Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

A Aliança De Josué Com Gibeonitas Josué 9 .1-13

Josué havia tomado e destruído completamente a cidade de Ai e matado o seu rei. E ouviu se dizer que o mesmo havia acontecido com Jericó e o seu rei.  Os moradores de Jerusalém ficaram com muito aterrorizados, pois a cidade de Gibeão era tão grande como qualquer outra governada por um rei, e Josué pretendia conquistar. Ela era maior ainda do que Ai, e os seus homens eram soldados corajosos valentes. Então Adoni-Zedeque enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, com a seguinte mensagem vamos nos unir contra Josué. Josué com suas campanhas de guerra, conquistava as cidades uma a uma com muito sucesso  Tratado com a Tetrápolis Gibeonita,
Com as conquistas esmagadoras de Josué desde Sitin, os habitantes de Gebeon assim com seu rei ou seus anciões temeram muito. 
Josué havia tomado e destruído completamente a cidade de Ai e matado o seu rei. E ouviu se dizer que o mesmo havia acontecido com Jericó e o seu rei.  Os moradores de Jerusalém ficaram com muito medo,, pois a cidade de Gibeão era tão grande como qualquer outra governada qualquer rei, mas eles eram governados por anciões e Josué pretendia conquistar-la.
 Ela era maior ainda do que Ai, e os seus homens eram soldados corajosos valentes. Então Adoni-Zedeque enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, com a seguinte mensagem vamos nos unir contra Josué.
Josué com suas campanhas de guerra, conquistava as cidades uma a uma com muito sucesso
 Tratado com a Tetrápolis Gibeonita, Josué 9: 1-27
A fé está em perigo quando nós povo de Deus nos deixamos submeter nos a todas as decisões (cons. 9:14). Hoje, os cristãos devem estar alertas aos  estratagemas do nosso arqui-impostor.
E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, darei vinte mil coros de trigo malhado, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite. E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei. Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino, 2 Crônicas 2:10-12, Salomão também corria riscos.
 Gibeom, Provavelmente a moderna el-Jib (9, 65krns a noroeste  de Jerusalém, 10,46kms a sudoeste de Ai); esta grande cidade era a  capital de uma república independente governada por anciãos e não por 
um rei (9:11; 10:2). 
Em 9:7, os seus habitantes do chamados "heveus", aqui  e em Gn. 34: 2, a LXX diz, "horreus", que podem ser identificados com  os hurrianos. 
Eram um elemento étnico dominante no Oriente Próximo  (cerca de 2300.1200), que se espalhou tão rapidamente em Canaã nos  séculos décimo sexto e décimo quinto que um dos nomes egípcios para a  Palestina era Huru.
Astutamente fazendo-se passar por embaixadores de um país distante, do outro lado do Jordão (pois eles diziam-se saber o que tinha acontecido a Seom e Ogue, mas não mencionaram Jericó e Ai. Veja 
9:10), um grupo de gibeonitas pregaram uma peça para cima de Josué por meio de  sacos velhos e odres remendados, sandálias gastas e roupas rotas, e pão  seco e bolorento. 
Deus permitiu que os israelitas recebessem o tributo de  povos a uma certa distância, mas ordenou-lhes que destruíssem  completamente as cidades pertencentes aos povos de Canaã. 
(Dt. 20:10­ 18, Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.
E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá. Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
E o Senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.
Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destas nações.
Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus.
Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o Senhor vosso Deus). 
Convencidos quando provaram as parcas provisões dos gibeonitas  (pois o próprio ato de comer, segundo o costume do antigo Oriente,  estabelecia um relacionamento amistoso mais ou menos durável), os  líderes da congregação fizeram um formal tratado convencional (berit) com eles. 
"Os israelitas foram culpados de excessiva credulidade. Mas no futuro deus fez Josué honrar a aliança com os gibeonitas.
.E sucedeu que, ouvindo isso todos os reis que estavam daquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, e em toda a costa do grande mar, e em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus,  se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
E os moradores de Gibeão, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, usaram também de astúcia, e foram, e se fingiram embaixadores, e tomaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados;  e nos pés sapatos velhos e remendados e vestes velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.  
E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Vimos de uma terra distante; fazei, pois, agora concerto conosco.  E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura, habitais no meio de nós; como, pois, faremos concerto convosco?  Então, disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: 
Quem sois vós e donde vindes?  
E lhe responderam: 
Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito;  e tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus que estavam dalém do Jordão, a Seom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.  Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: 
Tomai convosco em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro, e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora concerto conosco.  Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui, agora, já seco e bolorento;  e estes odres que enchemos de vinho eram novos e ei-los aqui já rotos; e estas nossas vestes e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.  Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor.  E Josué fez paz com eles e fez um concerto com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
Daví precisou resolver a questão e poupou a vida de Mefibosete. E aproveitou para sepultar os ossos de Saul e Jonatas.
Disse, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor? 
Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. E disse ele: Que é, pois, que quereis que vos faça? 
E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. 
E disse o rei: Eu os darei.
Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita,
E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.
Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.
E foi contado a Davi o que fizera Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul.
Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa.
E fez subir dali os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho; e ajuntaram também os ossos dos enforcados.
Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra, 2 Samuel 21:3-14.

2 comentários:

  1. Ainda resta uma pergunta: Por que não podiam anular a aliança baseada numa mentira?

    ResponderExcluir
  2. Isso prova que homens de Deus que procuravam ser fiéis também poderiam se enganar.

    ResponderExcluir

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.