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O Armagedom Que A Bíblia Fala é a Terceira Guerra Mundial?


A pergunta é;  Podemos considerar o Armagedom como a terceira guerra mundial?
A pergunta é;
 Podemos considerar o Armagedom como a terceira guerra mundial?
Muitas teorias especulativas têm sido cogitadas e propostas na tentativa de interpretar o Armagedom como sendo a terceira guerra mundial, e, é mencionado em Apocalipse.
E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. 
E o céu retirou-se como um livro que se enrola. 
E todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. 
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas.
E diziam aos montes e aos rochedos: 
Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro. Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:12-17.
E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. 
E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: 
Está feito.  E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram, e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam, Apocalipse 16:16-20.
Hoje, a crença das mais populares é a de que ele será uma guerra nuclear de grandes proporções. 
Como já ocorreram duas guerras mundiais, e o texto bíblico fala que nesse confronto estarão envolvidos os “reis do mundo inteiro” (verso 14), muitos imaginam que o Armagedom só poderá ser uma terceira guerra mundial. Por mais fascinante e lógica que essa ideia possa parecer, ela não passa de uma teoria especulativa, sem base bíblica.
Mil e Seiscentos Estádios diz o texto de Apocalipse.
O livro de Apocalipse mostra-nos um manto de sangue cobrindo toda a extensão da Terra Santa. Também nos é dito que haverá uma grande mortandade, uma carnificina, ali naquele vale, dizendo que: "... o lagar foi pisado fora da cidade de [Jerusalém], e verteu sangue do largar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios". 
E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios, Apocalipse 14:20.
Alguns comentaristas veem este mar de sague se estendendo e cobrindo toda a Palestina, pois 1600 estádios cobrem toda a extensão da Terra Santa, da 296.000 metros linear, visto que se trata de medida de extensão e não de área. Na versão The New American (Fonte; Bible A Nova Bíblia Americana, ed. 1988), esta frase é traduzida por 200 milhas (two hundred miles)  o que corresponderia a cerca de 321 quilômetros. 
Entendendo mais amiúde:
A milha é uma unidade de medida inglesa, sendo, portanto, mais usada nos nos países de língua inglesa. Uma milha terrestre equivale a 1.609,344 metros ou 1,609344 quilômetros. 
Uma milha equivale a 5.280 pés. 
Um estádio era uma medida grega equivalente ao comprimento da pista do estádio de olímpico, centro de competições atléticas que era igual a 185 metros.
Jerusalém, sem dúvida, será o centro de interesse durante a batalha do Armagedom, pois na Bíblia Deus diz: "... 
Ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém" (Zc 14.2).  
É Deus que faz, porque entrará em juízo contra a maldade dos humanos sobre a terra.
Conflitos bélicos certamente continuarão existindo, e mesmo se intensificando, até o fim dos tempos conforme (ver Mt 24:6-8). 
Mas o Armagedom é descrito no livro do Apocalipse como “a peleja do grande Dia do Deus todo-poderoso” (16:14), travada entre os poderes demoníacos da “besta” e dos “reis da terra, com os seus exércitos”, de um lado, e o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” e “o seu exército”, do outro (19:16 e 19).
A natureza essencialmente espiritual desse conflito é confirmada pela participação nele tanto de Cristo, o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” que monta o “cavalo branco” em (Ap. 19:11, 16, 20), quanto do “dragão”, que é o próprio Satanás, e de outros “espíritos demoníacos” (Ap. 16:13 e 14 e 12:9). 
Os dois grupos conflitantes serão definidos pelo seu relacionamento com os “mandamentos de Deus” e o “testemunho de Jesus” (Ap. 12:17). 
De um lado, estarão “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”, e que, consequentemente, não adoram e nem adoraram “a besta e a sua imagem”, e, do outro, estarão os que adoram “a besta e a sua imagem”, e que, por conseguinte, não “guardam os mandamentos de Deus” no final das últimas coisas. 
É bom ressaltar, que nesse acontecimento, a igreja salva por Jesus na Cruz do Calvário não se encontrará nessa sena, apenas os que não tiveram o privilégio de serem arrebatados para o céu, e que não “têm o testemunho de Jesus” conforme (Ap. 12:17, 14:912).

