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A ARCA DE NOÉ FOI UMA EMBARCAÇÃO PROJETADA PELO PROPRIO DEUS

ARCA DE NOÉ: Foi uma embarcação, construída por ordem divina, na qual Noé, sua família, e todos os animais, répteis e aves, segundo as suas espécies, se mantiveram em segurança, durante os 150 dias que as águas predominaram sobre a terra, enquanto o julgamento de Deus caia sobre os homens maus, Gn 6.14-20.  Foi construída de tábuas de cipreste e calafetada com betume, Gn 6.14.  Compare Gn 11.3; com Êxodo 2.3.

ARCA DE NOÉ: Foi uma embarcação, construída por ordem divina, na qual Noé, sua família, e todos os animais, répteis e aves, segundo as suas espécies, se mantiveram em segurança, durante os 150 dias que as águas predominaram sobre a terra, enquanto o julgamento de Deus caia sobre os homens maus, Gn 6.14-20. 
Foi construída de tábuas de cipreste e calafetada com betume, Gn 6.14. 
Compare Gn 11.3; com Êxodo 2.3. 
O comprimento foi de 300 côvados, a largura, de 50 côvados, c a altura, de 30 côvados, Gn 6.15. 
Isto é, na base de um côvado corresponde a unidade de 57.15 cm. (segundo Petrie), o comprimento era de 171 metros; a largura, de 28,5 metros: e altura de 17 metros. 
Foi pela fé. E divinamente instruído, que Noé a aparelhou, a embarcação para sua segurança e de sua família Hb 11.7. 
É errôneo conceito, quase universal, que labora em torno da arca de Noé. Em certa cidade mediana, onde a Bíblia está sendo ensinada como currículo do ginásio, uma professora certa vez, devotou três dias consecutivos ao estudo e reconstrução imaginária da arca de Noé, e então fez uma série de perguntas sobre o assunto inteiro. 
As perguntas, em número de vinte, tinham por intuito destacar somente aqueles pontos da narrativa que usualmente são críveis. No fim do teste, de cada aluno se indagou quantas das perguntas poderia ter respondido um mês antes. 
Mais de cinquenta por cento deles respondeu “Nenhuma”. Sessenta e sete por cento respondeu de ''Nenhuma” para “Três”. 
Apenas três alunos, dentro de um total de sessenta e dois, no começo desse estudo, foram capazes de encontrar qualquer falta nas absurdas figuras da arca de Noé que se encontram em quase qualquer livro ilustrado da Bíblico ou de histórias bíblicas e até mesmo esses três tinham ideias muito inadequadas sobre a arca. 
Para quase todos aqueles jovens, mesmo depois de ter-lhes sido permitido que relessem a narrativa do dilúvio, no livro de Gênesis, aquela casa flutuante, divinamente planejada, que incluía quatro famílias humanas, com pelo menos mil e setecentos pares de mamíferos, talvez dez mil pássaros, além de répteis, insetos e alimentação para todas essas criaturas, pelo espaço de um ano e dez dias, parecia como pouco mais que uma das armadilhas mais mal pensadas, imundas e sem conforto que se possa imaginar. 
As originais descrições desses alunos apresentavam a arca como um barco das dimensões de um celeiro comum de fazenda, de tamanho moderado; dentro do qual haveria um ambiente quase hermeticamente fechado, não fora uma minúscula janela posta em algum lugar no telhado; absolutamente escuro e apertado, excetuando aquela mesma minúsculas janela, que dava alívio para o conglomerado de homens e animais, que encheria os três andares da arca praticamente até o teto. O barco teria ficado tão densamente ocupado que não podia haver lugar disponível para currais, gaiolas e ninhos, porque parece que o espaço por baixo dos animais de maior porte deveria ter sido utilizado pelos menores, ao passo que os insetos e os pássaros zumbiam pelo ar; e os maus odores devem ter sido indescritíveis. Qualquer jovem capaz de refletir, e que tenha conhecimento das condições necessárias de higiene, ventilação e medidas sanitárias, ou que já ouviu' falar no Buraco Negro de Calcutá, deve saber que exceto tivesse havido um grande milagre, nenhuma vida poderia ter subsistido nem mesmo por três semanas em tal lugar, conforme a maioria das pessoas compreende que a arca de Noé teria sido. 
Assim sendo, como poderíamos acreditar que milhares de vidas foram sustentadas em tal lugar pelo espaço de trezentos e setenta e cinco dias? 
Nas próprias Escrituras não aparece o menor indício, quanto à narrativa da arca de Noé, que teria sido operado um milagre divino para manter condições saudáveis e de sobrevivência na mesma. 
Tratava-se de um maior Barco do que a maioria das embarcações que geralmente cruzam os oceanos hoje em dia. 
Dentre trezentos e quarenta e sete grandes navios a vapor, registrados com tonelagem de dez mil toneladas ou mais, há menos de vinte e cinco deles cuja profundidade e largura sejam maiores do que o da embarcação que Noé construiu; c foi somente nestes últimos poucos anos que o comprimento dos navios transatlânticos foi aumentado, em proporção à sua profundidade e largura, acima das proporções da arca que sobreviveu ao dilúvio. 
Antes do ano de 1609, quando Peter Jansen, da Holanda, construiu o primeiro grande navio que seguia o modelo da arca de Noé, os vasos transatlânticos eram geringonças desajeitadas, e as perdas no mar eram constantes. 
Porém, o “novo” padrão revolucionou a ciência da construção de navios, pois descobriu-se que uma embarcação construída segundo aquele antigo modelo dado por Deus a Noé, poderia transportar nada menos de um terço a mais de carga que os navios então em utilização. 
Por volta de 1890 dificilmente se poderia encontrar um navio de alto mar que não tivesse sido construído de acordo com as proporções quase exatas da arca de Noé. Desde esse tempo, a engenharia marítima, a tendem a aumentar o comprimento dos barcos, em proporção à altura e à largura, para aumentar a velocidade de deslocamento. 
Uma questão com a qual Noé não se preocupava. 
Por exemplo, o “Leviathan”, o maior de todos os navios a vapor do mundo se compara com a arca de Noé dentro das seguintes proporções: “Leviathan” 290 metros de comprimento; 30,5 metros de largura; e 32 metros de altura. 
“Arca de Noé” tinha 171 metros de comprimento; 28,5 metros de largura; e 17 metros de altura. 
Todavia, Noé não precisava de nenhum “Leviathan”, pois a embarcação que ele construíra era suficientemente cômoda. 
Se ele tivesse reservado metade do espaço que se dispensa aos modernos transatlânticos, para cada mamífero, como um cavalo e diz que o mamífero médio não é maior do que um gato caseiro, então haveria espaço disponível para todos eles no primeiro andar. No segundo andar certamente havia espaço suficiente para os répteis, os insetos e os suprimentos de alimento, sem que houvesse qualquer perigo de uns interferirem com os outros, porquanto Noé fez “compartimentos” dentro da arca, a fim de proteger e restringir os animais, segundo a necessidade. 
No terceiro andar havia acomodações abundantes para as quatro famílias viverem em separado, com talvez os dez mil pássaros, em gaiolas, a cantar para elas. 
Deus não haveria de exigir de Noé e de seus filhos que todos vivessem juntos, porque a ordem divina, anteriormente baixada, é que um filho deixasse pai e mãe e se ajuntasse à sua esposa. 
De fato, dentro daquele único andar poder-se-iam ter construído trinta e dois modernos “bangalows” de cinco 'dependências, deixando ainda amplo espaço, entre eles, para calçadas, varais de secar roupas e compartimentos de lixo. 
Certos alunos ginasianos que reconstituíram uma arca de Noé imaginária, nas ruas de sua cidade, descobriram que a arca tinha um quarteirão e meio de comprimento; que a largura ia da entrada das portas das casas de um lado de uma rua larga, à entrada das portas das casas do outro lado da mesma, e que era tão alta como o Palácio de Justiça da cidade. 
Na arca havia “compartimentos” apartamentos, currais, gaiolas, abrigos, segundo era requerido pela natureza de seus ocupantes. 
Noé teve à sua disposição nada menos de cento e vinte anos, para construir essa estrutura, e uma semana para enchê-la de seus ocupantes dois de cada dos animais imundos, e sete de cada dos animar, limpos.
Mas talvez nenhuma ideia ilusória a respeito da arca de Noé é tão errônea e tão prejudicial como a que diz respeito às suas janelas, porquanto sem luz e sem ar, a narrativa continuaria incompatível para com as escrupulosas exigências de higiene que o livro de Levítico nos mostra ser uma das características de Deus. 
Havia apenas “uma janela” na arca de Noé, e esta tinha apenas “um côvado”, ou seja, cerca de quarenta e cinco centímetros. 
O autor sagrado não precisou dar-nos em números, qual o comprimento da janela, porquanto o comprimento fica subentendido dentro da frase.
 “Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto ...” (Gn 6.16 ). 
Em outras palavras, a janela tinha um côvado de altura, e se estendia ao redor da arca, em cada andar, imediatamente abaixo do nível do teto, dando a cada andar uma janela de cerca de quatrocentos e oitenta metros quadrados, e havia três andares ao todo na arca. 
Também havia uma porta para cada andar, posta ao lado da arca. 
Os arquitetos e construtores modernos não poderiam melhorar essa estrutura, quer no ponto de vista de admissão de luz, quer no ponto de remoção dos odores, ou de circulação de ar. 
Essa é a arca de Noé cômoda, adequada, sanitária, divinamente planejada pelo próprio Deus. 
Após quarenta séculos as excelências da grandiosa arca de Noé só foram equiparadas pelos modernos navios construídos pelos melhores estaleiros do mundo quando estes foram modelados segundo o plano da arca de Noé.
Fonte: PASTOR ORLANDO BOYER / PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA.
INSTITUTO BÍBLICO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS  EM PINDAMANGABA.

