Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

A Morte Do Rei Saul / Final Dos Tempos

Samuel foi último juiz de Israel. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Depois disso, Israel passou a ser uma monarquia. De acordo com o texto bíblico com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indicou o benjamita Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.  Foi o momento em que Saul foi ungido.

Samuel foi um dos maiores líderes do povo de Israel. Não dá para falar de Saul sem falar de Samuel.
Ele foi o último e o mais importante dos juízes de Israel, logo após o povo na sua rebeldia tê-lo rejeitado e Deus ter outorgado a entrada de foi também o primeiro da escala profética. 
Lendo na Bíblia
Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias. E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela; E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles. E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel, Atos 3:24, e Atos 13:16-20.
 O profeta Samuel certamente é uma das figuras mais notáveis da Bíblia. 
A história de Samuel revela que ele era considerado a pessoa mais proeminente desde Moisés nos tempos do Antigo Testamento ( leia Jeremias 15:1; Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam).Então ele é citado junto com Moisés, e exaltado pelo próprio Deus. 
O significado exato do nome “Samuel” é incerto, mas várias alternativas têm sido sugeridas pelos intérpretes. As principais são: “ouvido por Deus”, “aquele que provém de Deus”, “nome de Deus” e “prometido ou dado por Deus”. A vocalização do nome Samuel em hebraico sugere o significado de “ouvido por Deus”, mas isso é inconclusivo. 
Deus lhe designou para ungir Saul rei de Israel, depois de um longo período em que Israel estava sendo comandado por juízes.  
Temos a lista dos juízes.  
por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indicou o benjamita Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.  Foi o momento em que Saul foi ungido.  A unção de Saul.
 Otoniel
Eúde
Sangar
Débora
Gideão
Tolá
Jair
Jefté
Ibsã
Elom
Abdom
Sansão
Eli
Samuel
Samuel foi último juiz de Israel. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Depois disso, Israel passou a ser uma monarquia. De acordo com o texto bíblico com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indicou o benjamita Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns. 
Foi o momento em que Saul foi ungido. 
A unção de Saul.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações, porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: 
Dá-nos um rei, para que nos julgue. 
E Samuel orou ao Senhor. 
E disse o Senhor a Samuel: 
Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles, 1 Samuel 8:4 a 7. 
E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu:
 Eis aqui o homem de quem eu te falei. 
Este dominará sobre o meu povo. 
E Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: 
Mostra-me, peço-te, onde está a casa do vidente.
E Samuel respondeu a Saul, e disse: 
Eu sou o vidente; 
sobe diante de mim ao alto, e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei, e tudo quanto está no teu coração, to declararei. E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. 
E para quem é todo o desejo de Israel? 
Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai?
Então respondeu Saul, e disse: 
Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? 
E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? 
Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?
Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens. Então disse Samuel ao cozinheiro: Dá aqui a porção que te dei, de que te disse: 
Põe-na à parte contigo.
Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, com o que havia nela, e pô-la diante de Saul; e disse Samuel: Eis que o que foi reservado está diante de ti. 
Come; 
porque se guardou para ti para esta ocasião, dizendo eu: 
Tenho convidado o povo. 
Assim comeu Saul aquele dia com Samuel. Então desceram do alto para a cidade; e falou com Saul sobre o eirado. 
E se levantaram de madrugada;
 e sucedeu que, quase ao subir da alva, chamou Samuel a Saul ao eirado, dizendo: 
Levanta-te, e despedir-te-ei. 
Levantou-se Saul, e saíram ambos para fora, ele e Samuel.
E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: 
Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou); porém tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus. Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança? Samuel 9:17-27 e 1 Samuel 10:1.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações, porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: 
Dá-nos um rei, para que nos julgue. 
E Samuel orou ao Senhor. 
E disse o Senhor a Samuel: 
Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles, 1 Samuel 8:4 a 7. 
O que será que Deus queria dizer com isso? Certamente que não estava correto, mas o povo iria arcar com as consequências. 
Israel era dominado por juízes mas já que o povo pediu um rei....
 Foi o primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaica-cristã. 
Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos em Israel, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado, não se sabe exatamente. 
No reinado Saul teve que dirigir duras campanhas de guerra ordenadas por Deus, e até que estava indo bem.
Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos, 1 Samuel 15:1-3.
Saul cumpriu parcialmente a ordem.
Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.
E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; 
Porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 
E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente, 1 Samuel 15:7,8, 9.
Deus não se agradou dessa atitude. 
Então imediatamente veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã.
E anunciou-se a Samuel, dizendo: 
Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal. Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: 
Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor. 
Então disse Samuel: 
Mas que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? 
E disse Saul: 
De Amaleque senhor, as trouxeram; 
Porque os homens pouparam ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor Deus, o resto, porém, temos destruído totalmente. Então disse Samuel a Saul: 
Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. 
E ele disse-lhe: 
Fala.
E disse Samuel: 
Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? 
E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
Então disse Saul a Samuel: 
Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe ainda a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor.
Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu, 1 Samuel 15:10-28.
Samuel apesar de estar velho, termina o serviço. 
Disse ele então: 
Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao Senhor teu Deus. Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao Senhor.
Então disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei dos amalequitas chama ele. 
E Agague veio a ele animosamente, e disse Agague: 
Na verdade já passou a amargura da morte.
Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal.
Disse, porém, Samuel:  Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal. Então Samuel se foi a Ramá; e Saul subiu à sua casa, a Gibeá de Saul. E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel, 1 Samuel 15:30-35.
O reino de Saul prosseguiu por um bom tempo.
E Samuel porém já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade, e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores, 1 Samuel 28:3.
Saul já estava cada vez mais distante de Deus na comunhão.
E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném, e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.
E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas, 1 Samuel 28:4-6.
Então ele começou a apelar para as feiticeiras, já totalmente distanciado de Deus.
Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar, 1 Samuel 28:7.
Quando o Senhor não nos responde nós devemos continuar crendo nele, porque buscar feiticeiras não é uma opção, e os resultados são catastróficos. Em seguida veio a guerra.
E ajuntaram os filisteus todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel. E os príncipes dos filisteus se foram para lá com centenas e com milhares; porém Davi e os seus homens iam com Aquis na retaguarda, 1 Samuel 29:1,2.
Parece que a feiticeira não deu resultado, e não era Samuel que ela invocou.
Os filisteus, pois, pelejaram contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos na montanha de Gilboa. E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos, e os mataram  a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.
E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia, 1 Samuel 31:1 a 6. 
Motivo principal da morte de Saul?
E sucedeu que, no dia seguinte, vindo os filisteus a despojar os mortos, acharam a Saul e a seus filhos estirados nas montanhas de Gilboa. E o despojaram, e tomaram a sua cabeça e as suas armas, e as enviaram pela terra dos filisteus em redor, para o anunciarem a seus ídolos e ao povo. E puseram as suas armas na casa do seu deus, e a sua cabeça afixaram na casa de Dagom. Ouvindo, pois, toda a Jabes de Gileade tudo quanto os filisteus fizeram a Saul.
Então todos os homens valorosos se levantaram, e tomaram o corpo de Saul, e os corpos de seus filhos, e os trouxeram a Jabes, e sepultaram os seus ossos debaixo de um carvalho em Jabes, e jejuaram sete dias. Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé, 1 Crônicas 10:8-14
Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa. E fez subir dali os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, e ajuntaram também os ossos dos enforcados por ordem de Daví por causa da aaliança não cumprida com os Gibeonitas. E enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei Davi ordenara, e depois disto a ira Deus se aplacou com a terra,2 Samuel 21:12-14.
Saul muitas vezes não obedeceu ao Senhor. Em um momento de guerra e desespero se precipitou e exerceu a função de Samuel. Saul era um moço bonito mais do que todos de Israel.
Foi o momento em que Saul foi ungido. Israel era dominado por juízes mas o povo pediu um rei.
Foi o primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaica-cristã. Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado até sua trágica morte.
Motivos da morte ??? A busca da feiticeira foi o principal motivo.
E os filisteus pelejaram com Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos nas montanhas de Gilboa. E os filisteus perseguiram a Saul e aos seus filhos e mataram a Jônatas, a Abinadabe e a Malquisua, filhos de Saul. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e temeu muito aos flecheiros. Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.
Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava morto, também ele se lançou sobre a espada e morreu.
Assim morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente. 1 Crônicas 10:1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.