O AMOR DE DEUS AOS HUMANOS PARA A SALVAÇÃO DA ALMA

A SALVAÇÃO DA ALMA.O amor visto do ponto de vista de Deus. Salvação humana.
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. "Nisto se mani festa o amor de Deus para connosco. Que Deus enviou seu Filho unigénito ao m undo, para que por ele vivamos. 
"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 
'Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus.  
Se nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 
'Nisto conhecemos que estamos nele, e elem nós, pois que nos deu do seu Espírito. 
E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do m undo.
’Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 
E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus I João 4:8-16 
O amor de Deus não impede que Sua justiça se faça vir sobre o ser humano isso é sobre o homem.
Devido à Sua santidade, Ele precisa punir o ser humano que não se arrependeu das maldades que cometeu durante a sua vida terrestre. 
O amor visto do ponto de vista de Deus.
Ele é de natureza divina. 
 I João 4:8. "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
a) Deus é fonte perene de amor. 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16.
b) O homem por si não pode compreender esse insondável amor. 
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido, 1 Coríntios 2:14,15.
c) É um amor eterno. 
Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí, Jeremias 31:3.
O amor de Deus se manifesta nas Suas relações com a obra da criação. 
a) Os sistemas cósmicos – sóis, luas, estrelas. 
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados, Gênesis 2:1.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus, Salmos 148:3,4.
b) O amor de Deus nas inteligências criadas, serafins, anjos. 
Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora, Neemias 9:6. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou inequidade em ti, Ezequiel 28:14,15
c) O amor de Deus no reino botânico. 
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi, Gênesis 1:29,30.
d) O amor de Deus no reino animal. 
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente, e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom, Gênesis 1:20,21.
e) Principalmente no ser humano que é coroa da criação. 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou. Homem e mulher os criaram. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse. Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra, Gênesis 1:26-28.
f) O amor de Deus está sobre toda a criação. - Salmo 145:9, 15. 
O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. O teu reino é um reino eterno, o teu domínio dura em todas as gerações. O Senhor sustenta a todos os que caem, e se levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo, Salmos 145:9-15
O amor de Deus se manifesta nos seus relacionamentos com os humanos investiu alto para salvar o homem. 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:16.
 1) O Seu amor no constante cuidado por nós.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. 
Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? 
Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam. 
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo.
Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal, Mateus 6:25-34.
2) O amor de Deus na Sua graça consoladora quando tudo vai mal.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos, Romanos 8:28,29. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo, 2 Coríntios 12:9.
 3) Seu amor na Sua presença eterna conosco.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós, Des sempre está conosco, João 14:18.
4) O amor que o faz presente na presença do Espírito Santo.
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós, João 14:16,17
Tanto amor de Deus, que deveríamos perguntar como Davi.
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Salmos 8:4.
Ainda que não possamos compreender o mistério desse amor de Deus, podemos orar como o apóstolo Paulo.
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus, Efésios 3:17-19.
Algumas coisas no ser humano, causa do amor divino, O ser humano, apesar de decaído, traz em si, desbotada mais ainda a imagem de Deus.
Inteligência, emoção, vontade.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra, Gênesis 1:26.
O amor de Deus, que de todas as criaturas terrenas, somente o humano foi criado à semelhança de Deus.  O humano apesar de caído, tem o seu parentesco com Deus. 
Disse Deus: Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem, Gênesis 9:6. E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens, Atos 17:26-29
Apesar do amor de Deus nem todos são considerados filhos de Deus. 
Disse-lhes, pois, Jesus, aos religiosos da época que só criam nos seus conhecimentos.
Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira, João 8:42-44
 Por natureza os humanos no seu estado natural, tipo que diz: comamos e bebamos que amanha morreremos, são chamados de filhos da ira porque não tem o amor fraternal de Deus. 
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também, Efésios 2:3.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, o seu próximo, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Por isso é considerado filho da ira. 1 João 4:20.
Somente os que renascem de novo pelo conhecimento do evangelho.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus, João 3:5.
E os que recebem a Cristo é que são considerados filhos de Deus.  
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos, 1 João 3:2.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. (Para sermos filhos Deus nos adota). E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo, Gálatas 4:4-7.
O humano, por estar perdido, necessita do auxílio de Deus para salvar a alma na hora em que for deixar esse mundo.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, Romanos 3:23. Assim está também escrito:  O primeiro humano, Adão, foi feito em alma vivente, e o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural, depois vem o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno e o segundo homem, o Senhor, é do céu. assim como é o terreno, tais são também os terrestres e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do humano terreno Adão, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério, na verdade, nem todos dormiremos, (isso é morreremos, porque na volta de Cristo, as pessoas serão levadas vivas) mas todos seremos transformados; Num momento, em um abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória, 1 Coríntios 15:45-54.
As três parábolas sobre a moeda, a ovelha e o filho pródigo revelam-nos a ternura de Deus para com o ser humano perdido, Luc. 15 leiam. 
Deus não lhe nega esse socorro ao humano que se acha perdido.  
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. (Seu amor nos salva) porque apenas alguém morrerá por um justo, (isso é por uma pessoa boa), pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira, Romanos 5:6-9.
O amor de Deus salva o homem, embora corrompido, é capaz de ser preparado para morar no céu. 
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só, Romanos 3:10-12. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um, Salmos 53:2,3.
Deus opera no homem pelo seu amor para salvação dele, porque sabe que é capaz de atingir as coisas celestiais, e por isso mandou-lhe um Salvador perfeito para o levar à glória celeste. 
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles, Hebreus 2:10.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas, Filipenses 3:20,21.
É maravilhoso esse amor de Deus, I João.
Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos, 1 João 3:1,2.

O Que Será De Israel a Nação Escolhida Por Deus Para Dominar a Terra?