Calendário Dos Hebreus / Calendário Judaico: Como os Judeus Contam o Tempo

Calendário judaico: como os judeus contam o tempo

ANO: É tempo que a terra leva numa translação completa à volta do sol. 
Tem 365 dias, 6 horas, 48 minutos e 45,51 segundos. 
Entre os hebreus existia o ano era solar e também lunário. 
O ano solar consistia de 360 dias e o lunario de somente 354 dias, 8 horas, 48 minutos e 32,4 segundos. 
Para que o ano usado concordasse com o ano exato, os hebreus faziam, talvez, como os babilônios; intercalavam um mês, o décimo terceiro, nos anos em que o décimo segundo ficava tão longe do equinócio, que não se podia fazer a oferta das primícias da colheita conforme (Lv 2.14; 23.10, 11) no tempo fixado.
ANO NOVO: A lua nova era celebrada no princípio de cada mês. 
Mas no princípio do sétimo mês, o mês de tisri, que corresponde ao nosso mês de outubro, havia uma celebração especial como o ano novo do calendário civil. 
ANO: É tempo que a terra leva numa translação completa à volta do sol.  Tem 365 dias, 6 horas, 48 minutos e 45,51 segundos.  Entre os hebreus existia o ano era solar e também lunário.  O ano solar consistia de 360 dias e o lunario de somente 354 dias, 8 horas, 48 minutos e 32,4 segundos.  Para que o ano usado concordasse com o ano exato, os hebreus faziam, talvez, como os babilônios; intercalavam um mês, o décimo terceiro, nos anos em que o décimo segundo ficava tão longe do equinócio, que não se podia fazer a oferta das primícias da colheita conforme(Lv 2.14; 23.10, 11) no tempo fixado.

ANO: É tempo que a terra leva numa translação completa à volta do sol.  Tem 365 dias, 6 horas, 48 minutos e 45,51 segundos.  Entre os hebreus existia o ano era solar e também lunário.  O ano solar consistia de 360 dias e o lunario de somente 354 dias, 8 horas, 48 minutos e 32,4 segundos.  Para que o ano usado concordasse com o ano exato, os hebreus faziam, talvez, como os babilônios; intercalavam um mês, o décimo terceiro, nos anos em que o décimo segundo ficava tão longe do equinócio, que não se podia fazer a oferta das primícias da colheita conforme(Lv 2.14; 23.10, 11) no tempo fixado.

ANO: É tempo que a terra leva numa translação completa à volta do sol.  Tem 365 dias, 6 horas, 48 minutos e 45,51 segundos.  Entre os hebreus existia o ano era solar e também lunário.  O ano solar consistia de 360 dias e o lunario de somente 354 dias, 8 horas, 48 minutos e 32,4 segundos.  Para que o ano usado concordasse com o ano exato, os hebreus faziam, talvez, como os babilônios; intercalavam um mês, o décimo terceiro, nos anos em que o décimo segundo ficava tão longe do equinócio, que não se podia fazer a oferta das primícias da colheita conforme(Lv 2.14; 23.10, 11) no tempo fixado.

Calendário judaico: como os judeus contam o tempo


ANO: É tempo que a terra leva numa translação completa à volta do sol.  Tem 365 dias, 6 horas, 48 minutos e 45,51 segundos.  Entre os hebreus existia o ano era solar e também lunário.  O ano solar consistia de 360 dias e o lunario de somente 354 dias, 8 horas, 48 minutos e 32,4 segundos.  Para que o ano usado concordasse com o ano exato, os hebreus faziam, talvez, como os babilônios; intercalavam um mês, o décimo terceiro, nos anos em que o décimo segundo ficava tão longe do equinócio, que não se podia fazer a oferta das primícias da colheita conforme(Lv 2.14; 23.10, 11) no tempo fixado.

ANO: É tempo que a terra leva numa translação completa à volta do sol.  Tem 365 dias, 6 horas, 48 minutos e 45,51 segundos.  Entre os hebreus existia o ano era solar e também lunário.  O ano solar consistia de 360 dias e o lunario de somente 354 dias, 8 horas, 48 minutos e 32,4 segundos.  Para que o ano usado concordasse com o ano exato, os hebreus faziam, talvez, como os babilônios; intercalavam um mês, o décimo terceiro, nos anos em que o décimo segundo ficava tão longe do equinócio, que não se podia fazer a oferta das primícias da colheita conforme(Lv 2.14; 23.10, 11) no tempo fixado.









O ESTADO ETERNO DE TODAS AS COISAS

Apocalipse 21.22, apresenta o futuro eterno planejado por Deus e, embora não seja dito muito a respeito, o que é revelado é suficiente para assegurar, ao coração de cada ser humano que crer no Evangelho, que Deus tem um futuro maravilhoso preparado para aqueles que recebem e adoram o Filho de Deus.

Apocalipse 21 e 22, apresenta o futuro eterno planejado por Deus e, embora não seja dito muito a respeito, o que é revelado é suficiente para assegurar, ao coração de cada ser humano que crer no Evangelho, que Deus tem um futuro maravilhoso preparado para aqueles que recebem e adoram o Filho de Deus.
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Apocalipse 20:10. 
Vemos aqui que satanás é afastado do alcance da humanidade. ☝☝☝☝
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe,  Apocalipse 21:1. 
O mar vai desaparecer no futuro. ☝☝☝☝
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas, Apocalipse 21:4.  E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis, Apocalipse 21:5.
Todas as coisas serão novas. ☝☝☝
E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro, Apocalipse 21:27.
Não terá pessoas cometendo abominação e mentira. ☝☝☝
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, Apocalipse 22:3.
Não haverá maldição alguma. ☝☝☝
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre, Apocalipse 22:5.
Não haverá sol nem noite para os que forem salvo na vinda de Jesus. ☝☝☝
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome, Apocalipse 22:4.
☝☝☝Aqueles que aceitarem o Evangelho para conseguirem a salvação da alma, verão a Deus face a face.
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 19:20 Apocalipse 20:10
A morada do diabo e daqueles que pregaram a mentira enganando a humanidade menos instruída, será aqui para sempre. ☝☝☝☝
E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.
E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.
E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.
E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.
E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.
E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.
E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.
E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
E a ela trarão a glória e honra das nações.
E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro, Apocalipse 21:10-27.
☝☝☝☝Todos os seres humanos devem procurar conhecer essas verdades nas sagradas escrituras.

Estudos Nos Capítulos 9, e 10 de 2 Samuel. #estudosBiblicos #ebd

E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar.
E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.
Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica; e todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei, e era coxo de ambos os pés.
E aconteceu depois disto que morreu o rei dos filhos de Amom, e seu filho Hanum reinou em seu lugar.
Então disse Davi: Usarei de benevolência com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência comigo. E enviou Davi os seus servos para consolá-lo acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos filhos de Amom.
Então disseram os príncipes dos filhos de Amom a seu senhor, Hanum: Porventura honra Davi a teu pai aos teus olhos, porque te enviou consoladores? Não te enviou antes Davi os seus servos para reconhecerem esta cidade, e para espiá-la, e para transtorná-la?
Então tomou Hanum os servos de Davi, e lhes raspou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes, até às nádegas, e os despediu.
Quando isso foi informado a Davi, enviou ele mensageiros a encontrá-los, porque estavam aqueles homens sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba, e então voltai.
Vendo, pois, os filhos de Amom que se tinham feito abomináveis para com Davi, enviaram os filhos de Amom, e alugaram dos sírios de Bete-Reobe e dos sírios de Zobá vinte mil homens de pé, e do rei de Maaca mil homens e dos homens de Tobe doze mil homens.
E ouvindo Davi, enviou a Joabe e a todo o exército dos valentes.
E saíram os filhos de Amom, e ordenaram a batalha à entrada da porta; mas os sírios de Zobá e Reobe, e os homens de Tobe e Maaca estavam à parte no campo.
Vendo, pois, Joabe que a batalha estava preparada contra ele pela frente e pela retaguarda, escolheu dentre todos os homens de Israel, e formou-os em linha contra os sírios.
E o restante do povo entregou na mão de Abisai seu irmão, o qual formou em linha contra os filhos de Amom.
E disse: Se os sírios forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, irei a socorrer-te.
Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem parecer aos seus olhos.
Então se achegou Joabe, e o povo que estava com ele, à peleja contra os sírios; e fugiram de diante dele.
E, vendo os filhos de Amom que os sírios fugiam, também eles fugiram de diante de Abisai, e entraram na cidade; e voltou Joabe dos filhos de Amom, e veio para Jerusalém.
Vendo, pois, os sírios que foram feridos diante de Israel, tornaram a refazer-se.
E mandou Hadadezer, e fez sair os sírios que estavam do outro lado do rio, e vieram a Helã; e Sobaque, capitão do exército de Hadadezer, marchava diante deles.
Do que informado Davi, ajuntou a todo o Israel, e passou o Jordão, e foi a Helã; e os sírios se puseram em ordem contra Davi, e pelejaram com ele.
Porém os sírios fugiram de diante de Israel, e Davi feriu dentre os sírios aos homens de setecentos carros, e quarenta mil homens de cavalaria; feriu também a Sobaque, capitão do exército, que morreu ali.
Vendo, pois, todos os reis, servos de Hadadezer, que foram feridos diante de Israel, fizeram paz com Israel, e o serviram; e temeram os sírios de socorrer aos filhos de Amom, 2 Samuel 9:1-132 Samuel 10:1-19. Colaboração Pastor Itamir Neves.

O Reinado De Jeú, o Homem Sisudo.

(Veja o vídeo) Toda a explicação está no vídeo, não se assuste, mas Deus faz o que Ele Quer em cumprimento da Sua palavra.

