Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Seis Passos Para o Novo Nascimento / Como Nascer De Novo.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um. Romanos 3:23,  Gálatas 3:22, Salmos 14:2,3.

Seis Passos Para o Novo Nascimento /  Como Nascer De Novo. Como ser salvo por Jesus.
Nós seres humanos temos nossas próprias convicções, fundamentadas naquilo que vivenciamos e aprendemos no decorrer da nossa vida. 
Diz a Bíblia;
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
Romanos 3:23,  Gálatas 3:22, Salmos 14:2,3.
Não é mesmo? 
Por isso precisamos crer em Cristo para sermos salvos e nos livrar do inferno. Afinal todos nós temos medo do inferno e da eternidade.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus, João 3:3.
Quando temos uma opinião formada acerca de qualquer assunto, logo fica completamente difícil convencer-nos de que isso não é assim. Alguns dizem: 
Eu não vou mudar da religião dos meus pais. Mas a religião não salva, que salva é a fé em Jesus.
O que fazer? 
Antes de receber o Evangelho o ser humano é considerado como morto, e morto não existe ainda, ele precisa renascer. Deus disse para adão que no dia que ele comesse do fruto proibido ele morreria. Mas Adão continuou
vivendo, ele morreu 930 anos deepois. A sua morte foi espiritual, e em consequência a morte carnal.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal, Gênesis 2:7-9.
Em primeira instância a morte foi espiritual. Para ser salvo por Jesus e ir com Ele no Arrebatamento da igreja, que é a segunda vinda de Jesus, é preciso crer no Evangelho.
E Deus nos  vos vivificou, estando mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus, Efésios 2:1 a 7.
Jesus nos orienta a nascer de novo. 
Mas porque nascer de novo? 
Nascer de novo é uma opção dada por Cristo, para àqueles que querem recomeçar de maneira diferente suas vidas. 
Veja oque diz a Bíblia;
Senremos de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
1 Pedro 2:1,2, 1 Pedro 1:23
Isso é o que podemos chamar de “segunda chance nascendo de novo e nos livrar do inferno de fogo..” 
É abrir-se para uma nova visão, é estar disponível para conhecer e vivenciar tudo aquilo que Deus tem para nós humanos fora da nossa esfera de pensamentos. 
vamos conhecer os seis passos  no processo do novo nascimento.
1. Útero – Lugar de preparação: 
É o lugar onde sentimo-nos confortáveis e seguros, mas ao mesmo tempo estagnados. 
E disse-lhes:
 Não percebeis esta parábola? 
Como, pois, entendereis todas as parábolas?
O que semeia, semeia a palavra. (Os pregadores).
E, os que estão junto do caminho"(Caminho da vida para eternidade") são aqueles em quem a palavra é semeada. 
Mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações, Marcos 4:13-15.
Satanás tenta provocar um aborto espiritual logo que as pessoas são concebidas pela pregação do Evangelho. Por um dado momento sentimo-nos confortáveis, mas vamos crescendo sem dar ouvidos a satanás, e logo o espaço ali diminui, e sentimos a necessidade de sair.
Ali é um lugar temporário, lugar de preparação. 
E lá somos confrontados a tomarmos uma decisão de ficar ou sair. 
Ficaremos ou sairemos daquele lugar para viver um novo tempo? 
Não é uma decisão nada fácil, visto saber que enfrentaremos o desconhecido, tudo novo. 
E o desconhecido vem sempre acompanhado de MEDO.
Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo, 1 Pedro 2:1,2.
2. Cordão umbilical – Romper com o passado.
Quando optamos por dar-nos uma chance de viver o novo, precisamos cortar esse cordão umbilical. 
O cordão umbilical é o elo entre o nosso passado e futuro. 
Saímos do conforto, mas temos um longo caminho à nossa frente e agora há em nós um misto sentimento de medo e esperança. 
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 
E Jesus lhe disse: 
Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,dizendo: 
Este homem começou a edificar e não pôde acabar, Lucas 9:61,62, e 14:28 a 30.
A vida cristã é comparada a uma grande construção até chegar a eternidade no arrebatamento da igreja, e se desistirmos a construção ficara abandonada servirá de moradas de incetos e bichos..
É nos dada à oportunidade de construir uma nova história, para isso o elo da tradição dos pais material precisa ser quebrado. 
Manter o cordão umbilical é viver o presente, focados no passado, não sairemos do lugar.
Não haverá futuro, enquanto o nosso foco estiver no passado. 
Não importa quais situações foram vivenciadas, boas ou ruins elas já não existem mais e ainda que quiséssemos revivê-las, seria impossível, elas passaram. 