Você sabia que Abraão caminhou cerca de dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida?
Abraão percorreu esse trajeto a mando de Deus, que dele faria uma grande nação.
Inclusive, tenta-se, há vários anos estabelecer uma rota de peregrinação precisa, pelo Oriente Médio trilhando a caminhada de que Abraão fez desde sua cidade natal até o local de seu sepulcro.
Hoje, o caminho ali, passa por territórios que vai da Turquia até Israel. 
Mas, naquele tempo, a rota de Ur dos Caldeus (cujas ruínas estão hoje no Iraque) até Canaã fez com que muitos viajantes parassem ao longo da difícil jornada e desistissem de continuar.
Ur dos Caldeus, onde teve início a viagem de Deus com o homem. 
Da antiga cidade suméria, hoje conhecida com o nome de Tell-al-Muquayyat e onde se realizou o tão esperado encontro inter-religioso, Abraão partiu para sua missão que une os destinos de judeus e cristãos e muçulmanos. 
Padre Jean Louis Ska, biblista, diz que;
 “A peregrinação de Abraão é um ato de fé e obediência. Para o povo de Israel, Abraão se torna um exemplo, um modelo sobre o qual traçar a própria identidade”.
Estórias à parte, a verdade é que hoje, Ur se chama Taal -Al – Muqayar e continua sendo um local quase que inabitado, mas ainda um dos preferidos dos arqueologistas, que volta e meia, acham algo
interessante por lá.
Este foi o caso de terá que parou em Harã, uma cidade cerca de 950 km de distância de Ur e localizada perto da atual fronteira da Síria com a Turquia. Era uma região fértil e bem regada. 
Terá se estabeleceu lá com seu filho Abrão, sua grande família e seus servos.
 Gênesis 12:5 sugere que a família se deu muito bem ali. 
Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã,
 distante cerca de mais 859 km de onde estavam. 
Armou sua tenda e edificou um altar entre Betei e Ai, nas faldas dos dois famosos Montes Ebal e Gerazim, Gn 12.8. 
Havendo fome em Canaã, desceu ao Egito. 
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: 
Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;
E será que, quando os egípcios te virem, dirão: 
Esta é sua mulher. 
E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida.
Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. E fez bem a Abrão por amor dela, e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos no Egito.
Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de sarai, mulher de Abrão. Então chamou Faraó a Abrão, e disse: 
Que é isto que me fizeste? 
Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: 
É minha irmã? 
Por isso a tomei por minha mulher.
 Agora, pois, eis aqui tua mulher.
 Toma-a e vai-te. (Embora).
E Faraó Provavelmente (Menés ou Narmer) deu ordens aos seus homens a respeito dele. 
E acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha, Gênesis 12:10-20 e 13:1,2.
Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló.
E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
Abraão saiu muito bem do Egito. 
Morou por algum tempo ali, e sua esposa foi tomada para o Arém de Faraó, porém Deus não se agradou disso e feriu Faraó grandemente com doença e peste, de modo que Faraó soube que era castigo e pediu a Abraão que fosse embora. E colocou seu exército para escoltar Abraão de volta a Canaã:
Toma-a e vai-te. (Embora).
E Faraó deu ordens aos seus homens (exército) a respeito dele. 
E acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.
Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló.
E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. (Quando se mudou do Egito).
A civilização egípcia desenvolveu-se no nordeste do Continente Africano (margens do rio Nilo) e como a região é formada pelo deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. 
O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) para transportes de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. 
No Egito antigo o Faraó é um deus na Terra.
Nenhuma outra cultura da Antiguidade mereceu tão extenso estudo quanto a terra Egito e do Nilo. 
E nenhuma outra deixou tanto para ser estudado. 
Do Cairo até Mênfis, da cidade bíblica de Ramsés às estruturas do planalto de Gizé, os antigos engenheiros e arquitetos planejaram e construíram cidades em pedra que ombreiam nossas construções Entre suas mais notáveis conquistas há de se destacar o nascimento da:
 Medicina moderna sob Imhotep o sacerdote, médico e arquiteto-chefe da terceira dinastia, de 2.687-2.668 AEC. Ele era capaz de diagnosticar e tratar tuberculose, pedras na vesícula, apendicite, gota e artrite, entre duzentas outras doenças
Também fazia cirurgias e praticava odontologia uma centena de anos ou mais antes que as grandes pirâmides fossem erguidas. 
Por 3 mil anos o Egito permaneceu como a cultura mais requintada entre os humanos.
A escrita egípcia também foi algo muito importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, e comunicação também para controlo de impostos. Os egípcios criaram uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever os textos.
Abraão veio para o Egito tentando se livrar da fome na terra e Deus o abençoou.
Só lembrando que essa vinda de Abrão ao Egito, não tema a ver com o tempo de Jose não.
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. 
Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo.
E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar, Gênesis 20:1.
Cades talvez signifique simplesmente um acampamento, ou um vilarejo. 
Abraão se chegou ali. 
Era uma jornada difícil. 
A última descoberta foi em 2013, quando arqueólogos britânicos encontraram um complexo arqueológico gigante próximo a Ur.  Segundo eles, o complexo arqueológico deve ter cerca de 4000 anos, o que traria uma ligação direta com o chamado nosso “pai da fé”.
Menciona-se Cades como situado tanto no ermo de Parã como no ermo de Zim. 
É possível que Zim e Parã fossem ermos adjacentes que se ligavam em Cades, e, por conseguinte, o lugar podia ser mencionado como situado em qualquer dos dois ermos.
 Ou, o ermo de Zim pode ter sido parte do ermo maior de Parã. (Núm 13:26; 20:1) 
Caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades. Ali, morreu Miriã e, ali, foi sepultada, Números 20:1, Números 13:26.
Abraão Chegou em Canaã mais ou menos 2090 anos a.C. 
Depois de algum tempo Abraão desceu ao Egito. 
Uma das maiores provas a que alguém pode ser submetido éa da falta de alimentos, a falta da subsistência. 
Todavia, para aquele que confia no Senhor, ela toma-se uma oportunidade do crente glorificar a Deus. Veja He 3.17-19. Diz a Bíblia: 
E havia fome naquela terra*' (Gn 12.10).
 Abraão, iniciante no caminho da fé. não tinha ainda enfrentado obstáculos e dificuldades na sua caminhada. Não tinha ainda experiência quanto à maneira de proceder quando as coisas começassem a aparecer contrárias. E a provação veio para o Servo de Deus. Abraão possuía um grande rebanho que dependia de bons pastos, e a situação era realmente preocupante. Mas que contradição! Veio a seca e a consequente fome na terra da promessa!
Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe.
Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa, Gênesis 12:9-14.
Depois, seguiu Abrão dali, indo sempre para o Neguebe. Havia fome naquela terra; desceu, pois, Abrão ao Egito, para aí ficar, porquanto era grande a fome na terra. Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Tendo Abrão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era sobremaneira formosa, Gênesis 12:9-14.
Moisés Assume depois do Cativeiro da escravidão que foi amenizada com a chegada de josé, mas agravada com Faraó Ceitil e Ramsés do Egito.
Os Hebreus foram subjugados e escravizados até a chegada de Moises.
Lembremo-nos mais uma vez do que Deus diz do "vermezinho de Jacó": 
"Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito" (Dt 7.6-8).
 história trágica de Israel mostra que desde o início da sua existência foi oprimido continuamente por poderes inimigos e até ameaçado pelo holocausto. 
 Tivemos o Holocausto significa extermínio em massa, extinção, solução final do problema judeu. 
Isso já começou antigamente no Egito com Faraó, que tentou dizimar os hebreus mandando matar os meninos. 
Mas tão certo como Faraó e seus exércitos se afogaram foram exterminados no Mar Vermelho, também Deus acertará as contas com os atuais inimigos de Israel, que continuamente o ameaça.
Moisés Liderou o povo para sair do Egito em 1447 a.C.
Também o povo saiu com grandes riquezas que construíram desde a época de Jose.
E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito. E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco. Êxodo 13:17-19.
                                                            Pesquise mais na sua Bíblia.