Então o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas, e lhe disse: Cinge os teus lombos; e toma este vaso de azeite na tua mão, e vai a Ramote de Gileade;
E, chegando lá, vê onde está Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi; entra, e faze que ele se levante do meio de seus irmãos, e leva-o à câmara interior.
E toma o vaso de azeite, e derrama-o sobre a sua cabeça, e dize: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel. Então abre a porta, foge, e não te detenhas.
Foi, pois, o moço, o jovem profeta, a Ramote de Gileade.
E, entrando ele, eis que os capitães do exército estavam assentados ali; e disse: Capitão, tenho uma palavra que te dizer. E disse Jeú: A qual de todos nós? E disse: A ti, capitão!
Então se levantou, entrou na casa, e derramou o azeite sobre a sua cabeça, e disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ungi-te rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel.
E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR, da mão de Jezabel.
E toda a casa de Acabe perecerá; destruirei de Acabe todo o homem, tanto o encerrado como o absolvido em Israel.
Porque à casa de Acabe hei de fazer como à casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como à casa de Baasa, filho de Aías.
E os cães comerão a Jezabel no pedaço de campo de Jizreel; não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu.
E, saindo Jeú aos servos de seu senhor, disseram-lhe: Vai tudo bem? Por que veio a ti este louco? E ele lhes disse: Bem conheceis o homem e o seu falar.
Mas eles disseram: É mentira; agora faze-nos saber. E disse: Assim e assim me falou, a saber: Assim diz o Senhor: Ungi-te rei sobre Israel.
Então se apressaram, tomando cada um a sua roupa puseram debaixo dele, no mais alto degrau; e tocaram a buzina e disseram: Jeú reina!
Assim Jeú, filho de Jeosafá, filho de Ninsi, conspirou contra Jorão. Tinha, porém, Jorão cercado a Ramote de Gileade, ele e todo o Israel, por causa de Hazael, rei da Síria.
Porém o rei Jorão voltou para se curar em Jizreel das feridas que os sírios lhe fizeram, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria. E disse Jeú: Se é da vossa vontade, ninguém saia da cidade, nem escape, para ir denunciar isto em Jizreel.
Então Jeú subiu a um carro, e foi a Jizreel, porque Jorão estava deitado ali; e também Acazias, rei de Judá, descera para ver a Jorão.
E o atalaia estava na torre de Jizreel, e viu a tropa de Jeú, que vinha, e disse: Vejo uma tropa. Então disse Jorão: Toma um cavaleiro, e envia-lho ao encontro; e diga: Há paz?
E o cavaleiro lhe foi ao encontro, e disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim. E o atalaia o fez saber, dizendo: Chegou a eles o mensageiro, porém não volta.
Então enviou outro cavaleiro; e, chegando este a eles, disse: Assim diz o rei: Há paz? E disse Jeú: Que tens tu que fazer com a paz? Passa-te para trás de mim.
E o atalaia o fez saber, dizendo: Também este chegou a eles, porém não volta; e o andar parece como o andar de Jeú, filho de Ninsi, porque anda furiosamente.
Então disse Jorão: Aparelha o carro. E aparelharam o seu carro. E saiu Jorão, rei de Israel, e Acazias, rei de Judá, cada um em seu carro, e saíram ao encontro de Jeú, e o acharam no pedaço de campo de Nabote, o jizreelita.
E sucedeu que, vendo Jorão a Jeú, disse: Há paz, Jeú? E disse ele: Que paz, enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?
Então Jorão voltou as mãos e fugiu; e disse a Acazias: Traição há, Acazias.
Mas Jeú entesou o seu arco com toda a força, e feriu a Jorão entre os braços, e a flecha lhe saiu pelo coração; e ele caiu no seu carro.
Então Jeú disse a Bidcar, seu capitão: Toma-o, lança-o no pedaço do campo de Nabote, o jizreelita; porque, lembra-te de que, indo eu e tu juntos a cavalo após seu pai, Acabe, o Senhor pôs sobre ele esta sentença, dizendo:
Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o Senhor; e neste mesmo campo te retribuirei, diz o Senhor. Agora, pois, toma-o e lança-o neste campo, conforme a palavra do Senhor.
O que vendo Acazias, rei de Judá, fugiu pelo caminho da casa do jardim; porém Jeú o perseguiu dizendo: Feri também a este; e o feriram no carro à subida de Gur, que está junto a Ibleão. E fugiu a Megido, e morreu ali.
E seus servos o levaram num carro a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura junto a seus pais, na cidade de Davi
(E no ano undécimo de Jorão, filho de Acabe, começou Acazias a reinar sobre Judá).
Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela.
E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor?
E levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? quem? E dois ou três eunucos olharam para ele.
Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou.
Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei.
E foram para a sepultar; porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos.
Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do Senhor, a qual falou pelo ministério de Elias, o tisbita, seu servo, dizendo: No pedaço do campo de Jizreel os cães comerão a carne de Jezabel.
E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel.
E Acabe tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos e aos aios dos filhos de Acabe, dizendo:
Logo, em chegando a vós esta carta, pois estão convosco os filhos de vosso senhor, como também os carros, os cavalos, a cidade fortalecida e as armas,
Olhai pelo melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, o qual ponde sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso senhor.
Porém eles temeram muitíssimo, e disseram: Eis que dois reis não puderam resistir a ele; como, pois, poderemos nós resistir-lhe?
Então o que tinha cargo da casa, e o que tinha cargo da cidade, os anciãos e os aios mandaram dizer a Jeú: Teus servos somos, e tudo quanto nos disseres faremos; a ninguém constituiremos rei; faze o que parecer bom aos teus olhos.
Então segunda vez lhes escreveu outra carta, dizendo: Se fordes meus, e ouvirdes a minha voz, tomai as cabeças dos homens, filhos de vosso senhor, e vinde a mim amanhã, a este tempo, a Jizreel (os filhos do rei, setenta homens, estavam com os grandes da cidade, que os mantinham).
Sucedeu que, chegada a eles a carta, tomaram os filhos do rei, e os mataram, setenta homens e puseram as suas cabeças nuns cestos, e lhas mandaram a Jizreel.
E um mensageiro veio, e lhe anunciou dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. E ele disse: Ponde-as em dois montões à entrada da porta, até amanhã.
E sucedeu que, pela manhã, saindo ele, parou, e disse a todo o povo: Vós sois justos; eis que eu conspirei contra o meu senhor, e o matei; mas quem feriu a todos estes?
Sabei, pois, agora que, da palavra do Senhor que o Senhor falou contra a casa de Acabe, nada cairá em terra, porque o Senhor tem feito o que falou pelo ministério de seu servo Elias.
Também Jeú feriu a todos os restantes da casa de Acabe em Jizreel, como também a todos os seus grandes, os seus conhecidos e seus sacerdotes, até não deixar nenhum restante.
Então se levantou e partiu, e foi a Samaria. E, estando no caminho, em Bete-Equede dos pastores,
Jeú achou os irmãos de Acazias, rei de Judá, e disse: Quem sois vós? E eles disseram: Os irmãos de Acazias somos; e descemos a saudar os filhos do rei e os filhos da rainha.
Então disse ele: Apanhai-os vivos. E eles os apanharam vivos, e os mataram junto ao poço de Bete-Equede, quarenta e dois homens; e a nenhum deles deixou ficar.
E, partindo dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro, o qual saudou e lhe disse: Reto é o teu coração para comigo, como o meu o é para contigo? E disse Jonadabe: É. Então, se é, dá-me a mão. E deu-lhe a mão, e Jeú fê-lo subir consigo ao carro.
E disse: Vai comigo, e verás o meu zelo para com o Senhor. E o puseram no seu carro.
E, chegando a Samaria, feriu a todos os que ficaram de Acabe em Samaria, até que os destruiu, conforme a palavra que o Senhor dissera a Elias.
E ajuntou Jeú a todo o povo, e disse-lhe: Pouco serviu Acabe a Baal; Jeú, porém, muito o servirá.
Por isso chamai-me agora todos os profetas de Baal, todos os seus servos e todos os seus sacerdotes; não falte nenhum, porque tenho um grande sacrifício a Baal; todo aquele que faltar não viverá. Porém Jeú fazia isto com astúcia, para destruir os servos de Baal.
Disse mais Jeú: Consagrai a Baal uma assembléia solene. E a apregoaram.
Também Jeú enviou por todo o Israel; e vieram todos os servos de Baal, e nenhum homem deles ficou que não viesse; e entraram na casa de Baal, e encheu-se a casa de Baal, de um lado ao outro.
Então disse ao que tinha cargo das vestimentas: Tira as vestimentas para todos os servos de Baal. E ele lhes tirou para fora as vestimentas.
E entrou Jeú com Jonadabe, filho de Recabe, na casa de Baal, e disse aos servos de Baal: Examinai, e vede bem, que porventura nenhum dos servos do Senhor aqui haja convosco, senão somente os servos de Baal.
E, entrando eles a fazerem sacrifícios e holocaustos, Jeú preparou da parte de fora oitenta homens, e disse-lhes: Se escapar algum dos homens que eu entregar em vossas mãos, a vossa vida será pela vida dele.
E sucedeu que, acabando de fazer o holocausto, disse Jeú aos da sua guarda e aos capitães: Entrai, feri-os, não escape nenhum. E os feriram ao fio da espada; e os da guarda e os capitães os lançaram fora, e entraram no mais interior da casa de Baal.
E tiraram as estátuas da casa de Baal, e as queimaram.
Também quebraram a estátua de Baal; e derrubaram a casa de Baal, e fizeram dela latrinas, até ao dia de hoje.
E assim Jeú destruiu a Baal de Israel.
Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel, a saber: dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã.
Por isso disse o Senhor a Jeú: 
Porquanto bem agiste em fazer o que é reto aos meus olhos e, conforme tudo quanto eu tinha no meu coração, fizeste à casa de Acabe, teus filhos, até à quarta geração, se assentarão no trono de Israel.
Mas Jeú não teve cuidado de andar com todo o seu coração na lei do Senhor Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão, com que fez pecar a Israel.
Naqueles dias começou o Senhor a diminuir os termos de Israel; porque Hazael os feriu em todas as fronteiras de Israel.
Desde o Jordão até ao nascente do sol, a toda a terra de Gileade; os gaditas, os rubenitas e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, a saber, Gileade e Basã.
Ora o mais dos atos de Jeú, tudo quanto fez e todo o seu poder, porventura não está escrito no livro das crônicas de Israel?
E Jeú dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoacaz, seu filho, reinou em seu lugar.
E os dias que Jeú reinou sobre Israel, em Samaria, foram vinte e oito anos, 2 Reis 10:1-36, E 2 Reis 9:1-37.
Palavras Chave.
Segunda vinda de Cristo. O que acontece depois da morte? Reino Milenar de Cristo.  Armagedom.

