Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

E Samuel já Estava Morto, e Todo o Israel o Tinha chorado, e o Tinha Sepultado Em Ramá, Que Era a Sua Cidade; e Saul Tinha Desterrado os Adivinhos e os Encantadores.1 Samuel 28:3

E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.1 Samuel 28:3 En-Dor há muito estava relacionada na memória do povo judeu com a grande vitória de Débora e Baraque sobre Sísera e Jabim



E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.1 Samuel 28:3
En-Dor há muito estava relacionada na memória do povo judeu com a grande vitória de Débora e Baraque sobre Sísera e Jabim. 
A distância entre os declives de Gilboa e En-Dor éra de 11,26kms a 12,87 kms, de solo muito difícil. 
No árido declive de Jebel Duhy ao norte (o Pequeno Hermom), o nome ainda subsiste hoje, vinculado a uma vila de tamanho considerável, mas hoje está deserta. 
As rochas desta vila, nas montanhas, são cheias de cavernas, em uma das quais contém uma pequena fonte e pode muito bem ter sido o  cenário da feitiçaria de Endor.
Foi . . . de noite.  Era uma perigosa viagem de 11 a 12kms, parte da qual contornava o acampamento dos filisteus e lá vai Saul. 
A questão é se a mulher que ele buscava, realmente possuía o poder de se comunicar com os espíritos dos mortos, para chamar Samuel, ou se ela iludia-se possuí esse dom, ou era simplesmente uma impostora declarada. 
Diferentes autores respondem de diferentes maneiras a essa questão. 
Que o espírito de Samuel realmente apareceu era o ponto de vista dos antigos rabinos. 
Isto se comprova se pela tradução em I Cr. 10:13 que diz:
"E Samuel, o profeta, respondeu-lhe"; 
E em Eclesiástico 46:20, nos apócrifos.
 O mesmo ponto de vista era defendido por Justino Mártir, um dos pais da igreja, Orígenes e Agostinho. Já Tertuliano e Jerônimo defendiam que a aparição de Samuel foi uma ilusão diabólica, que muito provavelmente aconteceu para enganar. Tu mesmo és Saul? 
A mulher, o por causa da aparição de Samuel, ou pela intensificação de sua clarividência, reconheceu que fora Saul que buscara o seu auxílio. 
É difícil compreender por que ela não reconheceu imediatamente o mais alto de todos os israelitas. Talvez as trevas da caverna o escondessem dela. 
Por que me inquietaste?
 Os mais modernos comentaristas ortodoxos são quase unânimes em concordar que o profeta falecido realmente apareceu e anunciou a próxima destruição de Saul e seu exército. Eles defendem, contudo, que Samuel foi trazido não pelas afies mágicas da feitiçaria, mas por meio de um milagre(?) realizado pela onipotência de Deus. 
A ortodoxia antiga considerava este aparecimento como um fantasma, uma aparição ou uma ilusão. 
E se fez teu inimigo? 
A palavra inimigo é uma forma aramaica encontrada em apenas um ou dois outros lugares no hebraico. 
Se traduz isto assim, na maioria dos poliglotas: 
Veio para ficar ao lado do teu vizinho; 
a Vulgata, passou-se para o teu rival; 
o Targum, tornou-se o auxílio do homem que
é teu inimigo. 
A preferida é a tradução da Septuaginta.
Estendido por terra. Literalmente, na plenitude de sua estatura. Exausto como estava pelo jejum, Saul desmaiou por causa do choque de ouvir o pronunciamento de seu destino.
No leito. 
Provavelmente uma plataforma ao longo da parede, que no Oriente serve de assento de dia e de cama, de noite. O lugar que Saul desmaiou ao ouvir sua sentença. Uma coisa é certa, ou Deus o o Diabo sabia que a sua derrota seria eminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.