UM BREVE RELATO SOBRE GÊNESES DO 1 AO 3. O PRIMEIRO SABADO E OS SEUS ENSINAMENTOS SOBRE A SALVÇÃO DOS HUMANOS E DESCANSO ETERNO

Um breve relato sobre gêneses do 1 ao 3. O primeiro sábado na terra e seus ensinamentos sobre salvação dos humanos, e descanso eterno. O primeiro sábado na face da terra e seus ensinos sobre a salvação dos humanos contidos no ramo de doutrina da tipologia Bíblica.


Então disse Jesus aos seus discípulos: 
Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?  Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu Reino, Mateus 16 do 24 a 28.
Um breve relato sobre gêneses do 1 ao 3.
O primeiro sábado na terra e seus ensinamentos sobre salvação dos humanos, e descanso eterno.
O primeiro sábado na face da terra e seus ensinos sobre a salvação dos humanos contidos no ramo de doutrina da tipologia Bíblica.
ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra o que fizera, descansou na sétima o dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a 
terra e os céus, É bom deixar bem claro que Deus disse que as origens foram aqui.
E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não 
brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para 
lavrar a terra. Não havia humanos. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
O “sábado" ou “dia de descanso", o que é condizente com a satisfação de Deus diante ao que Ele havia realizado, criado como se constata 
em Gêneses 1.31: 
"E viu Deus tudo quanto tinha feito, e viu que era bom...’ 
Por outro lado. o testemunho de Jesus a respeito da obra (trabalho) divina atesta que não seria possível a um Ser espiritual, isento das fragilidades humanas carnais, necessitasse de descanso repouso físico.  
E formou o E Jesus lhes respondeu: 
No princípio do século XIX, quando não se estudava muito sobre a segunda vinda de Cristo, Guilherme (William) Miller, um pastor da igreja batista do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, resolveu levar mais a fundo, debruçando nesse estudo, a segunda vinda de Cristo. 
Tendo como ponto de partida Daniel 8.14, já no vermiculo 26 diz; 
E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes. Isso nos faz entender que será no final dos tempos.
"Ele me disse: 
Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; 
E o santuário será purificado".
Miller passou a fazer deste versículo o tema duma grande controvérsia sobre os eventos futuros, marcando datas para a volta de Cristo. 
 Na verdade, vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam.  Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo, Marcos 13.30 a 33.
No ano de 1818, como resultado de seu estudo das profecias de Daniel 8 e 9, Miller chegou à conclusão de que Cristo voltaria em algum momento durante os anos de 1843 ou 1844. Ele hesitou até 1831, antes que começasse a anunciar suas descobertas. O início do movimento Adventista na América do Norte pode ser marcado a partir da primeira pregação pública de Miller. Nos meses e anos que se seguiram, cerca de 100.000 pessoas passaram a crer na iminência da segunda vinda de Cristo.
Miller viveu por vários anos após o grande desapontamento de 1844. 
Dormiu em Cristo em 1849. Uma pequena capela encontra-se próxima a sua residência em Low Hampton, Nova Iorque, construída por Miller antes de morrer. Apesar dos equívocos a respeito do evento estava para acontecer em 1844, Deus o usou para despertar o mundo para a proximidade do fim e preparar os pecadores para o tempo do juízo.
Não obteve êxito porque Deus não quis nos dizer isso naqueles textos. Não existe data para a volta de Cristo, mas somos exortados a ficarmos preparados.
Esse texto, tem seu paralelo no versículo 26 do mesmo capítulo. 
Ali o anjo Gabriel diz a Daniel que sim aquela frase;
 “A visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira”. 
Podemos salientar que o primeiro período, ou seja, a participação das; “duas mil e trezentas tardes e manhãs” dentro da profecia, descreve na verdade, o período das atrocidades de Antíoco Epifânio, o monarca selêucida em 171 a 165 a.C, estávamos no período interbáltico. 
Em sua aplicação profetetica-co-escatológica, no sentido amplo, elas serão desenvolvidas durante o período sombrio da Grande Tribulação. 
Sobre as “duas mil e trezentas tardes e manhãs”, uma infinidade de opiniões, mas dá para entender o sentido correto dentro daquilo que se pode depreender dos próprios contextos bíblicos: 
2.300 tardes e manhãs não significam apenas 1.150 dias, mas, literalmente, dois mil e trezentos dias completos.
 Então a expressão “tardes e manhãs” quer dizer dias completos e não apenas metade de um dia conforme (Gn 1.5 e ss.). 
Como já ficou bem claro essas 2.300 tardes e manhãs cobrem então os dias em que o monarca Seleuco Antíoco Epifânio implantou suas abominações na cidade santa e no templo naquela época. 
(Em seu primeiro estágio, isso teve início em 171 a 165 a.C.), segundo a pastor Severino Pedro da Silva. 
Isso, porém, não foi o seu cumprimento em sentido completo, sua consolidação terá lugar no final da Grande Tribulação, quando o Senhor Jesus vier à terra como o Libertador esperado conforme textos Bíblicos (Ver caps. Dn 8.14 e 9.24; Rm 11.26). 
Então o “santuário será purificado”.
Não serve de uma coluna para alguma doutrina, é só revelação.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. 
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou” esse mandamento foi dado como advertência ao povo de Israel, para que fosse guardado na memória de cada israelita. Logo no início, o Senhor recomenda: “Lembra-te”. Essa ordenança já havia sido feita por Deus no deserto (Êx 16.22,23).
 A intenção do senhor era fazer com que essa lembrança se tornasse um memorial da criação. 