O Arrebatamento Pré-Tribulacinal Parece Ser Única Interpretação Viável Para Mateus 25.

E em Mateus 25:31-46, a Parábola das Ovelhas e Bodes nos dá a indicação mais clara do tempo até agora. Começa com:
E em Mateus 25:31-46, a Parábola das Ovelhas e Bodes nos dá a indicação mais clara do tempo até agora. Começa com:
O Arrebatamento Pré-Tribulacinal. 
 Parece Ser Única Interpretação Viável para Mateus 25.
 A igreja não passará pela tribulação dos últimos dias.
 "Quando o Filho do Homem vier em toda a Sua glória, e todos os anjos com Ele..."
 Isso é o julgamento dos sobreviventes da grande tribulação, tribulação, alguns dos quais serão crentes e serão bem-vindos ao Reino Milenar, enquanto os outros serão levados para o castigo eterno (Mateus. 25:46).
 Note que em Apocalipse Diz:
(Vieram da, e não de, com dizem alguns incautos, que acha que será uma tribulação normal).
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, Apocalipse 7:13,14.
A Igreja é a Esposa de Cristo, (E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro, Apocalipse 21:9), o grupo mais conceituado na história da humanidade e aquele com quem Jesus está mais próximo, pois Ele deu Sua Vida para resgatá-lo. 
Deixar de nos mencionar nem mesmo uma vez em Sua discussão de assinatura do fim dos tempos só pode ser explicado pelo fato de que, ao longo do Discurso das Oliveiras, o Senhor estava focado em Israel e não na Igreja. 
Portanto, qualquer tentativa de usar essa passagem em referência ao arrebatamento da Igreja requer tirar partes dela do contexto e, em alguns casos, uma reinterpretação do texto também é necessária. O arrebatamento pré-tribo da Igreja continua a ser a única posição que é consistente com uma interpretação literal das Escrituras.
Entendo mais amiúde:
Mateus 25.31 se assentará no trono da sua glória. 
Isso é uma referência ao reinado nado terreno de Cristo que está descrito, em Apocalipse 20.4-6. 
O julgamento descrito aqui nos vs. 32-46, é diferente do julgamento do grande trono de Apocalipse 20.11-15. 
Esse julgamento precede o reino milenar de Cristo O Cordeiro, e ao que parece, estarão sujeitos a ele apenas os que estiverem vivos em sua vinda para julgar as nações. 
Esse acontecimento é às vezes tratado o julgamento das nações, mas as sentenças se aplicam aos indivíduos nas nações, (Ver. v. 46). 
25.32-33 Ovelhas. Isto é, os crentes do período da tribulação, os que não receberam a marca da besta, (10.16; SI 79.13; Ezequiel 34). Eles terão o lugar "à sua direita", só nesse tempo e só para quem não foi arrebatado e estiverem vivo nesse tempo.  
Cabritos: Estes representam os que não creram mesmo durante as pragas do apocalipse. são os descrentes, destinados ao lugar de desonra e rejeição. São perseguidores dos judeus e adeptos da doutrina do anticristo. Que não deram apoio a um Israelita afligido.
15.34Lugar que que vos está preparado: 
Essa terminologia enfatiza que a salvação destes é um gracioso presente de Deus, não algo obtido pelo mérito dos feitos descritos nos vs. 35-36. 
Antes da "fundação do mundo" eles foram escolhidos por Deus e receberam a ordem de serem santos (Efésios 1.4) predestinados a serem conformes à imagem de Cristo (Romanos 8.29). 
Desse modo, as boas ações recomendadas nos vs. 35-36 são o fruto, não a raiz de sua salvação. 
Os feitos não são a base para sua entrada no reino, mas simplesmente manifestações da graça de Deus na vida deles durante a perseguição ajudando os necessitados. 
Eles são o critério objetivo para o julgamento, porque são a evidência da fé salvadora (veja. Tiago 2.14-26'.

De Malaquias a Mateus / Período Intertestamentário / O Que Aconteceu?

