O AMOR DE DEUS AOS HUMANOS PARA A SALVAÇÃO DA ALMA

A SALVAÇÃO DA ALMA.O amor visto do ponto de vista de Deus. Salvação humana.
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. "Nisto se mani festa o amor de Deus para connosco. Que Deus enviou seu Filho unigénito ao m undo, para que por ele vivamos. 
"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 
'Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus.  
Se nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 
'Nisto conhecemos que estamos nele, e elem nós, pois que nos deu do seu Espírito. 
E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do m undo.
’Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 
E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus I João 4:8-16 
O amor de Deus não impede que Sua justiça se faça vir sobre o ser humano isso é sobre o homem.
Devido à Sua santidade, Ele precisa punir o ser humano que não se arrependeu das maldades que cometeu durante a sua vida terrestre. 
O amor visto do ponto de vista de Deus.
Ele é de natureza divina. 
 I João 4:8. "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
a) Deus é fonte perene de amor. 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16.
b) O homem por si não pode compreender esse insondável amor. 
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido, 1 Coríntios 2:14,15.
c) É um amor eterno. 
Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí, Jeremias 31:3.
O amor de Deus se manifesta nas Suas relações com a obra da criação. 
a) Os sistemas cósmicos – sóis, luas, estrelas. 
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados, Gênesis 2:1.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus, Salmos 148:3,4.
b) O amor de Deus nas inteligências criadas, serafins, anjos. 
Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora, Neemias 9:6. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou inequidade em ti, Ezequiel 28:14,15
c) O amor de Deus no reino botânico. 
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi, Gênesis 1:29,30.
d) O amor de Deus no reino animal. 
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente, e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom, Gênesis 1:20,21.
e) Principalmente no ser humano que é coroa da criação. 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criaram. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse. Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra, Gênesis 1:26-28.
f) O amor de Deus está sobre toda a criação. - Salmo 145:9, 15. 
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno, o teu domínio dura em todas as gerações. O Senhor sustenta a todos os que caem, e se levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo, Salmos 145:9-15
O amor de Deus se manifesta nos seus relacionamentos com os humanos investiu alto para salvar o homem. 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16.
 1) O Seu amor no constante cuidado por nós.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. 
Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? 
Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. 
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo.
Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal, Mateus 6:25-34.
2) O amor de Deus na Sua graça consoladora quando tudo vai mal.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos, Romanos 8:28,29. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo, 2 Coríntios 12:9.
 3) Seu amor na Sua presença eterna conosco.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós, Des sempre está conosco, João 14:18.
4) O amor que o faz presente na presença do Espírito Santo.
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós, João 14:16,17
Tanto amor de Deus, que deveríamos perguntar como Davi.
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4.
Ainda que não possamos compreender o mistério desse amor de Deus, podemos orar como o apóstolo Paulo.
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus, Efésios 3:17-19.
Algumas coisas no ser humano, causa do amor divino, O ser humano, apesar de decaído, traz em si, desbotada mais ainda a imagem de Deus.
Inteligência, emoção, vontade.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra, Gênesis 1:26.
O amor de Deus, que de todas as criaturas terrenas, somente o humano foi criado à semelhança de Deus.  O humano apesar de caído, tem o seu parentesco com Deus. 
Disse Deus: Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem, Gênesis 9:6. E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens, Atos 17:26-29
Apesar do amor de Deus nem todos são considerados filhos de Deus. 
Disse-lhes, pois, Jesus, aos religiosos da época que só criam nos seus conhecimentos.
Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira, João 8:42-44
 Por natureza os humanos no seu estado natural, tipo que diz: comamos e bebamos que amanha morreremos, são chamados de filhos da ira porque não tem o amor fraternal de Deus. 
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também, Efésios 2:3.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, o seu próximo, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Por isso é considerado filho da ira. 1 João 4:20.
Somente os que renascem de novo pelo conhecimento do evangelho.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus, João 3:5.
E os que recebem a Cristo é que são considerados filhos de Deus.  
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos, 1 João 3:2.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. (Para sermos filhos Deus nos adota). E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo, Gálatas 4:4-7.
O humano, por estar perdido, necessita do auxílio de Deus para salvar a alma na hora em que for deixar esse mundo.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Romanos 3:23. Assim está também escrito:  O primeiro humano, Adão, foi feito em alma vivente, e o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural, depois vem o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno e o segundo homem, o Senhor, é do céu. assim como é o terreno, tais são também os terrestres e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do humano terreno Adão, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério, na verdade, nem todos dormiremos, (isso é morreremos, porque na volta de Cristo, as pessoas serão levadas vivas) mas todos seremos transformados; Num momento, em um abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória, 1 Coríntios 15:45-54.
As três parábolas sobre a moeda, a ovelha e o filho pródigo revelam-nos a ternura de Deus para com o ser humano perdido, Luc. 15 leiam. 
Deus não lhe nega esse socorro ao humano que se acha perdido.  
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. (Seu amor nos salva) porque apenas alguém morrerá por um justo, (isso é por uma pessoa boa), pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira, Romanos 5:6-9.
O amor de Deus salva o homem, embora corrompido, é capaz de ser preparado para morar no céu. 
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só, Romanos 3:10-12. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um, Salmos 53:2,3.
Deus opera no homem pelo seu amor para salvação dele, porque sabe que é capaz de atingir as coisas celestiais, e por isso mandou-lhe um Salvador perfeito para o levar à glória celeste. 
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles, Hebreus 2:10.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas, Filipenses 3:20,21.
É maravilhoso esse amor de Deus, I João.
Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos, 1 João 3:1,2.

Comentários