O sábado tornou-se, então, um sinal para sempre, um concerto perpétuo entre Deus e Israel, e não uma doutrina, Êx 31.13,16,17; Ez 20.12). 
Conforme afirmam os crentes em Cristo Jesus, esse dia da semana aponta para o futuro descanso: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hb 4.9), a saber, uma santa Cidade; a Nova Jerusalém em Cristo (Ap 21.1-5. O repouso que fala do sábado na verdade é Jesus que dá descanso para a alma.
 Os céticos da Bíblia, alegam que este texto Bíblico é mentiroso é mentiroso, isso é da criação por Deus de toda a matéria, pois, segundo acreditam, Deus não criou a matéria.  
A matéria é má, e não existe segundo eles. 
Caros amigos, dizer, que a matéria não existe é contrariar o bom senso das Escrituras Sagradas, é menosprezar a lógica e a razão, é ignorar os fatos. 
A Bíblia diz que Deus criou o mundo físico no geral. 
O homem foi feito do pó da terra conforme gêneses 2.7 e em Romanos lemos, (Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram, Romanos 5:12,) e à terra (ou seja. para o pó) voltará quando passar pela morte física, quando passar o portal da morte para eternidade, que vai ocorrer por causa do pecado, da maldade nos corações dos humanos, vejamos essas passagens Bíblicas,
(E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu, Eclesiastes 12:77). 
Jesus sempre tez alusão às coisas materiais tanto quanto às espirituais. 
O apóstolo Paulo diz que colhemos as coisas materiais conforme (Rm 15.27). 
A matéria, em si, é neutra, não é boa nem má. Tudo depende de como a utilizamos.  Uma faca serve tanto para cortar o pão que mata a fome de uma criança como para assassinar um pai de família. 
Tudo depende de sua utilização.
 O Gnosticismo declara que a maioria das pessoas são ignorantes quanto à sua origem e condição.
 É necessário considera que boa parte da população mundial não se interessa ou não é suficientemente esclarecida para discorrer sobre sua origem ou condição espiritual. 
Aquelas que estão habilitadas para tanto se sagraram em dois principais conceitos: 
Quanto à condição dos indivíduos no contexto espiritual (criacionismo) ou ao seu meio (análogo ao evolucionismo), exige-se, igualmente, distinção de credos. 
O cristão, que acolhe a Bíblia como revelação divina, conhece, e aceita e propaga sua origem e condição na terra conforme diz a Bíblia Sagrada em; E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7
E o homem foi feito alma vivente diferente dos animais que foram criados;
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente, Gênesis 2:7
 As Testemunhas de Jeová. Declaram que o homem e o animal são a mesma coisa, diferindo apenas no fato de o homem ser racional. 
São adeptos do aniquile, não creem que a alma sobrevive após a destruição do corpo. 
A expressão "alma vivente" descreve o homem como uma criatura vivente diferente dos animais.
 A referência nos textos abaixo, com relação aos animais, também significa criaturas viventes, o homem recebeu o sopro de Deus.. 
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus, Gênesis 1:20.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi, Gênesis 1:24.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi, Gênesis 1:30.
Não que o homem e os animais sejam da mesma natureza, mas simplesmente porque as duas espécies possuem vida. Homens e animais são, entretanto, profundamente diferentes entre si. 
Os animais não possuem moral, razão e espiritualidade. como o ser humano. 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto, Gênesis 1:26-31Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido, Jó 32:8Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste, Salmos 8:4,5.
 A palavra "alma" (do hebraico nephesh e do grego, psychô) é empregada em vários sentidos derivados. Na referência de Gêneses 2.7, poda ser entendida como “pessoa’.
Pessoa é todo ser que possui os seguintes atributos:  Inteligência, vontade própria e sensibilidade. 
Não é possível, contudo, aplicar essa interpretação para animais.
Os animais não são pessoas, embora tenham alma sensitiva. Em sentido próprio, a palavra “alma" indica a parte imaterial, invisível, inteligente e consciente do homem, que é separada do corpo por ocasião da morte física que ocorrerá em algum momento da trajetória humana na terra,
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo, Mateus 10:28, porém.
Será reunida ao corpo por ocasião ressurreição conforme texto Bíblico. 
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele, 1 Reis 17:21,22.
No estado intermediário, no entanto, entre a morte e a ressurreição do corpo, a alma permanecera em estado consciente, ou no céu caso seja salvo por Jesus, se for cristã; 
Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor, (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor, 2 Coríntios 5:6-8
Ou no Hades, em sofrimento caso seja uma pessoa incrédula que não crê no evangelho da salvação.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado, Lucas 16:22-25.
Por ocasião da ressurreição, no arrebatamento da Igreja, quando Jesus voltar, o corpo (que jaz no pó da terra) e a alma serão reunidos novamente isso é, os cristãos ressuscitarão e então serão revestidos da imortalidade para sempre e possuirão então a tão sonhada imortalidade do corpo será então culminada:
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei, 1 Coríntios 15:51-56.
Em Coríntios 15.39, lemos:
 “Como nem toda came é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, outra a came dos peixes, e outra a carne das aves.
 Da mesma forma, podemos dizer que nem toda alma é a mesma alma, pois uma é a dos homens, e outra a dos animais". 
Os animais são diferentes, tem alma mais não tem espírito.