Período intertestamentário ao estudarmos o Evangelho de Mateus é necessário fazermos antes uma ponte entre os dois Testamentos a fim de apreciar e entender corretamente o Novo Testamento.  Esta ligação é realmente essencial.
Período intertestamentário ao estudarmos o Evangelho de Mateus é necessário fazermos antes uma ponte entre os dois Testamentos a fim de apreciar e entender corretamente o Novo Testamento. 
Esta ligação é realmente essencial. 
Sabemos que depois da profecia de Malaquias o céu ficou em silêncio por quatrocentos anos. Mas o que aconteceu nesses quatrocentos anos?
O céu ficou sem nenhuma comunicação por quatrocentos anos até que finalmente um anjo quebra o silêncio falando a um sacerdote que estava ministrando no templo de Jerusalém. 
Esse sacerdote chamava-se Zacarias e encontrava-se queimando incenso junto ao altar diante do Santo dos Santos. O anjo lhe comunicou o nascimento de um filho, João Batista, que seria o precursor de Jesus (Lc 1.8–11). 
Durante este intervalo de quatrocentos anos, embora houvesse um grande silêncio de Deus, eventos marcantes ocorreram na história do povo judeu. A história secular nos oferece muitas informações sobre esse tempo. 
Chamamos esses 400 anos de silêncio de período intertestamentário e podemos defini-lo como um período histórico que ocorreu entre o final do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento. 
As datas aproximadas são de 424 a.C. a 5 a.CTemos pelo menos três razões para estudarmos este período são pelo menos três: 
1. A razão histórica, que explica o fundo histórico do Novo Testamento. 
2. A razão cultural, que explica a origem, o desenvolvimento dos costumes, das instituições e da vida espiritual do povo judaico no período do Novo Testamento. 
3. A razão messiânica, que explica como Deus preparou o mundo para a vinda de Jesus Cristo, o Messias prometido. 
Para entendermos bem esses 400 anos necessitamos dividi-los em quatro períodos: 1 Período persa 536–331 a.C.
2 Período grego 331–167 a.C. 
2.a Período grego próprio 331–323 a.C. 
2.b Período egípcio 323–198 a.C. 
2.c Período sírio 198–167 a.C. 
3. Período Macabeus 167–63 a.C.
4. Período romano 63–5 a.C. 
Entenderemos esse longo período ao verificarmos os eventos que nele ocorreram que foram de grande importância Deus preparando o mundo para a primeira vinda de Jesus.
 Para isso, começaremos analisando o final do Antigo Testamento e especificamente alguns detalhes do período persa. Após um longo tempo de apostasia, o Reino do Norte, Israel, foi conquistado e levado cativo pelos assírios, em 722 a.C. 
Depois de 136 anos o Reino do Sul, Judá, recebeu tratamento semelhante nas mãos dos babilônicos, sob Nabucodonosor, em 586 a.C. 
O exílio babilônico durou 70 anos e a ascensão e vitória de Ciro, o bom o bom rei a quem Deus chama de meu servo, cumpriu a profecia de Jeremias 25.12 e 29.10, com Isaías 44.28–45.4 e Daniel 9.2, fazendo com que Judá voltasse do exílio para Jerusalém no fim desse período.
 Ciro permitiu o primeiro retorno, em que aproximadamente cinquenta mil exilados retornaram à Palestina, por volta de 536 a.C., com o e sobre a liderança do sacerdote Zorobabel (Ed 1.6). 
Os eventos registrados no livro de Ester ocorreram na Pérsia, provavelmente entre 483 e 473 a.C., e localizam-se entre os capítulos 6 e 7 de Esdras. 
Esdras, o escriba então também, retornou a Jerusalém com o segundo grupo de exilados, provavelmente em 457 a.C., e promoveu reformas civil e religiosas (Ed 7.10). 
Teve ainda um terceiro grupo que retornou com Neemias, possivelmente em 444 a.C. (Ne 1–2). 
Os profetas Ageu, Zacarias e Malaquias desenvolveram seus ministérios nesse período de grande decadência espiritual, por volta de 432 a 424 a.C., que marcou assim o final do Antigo Testamento. 
Algumas características do período persa podem ser destacadas: 
1. A decadência espiritual, denunciada por Ageu e Malaquias. 
2. O desenvolvimento do poder do sumo sacerdote. 
3. Após a época de Neemias, a Judéia foi incluída na província da Síria. 
Com isso, o sumo sacerdote se tornou governador da Judéia e autoridade da Síria, havendo fusão dos poderes religiosos e políticos. 
4. O início das atividades dos escribas, com um exagerado interesse na letra da Lei. O final do período persa, em 331 a.C., e o início do período grego se caracterizaram por acontecimentos também marcantes. 
Um deles foi o surgimento de Alexandre, o grande. 
Felipe da Macedônia uniu os estados gregos para combater e expulsar os persas da Ásia Menor. 
Mas durante uma festa, em 337 a.C., ele morreu assassinado. 
Alexandre, filho de Filipe, que tinha grande capacidade de liderança e foi educado sob o famoso professor Aristóteles, e assumiu o lugar do pai. Ele era devotado a cultura grega (helênica), e tendo como fonte de inspiração a Ilíada de Homero comandou as invasões contra os persas. 
No dizer de Tenney (1984, p. 46), “Alexandre tinha a agressividade e o gênio militar de seu pai dourados com uma mais espessa camada de cultura grega. 
Tinha sido educado com a Ilíada de Homero, sob a tutela de Aristóteles, de sorte que tinha profunda admiração pelas tradições e pelos ideais helênicos”. 
Alexandre também foi um grande conquistador. 
Após dominar toda a Grécia subjugou a Pérsia, um império cinquenta vezes maior e com uma população vinte vezes superior, isso foi expendido. 
Em 334 a.C. penetrou na Ásia Menor com suas incursões militar. Em pouco tempo, com apenas 22 anos de idade, conquistou Sardes, Mileto, Éfeso e Halicarnaso, estabelecendo em cada centro a cultura e a democracia grega. 
 No ano 333 a.C. Alexandre, o grande, tornou-se o “bode” mencionado na profecia de Daniel 8.7. 
O bode com a grande ponta ao derrotar o persa Dario, na batalha de Issus, não encontrou resistência até chegar ao Egito. 
Em 332 a.C. dominou Tiro e região e visitou Jerusalém. 
Tomou conhecimento da profecia de Daniel e deixou Jerusalém em paz. 
Foi uma das poucas cidades poupadas por ele. 
Em 331 a.C. venceu definitivamente o persa Dario III na batalha de Arbela ou Gaugamela, pondo fim ao grande império persa. 
Suas conquistas chegaram até o rio Indo. 
Mas morreu com apenas 33 anos, em 323 a.C., ao ter suas forças consumidas pelo álcool (vinho) e pela malária. 
Com tudo isso, podemos ver que não importa o poder conquistado por alguém. 
Se ele não for dado por Deus, tudo se dissipa rapidamente e acaba. Mas outros acontecimentos marcaram esse período, o período grego, que terminou em 323 a.C.: 
1. A influência dos gregos foi muito grande por causa da extensão da conquista e da permanência deles nas terras dominadas. 
2. Eles estabeleceram centros de comércio e cultura por toda a extensão do império. 
Como afirma Tenney, “A helenização do Oriente teve um rápido incremento com as campanhas de Alexandre, o grande” (1984, p. 44). 
3. A influência da cultura grega e a superstição oriental deram lugar à liberdade de pensamento, marca distintiva da filosofia grega. 
4. Com a influência grega a maneira de pensar de muitos povos foi mudada e o mundo foi sendo preparado para uma religião universal. 5. De grande importância foi a disseminação da língua grega, criando a possibilidade de pregação do evangelho numa língua universal e da leitura das Escrituras por toda a extensão do Mediterrâneo. 
O Antigo Testamento seria traduzido para o grego, na versão Septuaginta como conhecemos hoje, e o Novo Testamento, séculos mais tarde, seria também escrito em grego. 
Um outro período que merece nossa atenção é o chamado período egípcio, que vai de 323 a 198 a.C. 
Com a morte prematura de Alexandre, começou a luta pelo controle do império. Dentre os quatro generais, de Alexandre, Ptolomeu, Seleuco, Lísimaco e Cassandro, os dois primeiros se destacaram na disputa pelo poder. 
No dizer de Gundry (2003, p. 4): 
O império dos Ptolomeus centralizava-se no Egito, tendo Alexandria por capital. 
A dinastia governante naquela fatia do império veio a ser conhecida como os Ptolomeus. 
Cleópatra, que morreu no ano 30 a.C., foi o último membro da dinastia dos Ptolomeus. 
O império selêucida tinha por centro a Síria, e Antioquia era a sua capital.
 Alguns dentre a casa ali reinante receberam o apodo de Seleuco, mas diversos outros foram chamados Antíoco. 
Quando Pompeu tornou a Síria uma província romana, em 64 a.C., chegou ao fim o império selêucida. 
Os ptolomeus dominaram a Palestina até por volta de 198 a.C., quando os seleucidas anexaram a Terra Santa aos seus domínios. 
Nesse ano iniciou-se, então, o período sírio. 
Antíoco III, o grande, morreu depois dessa conquista e foi sucedido por seu filho Seleuco Filopater (187–175 a.C.), que foi envenenado, abrindo caminho para a sucessão do seu irmão Antíoco Epifânio IV (175–164 a.C.). 
Antíoco Epifânio, que significa “deus manifesto”, deu esse nome a si mesmo e governou muito mal. 
