. Os israelitas ficaram perplexos ao ver isso e se perguntaram: 
Porque não tinham idéia do que era.
Então Moisés disse-lhes: 
“Este é o pão que o Senhor lhes dá para comer. Estas são as instruções do Senhor: cada grupo familia reunirá tudo o que precisa. 
Coletar dois litros para cada pessoa em cada tenda.
Então os israelitas fizeram o que lhes foi dito. Alguns arrecadaram muito; outros, só um pouco.
Mas quando eles mediram, todos tinham o certo e o necessário. Para quem colecionava muito, não havia mais nada, não tinha muito a mais; e para quem colecionava apenas um pouco, não faltava nada. Cada família tinha exatamente o que precisava.
Moisés lhes disse:
 "Não guardes nada para o dia seguinte".
No entanto, alguns ignoraram e permaneceram um pouco até a manhã seguinte; mas então ele se encheu de vermes e fedia, e Moisés ficou muito zangado com eles. Após esse incidente, cada família coletava alimentos todas as manhãs, de acordo com a necessidade. 
Quando o sol esquentou, os flocos que não haviam sido coletados derreteram e desapareceram.
No sexto dia, coletaram duas vezes o normal, ou seja, quatro litros por pessoa em vez de dois. Então todos os líderes da comunidade se voltaram para Moisés para uma explicação.
Ele lhes disse: 
Isto é o que o Senhor ordenou:
“ Amanhã será um dia de descanso absoluto, um dia sagrado de descanso, reservado ao Senhor. Então cozinhe ou cozinhe hoje tudo o que você precisa e economize para amanhã o que há neles."
ÊXODO 16: 14-23
“Que é isto?” 
Eles a recebiam todos os dias, exceto no dia 7, sábado que deveriam colher para dois dias na sexta feira, então eles tinham que coletar ração dupla no dia 6. dia: dois gômeros para cada um. Segundo a Bíblia, o maná era semelhante ao coentro, mas de cor branca, e seu sabor lembrava flocos de mel, muito bom.
O pão que o Senhor vos dá para vosso alimento, Êx 16.15. 
Era uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada, Êx 16.14. Como semente de coentro, e a sua aparência semelhante à de bdélio, Nm 11.7. Branco e de sabor como bolos de mel, Ex. 16.31. 
E o colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos: 
O seu sabor era como o de bolos amassados com azeite Nm 11.8. 
Quando de noite descia o orvalho, sobre este também caía o maná, Nm 11.9. 
Depois que comeram do produto da terra (de Canaã) cessou o m, Js 5.12, E le ... te sustentou com o m, Dt 8.3. Fez chover sobre eles, Sl 78.24. 
Nossos pais comeram o maná no deserto e morreram, Jo 6.31. 
Uma urna de ouro contendo o maná se encontrava no Santo dos Santos do tabernáculo, Hb 9.4; ê x 16.32 34. Ao vencedor dar-lhe-ei do maná escondido, Ap 2.17.
O maná tem sido identificado com a transudação duma árvore que se encontra na península do Sinai, e com outras substâncias, incluindo o bichen. Mas nenhum particular produto preenche todas as condições da narrativa bíblica, que continha todos os nutrientes necessários para a manutenção da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.