OS QUATROS TEMPLOS HISTÓRICOS DE ISRAEL

OS QUATROS TEMPLOS HISTORICOS DE ISRAEL

QUAIS OS QUATROS TEMPLOS HISTÓRICOS DE ISRAEL, DO FUTURO E DO PASSADO E DE AGORA?

                                     

ALIANÇA ABRAÂMICA

                                                             
O chamado de Abraão marcou o começo da história que revelou a origem da nação israelita, através do qual o Messias  o Jesus salvador, veio ao mundo. Abraão foi chamado na aliança Abraâmica por Deus e respondeu com fé o chamado, aceitando partir para longe do seu lugar de origem, de onde tinha sido criado, e seguir em direção a uma terra desconhecida.


                                                           ALIANÇA ABRAÂMICA
O chamado de Abraão marcou o começo da história que revelou a origem da nação israelita, através do qual o Messias  o Jesus salvador, veio ao mundo. Abraão foi chamado na aliança Abraâmica por Deus e respondeu com fé o chamado, aceitando partir para longe do seu lugar de origem, de onde tinha sido criado, e seguir em direção a uma terra desconhecida. 
Abraão é mencionado pela primeira vez na Bíblia no capítulo onze do livro de Gênesis. 
Já o chamado de Abraão está registrado em Gênesis 12. 
Mas o restante da Escritura, em várias ocasiões, destaca a importância e as implicações desse chamado.  
A nascente de profecias bíblicas começa com a aliança Abraâmica . 
Ora, o SENHOR disse a Abrão: 
Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra, Gênesis 12:1-3. E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera, Gênesis 12:7. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó, Gênesis 12:13-15. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.
E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o perizeu, e os refains,
E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu, Gênesis 15:1-21. 
Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz, Gênesis 22:15-18.
Consideraremos agora um dos mais ilustres personagens estabelecidos diante de nós nas páginas das Sagradas Escrituras, aquele que é expressamente designado “o amigo de Deus:
”E cumpriu-se a Escritura, que diz: 
E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus, Tiago 2:23 , e de quem o próprio Cristo deriva um de Seus títulos, “filho de Abraão”:
 Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão, Mateus 1:1.
Ele não somente foi o único a partir de quem a favorecida nação de Israel nasceu, mas ele também é chamado de  “o pai de todos os que creem”:
 (E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada, Romanos 4:11). 
Não é a desse post texto, rever aqui a vida notável deste homem; no entanto, a história de Abraão.
De um modo geral, pelo menos está tão intimamente ligada com a aliança que o Senhor fez com ele, Que é quase impossível dar qualquer exposição deste último, sem prestar alguma atenção à primeira. 
No entanto, seremos obrigados a passar por muitos episódios interessantes de suas experiências, se quisermos manter a nossa linha de pensamento sobre a aliança  Abraâmica. 
Dentro dos termos razoáveis são:
Um período de mais ou menos 300 anos se passou desde o tempo que o Senhor havia feito um  pacto com Noé, ou aliança Noiaica, depois do grande diluvio que veio sobre a terra, e o aparecimento de Abraão no cenário da história sagrada no planeta. 
 Podemos então dizer  aqui brevemente duas coisas que ocorreram exatamente nesse período, e fazemo-lo por causa da influência que elas têm e a luz que lança sobre nosso assunto presente. 
A primeira delas é a notável profecia proferida por Noé que se deu em Gênesis 9:25-27: E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Passando pelos tristes incidentes que imediatamente precederam e deram origem à previsão, pode se   observar particularmente os seus pronunciamentos, pois ela intimou o futuro a desenrolar do propósito da graça de Deus. 
Isso é expresso pela primeira vez em: 
“Bendito seja o Senhor Deus de Sem”, ou como deveria ser traduzido mais interessantemente: 
“Bendito seja [ou “Louvado seja”] Jeová, o Deus de Sem”. 
Esta é a primeira vez nas Escrituras que encontramos Deus denominando-Se o Deus de qualquer pessoa individual. 
Além disso, foi como Jeová que Ele Se relacionou com Sem.
Jeová é Deus fazendo a Si mesmo conhecido em uma relação pactual, é Deus em Sua personalidade manifesta como tomando pessoas em Seu favor livre. É Deus concedendo a revelação de Suas instituições de redenção aos humanos visando a sua salvação. 
Estes deveriam ser a porção específica de Sem, em nítido contraste com a maldição pronunciada sobre Cão, e não sobre Sem simplesmente como um indivíduo, mas como o cabeça de uma parte distinta da raça humana dali para frente rumo a salvação da humanidade até a volta de Jesus. 
 Com essa fala  Deus deveria estar em relação mais próxima, era uma distinção espiritual a que eles fruiriam, a relação da aliança, uma proximidade sacerdotal. 