Durante o seu domínio aboliu a adoração no Templo. 
Entre os judeus havia duas correntes opostas: 
Um primeiro grupo, liderado por Onias III, que era extremamente nacionalista, e um segundo, liderado por Jasom, irmão de Onias III, que era favorável aos helenistas, isto é, ao domínio grego. 
Jasom ofereceu grande soma de dinheiro a Antíoco para ser apontado como sumo sacerdote, prometendo em troca influenciar Jerusalém com a cultura grega. 
Jasom, ao ser apontado como sumo sacerdote, construiu um ginásio logo abaixo do Templo, onde os jovens judeus começaram a participar dos jogos gregos. 
Ele também mandou erigir um altar e enviou ofertas a Hércules, no Templo de Tiro, na Síria. 
Os nacionalistas, simpatizantes de Onias III, que se opunham a helenização da Judéia, eram chamados de hasidim (puritanos), e deram origem aos fariseus. 
Os partidários de Jasom, que eram simpatizantes da cultura helênica, deram origem aos saduceus. 
Antíoco Epifânio foi também mencionado na profecia de Daniel e identificado como sendo a “pequena ponta” de Daniel 8.9. 
Cego por poder e dinheiro, substituiu Jasom por outro judeu helenizante, chamado Menelau, que lhe oferecera mais dinheiro. 
Em certa ocasião, num só dia, massacrou quarenta mil judeus e invadiu o Templo. Em 167 a.C. mandou abolir a adoração naquele lugar. Então em 168 a.C. transformou-o em local de adoração a Zeus, sacrificando um porco em seu altar. Através desses eventos históricos, é possível perceber como a Palavra de Deus é infalível e se cumpre a risca.
Todos esses acontecimentos estavam profetizados desde os tempos de Daniel em seu livro profético. 
E todos se concretizaram, demonstrando a confiança que podemos ter na Palavra e na soberania do nosso Deus. Nada aconteceu por acaso. 
Tudo isso fazia parte do plano de Deus para preparar o mundo para a primeira vinda de Jesus Cristo. 
Assim também Ele está no controle de cada detalhe que acontece conosco, e no mundo hoje, sabendo inclusive quantos são os fios de cabelo de nossas cabeças (Mt 10.30). 
Isso é impressionante e nos motiva mais ainda a crermos totalmente em Deus e sua soberania. Numa época em que alguns têm declarado que Deus não é soberano e que Ele se surpreende com o futuro, esses relatos, e a confirmação das profecias, atestam claramente a onisciência do nosso Deus! 
Mas temos ainda outros fatos importantes no período intertestamentários. 
Todos esses atos praticados por Antioco Epifânio consolidaram a resistência dos judeus e provocaram a revolta dos Macabeus. 
Com toda a imposição da filosofia, cultura e práticas religiosas contrárias ao judaísmo, desenvolveu-se um forte espírito nacionalista unindo todos os segmentos dos judeus. 
O período Macabeus, que se iniciou em 167 a.C. e durou até 63 a.C., teve como principal acontecimento a revolta dos Macabeus. 
Ela começou com Matatias, um sacerdote de Mondin, em 167 a.C., quando um agente do governo ofereceu uma grande recompensa financeira se ele, como o mais velho e mais respeitado habitante da aldeia, fosse o primeiro a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. 
Matatias rejeitou a proposta, mas um judeu com tendências helênicas a aceitou, aproximando-se do altar para sacrificar, foi nessa hora que, Matatias, diante da profanação da Lei de Deus, matou-o judeu diante do altar e, em seguida, matou também o enviado governamental. 
Iniciou-se então a revolta contra os sírios.
Nas palavras de Elwell escritor historiador (2002, p. 47), assim aconteceram esses fatos: 
Na pequena cidade de Modin, a uns quase trinta quilômetros de Jerusalém, um velho sacerdote de nome Matatias resistiu à tentativa de Antioco de impor a adoração pagã sobre todo Israel, matando o representante do rei (1Mc 2.19–26).
Ele então fugiu com seus cinco filhos: 
João, Simão, Judas, Eleazar e Jônatas. 
De lá trouxe o auxílio dos hasideanos, um grupo de guerreiros santos, e fizeram guerra contra os sírios. 
A liderança foi exercida pelos membros de sua família, chamados asmoneus, pelos próximos 103 anos até que Pompeu conquistou Jerusalém em 63 a.C. 
A revolta dos Macabeus foi então comandada por quatro filhos de Matatias. Judas Macabeus (o martelo), Simão e Jônatas, que continuaram a luta, e com apenas três mil homens derrotaram os sírios. 
Em 25 de dezembro de 166 a.C., Judas entrou em Jerusalém e reedificou o Templo. A Festa de Dedicação fo
19 Matatias respondeu-lhes: 
Ainda mesmo que todas as nações que se acham no reino do rei o escutassem, de modo que todos renegassem a fé de seus pais e aquiescessem às suas ordens, 
 20 eu, meus filhos e meus irmãos, perseveraremos na Aliança concluída por nossos antepassados. 
 21 Que Deus nos preserve de abandonar a lei e os mandamentos! 
 22 Não obedeceremos a essas ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião, nem para a direita, nem para a esquerda. 
 23 Mal acabara de falar, eis que um judeu se adiantou para sacrificar no altar de Modin, à vista de todos, conforme as ordens do rei. 
 24 Viu-o Matatias e, no ardor de seu zelo, sentiu estremecerem-se suas entranhas. Num ímpeto de justa cólera arrojou-se e matou o homem no altar. 
 25 Matou ao mesmo tempo o oficial incumbido da ordem de sacrificar e demoliu o altar. 
 26 Com semelhante gesto o mostrou seu amor pela lei, como agiu Finéias a respeito de Zamri, filho de Salum.
 Ele então fugiu com seus cinco filhos: João, Simão, Judas, Eleazar e Jônatas. De lá trouxe o auxílio dos hasideanos, um grupo de guerreiros santos, e fizeram guerra contra os sírios. A liderança foi exercida pelos membros de sua família, chamados asmoneus, pelos próximos 103 anos até que Pompeu conquistou Jerusalém em 63 a.C. A revolta dos Macabeus foi então comandada por quatro filhos de Matatias. Judas Macabeus (o martelo), Simão e Jônatas, que continuaram a luta, e com apenas três mil homens derrotaram os sírios. Em 25 de dezembro de 166 a.C., Judas entrou em Jerusalém e reedificou o Templo. 
A Festa de Dedicação foi instituída em 164 a.C. (Jo 10.22). 
Depois de Jonatas, Simão foi proclamado sumo sacerdote, reunindo sob si o poder religioso e político, iniciando a dinastia hasmoneana, que durou de 142 a 63 a.C., cheia de traições e mudanças de poder. 
O quarto grande período desses 400 anos de silêncio foi o período romano, que teve início em 63 a.C. 
Quando o Novo Testamento começou, o novo poder de Roma governava o mundo inteiro. 
No ano 63 a.C., Pompeu, o romano, tomou Jerusalém e o povo passou a viver debaixo desse novo domínio. 
E, tendo reunido sob si o poder religioso e político, o sacerdócio entrou em nova decadência espiritual, afastando-se da devoção a Jeová. 
Assim, quando Jesus nasceu, o governo romano dominava toda a Palestina e especificamente Jerusalém. 
Esse domínio se estendeu durante todo o período do Novo Testamento. 
No ano 40 a.C., o senado romano apontou Herodes para ser o rei da Judéia. 
Ele era idumeu, descendente de Edom, isto é, de Esaú, e não era aceito pelos judeus puros. 
Para os judeus nunca houve uma família ou um homem pior do que Herodes.
Segundo alguns comentaristas, podemos comparar a família de Herodes a muitas organizações criminosas de hoje, sendo que em alguns atos até as sobrepujou. 
Em 37 a.C. Herodes se apossou de Jerusalém e assassinou os últimos sacerdotes da descendência dos Macabeus. 
No ano 31 a.C., quando César Augusto tornou-se imperador de Roma, a cidade de Cesárea foi edificada em sua homenagem. 
Entre os anos 20 e 19 a.C., começou e terminou a reconstrução do santuário em 18 meses. 
Mas a reconstrução completa do Templo só se deu em 64 d.C., seis anos antes de Jerusalém ser novamente invadida pelo marechal romano Tito. 
Jesus nasceu em Belém da Judéia, no ano 5 ou 4 a.C., portanto, quando a Palestina estava sob o domínio romano. 
Mas antes de atentarmos para o nascimento de Jesus, precisamos ainda alistar outros fatos importantes que marcaram esses 400 anos de silêncio intertestamentário até a primeira vinda de Jesus, pois o conhecimento e o estudo deles nos ajudarão a entender o contexto daquela época e a aproveitarmos mais o estudo dos livros neotestamentários. 
No período intertestamentário houve grande atividade literária. 
O Antigo Testamento foi traduzido para o grego no Egito, na cidade de Alexandria, entre 245 e 257 a.C. 
Essa tradução foi feita por seis membros de cada uma das doze tribos de Israel e recebeu o nome de Septuaginta. 
Ela foi usada pelo Senhor Jesus e pelo apóstolo Paulo. 
Os livros apócrifos do Antigo Testamento surgiram nesse período. 
Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e Baruque não são considerados divinamente inspirados, mas são bastante úteis para nós fornecer informações históricas sobre esse tempo de silêncio. 
Nessa época, ocorreu também uma mudança na língua do povo. 
Logo depois do cativeiro iniciou-se a transição do hebraico para o aramaico. Depois do exílio o aramaico, que já era usado (2Rs 18.26), tornou-se a língua oficial. 
