Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Uma Geração De Homens Frouxos e Mulheres Fortes / Período Sombrio Dos Juízes


Os jovens estavam destreinados para a guerra, para defenderem seu território. 
Muitos não sabiam nada sobre se defender. 
O natural do homem é quando se da conta que é adulto, é estabelecer suas próprias  estratégias de defesa para si e sua família. 
Deus resolveu que eles deveriam aprender isso, afinal estavam sem comando sem rei.
Veio o Anjo do Senhor para explicar como seria.
E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse:  Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. E sucedeu que, falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou, Juízes 2:1-4.
A situação não era boa. 
Deus estava dando um corretivo na nação. 
Essas palavras de advertência foi quando se aproximava a morte de Josué.
(Juízes 2.6-9, Muitos não sabiam a arte da guerra para defesa do território. Os anciôes morreram, e vos jovens além de não saberem a guerra, faziam abominações ao Senhor).
Toda aquela geração se foi, e veio então outra geração que não sabia as maravilhas que Deus tinha  feito aos seus pais. O grande líder Josué já estava com Deus. 
Os inimigos viam o povo vulnerável, jovens que se achavam seguros, e queria tentar tomar suas terras. 
E não hesitaram em fazê-lo.
Deus disse que os deuses das nações que ainda restavam inimigas lhes seriam por laço. Vejamos; 
As amizades com esses povos era um risco que os jovens homens e mulheres são  corriam. Vejamos:
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira, Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baa (deus da fertilidade), e a Astarote, (deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra)  Juízes 2:11,13. Deus não se agradou.
A ira de Deus  se acendeu sobre eles. 
Os inimigos vieram para tomar despojos. 
Eles não sabiam se defender e tinham medo.
O senhor resolveu nomear juízes sobre eles.
E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram, Juízes 2:16. 
Mas apesar dos juízes  o povo continuou rebelde a vós  de Deus. 
O povo continuou a fazer o que era mal aos  olhos de Deus. 
Hoje em dia e isso que vemos, Deus levantou homens de Deus para nos advertirmos mas o povo da terra continua fazendo o que é mal diante de Deus. 
Mas quando o Senhor levantou os juízes Deus era com eles. E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho, Juízes 2:18,19.
Todas as vezes que trocava o Juiz eles voltavam ao patamar antigo. Voltavam a prevaricar contra Deus.
A ira do Senhor se ascendia de novo. Aquelas nações foram deixadas para que os jovens soldados pudessem aprender a defender seu território, na arte da guerra..
Deus disse: Tão pouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;
Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar. Os deuses seriam um laço para eles, uma armadilha que teriam de ser detectada, Juízes 2:21,22.
Propositalmente Deus permitiu que as nações restantes não fossem destruídas por completo. 
Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué, Juízes 2:23.
O altor sagrado continua o seu relato.
Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), (eles tinham de aprender se defender),pelo menos os que dantes não sabiam como elas aconteciam, Juízes 3:1,2.
Quem eram essas nações?
Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate.  Esses, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés, Juízes 3:3,4.
Morando Israel no meio dessas nações pagãs.
Os Homens tmaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.
E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote, Juízes 3:6,7.
Deus levantou o primeiro juízo Otniel.
Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel tiveram que servir a Cusã-Risataim oito anos. 
Foram oito longos anos de sofrimento.
E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele, Juízes 3:8,9.
Otniel cresceu vendo as vitórias do seu povo mas aqui ele via só derrota. Depois veio vários juízes, Eúde, Sangara filho de Anate.
apareceu depois  a Jabim rei de Canaã, que tinha um capitão por nome Cisera, A situação era terrível e os filhos de Israel clamando ao Senhor.
Sabe o que Deus fez? . .  
Chamou uma mulher, alias duas. 
Não tinha ninguém, os homens da época tinha ase acovardado.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.  Mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: E disse: O Senhor Deus de Israel deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom, Juízes 4:4,6.
Eu disse que os homens da época eram medrosos.
Baraque disse; Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quede, Juízes 4:8,9.
Deus disse;
Débora, cujo nome significa "abelha", foi profetisa e a quarta juíza de Israel antes dela teve; 
Otniel, Eúde e Sangar. . 
Sua história está descrita no Livro dos Juízes, capítulos 4 e 5. 
Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C. Antes dela foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar.
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus novecentos carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão, Juízes 4:7. Foi a mensagem de Debora profetisa, só que ela era frágil, uma mulher.
Sabe o que Baraque Disse ? Só se fores comigo. Ela era uma mulher que inspirava confiança.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulh Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com el, Juízes 4:9,10.
Ela não tinha medo de tomar a frente em uma batalha porque o Senhor disse que ela venceria.
Os imigos se espalharam para emboscar Israel.
Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele, Juízes 4:14.
Ela era como uma ministra da guerra, ministra da defesa. Sabem o resultadao?
E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque, seus novecentos carros; 
E Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.  
O ohomem que tinha um grande aparato militar.
E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só homem. 
Porém Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu. E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta. Então ele lhe disse: 
Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não. Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu, Juízes 4:15-21.
Vinha baraque no encalso do inimigo.
E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: 
Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. 
E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.  
Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel. 
E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã, Juízes 4:22-24.
 é isso que Deus vai fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.