Quem Era Jezabel? Saiba Quem Foi Jezabel

Na opinião de alguns eruditos: “Casta”.  Aparece pela primeira vez nas Escrituras como pessoal de uma princesa.  Ela tinha crescido em Tiro, na cidade portuária fenícia.  Seu pai, rei Etbaal, era também sacerdote de Astarote e sacrificava a Baal, vejamos;
“Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa. Ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”. I. “...Jezabel”. a palavra “Jezabel” significa: “Montão de lixo”.
 Na opinião de alguns eruditos: “Casta”. 
Aparece pela primeira vez nas Escrituras como pessoal de uma princesa. 
Ela tinha crescido em Tiro, na cidade portuária fenícia. 
Seu pai, rei Etbaal, era também sacerdote de Astarote e sacrificava a Baal, vejamos;
O que significa Etbaal na Bíblia?
Hebraico: 
Com Baal. 
A expressão Ethba ̀al’ אתבעל procede de duas raízes do hebraico. 
A primeira delas eth’ את quer dizer:
Com próximo a, junto com:
a) Com, junto com 
b) Com (referindo-se a relacionamento) 
c) Próximo (referindo-se a lugar) 
d) Com (poss.)
e) De...com, de (com outra prep)
A segunda raiz da palavra é Ba à l בעל:
Nome da divindade dos cananeus:
Baal - “senhor”. Uma divindade masculina suprema dos cananeus ou fenícios
Etbaal é citado no Antigo Testamento como sendo pai de Jezabel, mulher do rei Acabe. Seu nome, assim como o nome de vários fenícios e cartagineses, continha o nome do deus Baal; Etbaal significa com Baal.
Na Bíblia, ele é rei de Sidon, mas outros registros históricos o mencionam também como rei de Tiro, em sua época, os dois reinos estavam unificados.
Segundo Menandro de Éfeso, citado por Flávio Josefo, Etbaal (Ithobalus) era um sacerdote de Astarte, que tomou o trono de Tiro ao matar o rei anterior, Pheletes.
Ele viveu sessenta e oito anos e reinou por trinta e dois, sendo sucedido por seu filho Badezorus. 
Etbaal foi o bisavô de Dido, que fundou Cartago. 1 Rs. 16.30
E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos. 
E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele, 1 Reis 16:29-33
Por conseguinte, tornou-se esposa de Acabe, rei de Israel. 
Esta ferina rainha tombou morta no vale de Armagedom (2 Rs 9.15, 16, 30, 37). 
Porém o rei Jorão voltou para se curar em Jizreel das feridas que os sírios lhe fizeram, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria. E disse Jeú: 
Se é da vossa vontade, ninguém saia da cidade, nem escape, para ir denunciar isto em Jizreel. Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel, porque Jorão estava deitado ali; e também Acazias, rei de Judá, descera para ver a Jorão, 2 Reis 9:15,16
E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor?
E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou.
Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela.E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel, 2 Reis 9:31-33, 37. 
Mulher que se diz profetisa. 
Há muitas opiniões a respeito da “audaciosa mulher” da igreja de Tiatira; 
Alguns até já defenderam tratar-se de uma “doutrina”, ou mesmo de uma “religião” e não de uma pessoa. 
A Jezabel do Antigo Testamento, é citada como o protótipo de pecado. 
A Jezabel do presente texto, trata-se de uma pessoa e não apenas uma figura ou personificação do mal.
 A passagem fala claramente de uma pessoa, pelo uso do pronome (“ela”). 
 “No inglês, o pronome é her” usado somente para pessoa. 
Deve-se ter isto em mente para compreensão do significado do pensamento, pois em português, “ela” é usado tanto para pessoas, animais ou coisas”. 
Em alguns manuscritos antigos é acrescentado a palavra grega “SOU” (isto é tua), antes da palavra “mulher” ficando assim o texto na sua íntegra: 
“Mas tenho contra ti (pastor) que toleras Jezabel, (tua mulher?) que se diz profetisa”. 
O Dr. Carroll, op. Cit., vol. Sobre o Apocalipse, aceita esta posição:
 “Tratava-se da mulher do pastor, por parecer no original a palavra “y u v n”, que pode significar esposa e isto se dá muitas vezes em o Novo Testamento”. 
Não sabemos se isso é o verdadeiro sentido do presente texto, mas pode ser (cf. 1 Rs 21.25): As Escrituras são proféticas e se combinam entre si em cada detalhe.

Comentários