Mas junto com a conquista do mundo por Alexandre Magno, muitos judeus entenderam que era importante usar a língua grega. 
Na época de Jesus a maioria dos judeus era bilíngue, falando tanto o grego quanto o aramaico (At 21.40; 22.2). 
Durante o período de silêncio também apareceram as sinagogas. 
A sinagoga como instituição surgiu em consequência da suspensão dos serviços no Templo (586 a.C.), tornando-se o local para a adoração e a instrução até a época de Jesus. 
Em Jerusalém, por volta do ano 70 d.C., havia aproximadamente 480 sinagogas na cidade. Uma cidade que não tivesse dez judeus casados com mais de 30 anos não podia estabelecer uma sinagoga, mas somente uma “proseucha”, isto é, uma casa ou lugar de oração (At 16.13–15). 
Outro fato a ser destacado é o surgimento das seitas judaicas. 
Os fariseus eram descendentes dos reformadores dos tempos de Esdras e Neemias. Quando Matatias revoltou-se contra os esforços helenizantes de Antíoco, os “hasidins” ou “hasideanos”, os piedosos, o apoiaram e se ligaram a ele. 
Os hasidins eram chamados de “perushin”, os separados. 
Assim, os fariseus constituíram-se no núcleo da aristocracia religiosa e acadêmica.
Nessa mesma época, durante o exílio, surgiram também os saduceus. 
Esse nome provavelmente vem de Zadoque, sumo sacerdote dos tempos de Davi (2Sm 8.17; 15.24). 
Em oposição aos fariseus, que eram nacionalistas, os saduceus eram favoráveis à filosofia e a cultura grega. Sendo um partido político com tendência sacerdotal e aristocrata, tinha pouca influência sobre o povo comum. 
Outro grupo que surgiu entre os judeus foi o dos essênios. 
Com sede na beira ocidental do Mar Morto, alguns pesquisadores afirmam que eles estavam em muitas vilas e cidades da Palestina. Os essênios não são mencionados nos evangelhos, mas Filo disse que havia quatro mil ou mais nos tempos do Novo Testamento. 
Eles seguiam o conceito de comunidade de bens, asceticismo, abstinência e celibato. 
No dizer de Unger (2006, p. 365): 
“Os essênios formavam mais uma seita monástica que um partido religioso-político como os fariseus e saduceus. 
Até a descoberta, em 1947, dos manuscritos do mar Morto, Filo, Josefo e Plínio eram as únicas fontes de informação dessa ordem monástica comunal, com as quais poderíamos nos informar”.
Os manuscritos do Mar Morto são compostos por 930 pergaminhos e papiros, que foram encontrados em 11 cavernas do Qumran, no deserto da Judéia, na Cisjordânia. Eles foram encontrados entre os anos de 1947 e 1956, todos escritos em hebraico e aramaico. Tivemos muito mais informações que por sinal são confiáveis, porque como alguém iria intentar aquilo e esconder?
 Também durante o período intertestamentário surgiram os herodianos. 
Eles tinham mais o perfil de um partido político do que de uma seita.
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam. 
Enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra. Mateus 22:16, Marcos 3:6-21, Marcos 12.13.
Todos esses surgiram do período intertestamentário.
Esperavam que Herodes cumprisse a realização da esperança messiânica da nação. Um outro grupo bem representado entre os judeus foi o dos zelotes ou cananitas. 
 Simão, o Cananita, (ou o zelote) e Judas Iscariotes, aquele que o traiu, Mateus 10:4, que se tornou um dos apóstolos,
Alguns estudiosos entendem que esse grupo poderia ser considerado uma seita ou um partido político, pois seus integrantes eram legalistas, pietistas, messianistas e nacionalistas. 
Eram intolerantes com os romanos e não aceitavam os que aprovavam a subjugação de Israel a Roma. 
Os zelotes não eram uma seita religiosa da mesma categoria dos fariseus ou dos essênios. 
Constituíam um grupo de nacionalistas fanáticos que advogavam a violência como meio de libertarem-se de Roma. 
No tempo do cerco de Jerusalém, sob o reinado de Tito, constituíam uma das facções mais perigosas, dentro da cidade e a dissensão causada por eles contribuiu grandemente para a queda da cidade. 
Estavam talvez ligados com os“sicários” mencionados em At 21.38. Simão,
"Os sicários eram um grupo de judeus fanáticos que lutava contra a ocupação romana da Judeia. 
Como arma favorita tinham um punhal curto, a sica. Usavam-no em assassinatos pontuais. A aparente aleatoriedade destes ataques espalhava um sentimento de vulnerabilidade entre os romanos. 
Os sicários representavam o medo e o terror, pondo em causa a governação de Roma. Era a fórmula perfeita duma subversão armada", (A crónica de Felipe Pathé Duarte).
discipulo de Jesus, pertenceu a eles, como o indica o seu nome (Lc 6.15; At 1.13). (Tenney, 1984, p. 141). 
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote  . Zelote,
Ainda outro grupo, que não era seita, foi importante durante aquele período até os dias de Jesus.
Eram os escribas, os mestres da lei ou rabinos. Eles formavam um grupo profissional e não um partido. Eram os encarregados de instruir o povo em matéria de religião. Em geral, não pertenciam à classe sacerdotal, mas eram influentes e chegaram a ter uma elevada consideração como intérpretes da Lei e dirigentes do povo. 
Você consegue ver a importância de todos esses detalhes? 
Ao lermos os evangelhos e percebermos que Jesus dialogava com fariseus, escribas, saduceus e outros judeus, devemos nos lembrar das características de cada grupo para sabermos por que, e como aconteciam aqueles diálogos, que muitas vezes eram bastante ásperos. 
É importante também destacar que nesses 400 anos de silêncio de preparação do mundo para a primeira vinda de Jesus, que vinha livrar os humanos do inferno, cresceu entre o povo judeu um sentimento denominado ;
“Esperança messiânica”. 
Na época da restauração, com o desaparecimento dos profetas, foi enfatizada a observância da Lei. Mas no tempo dos Macabeus, com a perseguição intensa promovida pelos conquistadores e especificamente por Antioco Epifânio, que prevaleceu até depois da tomada de Jerusalém em 63 a.C. por Pompeu, ressurgiu a esperança num líder sobre-humano alguém que pudesse dominar. 
Na época do nascimento de Cristo, com a morte de Herodes, a esperança messiânica estava viva. 
O significado básico dessa esperança é que os judeus esperavam um rei que constituiria um reino eterno e julgaria os maus. 
Esperavam a salvação trazida por Jesus Cristo aos judeus, e não aos gentios. 
A expectativa era de que o Messias fosse um “santo poderoso” ou um “anjo sobrenatural, ou um espectro” que agiria com extremo poder em favor de Israel. 
Ao contrário dessa expectativa, havia uma minoria de judeus que esperava um Messias sofredor. 
Eram pessoas espirituais que procuravam a verdade nas Escrituras. 
Podemos citar algumas delas, tais como Zacarias, Isabel, Simeão, Ana,
Natanael, Filipe e outros. 
Devemos registrar que durante esse período intertestamentário de silêncio houve também a mudança de muitos judeus para Roma. 
Pompeu (63 a.C.) foi o primeiro a levá-los cativos. 
Sob Júlio César eles se multiplicaram, criando até um bairro na cidade.
Quando Paulo chegou, em 60 d.C., já havia um grande grupo de judeus ali. 
É provável que houvesse de 4,5 milhões a 8 milhões de judeus por todo o império, Romano, e estas colônias tornaram-se campos preparados para receberem a pregação do evangelho. 
Com tantos detalhes alistados, é necessário destacar mais uma vez o fato de que nenhum deles passava despercebido de Deus. Ao contrário, o nosso soberano Senhor estava preparando o mundo para a vinda de Jesus. 
Podemos constatar essa preparação divina através de alguns fatos: 
1) Os judeus estavam dispersos por todo o império e tinham interesse pela prática da religião e busca da salvação.
 2) Os gregos propagaram sua filosofia, que se aproximava do monoteísmo e destacavam a imortalidade. Sua cultura, que sobrepujava as barreiras culturais e raciais, e sua língua foram usadas para a tradução do Antigo Testamento e a escrita do Novo Testamento. 
3) Os romanos unificaram politicamente o mundo com a “Pax romana”, as vantagens concedidas aos cidadãos romanos e as estradas, que facilitaram as viagens para todos os cantos do império. 
Assim, diante de todos esses fatos tão marcantes, é possível vermos as ações de Deus preparando o mundo para a primeira vinda de Jesus, como Paulo diz em Gálatas 4.4, 5: Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Embora estivesse em silêncio, não se manifestando através dos profetas, Deus estava agindo, como ainda hoje Ele age.
O que necessitamos é ter os nossos olhos abertos para contemplar as soberanas, poderosas e amorosas ações e vontade de Deus.
Fontes: Bíblia Sagrada / COMENTÁRIO BÍBLICO DE MATEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA LIVRO POR LIVRO:  PASTOR ITAMIR NEVES /(Tenney, 1984, p. 141) (A crónica de Felipe Pathé Duarte). (Manuscritos do mar Morto),