Uma participação especial no favor Divino é o que foi indicado nesta primitiva previsão a respeito de Sem. 
 Seus descendentes deveriam ser uma linhagem através da qual a bênção Divina fluiria, culminando na primeira vinda de Jesus para salvar a humanidade, e era entre eles que Jeová seria conhecido, e onde o Seu reino deveria ser estabelecido. 
“Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem”.
 O significado óbvio da primeira cláusula da palavra profética é que Deus daria a Jafé uma numerosa posteridade, com territórios muito extensos, o que foi cumprido no fato de que eles não apenas obtiveram a posse realmente de toda a Europa, as Américas do Norte e do Sul e a Austrália, mas também uma grande parte da Ásia. 
A provisão de Jafé deveria ser a mais enérgica e ambiciosa dos descendentes de Noé, dando-se a colonização a operações difusas, avançando em seu caminho e estabelecendo-se por toda parte. 
Mas é com a segunda cláusula de Gênesis 9:27 que agora estamos mais preocupados: 
“E habite nas tendas de Sem”. 
Ele deveria gozar da comunhão nos altos privilégios espirituais de Sem. 
Jafé seguiria sob a proteção Divina e seria admitido às bênçãos que eram a porção peculiar, mas não a porção exclusiva de Sem. 
Lançando a luz do Novo Testamento sobre esta antiga profecia, encontramos claramente anunciado que foi através da linhagem de Sem que os dons da graça e as bênçãos da salvação dos humanos, fluiriam imediatamente. 
No entanto, longe de estar limitado a esta parte da família humana, a maior porção dela (Jafé) também poderia compartilhar o seu bem. 
Os Semitas deveriam tê-la em primeira mão, mas os descendentes de Jafé também participariam nas mesmas. 
“A exaltação da descendência de Sem ao relacionamento mais próximo a Deus, não era de forma que eles mantivessem o privilégio somente para si, mas que primeiramente o obteriam, eles deveriam admitir os filhos de Jafé, os habitantes das ilhas, no compartilhar com eles das bênçãos, e espalhá-la tão vastamente quanto a sua raça difusa pudesse se estender”. 
 Aqui, então, nesta previsão inicial através de Noé, podemos ver o princípio do que é depois mais plenamente desenvolvido nas Escrituras. 
Era apenas por habitar nas tendas de Sem que Jafé poderia entrar no lugar onde a bênção Divina seria encontrada, o que, na linguagem do Novo Testamento é apenas outra maneira de dizer que a partir dos judeus, que a salvação dos humanos,  flui para os gentios. 
Mas antes de desenvolver um pouco mais esse pensamento, vamos falar sobre, um ponto muito marcante expressado por um eloquente teólogo:
 E. W. Hengstenberg em sua mui sugestiva obra em três volumes sobre a Cristologia do Antigo Testamento. 
Em meio a suas notas secas e técnicas sobre o texto Hebraico, ele mostra que, “como a reação contra o pecado de Cão teria se originado com Sem (Gênesis 9:23), Jafé apenas uniu-se nela e assim, no futuro, a rica casa da salvação e piedade estaria com Sem, a quem Jafé, em perceptível necessidade da salvação, se aproximaria” para participar da salvação também.
A “mãe de todos as Alianças foi a de Abraão de redenção” .
 As bênçãos de Deus, a partir desta aliança, estenderia-se por sobre toda a humanidade para a salvação da alma, através dos tempos. 
A aliança abraâmica é um acordo um pacto incondicional, em que Deus revela sua soberania ao eleger Abraão e seus descendentes e passar-lhe os seus decretos. 
  “Uma aliança incondicional pode ser definida como um ato soberano de Deus, por meio do qual Deus se obriga em caráter incondicional a oferecer promessas, bênçãos e condições específicas ao povo com quem a aliança é firmada. 
Este tipo de aliança é caracterizada pela fórmula :
“Eu o farei”, que declara a determinação de Deus em fazer exatamente como prometeu”  Sem furo.
 A estrutura do pacto ou  o tratado, foi utilizado no segundo milênio antes de Cristo, e destaca então a natureza incondicional da aliança com Abraão.
 A Bíblia contém três tipos de alianças principais: 
(1) O pacto de concessão real.
(2) O tratado entre um Soberano e um vassalo.
(3) Um pacto entre iguais. 
Um a concessão real é uma aliança, firme e incondicional, fundamentada no desejo de um rei de um soberano,  com obrigação de cumprir ou recompensar um servo leal. 
Com o exemplo, podemos citar a aliança abraâmica (G n 12.1-3; 15).
A aliança davídica (2 Sm 7.8-17).
E a aliança do território de Israel (Dt 30.1-10). 
Em Gênesis 15, poderemos ver que Deus confirmou e selou a aliança abraâmica de uma forma muito  singular. 
Fez Abrão cair em um sono profundo e comprometeu-se a manter a aliança, a despeito da resposta de Abraão. 
Visto que Deus foi o único a empenhar sua palavra neste pacto, trata-se de uma aliança claramente incondicional, baseada exclusivamente em Deus na Sua palavra. 
Podemos, portanto, ficar absolutamente confiantes de que Ele manterá sua palavra e fará com que todas as cláusulas das  alianças com os humanos se cumpram na história a seguir.