Passado é algo que existe apenas na nossa lembrança, quando olhamos para ele temos lembranças, quando olhamos para o futuro, temos esperança. 
Porque em esperança fomos salvos. 
Ora a esperança que se vê não é esperança.
Porque o que alguém vê como o esperará? 
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos, Romanos 8:24,25.
É hora de cortar o cordão umbilical, rompermos com o passado e construirmos o nosso próprio futuro.
3. Nascer de novo – Nova chance: 
Agora chegamos ao momento mais importante, do pós-cordão umbilical e já que aceitamos viver o novo, precisamos fazer isso da maneira correta. 
É o momento de nos colocarmos na condição de aprendizes. 
Anteriormente seguimos os caminhos os quais geraram arrependimento, e que não nos levariam a lugar algum, agora precisamos ficar atentos, para que de maneira imperceptível, não venhamos repetir velhos padrões que consequentemente nos fará chegar aos mesmos lugares, e não acharmos o caminho certo.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal, Hebreus 5:12-14.
4. Colo – Dependência total: 
Ao nascer de novo, nascemos na fé como um  bebê, e todo bebê precisa de um adulto que lhe dê os devidos cuidados especiais. 
Essa é a fase mais difícil do novo nascimento, aprender a depender das outras pessoas. 
Se em momento anterior fomos soberbos, arrogantes e insuficientes, começamos a nossa nova vida descobrindo que durante toda a nossa trajetória de vida, precisaremos uns dos outros. 
A dependência ensina-nos a ser humildes. 
Quando aprendemos a ser humildes, a nossa visão muda, percebemos que nem todas as portas estavam trancadas, mas que simplesmente só enxergávamos as inacessíveis. 
Existiram portas abertas, pelas quais o nosso orgulho não permitiu que passássemos. 
Nascer de novo é começar de novo, e se permitir depender de outras pessoas para nos ajudarem a passar pelas portas. 
Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.
Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus.
 Porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis,2 Coríntios 11:1-4.
Lembremos nos; 
Ninguém nasce grande; 
O crescimento é um processo gradativo e natural do ser humano.
5. Alimentação – Crescer ou morrer: 
.Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal, 1 Pedro 2:2, Hebreus 5:12-14.
Um bebê recém-nascido necessita de leite, se porventura se alimentar de algo mais forte, pode vir a óbito, seu estômago não está pronto para ingerir qualquer coisa. Um adulto precisa de uma alimentação balanceada e forte. 
Se um adulto se alimentar somente com leite, poderá vir a óbito, o leite poderá causar-lhe uma desnutrição. 
A alimentação faz parte do processo gradativo de crescimento do ser humano, sendo assim, vámos com calma, coloquemos os pés no chão, sonhar faz bem, mas sonho é um alimento que não sustenta adulto. 
O que mantém o adulto é um alimento chamado realidade da palavra. 
O sonho é a sobremesa, ou seja, o complemento da refeição é a parte mais gostosa, no entanto, não dá para sobreviver só com a sobremesa, o nome já diz tudo SOBRE-mesa.
6. Caminhar – Independência progressiva: 
E progressivamente se vai crescendo e aprendendo a ficar cada vez mais independentes. 
E como aprendemos? 
Observando, seguindo orientações dos mais experientes e exercitando. 
Imagine o processo de um bebê aprendendo a sentar, engatinhar, falar e caminhar. 
Será que um bebê consegue tudo isso sozinho? 
Claro que não. 
E podemos afirmar que não é um processo fácil, visto entender que muitas são as quedas. 
E sabe o que é mais difícil? 
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo "(Elemento básico; coisa em estado primitivo, rudimentar: rudimentos de um projeto).
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino,
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta, Gálatas 4:3. e 1 Coríntios 13, Mateus 13:8.
Levantar e tentar novamente depois que somos independente. 
Sabe qual é a vantagem de ser bebê? 
Tem sempre alguém do lado dizendo: 
Vamos, levanta, você consegue. 
De outra forma, talvez nunca mais o bebê tentasse. 
Quando crescemos, não temos tanto privilégio, ao cairmos precisamos compreender que nem sempre encontraremos alguém para nos incentivar a prosseguir. 
E por conta disso, precisamos lembrar que não somos mais crianças e não podemos nos comportar como tal.
Nascer de novo dá-nos a oportunidade de aprender a crescer e a compreender todas as fases da nossa vida. 
É uma oportunidade dada a nós por Deus para recomeçarmos de maneira diferente e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.