BÍBLIA DE ESTUDOS  Só deixando bem claro que a hermenêutica bíblica as interpretações podem diferir uma da outra, mas isso não impede o ser humano de viver sua vida em direção ao  céu.

                                             BÍBLIA DE ESTUDOS 

Só deixando bem claro que a hermenêutica bíblica as interpretações podem diferir uma da outra, mas isso não impede o ser humano de viver sua vida em direção ao
 céu. Autor: Moisés Data: Cerca de 1445-1405 a.C. 
0 tema criação vai muito além de saber sobre, é muito fascinante e também controverso, é de grande importância, porque o assunto das origens nos diz afinal quem somos e a que viemos. 
É muito apropriado o lugar que Gênesis ocupa como o primeiro livro do AT, servindo de introdução básica para à Bíblia inteira. 
O título deste livro em hebraico deriva da primeira palavra do livro: 
bereshith (“no princípio”). 
O título “Gênesis”, como aparece em nossas Bíblias, é a tradução em grego, do referido título em hebraico, e significa “a origem, fonte, criação, ou começo dalguma coisa”. Gênesis, portanto, é “o livro dos começos”. 
O autor de Gênesis não é mencionado em nenhuma parte do livro. 
O testemunho do restante da Bíblia, porém, é que Moisés foi o autor de todo o Pentateuco (i.e., os cinco primeiros livros do AT) e, portanto, de Gênesis conforme passagens como:(e.g., 1 Rs 2.3; 2 Rs 14.6; Ed 6.18; Ne 13.1; Dn 9.11-13; Ml 4.4; Mc 12.26; Lc 16.29,31; Jo 7.19-23; At 26.22; 1 Co 9.9; 2 Co 3.15). 
Além disso, os antigos escritores judaicos e os primeiros dirigentes da igreja eram unânimes em testificar que Moisés foi o escritor do livro de Gênesis. 
Uma vez que o relato de Gênesis no seu todo é de data anterior a Moisés, o papel deste ao escrever Gênesis foi, em grande parte, reunir sob a inspiração do Espírito Santo, todos os registros informativos, escritos e orais disponíveis, desde Adão até a morte de José, como os temos hoje preservados em Gênesis. 
Uma possível indicação de Moisés ter utilizado registros históricos existentes ao escrever Gênesis, é a repetida expressão através do livro: 
“Estas são as gerações de”: (hb. e’lleh toledoth), que também cabe a tradução: “estas são as histórias por” (ver 2.4; 5.1; 6.9; 10.1; 11.10,27; 25.12,19; 36.1,9; 37.2). 
 Gênesis registra com exatidão a criação, os começos da história da humanidade e a origem do povo hebreu, bem como o concerto entre Deus e os hebreus através de Abraão e os demais patriarcas. 
O Senhor Jesus atestou no NT a fidedignidade histórica de Gênesis como Escritura divinamente inspirada conforme relatos bíblicos como:
( Mt 19.4-6; 24.37-39; Lc 11.51; 17.26-32; Jo 7.21-23; 8.56-58) e os apóstolos (Rm 4; 1Co 15.21,22,45-47; 2 Co 11.3; Gl 3.8; 4.22-24,28; 1 Tm 2.13,14; Hb 11.4-22; 2 Pe 3.4-6; Jd 7,11). 
Sua historicidade continua sendo confirmada pelas descobertas arqueológicas modernas. 
Moisés foi notavelmente bem-preparado, pela sua educação enquanto residia no palácio de Faraó (At 7.22) e por Deus, para escrever esse incomparável livro da Bíblia. 
 Propósito Gênesis é provê um alicerce essencial para o restante do Pentateuco e para toda a revelação bíblica subsequente. Preserva o único registro fidedigno a respeito dos começos do universo, da humanidade, do casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de Israel e da história da redenção. 
Foi escrito de conformidade com o propósito de Deus a fim de dar ao seu povo segundo o concerto, tanto do AT quanto do NT, uma compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda, da morte, do julgamento, do
concerto e da promessa da redenção através do descendente de Abraão. 
 Visão Panorâmica do Gênesis divide-se naturalmente em duas grandes partes. 
Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo, Provérbios 15:24.
Então para viver a vida e não ir para i inferno depois da morte, basta ser entendido.
No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 1.1 (No princípio, ... Deus). 
A palavra hebraica para "Deus”, o primeiro sujeito de Gênesis e da Bíblia, é plural para denotar a sua majestade, Deus. 
Não há outro Deus conforme lemos em:(Dt 2.39; Is 40.21, 28; 43.10; Jo 1.1; Cl 1.17). 
Ele é a verdade, a base de todo o conhecimento. Vejamos: 
(Jo 14.6). Deus é pessoal; 
Ele fala e age. 
Criou. Criar.
Deus é apresentado pela primeira vez na Bíblia com o nome hebraico Elohim. 
Em Gênesis 1.1, o verbo está no singular (criou) e o sujeito no plural (Deus). Elohim é a forma plural de Eloah, mas o significado é o mesmo: 
Quando analisamos o contexto bíblico como (1.26: 3.22; 11.7), podemos compreender a unidade composta de Deus na Trindade Santa, ou seja, um único Deus eternamente subsistente em três pessoas. 
Pai, Filho e Espírito Santo. 
Embora o nome Elohim, por si só, não prove a unidade composta, o contexto, porém, apoia a unidade composta de Deus: 
"façamos... nossa" conforme (1.26.27).
 Eis que o homem é como um de nós’ (3.22); Assim sabemos se tratar da Trindade de Deus "desçamos e confundamos" (11.7. Ver verso Gêneses  1.26,27). 
Esta palavra traduz a palavra hebraica que é reservada somente para a atividade criadora de Deus. Linguisticamente possível, embora menos provável, é a tradução.
 Também a doutrina cristã da Trindade é biblicamente explicada pelos seguintes fundamentos:
 a.) Há um só Deus (Dt 6.4; Is 43.10; 45.5,6); 
b.) Esse único Deus é uma pluralidade de pessoas (1.26; 3.22. Comparar Is 6.1 -8 com Jo 12.37-41 e At 28.25); 
c.) Há três pessoas chamadas de Deus e eternas por natureza: o Pai (2Pe 1.17), o Filho (Jo 1.1; 20.28; 1 Jo 5.20) e o Espírito Santo (At 5.3,4). 
As Escrituras atribuem a Jesus a criação de todas as coisas: “Sem ele nada do que foi feito se fez' (Jo 1.3). 
Em Jeremias 10.11, lemos: 
“Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu’.
 Atribuir a Jesus divindade secundária é politeísmo como fazem alguns. 
Ver Isaías 43.10: 
“Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá". 
Além disso, os reis e governadores não usavam a pluralidade ao falarem ao povo ou ao fazerem seus decretos. 
Por exemplo: 
“Assim diz Ciro, rei da Pérsia (Ed 1.2). Não é pluralidade.
E: “Esta é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras dos mandamentos do Senhor, e dos seus estatutos sobre Israel: Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu; paz perfeita [....] 
Por mim se decreta que no meu reino (Ed 7.11 -13). 
Vemos, nessas passagens, que os reis empregavam a terceira ou a primeira pessoa do singular:
 "Assim diz Ciro* (e não “dizem” ou "dizemos") quanto a primeira pessoa do singular: 
“Por mim se decreta" (e não “por nós se decreta" ou “decretamos").
"Quando Deus começou a criar os céus e a terra, a terra era sem forma e vazia.” Outros acham que a terra ficou sem forma e vazia devido ao conflito a guerra liderada por lúcifer querendo tomar o domínio de Deus. 
Isso é a causa mais provável.
(A) Os caps. 1—11 fornecem uma visão geral, partindo de Adão até Abraão, e concentra-se em cinco eventos memoráveis. 
(1) A Criação: Deus criou todas as coisas, inclusive Adão e Eva, os quais Ele colocou no Jardim do Éden (1—2). 
(2) A Queda: Adão e Eva, pela sua transgressão, introduziram na história humana a maldição do pecado e da morte (cap. 3). 
(3) Caim e Abel: Esta tragédia colocou em movimento as duas correntes básicas da história: a civilização humanista e um remanescente redentor (4 — 5). 
(4) Dilúvio Universal: O mundo antigo se tornara tão iníquo até os tempos da geração de Noé, que Deus o destruiu por meio de um dilúvio universal, e poupou somente o Justo Noé e sua família, como remanescentes (6—10). 
(5) A Torre de Babel. Quando o mundo pós-diluviano se unificou em torno da idolatria e da rebelião, Deus o dispersou, ao confundir seu idioma e cultura, e ao espalhar a raça humana por toda a terra (cap. 11). 
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas, Gênesis 1:2
Porque lúcifer vivia em baixo, isso é na terra e comandava as nações Veja passagem a seguir;
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: 
Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 
E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15
A atividade criadora de Deus a partir daí, entretanto, não foi a mera organização da matéria pré-existente (como um artesão moldando a sua obra), porque outros textos ensinam claramente que o universo foi criado (ex nihilo) (isto é, do nada, Jo 1.3; Hb 11.3; 2Pe 2.5) e que apenas Deus é eterno e transcendente (p. ex. Sl 102.25-27; Pv 8.22-31). A data para a criação ninguém tem. 
Por isso existem teorias de uma era (pré-Adamica), em que tenha existido, existira supostamente, uma civilização antes da nossa. 
Não temos relato, porque não era necessário nenhum relato, pois os relatos servem para nos explicar sobre Deus e a sua obra, sobre como se livrar do inferno, e os humanos não precisavam se preocupar com isso, uma vês que não tinham pecado.
Nem mesmo as trevas existem a parte da palavra criadora de Deus, o mal, ou os infernos ;
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas, Isaías 45:7.
Deus está no controle de tudo, até do mal.
Enquanto está narrativa é totalmente compatível com a doutrina da criação (ex nihilo), a ênfase do que falamos, recai na ordenação progressiva de Deus de um mundo sem forma e vazio.
V. 3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 
E viu Deus que era boa a luz; 
HAJA LUZ. (V.3) 
A palavra hebraica para luz é (`or), e se refere às ondas iniciais de energia luminosa atuando sobre a terra. 
Posteriormente, Deus colocou luminares (hb. ma`or, literalmente luzeiros, v.14) nos céus como geradores e refletores permanentes das ondas de luz. 
Posteriormente, Deus colocou luminares (hb. ma`or, literalmente luzeiros, v.14) nos céus como geradores e refletores permanentes das ondas de luz. 
O propósito principal desses luzeiros é servir de sinais demarcadores das estações, dias e anos (como nos vv. 5 e 14). 
VIU DEUS QUE ERA BOA A LUZ
V. 4 - E fez Deus separação entre a luz e as trevas. 
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. 
Aqui Deus criou a noite, porque muitas atividades essenciais a vida se processa a noite com orvalho e escuridão.
v 4 -, haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou         1.5 - Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. 
1. 6 - E disse Deus:    
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. 
V .7 - E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
V. 8 - E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus:
V. 9 - Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. 
V.10 - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. Mares é bem provável que seja os pontos colaterais norte, sul leste oeste.
Aqui a criação do mar e a separação da terra água. 
É interessante notar que Deus disse, (a porção seca, e não as porções seca, indicando só um único continente) Não teve processo evolutivo e sim pela palavra de Deus. Diz a Bíblia:
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente, Hebreus 11:3.
Os mundos aqui é 1º,2º,3º mundos.
"O primeiro mundo é formado pelos países desenvolvidos capitalistas.
A região da antiga União Soviética e as nações que, em algum momento, se alinharam aos ideais socialistas comunista, compunham o segundo mundo. 
O terceiro mundo compreende-se, as nações não alinhadas com o socialismo, e que hoje correspondem aos países emergentes e subdesenvolvidos" então são basicamente três mundos.
Sem falar nas galáxias que não se sabe ainda o que tem no espaço por lá.
E chamou Deus à porção seca Terra, e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. 
E disse Deus: 
11,12,13 - Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. 
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. 
Aqui a terra produziu o mundo vegetal que conhecemos hoje, porém já bastante degradado pelo ser humano.
14,15,16,17,18,19 - E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
1.14 SEJAM ELES PARA SINAIS. Deus determinou que o sol, a lua e as estrelas servissem de sinais que conduzissem a Ele, além de regularem o andamento dos dias, estações e anos. A astrologia deturpou esses propósitos determinados para os astros e urdiu o ensino falso de que os astros e planetas influenciam e orientam a vida das pessoas. 1.22 DEUS OS ABENÇOOU. Deus abençoou os seres viventes e declarou que a natureza e os animais eram bons (vv. 12,21,22). (1) Deus se deleitou na sua obra e lhe atribuiu valor. Da mesma forma, o crente deve considerar que a natureza, com sua beleza e seus animais, é algo de bom para se desfrutar e de imenso mundo.
Notemos que, em Gêneses 2.4, os seis dias da criação são designados como no dia. Muitos estudiosos entendem que os dias da criação eram de vinte e quatro horas, pois sua descrição diz que consistiam em uma tarde e uma manhã (v. 5; Êx 20.11). Outros creem que tarde e manhã simplesmente significa que uma determinada tarde encerrou algum ato específico da criação, e que a manhã seguinte iniciou novo ato. 
Gêneses 1.3,4,5,6,7,8 HAJA UMA EXPANSÃO. 
A expansão, ou firmamento, refere-se à atmosfera posta entre a água na terra e as nuvens acima. 
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Aqui do verso 19 em diante Deus cria o mundo aquático e as aves aquáticas que se reproduzem na terra. 
Pensa bem que não tem processo evolutivo, Deus mandou e aconteceu.
20.21.22,23,24,25- E disse Deus: 
Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente, e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda a ave de asas conforme a sua espécie, e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e as aves se multipliquem na terra. 
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie, e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; E viu Deus que era bom.
E disse Deus: 
V.26,27,28,29.30,31 - Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a
 manhã, o dia sexto.
A expressão.  (No princípio) é enfática, e chama a atenção para o fato de um princípio real. Outras religiões antigas, ao falarem da criação, afirmam que esta ocorreu a partir de algo já existente. Referem-se à história como algo que ocorre em ciclos perpétuos.
 A Bíblia olha para a história de modo linear, com um alvo final determinado por Deus. 
Deus teve um plano na criação, o qual Ele levaria a efeito.  
Várias conclusões, como se pode ver, decorrem da verdade contida no primeiro versículo da Bíblia. 
(1) Uma vez que Deus é a origem de tudo quanto existe no mundo, os seres humanos e a natureza não existem por si mesmos, mas devem a Ele sua existência e a sua propagação. 
(2) Toda existência e forma de vida são boas se estão corretamente relacionadas com Deus e dependentes dEle. 
(3) Toda vida e criação pode ter relevância e propósito eternos. 
(4) Deus tem direitos soberanos sobre toda a criação, em virtude de ser seu Criador. 
Hoje num mundo caído, Ele reafirma ainda esses direitos mediante a redenção feita pelo sangue; (Êx 6.6; 15.13; Dt 21.8; Lc 1.68; Rm 3.24; Gl 3.13 ;1 Pe 1.18).
A TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA (V.2).
 Este versículo descreve, tanto o processo que Deus empregou para criar, como a ação do Espírito Santo participando na criação .
Sete vezes Deus declara que aquilo que Ele criara era bom (vv.4,10,12,18,21,25,31).  
Cada parte da criação por Deus efetuada, executou plenamente a sua vontade e propósito. Deus criou o mundo para revelar a sua glória e para ser um lugar onde a raça humana pudesse compartilhar da sua alegria e vida. 
Note como Deus executou a obra da criação de conformidade com um plano e uma ordem no Cap 1.5.
E FOI A TARDE E A MANHÃ: O DIA PRIMEIRO GENESES 1. 4,5. 
Essa identificação é repetida seis vezes neste cap. (vv. 5,8,13,19,23,31). A palavra hebraica para dia é (bom). 
Normalmente significa um dia de vinte e quatro horas conforme (cf. 7.17; Mt 17.1), ou a porção em que há luz, nas vinte e quatro horas (dia em contraste com noite, Jo 11.9). 
 Mas também pode referir-se a um período de tempo de duração indeterminada (e.g., tempo da sega, Pv. 25.13). 
 Note-se que em Gêneses 2.4, os seis dias da criação são designados como no dia. Muitos estudiosos entendem que os dias da criação eram de vinte e quatro horas, pois sua descrição diz que consistiam em uma tarde e uma manhã (v. 5; Êx 20.11). Outros creem que tarde e manhã simplesmente significa que uma determinada tarde encerrou algum ato específico da criação, e que a manhã seguinte iniciou novo ato.