Doutrina Bíblica Do Espirito Santo / Salvação Da Alma Depende Do Espirito Santo.

Dispensação do Pai Do Filho E Do Espirito Santo. E absolutamente necessário conhecer o que a Bíblia ensina sobre o Espírito Santo.  A falta de conhecimento desta doutrina tem causado grande prejuízo espiritual na vida de muitos que dizem conhecer a Deus.
Dispensação do Pai Do Filho E Do Espirito Santo.
E absolutamente necessário conhecer o que a Bíblia ensina sobre o Espírito Santo. 
A falta de conhecimento desta doutrina tem causado grande prejuízo espiritual na vida de muitos que dizem conhecer a Deus.
Jesus disse: 
 “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”(M t 22.29). 
Muitos hoje dizem a respeito do Espírito Santo: 
“Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”(A t 19.2). 
Paulo escreveu acerca dos dons espirituais: 
“N ão quero, irmãos, que sejais ignorantes”(1 Co 12.1). 
Por que é tão necessário que conheçamos também o Espírito Santo? 
Porque o Espírito Santo é Deus .
A Palavra de Deus diz:
 “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” (Os 6.3). 
Jesus disse que o conhecer a Deus também deve incluir o conhecer a Jesus Cristo, a quem Deus enviou (Jo 17.3), e Ele falou do “Espírito Santo que o Pai enviará...” (Jo 14.26). Conhecer a Deus é conhecer toda a Trindade, porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um (1 Jo 5.7) . 
Porque estamos em sua dispensação Do Espírito Santo, devemos aprender a conhecer o Espírito Santo porque vivemos na dispensação do Espírito (cf. 2 Co 3.6-8). 
Assim como Deus é eterno (cf. SI 90.2) e o Filho é eterno (cf. Jo 1.1), também o Espírito o é (cf. Hb9.14).
Tivemos a dispensação de Deus o Pai pois o Espirito santo sempre tem existido ao lado do Pai criador.
Ele sempre tem existido ao lado de Deus e também do Filho Jesus Cristo, ao qual aguardamos a sua vinda, isto é a vinda de Jesus.  Ele cooperando na grande obra que Deus tem feito e continua a fazer muitas coisas. 
Podemos distinguir três diferentes dispensações, nas quais Deus tem operado de modo diferente em cada uma delas. 
  Em todo o tempo do Antigo Testamento, nós podemos ver, de modo nítido que o próprio Deus sempre estava à frente de tudo. 
Sempre lemos: 
Deus falou, Deus fez, Deus viu, etc. 
A o lado dEle operava também o Filho (cf. Cl 1.18) e o Espírito Santo (cf. Gn 1.2; 6.3; Ne 9.20).
Tudo omeçou quando Jesus se fez homem e apareceu no cenário deste mundo. 
Deus então começou e falou pelo Filho (cf. Hb 1.1; Jo 3.2; 14.9 etc.). 
Ele lhe entregou todo o juízo (cf. Jo 5.22) e pôs tudo nas suas mãos (cf. Jo 3.35). Ensinou ao Filho o que ele  devia falar ao mundo (cf. Jo 8.28; 12.50). 
Na cruz do Calvário, Jesus consumou a obra para a qual havia sido enviado a fazer (cf. Jo 19.30; Hb 2.9), e tornou para o céu (cf. Jo 16.28; 13.3), onde está “à destra de Deus, intercedendo por nós” (cf. Hb 7.25; Rm 8.34). Durante essa dispensação também o Pai opera, porque a Bíblia diz: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 C o 5.19). O Espírito operava com Jesus como sendo o poder pelo qual Ele, como homem, podia realizar a sua obra (cf. Hb 9.14).